PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: BRINCADEIRA DE CRIANÇA

BRINCADEIRA DE CRIANÇA


Com quem hei de comparar o povo desta geração? (Lc 7, 31)

16 de Setembro de 2020

Brincadeira de criança é coisa séria. Nas brincadeiras, as crianças podem representar e reproduzir sentimentos e atitudes que estão à sua volta. A brincadeira é uma fonte de socialização para as crianças, mas também de elaboração da compreensão do mundo que as rodeia. Nas brincadeiras, na forma de brincar, vão sendo cultivadas atitudes positivas e generosas como a partilha, o perdão, a alegria pelo êxito do outro, o cuidado, a atenção ao mais frágil. Mas, também nas brincadeiras, aparecem tendências ruins para a violência, o egoísmo, a ganância, o isolamento, a discriminação.

E por que eu estou dizendo isso tudo? Para valorizar a palavra de Jesus, que partiu da observação das brincadeiras de crianças do seu tempo. Ele comparou o povo do tempo dele a uma cena que ele já tinha vivido com seus coleguinhas na infância em Nazaré ou visto nas brincadeiras das crianças nas ruas de Cafarnaum, a cidade onde ele estava morando. A cena era essa: crianças emburradas que não estavam satisfeitas com nada. Olha a palavra dele: “Com quem vou comparar essa geração? Ah, são como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram. Entoamos lamentações e vocês não bateram no peito!”.

As crianças do tempo de Jesus brincavam com as situações que elas viam: festas de casamento, por exemplo; funerais celebrados em família... Podemos imaginar as brincadeiras a que Jesus está se referindo... “tocamos flauta e vocês não dançaram”: brincar de festa; “entoamos lamentações e vocês não bateram no peito”: brincar de alguma coisa triste, como enterro, exílio... As brincadeiras de criança imitam o mundo real.

Sempre acontecia nas brincadeiras, podemos supor, que um grupo emburrado se negava a participar da brincadeira. Uns começaram a brincar de festa e eles não topavam. Então, para contentá-los, tentavam brincar de uma coisa mais parada e eles também se negavam a participar. Olha, não tem coisa pior do que criança emburrada, que não quer brincar e fica pondo mau gosto na brincadeira dos outros, não é verdade?

Jesus aplicou esse impasse das brincadeiras infantis ao que estava acontecendo ao seu redor. João Batista era um pregador austero, falava do julgamento de Deus. Um grupo ficou contra e falava mal do profeta. Veio Jesus, que pregou o Reino de Deus como uma festa, frequentava a casa do povo e falava do perdão de Deus. O mesmo grupo ficou contra, emburrado. Negou-se a participar.

Guardando a Mensagem

Quem já brincou quando criança, sabe o que Jesus está dizendo. E sabe que tem gente que se comporta como criança emburrada... Se for o seu caso, trate de melhorar seu mau humor. Abra o seu coração para o anúncio do Reino de Deus, agora mesmo. Destrave o coração para acolher Jesus e seu evangelho. É hora de entrar na brincadeira...

Com quem hei de comparar o povo desta geração? (Lc 7, 31)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O Reino de Deus continua sendo pregado pelos teus missionários. A evangelização é um convite permanente para entrarmos na lógica de Deus. Infelizmente, muitos nos comportamos com desconfiança, com desinteresse, influenciando outros a não aderirem alegremente às propostas que nos fazes. Senhor, desata em nós as amarras do homem velho para nos comportarmos sempre como filhos livres, felizes e confiantes no teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você já fez um exame de consciência? É fácil. É um tempinho que a pessoa dedica para avaliar se sua vida está indo bem diante de Deus. Hoje, arrume um tempinho pra fazer um exame de consciência. Procure identificar se você está correspondendo com alegria e generosidade aos apelos que Deus lhe tem feito.

Vamos realizar, hoje, o terceiro encontro do Curso Bíblico sobre o Evangelho de São Marcos. Estamos bem na metade do curso. Então, essa é a chamada final para sua participação. Inscrevendo-se, você recebe gratuitamente o material do curso e o certificado de participação. Mesmo sem se inscrever, você pode participar. Toda tarde estamos ao vivo no facebook e no youtube, começando às 16 horas. E fica tudo gravado lá. Para se inscrever, clique neste link que estou lhe enviando: FICHA DE INSCRIÇÃO .

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Que sapiência sempre usando das metáfora para explicar de forma que envolvia todas as classes sociais
    Quem de nós não ficamos paralisados igual as crianças emburradas é chato quando não queremos compreender as regras, ainda bem que hoje há diálogo para combinar quias brincadeira querem ou até mesmo construiremos novas atualização, porém na vida real têm regras no jogos e para chegar ao ponto desejado seguir caminho é um critério social.Poxo, é bom demais porque as coisas são mais flexíveis,mas Jesus você também é excelente porém compredo porque não chegamos logo; Somos crianças desobedientes, teimosas, emburradas
    Obrigada pela paciência, isso é Divino Jesus Cristo só encontramos na tua pedágogia Cristã escultar unir forças para lutarmos contra nossa lado infantil que nesse contexto deve ser amadurecido.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia estou gostando muito do curso

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Grata pela MEDITAÇÃO diária e pela REFLEXÃO de hoje.
    Que este dia seja de muita paz e que possamos alcançar tudo de maravilhoso que Deus reserva para nós.
    Devemos abri o nosso coração para acolher Jesus e seu evangelho. SENHOR,que sejamos como filhos felizes,
    e confiantes no teu AMOR.
    QUE DEUS ILUMINE PADRE JOÃO CARLOS AO TRANSMITIR O CURSO DO EVANGELHO DE SÃO MARCOS. FELICIDADES E SABEDORIA...
    ESTER de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja nessa linda missão evangelizadora meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,o teu amor é oferecido livremente a todos as pessoas,por mais pecadoras ou não merecedoras.
    Obrigada por teu amor gracioso, misericórdioso e paciente, que muda vida para sempre.
    Ele me ama assim mesmo,um pouco de amor pode mudar uma vida.
    🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, estou adorando o curso bíblico.
    Obrigado pela explicação do evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Abençoada Homilia,gostaria de saber como assistir o curso num horario que eu e meu esposo possa participar?estamos fazendo a leitura bíblica do livro de Mateus,mas acho que este curso iria nos fortalecer na fé.

    ResponderExcluir
  7. Sejamos todos irmãos pq Jesus Cristo nos ensinou amarvos um aos outros como eu vos amei! AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos,obrigado por este maravilhoso momento de oração.
    Deus te abençoi,sempre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, e muito obrigado pelas meditações, que linda homilia, Deus continue abençoando o Sr.🙌🙌👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Agradeco a minha amiga de Pernambuco que mim mandou aqui na Bahía

    ResponderExcluir
  11. Sou. Muito grata por tudo.
    Foi uma amiga de Campo Grande MS q me enviou seu endereço.Ela é voluntária da Ama há muitos anos Luzi Ávila.

    ResponderExcluir
  12. Sua bênção padre João Carlos eu escuto todo os dias suas mensagens que padre Lucena manda pra mim é como faz pra mim mandar a contribuição mensal do amanhecer porque os Correios estão em greves aqui mas pode mandar pelo meu email

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João,vou me escrever mas, só posso assistir em outro horário pois trabalho ,
    Osó as 20:30 que chego mas estou lendo o Evangelho de Marcos

    ResponderExcluir
  14. everanda.pinheiro@hotmail.com16/9/20 21:07

    Não consigo me escrever no curso biblico

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. No entanto, me ensine aspirar os dons mais elevados. Me ensine ter fé, esperança e caridade. Me ensine seguir o caminho da perfeição. Me ensine amar de forma paciente, benigna, sem inveja, sem vaidade, sem ser inconveniente, sem ser interesseiro, sem raiva e sem rancor. Me ensine evitar o pecado, ficar alegre com a verdade e suportar tudo. Me ensine ser um bom cristão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Padre João Carlos e que curso maravilhoso estamos recebendo. O Amor está na Palavra e a Fé nos é Transmitida. O Evangelho de São Marcos me alcançou nas leituras... estou no capítulo 11 e o curso chegou ao 10 e vou lendo e aprendendo. 🙏

    ResponderExcluir
  17. Estou assistindo o curso do evangelho de São Marcos boa tarde padre João Carlos Nilza Maria

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS