PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM MOSTROU MAIS AMOR

QUEM MOSTROU MAIS AMOR



Simão, tenho uma coisa para te falar (Lc 7, 40)

17 de setembro de 2019

Jesus estava na casa de um fariseu. Tinha aceitado o convite para uma refeição na casa dele. O nome desse fariseu: Simão. Um gesto de muita consideração desse Simão, não acha? Convidou Jesus, preparou uma refeição com muito gosto, chamou outras pessoas para estarem presentes. E Jesus, sempre admirável, aceitou o convite e está ali sentado à mesa do fariseu.

“Simão, tenho uma coisa para te falar”. “Fala, mestre”. Olha o tom cordial dessa conversa à mesa... Aí Jesus contou um caso. Um credor tinha dois devedores. Um lhe devia um dinheirão e não tinha com que lhe pagar. O outro lhe devia uma quantia pequena e também não estava em condições de quitar sua dívida. Aí, o credor perdoou os dois. Que bom coração tinha esse credor! Caso contado, aí veio a pergunta: ‘Simão, qual dos dois vai amar mais o patrão?”. Entenda a pergunta: qual dos dois vai ter mais amor, mais gratidão ao credor: o que devia muito ou o que devia pouco?

Se você fosse Simão, o que você iria responder? Quem teve sua grande dívida perdoada iria mostrar mais amor, mais gratidão, não é verdade? Foi o que Simão respondeu. Jesus concordou com a resposta. E apontou para uma mulher que estava lavando os seus pés. É o caso dela. Simão ficou surpreso. É que ele estava com uma desconfiança desde que aquela mulher tinha entrado na sala. A mulher, todo mundo conhecia, era uma pecadora, uma pessoa de má fama, coitada. E ela estava banhando os pés de Jesus com perfume. E o fariseu, no seu coração, tinha feito o seguinte julgamento: “Se Jesus fosse um profeta, ele saberia que tipo de mulher estava tocando nele”.

Quem era o grande devedor que não tinha com que pagar? Aquela mulher de má vida. Quem era o devedor de uma dívida menor, que igualmente não tinha com que pagar? Responda você! Quem era o que tinha um débito menor? Simão, o fariseu, claro. Que débito é esse? Os pecados. No final da conversa, Jesus disse à mulher que os pecados dela estavam perdoados. Claro que isso foi motivo de novas murmurações dos convidados.

Note que a pergunta de Jesus tinha sido: “Qual dos dois vai amar mais o credor?”. Percebe? O amor é a resposta de quem foi perdoado dos seus pecados. Simão mostrou pouco amor. A mulher mostrou muito amor. E como a mulher demostrou o seu muito amor? O evangelista descreveu sete ações dela. Na narração, estão contidos símbolos bíblicos do amor: o perfume, o beijo, as lágrimas. Olha as sete ações da mulher, a indicar o seu grande amor pelo Mestre que a perdoou de sua grande dívida, dos seus grandes pecados (vá fazendo a conta): trouxe um frasco de alabastro com perfume, ficou por detrás de Jesus, chorou aos seus pés, banhou os seus pés com as lágrimas, enxugou-os com os cabelos, os cobriu de beijos e os ungiu com o perfume. Mostrou muito amor.

Guardando a Mensagem

Pecadores, somos todos nós. Todos estamos em dívida com Deus. Como não temos como reparar nossos pecados, Jesus nos oferece o perdão de Deus, reparando ele mesmo nossos pecados com o sacrifício de sua vida. A resposta correta de nossa parte é ter um grande amor por Jesus e demonstrar-lhe esse nosso amor. Quem deve mais, certamente demonstrará mais sua gratidão, seu amor.

Simão, tenho uma coisa para te falar (Lc 7, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No Pai Nosso, na tradição de Mateus, ainda está aquela palavra que disseste: “perdoai-nos as nossas dívidas como nós perdoamos aos nossos devedores”. Nós te bendizemos, Senhor, porque és o nosso salvador e nos concedes o perdão dos nossos pecados. Nós grandes e pequenos devedores te damos graças por tua obra redentora. Essa palavra de hoje nos ensina a manifestar o nosso amor e nossa gratidão. Ajuda-nos a perdoar também a quem nos ofende, como somos perdoados por ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quais são as suas manifestações de amor por Jesus? No seu caderno espiritual, faça uma lista de ações em que você tem demonstrado o seu amor pelo seu Senhor e Salvador.

Nesta quinta-feira, temos dois momentos especiais em que podemos nos encontrar na oração e no estudo da Palavra: a Missa, às 11 horas, e o 4o. Encontro do Curso Bíblico, às 16 horas. Você me encontra no youtube e no facebook. É só procurar 'Padre João Carlos'. Para você que recebe a Meditação pelo whatsapp, estou lhe enviando já o link do Youtube. Seria o caso de você se inscrever no meu canal e acionar o sininho para receber um aviso quando estivermos começando a transmissão.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

24 comentários:

  1. A gratidão é um gesto maravilhoso que naquela época igual a hoje fortalece reconstituiu as pessoas que embora naquela época Jesus mostrasse suas ações palavras Santas cremos que aquela mulher bonita inteligente sensata, porém pecadora deu o melhor de se cuidar com o recurso pricioso que é o perfume, imaginemos agora em momento de profunda meditações onde os preconceitos estão aflorado!Quem de nós teríamos coragem de lavar os pés do papa sabendo sabendo que ele estivesse com Corvid 19?Com certeza uma pessoa destemida,desapegada,um homossexual,uma prostituta,um professor,um padre,um gari?Compreeder o verdadeiro sentido da vida que naquele jesto rovolicinou a história da vida, mostra o tanto que ainda estamos limitados para intendermo o real sentido do cristianismo; amor, perdão, reconstituir os marginalizados,iguldade, Vamos pensar juntos?Que tal começar a viver o verdadeiro sentido do amor?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,sua bênção padre João Carlos peço orações estou gravida e de risco

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre sua bença, a paz de Jesus o amor de Maria

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, paz e bem. Gostaria de agradecer a Deus e a você por me permitir participar de momentos tão especiais... peço orações por minha família.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus , obrigado por me concederes mais um dia de vida.

    Bom dia PADRE JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre a sua benção, obrigada meu Deus por ter feito maravilhas em minha vida

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que o nosso salvador esteja sempre presente na sua caminhada te protegendo 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,tu nos amaste com amor eterno.
    Expressamos nosso amor por ti ao nos derramarmos em amor pelos outros.
    Senhor Jesus, que o teu amor seja aperfeiçoado em mim.
    Abre meu coração para conceder bondade e amor pelos meus irmãos.
    Senhor perdoa os meus pecado para eu ter o teu presente de salvação.
    Acolhe me no teu grande amor de misericórdia,te amo.🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos ,sua benção,estou muito feliz por estar recebendo suas mensagem que Deus abençoe o sr

      Excluir
  8. Senhor aumenta minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre.
    Senhor Jesus Cristo abençoe a minha família.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção começo meu dia ouvindo a medittçao da Palavra parabéns pelo seu ministério Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre Carlos meu nome é Roselita pesso oração pelo meu filho Antonio Carlos pelos vicios do alcoolismo e pesso oração tambémpela minha filha Tatiane pela a graça de um emprego amém

    ResponderExcluir
  12. Abençoado seja o seu dia padre João Carlos e de sua família, GRATIDÃO pelo sr. ser este sacerdote iluminado por DEUS, nos trazendo a PAZ de JESUS todos os dias, através do Santo Evangelho. fique sempre com nossas preces. sua bênção.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Padre João pela bela meditação. Jesus sempre está pronto pra nos perdoar, basta querermos.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre! Deus seja louvado é maravilhoso receber todos os dias o Evangelho e reflexão.tornando nossos dias melhores.

    ResponderExcluir
  15. Palavra de Deus sempre bem vinda

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Padre João Carlos, Obrigado por tudo que estamos recebendo. Como nos esclarece no Evangelho aqui e no curso, são colírios para os nossos olhos e o Amor está na Palavra e a Fé nos é Transmitida de maneira muito esclarecedora. 🙏

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre João Carlos. Linda MEDITAÇÃO! Os caminhos do Senhor são verdade, são amor.
    As palavras de hoje nos ensina a manifestar o nosso amor e nossa gratidão. Senhor, Ajuda-nos a perdoar a quem nos ofende, como somos perdoados por ti.
    Padre João Carlos, que o nosso Deus de bondade lhe abençoe ricamente em todos os momentos de sua vida, no seu trabalho Evangélico e lhe conceda muita saúde e muita paz para transmitir com serenidade o curso bíblico do Evangelho de São Marcos.
    Fique em paz com a graça de Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  18. O nosso maior pecado é julgarmos que o o nosso próximo é sempre mais pecador que nós, pois julgar os outros,alivia o peso das nossas más ações! Foi isso que aconteceu com Simão, que era um pecador,mas que se julgava melhor e mais íntegro que aquela pecadora!

    ResponderExcluir
  19. Glória a vós senhor Boa tarde padre João Carlos a sua benção. Não temos o direito de julgar ninguem.

    ResponderExcluir
  20. Que o amor de Deus recaia sobre todos aqueles que nao tem bons olhos.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Padre, agradeço as meditações, foi linda a Missa e estou amando o curso Bíblico. Senhor quero seguir firme no teu caminho, sempre perdoado como o Sr perdoa os meus pecados, obrigado Jesus pôr me ama tanto. Padre João Carlos, já estou pensando que amanhã termina o curso, GRATIDÃO Padre, o Sr sempre cuidando do rebanho que Jesus lhe confiou, o Sr cuida com todo AMOR, Jesus te abençoe e te guarde de todos os MALES.🙌🙌🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos agradeço pela meditação muito bom estou adorando o curso e maravilhoso deus lhe conserve esse padre maravilhoso que você é sua bênção groradeus paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS