PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM BANQUETE DE VIDA

UM BANQUETE DE VIDA


Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado (Mt 14, 13)


02 de agosto de 2020.


Como foi diferente o banquete de Jesus do banquete de Herodes! O banquete de Herodes é o texto que vem antes desta narração da multiplicação dos pães. Foi lido, ontem, na liturgia. As duas narrações estão interligadas. Jesus foi para um lugar deserto e afastado quando soube do que aconteceu com o profeta João Batista. Esta notícia, trazida pelos discípulos de João que sepultaram o seu corpo, mexeu profundamente com Jesus, claro. Além de seu primo, João o tinha batizado naquele movimento de renovação às margens do Rio Jordão. Quando ele tinha sido preso, conta o mesmo evangelho de São Mateus, Jesus tinha voltado para a Galileia, se transferido para Cafarnaum e começado a pregar abertamente. Agora, que soube de sua morte na corte de Herodes, em circunstâncias tão violentas, ele ficou muito abalado. E afastou-se para um lugar deserto. 

A notícia do que tinha acontecido na corte do rei, em Tiberíades, circulou rapidamente no meio da população da Galileia. No banquete de aniversário, Herodes, dobrando-se ao capricho da esposa-cunhada, depois de um número de dança da sobrinha, mandou decepar a cabeça de João Batista no cárcere. Na presença dos convidados, foi apresentada a cabeça do profeta numa bandeja. Um banquete de violência onde o prato principal foi a morte do profeta de Deus, que tanta esperança tinha despertado no coração do povo. Um banquete de morte.

Não foi só Jesus que ficou triste. O povo também ficou chocado com o acontecido. E viu como Jesus tinha reagido, retirando-se para o deserto, com os discípulos. Por isso, de todo canto apareceu gente que foi ao encontro dele ou se antecipou à sua chegada. Ao desembarcar, Jesus já encontrou aquele povão todo. E encheu-se de compaixão por eles. Curou os que estavam doentes. E foi ficando com eles... Como já ia ficando tarde, os discípulos chamaram a sua atenção para que terminasse aquela reunião, para o povo voltar e encontrar o que comer pelas aldeias. Uma preocupação justa. Mas, Jesus recomendou que eles mesmos dessem um jeito. Mas, como dar um jeito, se eles só tinham cinco pães e dois peixes?! Seria o suficiente.

Realmente, daquela vez o povo não estava só atrás de benefícios para si. Estava chocado com os acontecimentos, vivendo quase um luto coletivo, solidário com Jesus, mas, ao mesmo tempo, sentindo-se consolado por ele. Mandá-los embora com fome, seria o contrário de tudo o que Jesus estava anunciando, com a proclamação da chegada do Reino de Deus. Assim, Jesus prepara o povo para uma grande refeição, um grande banquete, mandando o povo se sentar. O profeta Isaías tinha falado dessa fartura que Deus iria providenciar: “vocês que não têm dinheiro, venham e comam!”. Um banquete de vida, Deus alimentando o seu povo, como no tempo do maná, também no deserto. Jesus pegou aquele pouco alimento e deu graças a Deus e começou a dividir os pães e depois os peixes e entrega-los aos discípulos que iam entregando ao povo. Um milagre da providência divina, a multiplicação dos pães e dos peixes. Todo mundo comeu e ficou satisfeito. Mandou ainda recolher as sobras em cestos.

O povo voltou para casa consolado pela atitude acolhedora e amorosa de Jesus, confortado por suas palavras e alimentado pelo pão abençoado, partido e distribuído por ele. Um baquete bem diferente do de Herodes. Lá, a corte celebrou a morte, sufocando a palavra de esperança que o profeta anunciava, pela qual convocava todos à conversão. No deserto, o povo celebrou a vida, no acolhimento de Jesus, em sua palavra de esperança e no pão repartido com todos.

Guardando a mensagem

Os encontros de multiplicação dos pães, nos evangelhos, nos prepararam para a Eucaristia, a Santa Missa. Na Santa Missa, celebramos o banquete da vida. O próprio Jesus acolhe com carinho o seu povo, conforta-o em suas necessidades, fala-lhes ao coração e o alimenta com o sacramento do seu próprio corpo e sangue. Continuamos a partir o pão, fazendo memória de sua vida entregue por nós, pão descido do céu para a vida do mundo. Na Santa Missa, o bispo ou os padres, exercem seu serviço em nome de Cristo, que é o verdadeiro presidente da celebração. Em seu nome, acolhem, ensinam, alimentam o seu povo.

Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado (Mt 14, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te bendizemos por tua proximidade, por tua encarnação. Tu és o Deus maravilhoso que se fez um de nós, participante de nossa história humana, companheiro de dores e alegrias. Em ti, experimentamos como é imenso o amor do Pai por nós. Naquele encontro no deserto, com aquele povo tão numeroso que te procurou, celebraste um banquete de vida, enchendo o seu coração de alegria e esperança. Assim, experimentaram que o Reino de Deus tinha chegado, vencendo o banquete de morte da corte de Herodes. Concede, Senhor, que em nossas celebrações eucarísticas experimentemos o acolhimento, a solidariedade, a comunhão contigo e com os irmãos, ao acolhermos tua santa palavra e comermos do mesmo pão que és tu mesmo, para nos fortalecer no caminho da vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Participe da Santa Missa deste 18º. Domingo do Tempo Comum. Mesmo pelos meios de comunicação ou pelas redes sociais, a participação pode ser atenta, piedosa, recolhida. Reze, hoje, pelos diáconos, padres e bispos seus conhecidos: está começando a semana de oração pela vocação dos ministros ordenados.



Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


33 comentários:

  1. Paz e bençãos!
    Que a gente possa sempre saborear do banquete da vida que Jesus nos oferece.

    Que Deus e Maria Santíssima abençoe os nossos sacerdotes no seu dia que se aproxima e por toda a vida, Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo, abençoe a todos os sacerdotes.

    ResponderExcluir
  3. Palavras de salvação glória a vós senhor! Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença obrigado por mandar a palavra de Deus para que eu possa lê todos os dias e saber mais e amém 🙌🙌🙌🙌🙌 um bom final semana para o senhor é sua família e pra mim e minha família sua bença

    ResponderExcluir
  5. Uma benção amancer obrigada senhor

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que Deus te abençoe grandemente por seu trabalho pra é uma dádiva de Deus todas as manhãs termos a palavra de Deus partilhada para conduzir o nosso dia muita saúde paz felicidades e decirnimento para continuar conduzindo o rebanho que Deus te confiou fica y Deus

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos obrigada pela palavra. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. Bom diaaa, é muito bom essa benção no começo do dia , amém

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por nós enviar a palavra.que o senhor Jesus nos conduza e oriente nesse momento

    ResponderExcluir
  10. Paz e bem que Evangelho belíssimo o de hoje .vamos saborear o banquete do senhor

    ResponderExcluir
  11. Bom.dia estou gostando muito de receber a meditação todos os dias que Deus lhe abençoe sempre parabéns para todos os padres bispos e papás

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha logo cedo participar das palavras que vem de Jesus . Amém 💖 Bom dia!

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus,

    Obrigado por mais um dia de vida e que seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  14. Saborear essas palavras ao acordar é uma benção. Na eucaristia, alimento que nos aproxima de Jesus e do seu reino, fortalecemos para continuarmos a missão de testemunhar e praticar os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Sua benção padre ,suas palavras são de grande valia para mim e todos que o acompanha ,Deus derrame sempre essa unção do Espírito Santo no Senhor pra nós dirigir na nossa caminhada com Jesus! Fica com Deus e nossa Mãe Maria ,tenha um domingo de muita paz 🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos que o senhor Jesus nós de sabedoria para continuarmos no caminho de jesus e praticando os seus ensinamentos amém.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/8/20 09:28

    Bom dia Padre João Carlos.
    Um banquete da vida.
    Senhor, nós te bendizemos por tua proximidade, por tua encarnação. Concede, Senhor, podermos experimentar,participar do banquete da vida, que o povo celebrou no acolhimento de Jesus, na sua palavra de esperança e no pão repartido com todos.
    Que este domingo seja abençoado e repleto de: FÉ, PAZ, AMOR, SAÚDE E A PRESENÇA DE DEUS em nossas vidas... Que Deus abençoe, padre João Carlos, os padre, os Bispos do Brasil e do mundo inteiro e o PAPA.
    Bom dia a todos da AMA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/8/20 09:29

    Excelente estudo, estou aprendendo se comunicar pelo celular

    ResponderExcluir
  19. O..muito bom dia Padre João Carlos.Com suas palavras eu e minha família sentimos o Reino de Deus sempre próximo a nos.Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Senhor Jesus cura nosso presidente. Liberdade econômica para meu filho. Gratidão por tudo q me deste até agora. Obrigada meu Pai Eterno . Amem

    ResponderExcluir
  21. Bom dia,Pe.João Carlos!
    Deus o abençoe 🙏🙏🙏
    Parabéns pelo dia de hoje e continue nos alimentando com o pão da Palavra.
    Ore por nós e por todas as famílias.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia querido Pe. João Carlos
    Suas meditações diárias na maioria das vezes faz um grande significado em nossas vidas, esperamos continuar assim. Deus esteja sempre contigo

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre.suas meditações pra minha do dia a dia.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada meu bom pastor 🙌😇🌟🌟
    Senhor Jesus, que nós ensinaste a partir ao pai, que mande operários para nossa vinha.
    Despertai em nossos jovens o ideal de seguir a Cristo e dedicar se ao vosso serviço.
    Os escolhidos para essa missão, leigos, bispo, padres e religiosos desempenhem com amor e fidelidade o seu ministério na igreja.
    Senhor meu pai, abençoai todos os que foram escolhidos para o serviço do reino.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  25. Caminho,Verdade é Vida
    JESUS Mestre e Guia da Humanidade
    As ações e ensinamentos do Mestre JESUS são alimentos para nosso crescimento espiritual. Devemos nos esforçar para praticarmos em ações o que sai de nossas bocas. Buscando fazer como JESUS fez, Amar como JESUS Amou e sorrir como JESUS sorria.
    Paz e Luz para todos em nome de JESUS.

    ResponderExcluir
  26. O gesto de feito naquela momento perfeito o povo aprendeu que na partilha que realizamos o desejo de Deus.Todos temos algo a ser dividido nessa ação mostra que gestos como a partilha soluciona um grave problema que é a fome.Hoje precisamos praticar seus insinos para assim podermos fazer parte do projeto iniciando por Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Pe. João Carlos pelo seu sacerdócio, que Deus continue abençoando o senhor sempre. O senhor é uma bênção de Deus em nossas vidas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Vilma Alves Peixoto João, Padre João Carlos, estou amando lendo sua palavra, das escrituras sagradas. Comecei a pouco tempo, que uma amiga me falou e agora leio as escrituras da Bíblia Sagrada. Muito obrigado pêlo seu carinho de vos passar essa dádiva q é o evangélico. AMÉM!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Padre João Carlos por suas palavras e por hoje ser dia dedicado à vocês que nos alimentam com palavras e caminhos e que consigamos também distribuir nosso aprendizado 🙏

    ResponderExcluir
  30. Pai do Céu, eu LHE agradeço por todos os padres do mundo inteiro e de todos os tempos. No entanto, me ensine fazer uma boa alimentação. Me ensine ouvi-Lo com atenção. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine aproveitar melhor as VOSSAS graças. Me ensine ser fiel ao VOSSO amor. Me ensine sofrer com paciência, por amor ao meu REDENTOR. Me ensine segui-Lo com sinceridade. Me ensine ter compaixão dos sofredores. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine ser caridoso. Me ensine ser uma bênção para o próximo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  31. Padre João Carlos, que a paz e o amor de Cristo esteja com o senhor. Aprendi a admirá lo desde quando ouvi o seu primeiro CD. Aprecei me a adquiri lo tão logo ouvi sua belíssima composição. Sou de Barão de Cocais MG e tenho a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus através de minha amiga que a recebe todos os dias. Acho sua explicação excelente e a altura de todos. Parabéns! Gostaria de recebê lá diretamente. Como fazê lo?

    ResponderExcluir
  32. Amém quero receber todos os dias as mensagens no meu celular como faço?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS