PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ONDE O CAMELO ENTRA NESSA HISTÓRIA?

ONDE O CAMELO ENTRA NESSA HISTÓRIA?

Vocês deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mt 23, 23)


25 de agosto de 2020


A gente até acha engraçado. O navio está afundando, mas a grande preocupação daquele capitão era pintar o mastro da embarcação. Engraçado e desesperador. O navio está afundando, mas ele está preocupado com a pintura do mastro do navio. Pode ser que a obsessão pela apresentação externa das coisas ou por alguns detalhes seja tão grande, que a pessoa perca o senso do real. E fique escravo de uma visão mesquinha e limitada.

É o que estava acontecendo no tempo de Jesus. Os fariseus viviam tão obcecados pelo fiel cumprimento da Lei de Moisés que esqueciam as coisas mais importantes da própria Lei. A Lei era uma expressão da aliança de Deus com o seu povo. A chamada Lei era um contrato de amizade e mútua pertença entre Deus e o povo hebreu. Mas, aos poucos foi se transformando num fardo pesado para as pessoas, pela quantidade de novos preceitos escritos e orais que foram sendo incorporados. Assim, com tanta preocupação com os detalhes, o principal ficava esquecido ou relegado ao segundo plano.

E esse assunto, Jesus não deixou por menos. Todo o capítulo 23 do evangelho de São Mateus é uma denúncia contra a visão míope daqueles homens tão apegados à Lei, os fariseus. Olha o que está no evangelho de hoje: “Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade“. A justiça, a misericórdia e a fidelidade – segundo disse Jesus – são os ensinamentos mais importantes da Lei. Mas, eles estavam preocupados com picuinhas.

O sábado, por exemplo, era uma coisa importante. Tratava-se de guardar um dia na semana para honrar o Deus criador e libertador e afirmar a dignidade de pessoas livres e donas de sua capacidade de trabalho. O sábado ou o domingo é uma instituição maravilhosa, divina. Mas, os fariseus ficavam com tanta exigência, inflaciondo o preceito do sábado de tantas normas e proibições que, no final das contas, o sábado tornou-se mais uma opressão do que um respiro de liberdade. A legislação previa até a quantidade de passos que podiam ser dados em dia de sábado, uma coisa sufocante. Diante disso, Jesus se insurgiu, ensinando: ‘O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado’.

Há sempre um risco de a gente ficar tão focado numa coisa, agarrando-se a pormenores, que termine perdendo a visão de conjunto, como no caso daquele capitão do navio, que, com o barco afundando, estava preocupado mesmo com a pintura do mastro. Os fariseus repetiam a mesma coisa na religião. Aferravam-se a picuinhas, coisas em si corretas, mas esquecendo-se do principal. E, assim, na sua miopia oprimiam o povo e descaracterizavam a religião. Jesus os chamou de ‘guias cegos’. “Vocês filtram o mosquito e engolem o camelo”. 

Guardando a mensagem

Os fariseus estavam tão preocupados com coisinhas secundárias, que se esqueciam do principal: a fidelidade, a misericórdia, a justiça. É importante a gente notar que esse defeito dos fariseus é sempre uma tentação em nossas instituições, na vida das comunidades e das famílias, na vida da Igreja. Não podemos esquecer o principal, desviando-nos para coisas secundárias e marginais. Às vezes, se briga por uma bobagem, um detalhe, uma coisa pequena. Às vezes, se julga uma pessoa por um deslize, esquecendo-se toda uma vida de doação e serviço. Está na hora de a gente parar de “coar mosquito e engolir camelo”.

Vocês deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mt 23, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Está escrito na Carta do teu apóstolo Pedro: “Acima de tudo, cultivem, com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados” (1 Pr 4,8). É isso mesmo, Senhor. Precisamos viver com confiança, com esperança. A graça de Deus é tão grande e nos abraça de maneira tão generosa... Não precisamos ficar agarrados a picuinhas e casuísmos que nos desviem do principal, do fundamental. Como tu disseste, fundamental na Lei é a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em seu momento de oração, peça ao Senhor que lhe dê um coração, como o de Jesus, misericordioso com os pecadores, compreensivo com os que erram, centrado na caridade que é o centro da Lei de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



31 comentários:

  1. Transformar nosso coração de juiz em coração de Pai 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Viver pisando em ovos ou nas nuvens para não machucar ninguém, pois cada pessoa é única e TODOS merecem a salvação que vem do Pai, como graça e pura m8sericordia.Obrigado

      Excluir
  2. As leis são feitas para os ignorantes?Ou ela serve para orientar? Não irmão;diante do mundo material aos velhos homens era visto como critério social.mais ao nosso Mentor existe combinados, acordos que devem ser atualizados constatimente.Naquele momento Jesus Cristo teve que desafiar os fardos postos sobre seus amigos, mostrande que entre,uma instituição humanizado não existe espaço para exploração.Aqui os nossos sábado são sagrados.Sim.Quem é mais importante os dias ou o homens?Vexe!! Estou de saia justo!Quer passar por cima das leia Cara? Não.Meus objetivos são criar homens livres, desse tipo de fardo que o escraviza.Entre nós obeserva a lei é necessário, porém compredo que respeitar vidas está acima da lei.Nossa,Senhora que sabedoria é Mestre?Rrrss Vamos somos iguais:aqui vão algumas dicas para nossos combinados qualquer um pode seguir: fidelidade,justiça, misericórdia (AMOR),que chata esses critérios!Então,tudo bem! Sigam os fardos imposto e vejam qual será o libertador? Você é perfeito Jesus, isso mesmo só o em pensar que os impostos será acabado,ufff! Não.Vamos comprir com nossos deveres, agora entrega total,entre nós fará o mundo o lugar de todos.Sejamos fies ao projeto de Jesus Cristo já que não há outra mais eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei natural está gravada em nosso coração. A lei de Deus veio ao Socorro de nosso pecado. A lei dos homens para um convivência saudável e harmônica na sociedade. Antes...olho por olho.. hoje, amor com amor se paga, disse Jesus!

      Excluir
  3. Amém! Louvado seja Deus! É verdade Padre João! Muitas vezes as picuinhas tomam uma forma disfarçada de demonstrar uma falsa ideia da realidade! Eu me vejo agindo assim nas minhas atitudes e palavras! É horrível reconhecer tamanha fragilidade! Mas é preciso identificar quantos camelos estou engolindo diariamente! Obrigada por me fazer enxergar esta verdade! Quiçá aprenda com ela e mude meu jeito de viver! Deus o abençoe imensamente! Suplico sua bênção e suas orações por mim e por toda minha família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrar do joio e do trigo, step by step mais trigo e menos joio, pois é assim desde que conhecemos o pecado!

      Excluir
  4. Fidelidade, misericórdia e justiça é só o que queres de nós!
    Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a busca incessante da santidade é a meta!

      Excluir
  5. Muito boa as suas reflexões, Pe. João! Simples e de fácil entendimento, assim como o nosso mestre Jesus! Que Ele abençoe e proteja a sua vocação, o seu sacerdócio. Que M. Sra.te cubra com o seu manto sagrado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada qual pm seu cada qual, mas às vezes descobrimos que alguém é diferente, único, pois é assim que DEUS quer uma pessoa nova renovada que cumpra seu mister. E O padre faz isso muitíssimo vem...oxalá mais operários bons pra nesse.

      Excluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bença e suas orações por mim e minha família amém 🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, padre e a todos.
    Então, que tentemos ser fiéis, justos e misericordiosos, com a graça de nosso bom Deus. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, que Bela reflexão, obrigado Padre pelas meditações, que Deus continue abençoando sua Missão tão linda que é EVANGELIZAR.Senhor, que eu não perca tempo com coisas sem valor e que eu seja Misericórdioso com meus irmãos, assim como o Sr é Misericórdioso com todos, daí me meu Jesus o coração igual ao teu.🙇‍♀️🙏🙏🤝

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre sua benção peço oração por mim pelo mundo inteiro Jesus fazei o meu coração semelhante ao vosso

    ResponderExcluir
  10. Senhor ajuda_me te um coração igual o teu senhor bondoso generoso com o próximo a senhor tenho muito oque aprente contigo ó pai transforma esse coração em um coração misericordioso 👏🙌

    ResponderExcluir
  11. Sua benção, padre, sua forma de comentar a palavra de Deus é muito dinâmica e muito clara e objetiva. Gostei muito, que o Espírito Santo o ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  12. Glaucia Del Puppo25/8/20 08:15

    Amém Padre. Deus seja Louvado

    ResponderExcluir
  13. Que Deus nos dê o dom da sabedoria e entendimento para cumprir o que Jesus mais quer e todos nós cristãos:fidelidade, justiça e misericordia.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos!
    Dai-me Senhor um coração humilde e misericordioso! Que eu deixe de coar mosquitos e engolir camelôs!!!
    Amém.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Que possamos caminhar com Fé e esperança sem nunca desanimar...
    Senhor Jesus, o que queres de nós é justiça, misericórdia e fidelidade fundamental na Lei.
    SENHOR, em meu momento de oração, dá-me um coração como o de JESUS, misericordioso, com os pecadores, compreensivo com os que erram centrado na caridade que é o centro da Lei de Deus .
    Louvado seja o teu Santo nome hoje e sempre, Senhor.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre, como sempre, suas reflexões só me ensina a cada dia, que ñ disanimemos, temos que acreditar sempre que a misericórdia de Deus é mior que tudo...

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos Que Deus nos abençoe hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  19. JESUS crítica e condena os líderes religiosos que sustentam um sistema formalista e hipócrita, eles não consideram o reino de Deus como Dom ,nem respeitam a liberdade dos filhos de Deus ,tal sistema impede de entrar no reino, pois não leva a conversão mais a perversão e destrói o verdadeiro espírito das escrituras .chegando a matar até mesmo os enviados de Deus .Jesus mostra que a religião formalista e jurídica não é meio de salvação mas produz pratica escravizadora portanto é frontalmente oposta aquela quedeve ser vivida por qualquer comunidade cristã

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde à todos. Que JESUS Cristo nos dê a sabedoria para viver o Evangelio com todo fervor! Obrigado Padre João Carlos pelas palavras e nos ensinando a palavra de Jeus Cristo. AMÉM

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde padre João Carlos
    um final de dia abençoado e uma noite iluminada e protegido pelo manto sagrado de nossa senhora 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,acrescente toda a graça,para que em todas as coisas, tudo o que é necessário
    transbordem boa obras.
    Quem examina cada questão com cuidado prospera.
    E é feliz aquele confia no senhor.
    Possa encontrar paz, esperança e alegria,pela direção da tua palavra.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  22. Pai rico em misericórdia, eu LHE agradeço por essa semana de oração pelos leigos e leigas. Contudo, me ajude viver unido ao meu DIVINO MESTRE. Me ajude conhecer, viver e ensinar o VOSSO santo evangelho. Me ajude alcançar a glória eterna. Me ajude ter fé, esperança e animação. Me ajude fazer boas ações. Me ajude evitar o pecado da hipocrisia, da cobiça e da desonestidade. Me ajude ser justo, misericordioso e fiel. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Padre João Carlos e que o Espírito Santo nos abençoe e nos de um Coração Manso e Humilde e que possamos Sempre ter o Amor maior para com tudo e Todos.

    ResponderExcluir
  24. Vivendo ,hoje é aprendendo mais , pra viver ,na santidade, a Missericordia, divina.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS