PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE VEIO ATEAR FOGO

ELE VEIO ATEAR FOGO


22 de outubro de 2020

EVANGELHO

Lc 12,49-53

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!

51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

22 de outubro de 2020

MEDITAÇÃO

Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12, 49)

Esse evangelho de hoje deixa todo mundo confuso. Como assim: Jesus veio para lançar fogo sobre a terra? Que fogo é esse? E ainda diz que está esperando receber um batismo. Que batismo será esse? E o que tem uma coisa com a outra, o fogo com o batismo? Calma. Vamos pedir ajuda ao profeta Malaquias.

Esse pequeno escrito do Antigo Testamento, o livro do Profeta Malaquias, fala, em alguns pontos, da vinda do Messias. Ao que parece, no tempo de Jesus, as profecias de Malaquias estavam muito presentes na mente das pessoas. Por exemplo, a ideia de que antes do Messias viria o Elias vem desse profeta. Por isso, alguns até diziam que Jesus era o Elias. Bom, isso só para dizer que esse escrito do profeta Malaquias tinha uma boa influência no povo do tempo de Jesus. Não seria estranho, então, Jesus usar imagens vindas deste escrito bíblico.

No capítulo 3, Malaquias descreve a chegada do Messias, depois da vinda do Mensageiro. Olha como está escrito: “Eis que ele chega. Quem poderá aguentar o dia de sua chegada? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Ele é igual ao FOGO de uma fundição. Sentado, o fundidor derrete a prata para beneficiá-la, assim também ele vai apurar os filhos de Levi, refiná-los como se fossem ouro ou prata. Só depois poderão se apresentar ao Senhor como uma oferenda como convém” (Ml 3, 1-3).

Malaquias passa a ideia de que o povo de Deus está precisando ser purificado, pois está como ouro misturado com outros minerais pobres ou sujeiras. Ora, Jesus veio para isso, para nos purificar do pecado. E o que faz o fundidor para purificar o ouro? Põe todo o material para derreter no fogo, dentro de um recipiente resistente. Agora, tem que ter muito fogo para chegar a uma temperatura super alta que derreta tudo e assim separe o ouro das impurezas. Perceba que o profeta Malaquias está falando da missão do Messias esperado. Ele iria fazer como um fundidor, purificaria o seu povo com o fogo. Agora, escute a palavra de Jesus de novo, no evangelho de hoje: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”. Ele veio para nos purificar. E está usando a imagem do fundidor, como no profeta Malaquias.

Jesus disse também que iria receber um batismo. E estava ansioso até que tudo se cumprisse. Que batismo é esse? O batismo é para purificar do pecado. Mas, ele não tem pecado. É, mas nós temos. E ele tirou o nosso pecado, por meio desse batismo. Que batismo é esse? Sua paixão, a sua morte. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pelo sacrifício de sua vida.  

Guardando a mensagem

Jesus disse que veio para lançar fogo sobre a terra. E que devia receber um batismo, pelo qual estava ansioso. O Profeta Malaquias nos ajuda a entender isso. Fogo e Batismo, nesse texto, estão em paralelo, os dois estão descrevendo a mesma obra de Jesus para nos purificar do pecado, para nos colocar em condições de ser uma oferenda digna. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o batismo a que ele se submeteu, embora não tivesse pecado. Ele assumiu o nosso lugar. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o grande fogo que nos possibilitou emergir como ouro puro, livre das impurezas e minerais de segunda, isto é, purificados do pecado. Essa sua obra redentora ele quer espalhar em favor de todos na face da terra. Esse seu serviço purificador revela e vence o mal, o pecado. Por isso, aparentemente, cria divisão, ao separar o ouro da impureza.

Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12 49)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te agradecemos por tua obra redentora. Fomos lavados nas águas da tua morte, no teu batismo. Fomos purificados no fogo de tua paixão e cruz. Emergimos como ouro puro na tua ressurreição, como povo santo, justificado dos nossos pecados, em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Em sinal de atenção à Palavra do Senhor, pegue hoje sua Bíblia e leia Malaquias 3, 1-4. Só uma dica: Malaquias é o último livro do Antigo Testamento.

Reze também,  hoje,  em favor do nosso 3o. Acampamento Tempo de Paz, pedindo a Deus que ele seja um momento de crescimento missionário para todos nós. O Acampamento virtual começa amanhã, às três da tarde. Mesmo se você não estiver inscrito, pode acompanhar tudo pelo facebook e pelo youtube. Não esqueça do meu Show, amanhã, às 19:30h. 

Para você que recebe diariamente a meditação, estou enviando um link que lhe dá acesso ao evangelho de hoje e ao texto da meditação. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. BOM DIA padre João Carlos, obrigada por nos fazer entender este evangelho tão bem explicado, DEUS o abençoe e fique com nossas preces daqui. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada e que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Está próximo o nosso acampamento só falta um dia que papai do céu nos jogue suas bênçãos sobre todos nós 🙋😇🌟🌟👏🌹
    Senhor Jesus,o preço que pagaste sobre a cruz, foi extravagante.
    Sou profundamente grata por
    Teló pago por mim, com um espírito de vitória e triunfo,por amor ao teu reino.
    Somos melhores por causa disso.
    Que possamos investir o tempo para aquele a que nos ama.
    Senhor Jesus,eu te amo não existe um amor sacrifícial com o seu.🙌👏🐑🌹😍💕

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada Padre por nós fazer entender melhor Jesus veio para atirar fogo sobre a terra, eu ficava pensando como será? Agora ficou claro.Sua bença.

      Excluir
    2. Obrigado padre por fazer enteder melhor a palavra de
      Deus sua bênção.

      Excluir
  4. Obrigada padre João! Chuva de bênçãos na sua vida!

    ResponderExcluir
  5. Jesus nasceu com uma única missão!
    Veio trazer libertação, salvação ,a todos que n'ELE cressem , obedecessem, quisessem seguir seus ensinamentos.
    Sua missão sempre foi anunciar o Reino de Deus.
    Mais em busca de seus próprios interesses o homem ,egoísta , ganancioso , preferem a sua comodidade passageira , temporária ,enganosa , entrando em choque com as concepções dominantes na sociedade .
    Tomar a decisão de obedecer ,os ensinamentos de Jesus , provoca divisões até familiar.
    " Mas quem não deixar pai, mãe , irmãos por amor a mim, não é digno de mim."

    "A salvação está somente em Jesus ,EU SOU O CAMINHO ,A VERDADE E A VIDA , ninguém vem ao PAI senão por mim."

    Não temos nada mais claro,que o Espírito Santo tire a cegueira espiritual ,e todos abram os olhos espirituais e o coração para receber Jesus ,nosso Senhor e salvador.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos! Sua meditação é um bálsamo nas nossas vidas. É uma ótima catequeese

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Paz, amor e harmonia no seu coração...
    Nos te agradecemos, Senhor, por tua obra redentora. Fomos purificados no fogo de tua paixão e morte na cruz. Obrigado, Senhor.
    Que São João Paulo segundo acabe com esta pandemia, para que possamos ficar em paz...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA paz e bênçãos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Que sabedoria é essa?Que divisão?Que fogo?Que Jesus é esse? São enumeros questões,não há lógica,pois a fé é inquestionável,portanto há revelação aos os humildes percebe-se? Quando esse fogo prescrito no Evangelho descreve a chama do Espírito Santo,a divisão hoje é vista como diferença,não precisa bringar basta respeitar as pessoas no âmbito famíliar!Hoje,ainda não conseguir respeitar é um ato de violação,mas observado que cada família têm membros com diferenças entre religiões;devem ser atualizados as palavras Santas de jesus,longe de qualquer pretensão querer alterar os conteúdos,beleza!Mas se no ceio família não houve respeito nossa sociedade virará um campo de conflitos,Quando Jesus Cristo falou das divisão foi há tempos remotos,precisa unirmos forças pra atigir metas.O sincretismo religioso é algo Espíritual da atualidade perdemos a linha de pensamento positivo da bem é triste,diante desse 🔥 ardente dos Espíritos (pessoas diferentes)capazes de fazer compreende-se que não é mais pertinente brigar, precisa-se sensibilidade para não deixar as forças perversas atuarem sobre as trevas (Ignorância) Cristo é o mesmo a interpretação da escrita devem ser atualizadas.Seguindo a linhagem de Jesus aos palavras Santas transforma vidas, 🔥 ardente é o Espírito do saber,isso sim é conflitante,e devemos deixar o batismo (luz),nova pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos sua bênção obrigado pelo evangelho de hoje sempre acompanho todos os dias ouço o senhor fique com Deus

    ResponderExcluir
  10. Purifica Senhor minha neta. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos. Que a paz de Deus esteja sempre presente em nossos corações. Senhor Jesus tem piedade de nós e de nossas família. Livra-me dessa angústia, aflição e desespero, pelo momento difícil na área financeira que estou passando. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  12. Meu e- mail mudou agora é
    janquirino20@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Padre João Carlos pelas palavras e pela canção ‘Purifica-me’ muito bonita e tudo de BemBom no Acampamento Tempo de Paz, estaremos em Oração para sermos convertidos e purificados Sempre no Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  14. Ó Pai todo poderoso, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ensine adorá-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ensine ser robustecido pelo Espírito Santo. Me ensine ter fé, amor e esperança. Me ensine ser uma boa morada do meu REDENTOR. Me ensine seguir o caminho da santificação. Me ensine acolher melhor o fogo da purificação. Me ensine viver o meu batismo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      Glória a Deus!
      Que o Espírito Santo ,traga a visão espiritual, abrindo os nossos olhos da fé e também nosso coração ,para entender e receber a mensagem da cruz , que Jesus nos trouxe apagando nossas transgressões , perdoando nossos pecados e nós resgatando nós trazendo vida neste tempo presente e no porvir,vida eterna.

      Excluir
  15. Padre João Carlos agradeço muito por este ensinamento de Jesus veio para nós purificará com sua paixão morte e Cruz que jesus nós ajudem para acabar com esse vírus tem tantas gentes entrando em dezepeiro principalmente os de alto risco só Deus que tenha misericórdia Deus lhe abençoar padre paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS