PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A CRUZ DE CRISTO

A CRUZ DE CRISTO


Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)

14 de setembro de 2020 - Festa da Exaltação da Santa Cruz

Você se lembra de Nicodemos! Foi aquele fariseu, mestre da lei, membro do Sinédrio de Jerusalém, que foi falar com Jesus, de maneira sigilosa, à noite. Ele tinha uma simpatia por Jesus. Mas, como membro do Sinédrio, o grande conselho da capital, tinha medo da reação dos seus colegas e com certeza medo de perder sua posição. Quando Jesus foi preso, ele protestou contra a decisão já tomada, sem ao menos o acusado ter sido ouvido. Quando Jesus morreu na cruz, ele ajudou José de Arimatéia a cuidar do seu enterro. Nicodemos é o tipo da pessoa importante, que por causa das conveniências do poder, tem dificuldade de assumir publicamente sua adesão a Jesus e ao seu Evangelho.

A elite também precisa ser evangelizada, claro. É o que Jesus fez com Nicodemos. Jesus lhe disse que ele precisava nascer de novo. Ele era um mestre da Lei, com assento no grande conselho de Jerusalém. Isso não lhe fazia cidadão do Reino. Só renunciando a si mesmo, se pode seguir Jesus. Só fazendo-se pequeno é que se entra no Reino de Deus. Ele precisava nascer de novo. Passar por uma conversão. Renovar-se pelo batismo. Nascer de Deus.

Como Nicodemos era profundo conhecedor das Escrituras, Jesus lembrou-lhe o episódio da serpente de bronze, no deserto. Ele, como mestre da Lei, poderia perceber facilmente que Jesus foi enviado pelo Pai para salvar o seu povo.

No tempo passado, o povo estava atravessando o deserto, depois da saída da escravidão do Egito. O caminho da superação do mal exige esforço, compromisso, perseverança. O povo começou a se cansar e se revoltar contra Deus, reclamando do calor do deserto, da comida repetida que era o maná, do cansaço da caminhada. Deu uma peste de serpentes venenosas. Começou a morrer muita gente por causa de sua má vontade, do clima de murmuração e de revolta contra Deus. A haste com uma serpente de bronze foi um sinal. Deus mandou Moisés fazer essa representação. Quem fosse picado pelas serpentes, olhando para aquele sinal era salvo da morte.

Esse símbolo da haste levantada, no Antigo Testamento, preparou o sinal de Jesus na cruz. A verdadeira salvação, a verdadeira cura, a libertação do pecado é Jesus em sua cruz. Fomos salvos por sua vida oferecida naquela haste da cruz. Como o povo antigo no deserto olhando para a haste com a serpente de bronze se curava, assim também nós pecadores temos um sinal de salvação, a cruz de Cristo, isto é a morte redentora de Jesus. Crendo em Jesus que morreu e ressuscitou por nós, encontramos a vida eterna.

Guardando a mensagem

Nicodemos é o representante das pessoas importantes, chamadas à conversão. E o representante de todos os que se sentem grandes, estudados, influentes. Para tornar-se discípulo de Jesus, tem que descer do seu pedestal. Renunciar a si mesmo, tornar-se pequeno, nascer de novo. Isto é obra de Deus em nós, pelo batismo, quando abrimos as portas de nossa vida pela fé. Como no deserto, agora Deus também está nos dando um sinal de salvação. Crendo em Jesus crucificado e ressuscitado, o pecador encontra a salvação.

Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Vemos em Nicodemos, que para acolher o Reino de Deus, é preciso se desapegar de sua grandeza, de seu poder, de seus grandes conhecimentos. O filho de Deus nasce do alto, do Espírito Santo. A cruz, que é a grande humilhação que te impusemos, Jesus, longe de ser um sinal do teu fracasso, é o sinal de tua vitória e da salvação de todos os que aceitam o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

A cruz nos lembra o sacrifício redentor de Cristo, pelo qual fomos salvos. Ao término da Meditação de hoje, trace sobre si, com calma e atenção, o sinal da cruz de Cristo.

E o nosso Curso Bíblico sobre o Evangelho de São Marcos começa nesta segunda-feira. O Curso vai ser oferecido em 5 encontros, de hoje a sexta, das 16 às 17 horas. Eu vou ministrar o Curso, com transmissão pelo Youtube, pelo Facebook e pela Rádio Tempo de Paz. No youtube e no facebook, procure Padre João Carlos. 

Para acompanhar o curso, tenha consigo a Bíblia e um caderno de anotações. Todo mundo vai poder aproveitar do curso, mesmo quem não puder participar à tarde. É que depois de cada encontro, tudo ficará disponível no facebook e no youtube. Outra coisa, é tudo grátis.

Quem estiver inscrito vai receber o material do curso e o certificado. Se você ainda não se inscreveu, use este link que estou lhe enviando: INSCREVA-SE AQUI . É só preencher os poucos dados solicitados. Aproveite e compartilhe a informação sobre o Curso com os seus contatos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Servir é pegando sua responsabilidade profissional,destemencia é o caminho que nos capacita para vida em qualquer âmbito.A questão vista onde Jesus chegou ao alpis do serviço humildade,pois naquela época não deferia muito do agora, humildade aproxima os seres humanos de Deus, para sairmos da zona de conforto é necessário aprender administrar as coisas com sabedoria foi o marco do serviço dele.Velho aquele cara do bem ter que passar por isso não é fácil,meu irmãos é escolha.Será injusto os bons passar pelo mesmo processo de purifição que nós pecadores, isso é Divino Jesus Cristo é amar.Quero ser igual! Vexxee, ninguém literalmente ninguém pode fazer isso,pois ele nos erguel e somos livres a última etapa da vida em processo de evolução será venceremos juntos a morte;porque o máximo ele já mostrou.Qual é o melhor caminho para superar nossas dificuldades?Bora lutar gente! Porquê morte é passagem, vençamos as preguiça, medo, desânimo, preconceito, doenças, Corvid 19...Aqui o sistema exige muito dos colaboradores seja firme ao servir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pe JOÃO, BENDITO SEJA,aquele que se dispõe a trazer e arrebanhar as ovelhas Senhor,bendito seja aquele que mostra o caminho para junto do Grande Pastor,bendito seja aquele que divulga a palavra do Senhor...

      Excluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia. obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  4. Que Deus o ilumine sempre, para que o Senhor, seja essa luz, do evangelho em nossas vidas! Amém!

    ResponderExcluir
  5. Sua bênção Padre João Carlos e peço a proteção do senhor sobre mim e minha família obrigada por nos evangelizar

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma semana abençoada e iluminada que Jesus Cristo te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus Cristo,amarei o senhor, guardarei sua palavra com retidão.
    Quero pertencer e viver unida a ti.
    Divino, que nos trouxe a salvação.
    A Ele, honra e glória.
    Amém 🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    Que todos estejamos sob a proteção de Deus...
    A cruz nos faz refletir e lembrar o sacrifício REDENTOR de Cristo, pelo qual fomos salvos. Glória a Deus nas alturas!!!
    Padre João Carlos, tenha uma semana muito feliz com sabedoria e muita paz.
    A mão de DEUS te proteja de todo mal.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Senhor tende misericórdia de meu filho, mimha nora,e minha neta daí paz e misericórdia na casa de meu filho. Amém

    ResponderExcluir
  9. Padre não sei se foi concluído a inscrição pois quando coloquei o número do telefone o celular descarregou

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mas aumentai a minha fé amém.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja iluminando as nossas vidas hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre, Deus abençoe sua.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos muito obrigado por vc ser esse mensageiro da boa nova que tanto me eleva ao nosso bom DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos ,quero participar do curso bíblico meu nome é Eliana Maria Viana de Souza.Rua Manoel Pereira ,464 Álvaro Weyne.

    ResponderExcluir
  14. Como faço para me inscrever no curso sobre o evangelho de S. Marcos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos os filhos e filhas de nosso senhor Jesus Cristo muito amados e amadas de Deus! Bom dia Padre João Carlos! Que a paz de Jesus e o amor de nossa mãezinha santíssima estejam em nossos corações ! Eu quero me escrever no curso bíblico. Como posso fazer a inscrição? Me chamo Luciana Maria Lucas de Sousa , Rua coronel Antônio Marques , número 80 ,Cidade : Escada Pernambuco

    ResponderExcluir
  16. Meu emeio e ciceramattos@hotmail quero participar do cu

    ResponderExcluir
  17. Estou fazendo minha inscriçao neste momento , estou confiante, quero aprender.

    ResponderExcluir
  18. Quero fazer minha inscrição para este curso, meu e-mail é:
    taniamsf1@gmail.com.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Padre João Carlos, Jesus continue abençoando o sr mensageiro de Deus, e obrigado pelas orações. Vou acompanhar o curso bíblico, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre Joao Carlos, obrigada por se interessar tanto para nos esclarecer à palavra de Deus, Jesus pêlo seu santo evangelho quer que deixemos todas as coisas terrenas para o seguir não tenhamos vergonha de vos procurar em todos os momentos e fazer sua santa vontade, para um dia entrarmos em seu reino. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  21. Padre João Carlos,não vou me inscrever para assistir seu programa porque enxergo enxergo muito poúco tem dias que minha visão ainda é peor eu não posso escrever muito

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite Padre João Carlos e estou gostando do Curso, parabéns e obrigado. Foi por Amor que Jesus é Nosso Salvador e podemos Acreditar Sempre Nele. Agradecemos Senhor tudo o que o Senhor nos oferece, estando nós na Alegria ou na Tristeza a Fé e o Amor é o que Importa.

    ResponderExcluir
  23. Ó Altíssimo Senhor, Deus e Criador da vida, eu LHE agradeço pela Solenidade da Exaltação da Santa Cruz. Contudo, me conceda a graça de ser paciente. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de interceder pelo povo. Me conceda a graça de obedecê-Lo. Me conceda a graça da saúde. Me conceda a graça da fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Padre João Carlos boa noite foi maravilhoso o curso do evangelho de São Marcos muito bom Deus lhe ajude e conceda a graça dessa sabedoria e fé Jesus e Maria lhe proteja amem

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre João Carlos gostaria de participar do curso meu e-mail Ssu90633@gmail.com
    11 99470 6291
    Obg ���� Deus abençoe

    ResponderExcluir
  26. Para os judeus o Templo era lugar de encontro com Deus.Ai levavam ofertas e sacrifícios levados pelos judeus do mundo inteiro ,e a casa de oração se tornava lugar de comércio e poder disfarçados em culto de adoração e louvor ao senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de participar do curso

    ResponderExcluir
  28. A grande novidade que Deus para os homens ,para a humanidade , está unicamente em Jesus Cristo, que vai revelar na cruz a vida nova.
    Na cruz Ele demonstra o maior ato de amor,doar a própria vida ,para trazer vida ,vida nova(transformação de caráter,de pecados) ,vida futura , salvação,para todos os que crerem na mensagem da cruz.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS