PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELES DEIXARAM TUDO

ELES DEIXARAM TUDO


Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber? (Mt 19, 27)


18 de agosto de 2020.



Ontem, nos foi apresentada aquela história do jovem que não aceitou o convite do Mestre. O jovem rico foi um mau exemplo de seguidor de Jesus. Ele não renunciou a nada. Um sujeito que amava mais o seu dinheiro do que o Reino de Deus. Tinha mais confiança nos seus bens do que na palavra do Senhor. Preferiu a segurança do seu status à aventura do seguimento de Jesus. Um mau exemplo. 


Pedro e seus companheiros representam um bom exemplo de seguidores de Jesus. Eles deixaram tudo. Eles colocaram o Reino de Deus em primeiro lugar. Largaram sua organização de pesca, seus barcos, sua profissão, suas famílias, a segurança de suas casas e puseram-se a caminho com Jesus. Colocaram sua confiança em Deus e aceitaram o desafio do seguimento. Um bom exemplo.

É, o amor exige renúncia. E pelo tamanho da renúncia se diz o quanto se ama. A jovem esposa acompanha o marido que foi transferido para um estado muito distante. Fica longe de tudo o que ela conhece e ama: seus pais, seus amigos, sua terra. Renuncia muito, porque ama muito. O pai, por causa dos filhos, de bom grado não frequenta mais as rodas de amigos no bar da esquina. Renuncia a boa conversa, regada a uma cervejinha gelada, para estar com os filhos, para brincar com eles, para sair com eles. Renuncia muito, porque ama muito. Aquela outra já não está podendo mais ir a uma festa, fazer as viagens que fazia. Fica tomando conta da mãezinha idosa. Renuncia muito, porque ama muito.

O jovem rico amava pouco. Não deixou nada. Não abriu mão do seu dinheiro. Foi-se embora, entristecido. Fracassou o aprendiz de seguidor de Jesus. O jovem Francisco de Assis também era rico, de família importante, estudado, culto. Sentiu no coração um amor imenso por Jesus crucificado e pelos pobres que encarnavam o seu sofrimento. Renunciou seu prestígio, suas riquezas, seu título de nobreza. Fez-se um seguidor do Mestre pelos caminhos da pobreza e da oração. Pelo tamanho da renúncia se sabe o tamanho do amor.

Pedro e seus companheiros que deixaram tudo fizeram uma pergunta a Jesus: “O que nós vamos ganhar com isso?” A resposta de Jesus foi maravilhosa: ‘Nessa vida, cem vezes mais do que deixaram. E na outra, a vida eterna’. Deus não se deixa vencer em generosidade. Você oferece 10, ele devolve 100. 

E você, tem sido generoso(a) com Deus? Tem confiado mais nele do que nos seus trocados? Tem renunciado alguma coisa para não faltar à missa, para fazer seu momento diário de oração, para observar os seus mandamentos? Pelo tamanho de sua renúncia se sabe o tamanho do seu amor por ele.

Guardando a mensagem

Aquele jovem se apresentou a Jesus, disposto a fazer alguma coisa para ganhar a vida eterna. Jesus viu sua boa vontade e o convidou a deixar tudo para o seguir em completo despojamento. No apego aos seus bens e à segurança de suas posses, ele não foi capaz de renunciar tudo e seguir Jesus. Pedro e seus companheiros também receberam o mesmo convite. Em resposta, eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Vão ficar sem nada? Jesus garantiu: ‘vão receber cem vezes mais e a herança da vida eterna’. Amor sempre pede renúncia. Uma boa dica pra você avaliar seu amor a Jesus.

Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber? (Mt 19, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Sempre nos vem à lembrança a pergunta que fizeste a Pedro: ‘Simão, tu me amas?’ Pedro, mesmo tendo fraquejado nos dias de tua paixão, te amava muito. E sofreu muito por não ter sido fiel cem por cento, como deveria. Certamente, isso lhe deu mais condições de compreender os seus irmãos e irmãs, em suas fragilidades e deslizes. E porque te amava tanto – deixou tudo para te seguir- , deste a ele a responsabilidade de cuidar do teu rebanho. Senhor, que o nosso amor por ti se comprove nas provações, nas dificuldades e nas horas em que seguir-te signifique renunciar alguma coisa ou muitas coisas. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nesta Semana da Vocação à Vida Consagrada, reze pelos irmãos e irmãs das Congregações e Ordens Religiosas e pelos consagrados nos Institutos Seculares e nas novas comunidades. Reze pelas vocações à vida religiosa consagrada. 

A gente se encontra, às 21:30h, na Live da Oração da noite nas redes sociais (Youtube, Facebook e Periscopio do Twitter).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




23 comentários:

  1. Escolher a melhor parte ter um mentor,seguir alguém e quando assunto é renuncia requer bastante desejo, mudança de comportamento, ideologia,entrega total ao caminho escolhido.Meu amigo modou, porquê não nós visita mais?Seguir Jesus não é abandonar tudo é ter uma vida plena sintonia maturidade paciência para àqueles que ainda não tiveram forças pra aderirem ao projeto vivico de transformação social.Devemos sim manter as nossas amizades com os olhos diferentes midiante as antigas Vida,pois cada um têm seu tempo,abidicar de um hábito nocivo é mudar literalmente, desbloquear nosso desempenho no mundo que Deus criou para a plenitude.Sejamos plenos como Jesus foi, destemido,parciente sem preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia paz e bem!
    Quero louvar e agradecer pela palavra de Deus,pois ela traz paz e alegria ao meu coração.
    Que o Deus da vida continue abençoando o Padre João Carlos e sua vocação.
    Um grande abraço, um ótimo dia repleto de alegria, pois alegria é um sinal da presença de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre a sua benção muito linda a meditação

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos agradeço por estar recebendo esta meditação minha vida mudou muito agradeço ao Senhor e ao Deus todo poderoso a paz para todos. Que Deus te proteja sempre e te abençoe para nós receber está meditação que faz muito bem a nossa mente e a nossa alma Obrigado Padre João Carlos Só tenho que agradecer. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos somos 3 dentro de uma casa só quem reza é eu e meu filho. Eu me chamo Eliane Maria e meu filho se chama moabson Oliveira ele tem 6 anos. Consegui Padre fazer ele rezar comigo todos os dias agora só tá faltando o meu esposo joabson Oliveira mas vou conseguir por quê Vou mandar a meditação para ele escutar obrigado padre por tudo só tenho que agradeçer...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia adoro as sua medição. Quando eu leu me sinto que to indo no caminho certo de Jesus. As vez agente que fazer alguma coisa que desagrada a deus. Ai gente lembra que lemos na meditação. Que nao pode . Padre deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA na paz do SENHOR, obrigada pela meditação que todos os dias nos envia para nos fortalecer em nossa FÉ e em nossa caminhada. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  8. Paz e Bem a todos a sua bênção Pé João Carlos ótimo dia a todos Taubate SP

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre a todos,, fiquem com Deus AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre joao carlos sua bença. E que deus possa esta ti abençoando e fortalecendo na fe acada dia nessa caminhada a paz do senhor jesus

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, que Deus e Nossa Senhora Aparecida te abençoa eternamente. Hoje peço em oração em especial a minha só tinha de 7 meses Sara que foi diagnosticada com um probleminha na cabeça e será necessário usar um capacete para correção, seus pais Ewerton e Fernanda estão muitos tristes que Deus o conforte e direciona essa tristeza em paz, amor, carinho e que tudo seja passageiro...muito obrigado e tenha uma excelente Terça Feira...Amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos e Paulo, que Deus abençoe a todos nós!! Agradeço por todas as mensagens diárias muito aprendizado 🙏🏽🙌🏽

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos.Muito amor de DEUS e paz no seu coração...
    Grata pela MEDITAÇÃO diária e pela REFLEXÃO.
    Padre, o ser humano com sua fragilidade, muitos mergulham-se no mar da hipocrisia, da ambição exagerada da desonestidade e as migalhas que sobram não correspondem na autenticidade de caráter e beleza d'alma . O homem tem que ser humilde de coração e ser forte para seguir JESUS... Ajuda-nos, JESUS, a sermos teus seguidores pelos caminhos da Paz, da pobreza e da oração. Que o nosso amor por ti se comprove nas dificuldades, nas provações e na renúncia a muitas coisas...
    SENHOR JESUS, te peço pela vocações à vida religiosa consagrada. Que sejam tranquilos, fortalecidos na FÉ e no verdadeiro amor de DEUS...
    GLÓRIA A DEUS NO CÉU...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos nos dias atuais devido à tantas coisas o seguimento à Deus parece muito difícil mas a minha fé me mostra que Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai que sem Ele não chegaremos a lugar algum.Sua benção.

    ResponderExcluir
  15. Bomdia Jé suspeito abençoe todos com saúdepaz pra todos

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. A sua benção. Muito bonita a reflexão do evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  17. Gosto demais dos seus comentários. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Padre joão carlos, deus s e CD seu dia. Muito obgda pela messagem diárias do evangelho. 🙌🙌

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma tarde iluminada e abençoada OsenhorJesus,te proteja.
    🙌😇🌟🌟🌹
    Salvador preciso, é uma grande alegria ter ati como meu amigo.
    Tú conheces meus pensamentos,e meus sentimentos.
    O que você faz com um amigo, é bastante simples você fica junto dele.
    Agradeço porque tú és meu melhor e mais querido amigo.
    Tú me conheces melhor do que eu conheço a mim mesma.👏🙌😘😍🌹💕🐑

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Padre João Carlos e que o Senhor continue te abençoando e nos abençoando com suas palavras e agradeço de coração por estar recebendo. Tudo de BemBom pra você e suas Obras Sempre.🙏

    ResponderExcluir
  21. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me conceda a graça de evangelizar com sabedoria e humildade. Me conceda a graça de fugir do pecado do orgulho e da soberba. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de segui-Lo com amor. Me conceda a graça de fazer caridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela palavra do evangelho que nós ajudem muito e conforta o nosso coração que Deus lhe de muita força na sua caminhada paz e bem Deus te ilumine sempre amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS