PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CUIDADO COM OS PÁSSAROS

CUIDADO COM OS PÁSSAROS


A semente foi pisada e os pássaros do céu a comeram (Lc 8, 5)

19 de Setembro de 2020.

Jesus contou a história da semente que foi plantada em vários terrenos. Quatro terrenos. À beira da estrada, em terra muita pedregosa, em um terreno coberto de espinhos e em uma terra boa, bem preparada. E aí, é claro, colheu somente no bom terreno. E explicou o que significam os terrenos e a semente. A semente é a palavra de Deus. E os terrenos representam o modo como nós recebemos a Palavra.

O resultado da semente que caiu na beira da estrada impressiona. “Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e os pássaros do céu a comeram”. Às vezes, estamos tão distraídos, que não fica nada do que foi semeado. Ou então deixamos todo mundo passar por nós e pisotear tudo o que nos é caro. É por isso que Jesus falou da semente que caiu no caminho: é que nossa vida pode virar uma estrada, onde todo mundo passa, onde todo mundo pisa. A palavra semeada nem tem a chance de germinar. Como disse Jesus, vêm os pássaros e a comem. Os homens passam e a pisoteiam. A semeadura à beira da estrada não produz nada.

É de se pensar: você não tem uma área de sua vida reservada, o melhor de você mesmo para acolher o que Deus lhe diz? Você não tem um cantinho importante de sua vida, onde ninguém pisa, onde ninguém manda, um lugar reservado onde você pensa sua vida e toma suas decisões? Sabe o porquê dessa pergunta? Porque se a gente escuta todo mundo, e qualquer opinião nos influencia, no meio de tantas vozes cada um puxando para o seu lado, a voz de Deus fica apenas mais uma opinião. A gente vira um caminho onde todo mundo passa, uma passarela de opiniões, onde tudo parece ter o mesmo peso... e a voz de Deus, que seria a nossa referência maior, não é mais ouvida ou não é levada a sério.

Você conhece a ventoinha, aquela espécie de bandeira-saquinho que marca a direção do vento nos aeroportos. A ventoinha enche-se de ar e fica a favor do vento. Mostra a direção da corrente de ar. Pra onde o vento der, ela se vira. Quem manda é o vento. Uma pessoa não pode ser uma ventoinha. Muda de opinião, faz opções segundo o vento, isto é, a opinião pública, o que os outros estão valorizando ou o que a mídia define como o melhor. O cristão precisa ter um rumo certo pra seguir, valores onde afirmar a própria caminhada. Só a voz de Deus pode dar um rumo certo à minha vida. O seu Espírito, que me habita desde o batismo, é quem vai dialogando comigo, no meu íntimo, e me ajudando a andar no rumo certo. Eu não sou uma ventoinha. E a minha vida não pode ser uma estrada onde todo mundo pisa.

Guardando a mensagem

Uma parte da semente caiu à beira do caminho. As sementes foram pisadas. Os pássaros as comeram. Jesus explicou que se trata de quem ouviu a Palavra, mas o diabo a tirou do coração dele. Há pessoas recebendo a Palavra de Deus como um caminho. A Palavra é só mais uma entre tantas, não reservaram o melhor de sua atenção e do seu coração para acolhê-la. Por esse caminho todo mundo anda e pisa. E claro, não faltam passarinhos para roubar a semente. Os passarinhos são as distrações ou mesmo pequenas preocupações que nos fazem esquecer a Palavra que recebemos.

A semente foi pisada e os pássaros do céu a comeram (Lc 8, 5)

Vamos rezar a palavra

Senhor Jesus,
Às vezes, recebemos a tua Palavra como um caminho, uma estrada, por onde circula gente pisando a terra e onde a palavra fica vulnerável à investida de pássaros. Assim, a Palavra não tem a chance de germinar, brotar, crescer e frutificar. É diferente quando a gente reserva um terreno bom para receber a Palavra. E um terreno bom significa tempo que eu dedico para ouvir e meditar a Palavra, a importância e o peso que eu dou a esta Palavra e o cuidado para que nem a opinião dos outros, nem as distrações ou as preocupações da vida roubem os preciosos ensinamentos do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Diante desse alerta de Jesus sobre não recebermos a sua palavra como um caminho, você, revendo como tem recebido a Palavra, seria bom você tomar uma decisão. O que você vai fazer daqui pra frente para receber melhor a Palavra? Anote esse seu propósito no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

34 comentários:

  1. Boa noite Pe João Calos sua Benção
    Nossa já ouvi tantas explicações sobre.Mas dessa forma foi a primeira. Faz a gente entrar na história de um jeito rápido. OBRIGADA DEUS LHE CONSERVE.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, dai-nos Fé e Sabedoria para ser semente que cai em Terra fértil.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença gostaria de orações prá mim e minha família meu nome é ornilda de áreas

    ResponderExcluir
  4. Sou semente?Terreno? Pássaro? Fazendo um compromisso com Jesus ouvindo seus ensimentos surjem tantas informações;sobre o assunto,mas qualquer setor sócial existem diferenças,e elas nos une,sim.Porque nos escritos mais antigos há muitos desafios há serem tomadas, pois ainda não temos luz aos olhos humanizados que possamos compreender o verdadeiro sentido do cristianismo,Jesus Cristo é a luz do mundo material e voltou pra casa(Mundo Espíritual)teve sabedoria de escolher os sábios,povo simples:pessoas sem endereço,indetidade (trabalhares rurais, agricultures, pescadores até prostitutas).O Evangelho vai crescendo muito rápido imagino presencial?Um ser terreno bom e semente de qualidade requer bastante treinamento, paciência quantos vezes estávamos conversando e fazendo coisas feias e uma pessoa expirada do Espirito Santo, transformar aquele terreno árido existe dentro do assunto em palavras Santas?Sim é fácil basta escutar as palavras Santas transforma vidas é a semente principal existentes hoje,que possamos revestir
    -nos delas; sejamos protagonista das nossas vidas (sementes, terreno, pássaro).Em qualquer setor sócial existem,o bem é fácil basta:práticar ele está dentro dos lugares indesejáveis,profundo, insondáveis sentimento que devemos exercitar, dispertar para o processo de construção humanização;melhor caminho para superar nossas vidas a semente principal existentes hoje e sempre: Amor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João reze por mim família, deus lhe abençoe👐

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas, Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  7. José Lúcio19/9/20 07:22

    Palavras sábias e uma excelente contextualização da mensagem Divina, Padre João Carlos ! Que os desvios que aparecem nos nossos caminhos não permitam perder o foco no cultivo da Terra Boa.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre q vc semeie sempre a boa semente é q estamis muito carente.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre aprendi muito o evangelho são palavras de sabedoria para nós amei o curso muito obrigado

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,vem ao meu coração, habitar nele para eu estar sempre próxima a ti, mesmo nas minhas dificuldade dá minha vida e das preocupações do dia a dia, que eu busque sempre está a teu lado.
    Sei que estará sempre presente para mim ajudar.
    Sei também que o senhor é um Deus de compaixão e misericórdia.
    Acolhe me 🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia padre João Carlos obrigada pela mensagem bela reflexão que eu possa fazer assim separar um tempo pra refletir a palavra de Deus mais uma obrigada . que Deus abençoe sempre sua vida e missão iluminado sempre pelo espírito santo como está mensagem de hoje.🙏🙏🔥

    ResponderExcluir
  12. Muito edificante a palavra de hoje. É pra parar e refletir bastante sobre o assunto

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, lindas palavras a respeito do evangelho de hoje obrigado e aproveitando, quero agradecer pelo maravilhoso Curso Bíblico que eu participei, foi muito gratificante e proveitoso em minha vida

    ResponderExcluir
  15. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado pelas palavras que vem e que possamos preparar cada vez mais o nosso terreno. Senhor Jesus que possamos ouvir a Palavra e a manter guardada em nosso coração para os momentos oportunos de nossas Vidas.

    ResponderExcluir
  16. Senhor que a tua palavra seja o caminho em minha vida. Que ela caia fundo no meu coração. Senhor me ensina a rezar . Protegei Senhor Jesus a família q me destes para cuidar. E entre minhas limitações fiz o possível. Amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos. Que nosso dia seja abençoado e iluminado pelo nosso Deus de bondade...
    Meu DEUS! Guia-me em tudo que eu fizer, esteja à frente iluminando meus passos e mostra-me o melhor caminho por onde eu devo seguir.
    Senhor, dai-nos fé, força e sabedoria para sermos a sermos a semente que cai em terra fértil... Eu te peço, Senhor, para me ensinar a fazer a tua vontade.
    GRATIDÃO por tudo...
    Abençoa, Senhor, Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Um sábado feliz para todos.
    PARABÉNS, Padre João Carlos, o curso bíblico do Evangelho de São Marcos foi muito lindo e proveitoso. Assisti tudo pelo Facebook.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João 🙏👏

    ResponderExcluir
  19. Que bom padre João ouvir as palavras de Deus pois sinto-me feliz.,Neste momento tão dificil da minha vida perdendo alguns familiares.

    ResponderExcluir
  20. O nome da ventoinha é biruta.

    ResponderExcluir
  21. É preciso colocar o conhecimento desta meditação em nossa vida

    ResponderExcluir
  22. Muito boa reflexão. Obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Que nunca esquecemos das palavras de Jesus Cristo, que morreu por nós para nos salvar. Bendito seja seu nome assim na terra como no Céu. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  24. Todos os dias faço a leitura do seu comentário

    ResponderExcluir
  25. É preciso seguirmos o que a meditação diz! Amém senhor🛐👏👏👏

    ResponderExcluir
  26. Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Entretanto, me ensine ressuscitar para uma vida nova. Me ensine fugir do pecado e das preocupações. Me ensine ter um corpo espiritual. Me ensine alcançar a salvação. Me ensine ser uma terra boa que dê fruto, cem por um, com perseverança. Me ensine ouvir a VOSSA palavra, com um coração bom e generoso. Me ensine ter fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Padre João Carlos, que bela explicação do Evangelho, o que vou fazer é reservar um tempo para lê e entender melhor a palavra de Deus, não deixar às preocupações sufocar, tenho que estar atenta. Obrigado Padre Deus te abençoe e te faça muito feliz.🙌🙌

    ResponderExcluir
  28. Boa noite padre João Carlos hoje sentir falta do curso foi muito bom obrigado pelas palavras tao belas sobre o evangelho de São Marcos é um ensinamento muito bom para não deixar a Bíblias encostada Deus lhe abençoar e o senhor tenham uma boa semana de paz e bem eu sou Nilza Maria de jardim paulista

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS