PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM É ESSE HOMEM?

QUEM É ESSE HOMEM?


Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

24 de setembro de 2020, comemoração mensal de N. Senhora Auxiliadora

É Herodes perplexo, ouvindo falar de Jesus. Imaginou logo que poderia ser o próprio João Batista que tivesse ressuscitado. Corriam vozes que se tratava do profeta Elias que tinha voltado ou de algum antigo profeta ressuscitado. O tetrarca Herodes era um sujeito fraco e supersticioso. Para ilustrar sua fraqueza, basta lembrar que, mesmo a contragosto, mandou degolar João Batista na prisão para atender a um capricho da amante.

Herodes, um governante sem legitimidade, já vivia assustado pela sua impopularidade e pela repressão com que tratava os descontentes do seu regime. Ele era um dos monarcas sustentados pela aliança com o império romano. E comandava a Galileia, a região onde Jesus morava. Violento, cruel e inseguro, Herodes assustou-se com o que ouviu falar de Jesus.

“Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” Assim preocupado, Herodes procurava ver Jesus. Se Herodes não estivesse tão preocupado com seu poder (para não perdê-lo), poderia ter se valido desta sua perplexidade para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Com certeza, abrindo o coração, esse encontro poderia levá-lo à conversão de sua vida de luxúria, violência e pecado.

De toda forma, a chance de encontrar-se com Jesus, Herodes teve. Na Paixão, três anos depois, Pilatos, tentando se livrar do caso, mandou Jesus como prisioneiro a Herodes. Mas, Herodes não soube aproveitar a ocasião para aproximar-se com respeito do Senhor e deixar-se interpelar pelo seu Evangelho. Cego pela vaidade, na euforia da bebida e arrotando soberba, Herodes só se ocupou de zombar de Jesus ou de querer arrancar-lhe um número de espetáculo para deleite de sua corte. Tratou Jesus como um mágico, um palhaço, humilhado pela prisão e pelos maus tratos. Jesus detido, amarrado, ficou calado. Não respondeu a nenhuma pergunta daquele monarca adúltero, violento e cruel. Mesmo ficando frente a frente com Jesus, Herodes não se deixou tocar pela graça e pelo amor de Deus.

Guardando a mensagem

A admiração de Herodes por João Batista não o impediu de mandar matar o profeta. Não basta a admiração pelo Senhor, por suas palavras ou por sua Igreja. É preciso conversão, mudança de vida, a partir do reconhecimento de sua vida errada, com o firme propósito de consertá-la. Não podemos deixar a graça passar. Jesus não é uma ameaça. Ele é a grande chance para nos libertarmos de uma vida vazia, tocada à vaidade. Herodes também teve a chance de se encontrar com Jesus. O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão, acolhida da graça de Deus numa vida nova. Mateus é um bom exemplo. Abandonou a mesa dos impostos para seguir Jesus. Zaqueu é um bom exemplo. Na vida nova da graça, dividiu seus bens com os pobres e reparou o prejuízo que causara às pessoas. Herodes não, Herodes é um mau exemplo.

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como disseste, é o Pai quem nos revela quem tu és. É o Santo Espírito quem nos leva a viver em comunhão contigo e com o Pai. Que de cada encontro contigo, saiamos renovados, fortalecidos no caminho do bem e da justiça. Dá-nos, Senhor, a graça de conhecer-te sempre mais e a força para acolhermos de coração sincero a tua Palavra salvadora. Concede-nos, Senhor, perseverança nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Hoje, dia 24, comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora. Assim, vamos invocar a bênção de Deus pelas mãos de nossa Mãe Auxiliadora: 

A nossa proteção está no nome do Senhor.
Que fez o céu e a terra.

Ave Maria…

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.

Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
Rogai por nós.

E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre ti e permaneça para sempre.
Amém.

Vivendo a palavra

Você já tem o seu caderno espiritual? Ele é um bom recurso para apoiar o seu caminho de crescimento cristão. Bom, no seu caderno espiritual escreva alguma coisa sobre a Meditação de hoje ("Quem é esse homem?").

Hoje é o dia da Santa Missa, pelas redes sociais. Você poder rezar conosco, às 11 horas, nos acompanhando pelo youtube ou pelo facebook ou pelo aplicativo Tempo de Paz.

Para quem recebe a Meditação no seu celular, acrescentei uma bela oração pedindo a Deus o fim da pandemia e a consagração do mundo a Nossa Senhora Auxiliadora. É só clicar no link que enviei. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 



ORAÇÃO PEDINDO A DEUS O FIM DA PANDEMIA, PELA INTERCESSÃO DE N. SENHORA AUXILIADORA

Deus todo-poderoso e eterno, de quem todo o universo recebe força, existência e vida, vimos até vós para invocar a vossa misericórdia, pois que também hoje experimentamos a fragilidade da condição humana na experiência de uma nova pandemia.

Cremos que sois Vós a guiar o curso da história humana e que o vosso Amor pode mudar para melhor o nosso destino, qualquer que seja a nossa condição humana. Por isso vos confiamos os doentes e suas famílias: pelo Mistério Pascal do vosso Filho, dai salvação e alívio a seu corpo e espírito.

Ajudai cada membro da sociedade a cumprir sua tarefa, fortalecendo o espírito de mútua solidariedade. Amparai os médicos e os agentes sanitários, os educadores e os assistentes sociais na prestação do seu serviço.

Vós que na fadiga sois conforto e apoio na fraqueza, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos médicos e patronos da saúde, afastai de nós todo o mal e contaminação.

Livrai-nos desta epidemia que nos aflige, a fim de que possamos voltar serenamente às nossas ocupações habituais e vos louvar agradecidos com sempre renovado coração.

Em Vós confiamos, ó Pai, e a Vós elevamos a nossa súplica, por Jesus Cristo vosso Filho e Nosso Senhor. Amém.



CONSAGRAÇÃO DO MUNDO A MARIA SS. AUXILIADORA 

Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe nossa terníssima e poderoso Auxílio dos Cristãos, nós nos consagramos inteiramente a Vós, para que nos conduzais a Deus. Consagramos-vos a mente com seus pensamentos, o coração com seus afetos, o corpo com seus sentimentos e todas as suas forças; e vos prometemos trabalhar sempre para a maior glória de Deus e a salvação das almas.

E vós, entretanto, ó Virgem incomparável, que sempre fostes a Mãe da Igreja e o Auxílio dos Cristãos, continuai a mostrar-vos tal especialmente nestes dias.

Iluminai e fortalecei os bispos e os sacerdotes, mantendo-os sempre unidos e obedientes ao Papa, Mestre infalível; aumentai as vocações religiosas e sacerdotais para que, também por meio delas, o reino de Jesus Cristo se preserve entre nós e se estenda até aos confins da terra.

Pedimos-vos novamente, ó Mãe querida, que mantenhais o vosso olhar amoroso sobre os jovens, tão expostos sempre a tantos perigos; e sobre os pobres pecadores e moribundos.

Sede para todos, ó Maria, doce Esperança, Mãe de misericórdia e Porta do Céu. Mas também por nós Vos suplicamos, ó grande Mãe de Deus. Ensinai-nos a copiar em nós as vossas virtudes, especialmente a angélica modéstia, a humildade profunda e a ardente caridade.

Fazei, ó Maria Auxiliadora, que todos nos acolhamos sob o vosso manto de Mãe.

Fazei que nas tentações vos invoquemos logo com confiança: que o pensamento de que sois tão boa, amorosa e querida, que a lembrança do amor que dedicais aos vossos devotos nos sejam de tal conforto que sejamos vitoriosos contra os inimigos da nossa alma, na vida e na morte, e possamos um dia ser vossa coroa de glória no Céu. 

Amém.

27 comentários:

  1. OBRIGADA PE JOÃO CARLOS. PELA LINDA REFLEXÃO E AS ORAÇÕES MARAVILHOSA VOU AMANHÃ DE NOVO REZAR.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas mensagens recebidas, que Maria nossa Mãe tenha misericórdia de nós. Amem é um bom dia Pé. João Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Durante a trajetória de nossas vidas perdemos,muitas oportunidades excelentes de nos aproximar de pessoas exclarecidas, comprometidas por não estarmos abertos as mudanças.Herodes teve uma oportunidade ímpar em vivenciar junto a Jesus Cristo os verdadeiros princípios Cristão,mas não tenho interesse em sair da zona de conforto,e hoje temos oportunidades de conversar com pessoas incríveis tanto quanto o mestre.Ainda mantemos os "Herodes da vida"pois conservamos as mesma linha de pensamento.Vexe, nos libertar das coisas inrraigadas é escolha e foco.Aprendamos qual é o valor de pessoas exclarecidas?Incríveis para evitar os possíveis erros do passado.O Evangelho descreve a Santidade do Filho de Deus,ele é nosso irmão pra nós sermos igual a Jesus não é fácil,mas ser incrível é ainda é o combustível que humaniza o planeta Terra.Que tal nos tornamos incrível também?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença padre perdi meu filho mande oração pra pra mim é minha família estou setinsen uma dor profunda por perder meu filho.gostaria.tanto nessa hora tão defiser da minha vida

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Calos que Deus abençoe e muito muito obrigado pela meditação da palavra que eu sempre mando pra meus amigos no zap meu nome é Patrícia evangelista é preciso amém 🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pa João Carlos
    Deus te abençoe hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  7. Senhor tenha Misericórdia de nós, e acabe com essa pandemia no mundo! Amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, sua benção, obrigado por nos enviar todos os dia a sua palavra que nos dá força e nos conforta com amor e fé , que Deus o proteja hoje e sempre 🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  10. José Lúcio24/9/20 08:24

    Que nossa fé nos leve sempre a ser tocado pela graça desse Homem Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado, que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor meu Deus,sei que é bondoso, quando clamamos por socorro, ouvir,e nos responde.
    Ajuda nos a enfrentar essa pandemia esse vírus cruel,sem entrar em Pânico.
    Nos deixar lembrar que ainda está no controle,o fim só chegará na hora determinada.
    Nos ajuda só tão somente crer, prometeste ajudar a suportar triunfantemente os momentos difíceis que surgirão em nosso caminho.
    Eu confio em vós.
    Nossa senhora auxiliadora dos cristão
    Nós vós escolhemos como senhora e protetora deste mundo.
    Dignai vos mostrar vosso auxílio poderoso guardai como coisa vossa amém 🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Linda MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje.
    Senhor, que de cada encontro contigo, saíamos renovados, fortalecidos no caminho do bem e da justiça. Concede-nos, Senhor, perseverança nos teus caminhos.
    Senhor, livra-nos desta Pandemia que nos aflige, a fim de que possamos viver uma vida normal com serenidade e vos louvar agradecidos com o coração renovado. Em vós confiamos, ó Pai, e a vós elevamos a nossa súplica, por Jesus Cristo vosso Filho e nosso SENHOR. Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda a DEUS por nós e nos livre de todo perigo.
    Padre João Carlos, tenha uma feliz e abençoada quinta-feira...Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelas orações Padre João Carlos, Deus te abençoe. Peço a Nossa Senhora, saúde e paz para toda minha família, principalmente meu filho, que é adolescente, nossa senhora cubra-o com seu manto sagrado, livrando-o de todos os males e perigos da vida, amém

    ResponderExcluir
  14. Senhora mãe do céu vós q sofretes ao pé da cruz a dor maior que uma mãe pode sofrer olhai oh doce virgem Maria por todas as mães de filhos especiais, e lhes protejam Amém

    ResponderExcluir
  15. Meu dia se renova a cada meditação do santo evangelho com vós padre obrigada

    ResponderExcluir
  16. Senhor, nosso Pai, eu LHE agradeço por esse mês amarelo. No entanto, me ajude evitar o pecado da vaidade. Me ajude trabalhar da melhor forma possível. Me ajude vencer as dificuldades da vida. Me ajude viver santamente. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude ser fiel ao meu SALVADOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos cada dia que léu a palavra de Deus e suas lindas meditação mim fortalece mais minha Fé

    ResponderExcluir
  18. No dia PADRE JOÃO CARLOS, Que Deus nos envie o Espírito Santo para iluminar os nossos caminhos e assim, não andarmos por caminhos tortuosos amém.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  20. Eu amei esse ,modelo parece mut confortável.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos e Obrigado pelas palavras, tivemos o Salmo 118/119 de ontem: “Vossa Palavra é luz para os meus passos”, direciona nossa vida ao Encontro com um Deus Amigo e Generoso e que nos Perdoa e deixa nosso caminhar na segurança da Fé.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Padre João Carlos, fico muito feliz, em participar do evangelho do dia e a sua reflexão nos trazendo a palavra de DEUS nosso senhor Jesus Cristo. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  23. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de Gabriella,pelo saúde e paz de toda minha família pelos doente desempregado,cem teto pelo fim da pandemia,gratidão a t senhor pelas benção é graças

    ResponderExcluir
  24. Amém. Salve Nsa. Auxiliadora.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre João Carlos a sua benção que nossa senhora Auxiliadora cuida da minha família e as família do mundo inteiro mãe pede ao teu filho Jesus a misericórdia para todos nós

    ResponderExcluir
  26. Que Deus o abençoe 🙏 sempre padre.

    ResponderExcluir
  27. Jean Pierre Bruère25/9/20 07:13

    Bom dia, Padre João Carlos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS