PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LIÇÃO DE TOLERÂNCIA

LIÇÃO DE TOLERÂNCIA


Jesus disse-lhe: “Não o proíbam, pois quem não está contra vocês, está a seu favor” (Lc 9, 50)

28 de setembro de 2020

Vivemos numa sociedade pluralista: muitas opiniões, muitas visões de mundo, muitas escolhas possíveis. Houve um tempo, no Brasil, em que o pensamento cristão católico era dominante. Todo mundo pensava conforme a tradição da fé católica. Quem pensasse diferente era repreendido e discriminado. Hoje, a coisa já não é mais assim. Sentimos que o pensamento cristão é cada vez mais, na sociedade, um pensamento, ao lado de outros. Sabemos que estamos com a verdade, mas não somos donos da verdade. Há outros que também expressam essa mesma verdade, seja porque são cristãos de outras igrejas, seja porque são pessoas de boa vontade que estão buscando o bem.

Essa nova condição que vivemos hoje nos assusta. Pertencemos a uma instituição bimilenar, que vem guardando fielmente o depósito da fé, desde o tempo dos apóstolos. Mas, agora convivemos com pessoas e instituições que expressam sua fé, suas crenças, independentemente de nós. Algumas dessas crenças parecem próximas das nossas, outras parecem bem diferentes e até opostas às nossas. Não é que tudo agora seja relativo e esteja todo mundo certo. Isso não. Mas, já não somos os únicos, nem podemos negar que outros possam estar próximos da verdade.

Em outros tempos, essas divergências podiam se resolver facilmente pela negação do diferente, por sua proibição ou pela repressão às novas crenças e atitudes. Hoje, se espera que estejamos em condição de agir de forma diferente.

O evangelho de hoje (Lucas 9) vem em nosso auxílio. Os apóstolos encontraram alguém expulsando demônios em nome de Cristo. Mas, esse tal não fazia parte do grupo deles. Então, eles o proibiram. 'Quem já se viu, usando o nome de Cristo, expulsando demônios em seu nome e não pertencer ao nosso grupo!'. Jesus não concordou com essa atitude. Jesus lhes disse: “Não o proíbam, pois quem não está contra vocês, está a seu favor” (Lc 9, 50).

O que essa cena nos ensina? A missão não estava só no grupo dos discípulos, mesmo eles tendo a presença de Jesus. A missão também estava acontecendo fora do grupo deles. Aquela pessoa não era um inimigo, nem estava usurpando o poder deles. A mão de Deus operava também lá, mesmo fora do grupo deles. A visão de Jesus é surpreendente: “Quem não está contra vocês, está a seu favor”, isto é, alguém que pode somar conosco.

Guardando a mensagem

Já no Concílio Vaticano II, a Igreja, examinando sua presença no mundo, reconheceu que as sementes do Verbo estão em todas as culturas; e que, mesmo onde não chegaram os nossos missionários, o Espírito Santo já chegou e lá vem atuando para que todos cheguem ao conhecimento da verdade. Mesmo nos reconhecendo portadores do Evangelho do Senhor ao mundo, cabe-nos sempre uma atitude de humildade, de diálogo, de abertura para com quem não pensa como nós ou que não pertence ao nosso grupo. Moisés não se deixou levar pelo ciúme: “Quem nos dera que todo o povo do Senhor profetizasse!”. Jesus nos deixou o exemplo maior: “Quem não está contra vocês, está a seu favor”. Humildade, diálogo, tolerância, para sermos significativos no Brasil de hoje e contribuirmos na construção de um mundo melhor.

Jesus disse-lhe: “Não o proíbam, pois quem não está contra vocês, está a seu favor” (Lc 9, 50)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Queremos aprender contigo: dialogar, não eliminar o adversário; expor a nossa verdade, não impor a nossa verdade; saber conviver com quem pensa diferente, sem deixarmos de ser fiéis aos nossos princípios. Senhor, ajuda-nos, com teu Santo Espírito, a aprender também com os outros e nos sentirmos aliados de quem luta pela vida, pela justiça e pela paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você lembra que o desafio desse mês de setembro é ler o Evangelho de São Marcos. Bom, ainda temos três dias... Na quarta-feira, vamos saber quem conseguiu realizar esta santa tarefa.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos sua bênção, como é bom amanhecermos com tão bela mensagem....que sejamos sempre fiel na caminhada que a fé reine sempre em nossos corações. Já li já vou ler o evangelista Lucas.🙏🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. À sua bênção padre João Carlos, estou maravilhada com o evangelho de São Marcos, minha gratidão pelos seus ensinamentos, Deus derrame chuvas de bênçãos no seu sacerdócio. 🙌🙌🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia, já terminei de ler o evangelho de São Marcos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos estou lendo e término na quarta o evangelho de Marcos como estou aprendendo obrigada pelos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  5. Bendito seja as palavras da bíblia

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos
    Que o amor de DEUS e a chama da Fé e da esperança venham estar conosco, dando-nos força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida... Que sejamos fiéis à vontade de Deus e que a FÉ a Esperança reinem sempre em nossos corações...
    Desejo à padre João Carlos e toda equipe da AMA uma semana muito feliz e abençoada por Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. O sincretismo religioso desde época em que Jesus viveu aqui nos deixou bem claro que o bem pode está presente em qualquer lugar.Porquê cada ser humano se indentifica com rota,percuso, caminho diferentes.Para ser do bem não é necessário prática fórmula pré estabelecida é querer mesmo! Jesus Cristo não tinha preferência pôr ninguém literalmente ninguém.Hoje não ter grupos também nos torna livre de preconceito inrraigado na cultura perversa.Que aprendamos o verdeiro sentido da Espiritualidade.Ser dom bem sem barreiras sócias,sem religião em qualquer lugar o amor uni ações realizam e os humanos humanizados constrói é oque Deus quer o resto é invenção humana.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre, Deus abençoe sempre o Sr. Peço a Jesus sabedoria para dialogar com às pessoas, procuro sempre fazer isso, encontro pessoas que não sabem dialogar, que Jesus nos dê forças para seguimos o caminho. Padre ainda não terminei o Evangelho de São Marcos, se Deus quiser quarta feira termino. Sua benção e tenha uma semana de bençãos.🙇‍♀️🙌🙌

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos, uma semana repleta do ESPÍRITO SANTO em sua vida, Gratidão pelos seus ensinamentos através desta meditação tão bem explicada, DEUS o abençoe e proteja muito. sua bênção.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre Joao Carlos, como é importante os encinamentos de Jesus, ele não discrimina ninguém, todos somos iguais ninguém tem direito a se achar o melhor o mais Santo. Eu nasci no catolicismo e permaneço até à morte eu já dicriminei os evangélicos mais fui vendo que até o Papa Francisco abraça à todos e quer à união de todos. Então quem sou eu para dizer que estão errados as vezes são mais fevorosos,caridosos do que nós católicos. Por tanto temos queSoco nos unir todos em um só Deus

    ResponderExcluir
  11. Agradecemos a Deus por tudo que recebemos na vida, e que saibamos ser obedientes a palavra do Senhor

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras aqui e no curso Bíblico. Jesus Manso e Humilde de Coração, fazei nossos corações semelhante ao Vosso.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA PE JOA CARLOS!
    Q BOM TERMOS ESSA OPORTUNIDADE.DE REFLETIR SOB NOSSA CONDIÇÃO DE CRISTAO. É MUITO IMPORTANTE NÃO SE SENTIR MELHOR.Q OS OUTROS .MAS NÃO PERDER A NOSSA DIREÇÃO DA IGREJA Q NOS ENSINA E ANIMA.
    AMEI SUAS ESPLICACOES
    MUITO OBRIGADA..

    ResponderExcluir
  14. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, Eu já acaba de ler a bíblia (São Marcos Cap. 1 ao 16) graças graças Deus.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos uma tarde iluminada e abençoada e papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Procure amar a tudo e a todos indistintamente.
    Buscando compreensões.
    Em todas as criaturas está Deus, que habita dentro de cada um de nós.
    Qualquer que seja a sua escolha na vida, que ame a Deus,amando a seu próximo tanto quanto a si mesmo.
    Faça sua escolha e seja feliz.
    Eu fiz a minha,
    e estou feliz 🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  16. Bendito seja seu nome hoje e sempre AMÉM! LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!!

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, autor da paz e da caridade, eu LHE agradeço por todos os santos da VOSSA igreja. No entanto, me ensine servi-Lo da melhor forma possível. Me ensine ser um homem íntegro e correto. Me ensine evitar o mal e ter o santo temor. Me ensine acolher com amor a VOSSA proteção e a VOSSA bênção. Me ensine sofrer com paciência. Me ensine bendizê-Lo da melhor forma possível. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine cuidar dos pequeninos e das crianças em nome do meu SALVADOR. Me ensine ser humilde e simples. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de Gabriella pelos desempregados cem tetos doente e abatidos,pelo fim da pandemia,misericórdia senhor saúde saúde e paz p/ toda minha família,gratidão por todas as benção é graças...

    ResponderExcluir
  19. Senhor Deus tende misericordia dos que passam pelo sofrimento, sendo esmagados por todos aqueles que nos disprezam , olhando com amor e misericordia do povo sifredor

    ResponderExcluir
  20. Para compreender a vida de Jesus é preciso mudar ,converter ,virar ,tomar outra direção completamente oposta a do 'mundo'enquanto persistir o desejo pelo 'poder,'que domina a mente e o coração , não haverá possibilidade alguma reconstruir o Reino de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS