PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MISSÃO DE MARIA

A MISSÃO DE MARIA


Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus (Mt 1, 21)



08 de setembro de 2020.

Nesse trecho tão breve do Evangelho de Mateus, temos o drama tão maravilhoso e fundamental da história da nossa salvação. A iniciativa do Pai, a ação do Espírito que gera a vida, a colaboração de Maria e de José e a vinda e a atuação salvadora de Jesus.

O Pai enviou Jesus, por amor ao mundo, para nossa salvação. Diz o evangelho de São João: “Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único”. O Espírito Santo é quem fecunda o seio virginal de Maria (“e ela concebeu do Espírito Santo”). Jesus aceitou a missão que o Pai lhe confiou. Como diz o Salmo: “Vim com prazer, ó Pai, para fazer a vossa vontade”. Então, a vinda de Jesus na carne é obra do Pai (que o enviou), dele próprio, o Filho (ao aceitar a missão confiada pelo Pai) e do Espírito Santo (que fecunda o ventre materno). Na encarnação, vemos a atuação das três pessoas da Trindade Santa.

Mas, na história de nossa salvação, o Deus onipotente quer contar também com a participação humana. Na vinda de Jesus, o Pai solicitou a participação de Maria e de José.

Contemplemos a colaboração de Maria e de José no plano do Pai. “Ela dará à luz um filho”, diz o anjo: essa é a colaboração de Maria. O Pai a escolheu e a preparou para essa sublime missão. “O Senhor está contigo”, disse-lhe o anjo. Deus, na sua misericórdia a elegeu, como ela o reconheceu no seu Magnificat. O Espírito Santo que gera vida a assiste nessa missão de trazer à vida humana o Filho, nela gera Jesus. José e Maria participam dessa missão E a participação de José está clara nessa palavra do anjo: “Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus”. Na comunidade judaica, o pai reconhece o filho ao lhe atribuir o nome. Isso quer dizer que José recebeu o menino como filho, assumiu responsabilidade de pai em relação à criança que Maria gerou. Os dois, José e Maria, cada um a seu modo, participam do projeto salvador de Deus, de enviar ao mundo o Salvador. “Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

Guardando a mensagem

Vemos, nessa breve passagem, a iniciativa do Pai, a obediência do Filho e a comunicação da vida pelo Espírito Santo. Com a colaboração de Maria e de José, Jesus vem a nós, como Salvador de nossa história humana. É maravilhoso e desconcertante que Deus precise de nós para levar adiante o seu projeto de salvação. Maria e José são, hoje, modelos de como podemos participar da obra de Deus, na fé, com generosidade, e em espírito de obediência. Generosamente, eles põem-se a serviço da causa de Deus, que é a salvação do seu povo.

Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus (Mt 1, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje, celebramos a Natividade de Nossa Senhora, isto é, o seu nascimento, uma festa que sublinha o caminho de preparação para tua vinda ao mundo. O Pai escolheu Maria para tua mãe e a preparou, separando-a do pecado, desde a sua concepção. Tu és o sol da justiça que nos veio visitar, como disse Zacarias. Ela é a barra da manhã que anuncia a chegada do sol. Senhor Jesus, teu pai adotivo José recebeu o encargo de te conferir o nome. O nome, na cultura do Oriente Médio, era a missão que a pessoa recebia, a sua identidade. Tu recebeste o nome de Jesus. O anjo explicou a razão desse nome: porque salvarias o povo dos seus pecados. Pela profecia de Isaías, também tinhas outro nome: Emanuel, Deus conosco. É pelo ventre de Maria e pelos braços de José que entraste em nossa humanidade, assumindo a nossa história, fazendo-te Emanuel. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Num dia mariano como este, uma dica é rezar o terço. Não tendo jeito, rezar pelo menos um mistério.

E não esqueça o desafio desse mês: ler o Evangelho de São Marcos. Segunda-feira próxima, dia 14, começaremos o Curso Bíblico sobre este evangelho.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



36 comentários:

  1. Rezo todos os dias o terço com o sr.

    ResponderExcluir
  2. Já estou lendo sao marcos sim.

    ResponderExcluir
  3. Muito ungida as palavras do Pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Estou rezando o Evangelho de Marcos
    E pedindo OBEDIÊNCIA.
    Nunca tinha pensada qua grande é o significado da OBEDIÊNCIA À DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏💖
    🌺Boa noite 🌹

    ResponderExcluir
  6. Deus o abençoe sempre Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha um bom descanso
    Que papai do céu te abençoe e te ilumine e te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,faz de mim também templo em que habite o teu Espírito Santo.
    Que Maria,tua mãe bendita me estimule a crer e confiar no teu coração 🙋🌹👏🐑💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço também que o Senhor possar fecundar no meu coração refazendo e transformando todo o meu ser e aprender silenciar mais.

      Excluir
  8. Solicitar o evangelho é uma das oportunidade de um reconhecimento e fé a Deus.
    Só tenho a agradecer .
    Mês mariano nos modifique e nos conceda a paz mundial neste momento de tanto horror com a doença. Amém

    ResponderExcluir
  9. Imaginemos agora na sociedade contemporânea quando uma mulher recebe a mensagem de um amigo especial (anjo), você vai ingravidar, pois vejo que de teu útero gerará uma pessoa de luz que mudará a história da humanidade! Nossa Senhora!Eu não,nem namorado tenho, tou fora.Que nada preparemos tudo,e o pai dela será José.José? Acho ele um cara bacana, mas não rolou nada entre nós!Calma porque as coisas devem ser assim, sabe devemos escolher um anjo! Não intendir nada, vou explicar tudo bem detalhado vai lá em casa, combinado.Após longa conversa: Maria se converceu e José?Deixa ele comigo,somos amigos consiguirei,fica tranquila,olha a fidelidade será uma luta constante intença.Jesus nasceu com a presença de Deus por meio de pessaos fiéis que aceitaram e acreditaram no novo! Todos foram complice da gravidez de Maria ela aceitou o desafio,uma das primeiras mães solteira revelada na história de fé,e José o primeiro pai adotivo,o mundo tomou outro romo as regiões ainda não compreedermos o verdadeiro sentido do sim dito anterior por causa dos dogmas religiosos.Vamos pedir expiração ao Espírito Santo!Que chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  10. Amém que Maria nossa Mãe passa na frente da minha vida sentimental e financeira

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua bença que Maria passe na frente de todos meus pobrema e da minha família também que mim de saúde e paz prá mim e minha família amém 🙌🙌🙌🙌🙌🙌 muito obrigado padre João Carlos por mandar a palavra de Deus todos os dias fico muito feliz saúde e e muita paz para o senhor 🙌🌹

    ResponderExcluir
  12. Quero receber todos os dias a meditação. 82 996228885

    ResponderExcluir
  13. Hoje me senti inspirada as Quatro horas da manhã a rezar o oficio da Imaculada.
    Pois estava com o coração muito pesado.
    Não posso jamais me afastar da Santíssima Virgem Maria.
    E ter um diretor Espiritual como Pe João Carlos me mantem de pé bem esclarecida quanto ao Amor e Proteção de Deus através de Seu Filho Jesus.
    Obrigada Nossa Senhora pelo o Seu SIM e nos dá um Salvador.
    Obrigada Sao José por nos ajudar com os Planos de Deus.
    Obrigada Jesus por tanto Amor por nós quando nasceu, padeceu, morreu e ressuscitou para garantir o nosso lugar junto do Pai.
    Quem como Deus?
    Ninguém como Deus.
    Paz do Senhor. Pe João Carlos.
    Bom dia a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
  14. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas, rezo o terço todos os dias.

    ResponderExcluir
  15. Paz e bem!
    Maria assumiu o papel mais sublime na humanidade SER MÃE DO NOSSO SALVADOR. Cheia da graça de Deus ELA deu o seu SIM! AMÉM 🙏🏻❤️ QUE O SANTO EVANGELHO PERDOE OS NOSSOS PECADOS.🙏🏻🙌🏻🙌🏻🤩

    ResponderExcluir
  16. Hoje é feriado em CURITIBA comemora-se "NOSSA SENHORA DA LUZ"a Padroeira. Meditando guiado pela sua reflexão meu espirito se eleva. Vou rezar o TERÇO com mais ardor. Obrigado SALVE MARIA.

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos, bom dia, rezo o terço todos os dias, me faz muito bem. O terço da misericórdia e o terço do Espírito Santo, o dia que ñ rezo é como algum está faltando. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  18. Senhor aumenta minha fé Amém

    ResponderExcluir
  19. Senhor aumenta minha fé Amém

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos meu bom dia lindo suas palavras peco oração pela saude e libertacao do meu sobrinho Luiz Augusto Ribeiro Júnior tá no UTI lutando contra Covid 🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos e sua benção.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre João Carlos estou seguindo suas palavras estou lendo o Evangelho de São Marcos todos os dias rezo o terço e leio o Evangelho ou algum outro livro da Sagrada Escrituras. Seus ensinamentos nos ensinam a cada vez mais aprendermos sobre a Bíblia Sagrada. Muito Obrigada e fique com Deus e NSra.

    ResponderExcluir
  23. Um fato,um mistério!
    Mistério ñ se explica,
    Mistério se acredita e pronto.

    ResponderExcluir
  24. Jesus! O próprio,Filho de Deus,o Deus que está conosco.
    Veio iniciar uma nova história,em que os homens que crerem serão salvos.
    Jesus nos trouxe o perdão ,a libertação do pecado que nos aprisiona.
    Sua vinda porém, até nos dias de hoje desperta reações completamente diferentes.
    Abra nossa visão espiritual,senhor!

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Padre João Carlos.
    Ó Deus de bondade, derrama a graça da tua bênção sobre nós neste tempo de pandemia. E que Maria nossa mãe nos oriente nos momentos difíceis de nossas vidas. Que Ela proteja toda a humanidade que sofre. Rezemos...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo uma semana muito feliz repleta de amor e sabedoria.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde padre João Carlos a sua benção todos os dias rezo o terço consagro a minha família a Maria santíssima. Colo de mãe é maravilhoso

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite Padre João Carlos e que a Virgem Maria mãe do Eterno Amor Jesus nos abençoe hoje e Sempre e continuemos com o Evangelho de São Marcos na Fé.

    ResponderExcluir
  28. Padre João Carlos boa noite Jesus e Maria Santisma derrame muitas bênçãos sobre o senhor .Todos os dias assito à Santa Missa na rádio Dom Bosco em seguida rezo o terso .com o senhor e hoje estou muito preocupada .com meu filho quê está doente .com suspeita de corona vírus, peço ao senhor que ínterceda aJesus e Maria Santisma à recuperação de meu filho. Eu lhe agradeço muito. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  29. Boa noite padre João Carlos a sua bênção rezo o terço todos os dias na tv aparecida com o padre anAntôn Maria e também a missa todos os dias rezo o terço da misericórdia na rádio Olinda Maria Santíssima que Deus nós deu como nossa mãe tão pura e tão bela Deus lhe abençoar padre com esses ensinamento maravilhoso amém paz e bem

    ResponderExcluir
  30. Amooo essa evangelização do João Carlos, muito incentivadora e de uma claridade cada explicação.. já faço o exercício de rezar o terço (terços) todos os dias.. muito obrigada pelo carinho e incentivo ❗🙌🙌🙌 rezo pela igreja todos os dias padres, bispos, arcebispos,, Papa,etc... Um abraço ❗🙌🙌🙌🙏🙏🥰

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS