PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS QUATRO REVELAÇÕES

AS QUATRO REVELAÇÕES


E Jesus foi transfigurado diante deles. O seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz (Mt 17, 2)


06 de agosto de 2020

Talvez você já tenha passado por isso. Você viajou com aquela pessoa ou a encontrou em algum lugar, mas não se deu conta quem realmente era, ou melhor, quão especial e socialmente importante era aquela pessoa. Já lhe aconteceu algo parecido? Podemos falar isso de pessoas prestigiadas, mas também de pessoas com quem a gente convive no dia-a-dia. Nem sempre, nos damos conta da grandeza moral daquele colega de trabalho, daquela liderança com quem convivemos ou até daquele pai ou mãe que temos. Um dia, mais tarde, ou já tarde, podemos, com surpresa, descobrir quão grande era aquela pessoa.

Os discípulos de Jesus andavam com ele. Conversavam, comiam, rezavam com ele. E, naquele momento, estavam sentindo o clima tenso ao redor dele. E ele mesmo falando em sofrimento, em morte. Eles estavam ficando tristes e apreensivos. Não estamos entendendo as coisas. Quem realmente é ele, o que ele quer? Um dia, alguns deles fizeram uma experiência muito especial: foram rezar com Jesus, na montanha, e o viram transfigurado, iluminado. Ficaram maravilhados. Foi como se de repente o véu caísse e eles vissem quem realmente era o Mestre que eles seguiam. Foi um momento de revelação, que encheu os seus corações de alegria e de júbilo.

O evangelho de hoje quer nos levar à montanha, para estarmos em oração com Jesus. E contando a cena da transfiguração, quer que também nós nos maravilhemos com a revelação de quem é Jesus. Nós o seguimos, nos batizamos em seu nome, nós o invocamos na oração, comungamos com ele... ele é alguém com quem convivemos, a quem queremos bem. Mas, talvez estejamos precisando dessa experiência da oração da montanha para contemplá-lo em toda a sua grandeza, em toda a sua glória.

A narração do evangelista de hoje, São Mateus, está construída sobre as histórias da revelação de Deus no monte Sinai. Lá, no livro do Êxodo, capítulo 19, Moisés sobe a montanha do Sinai acompanhado de algumas lideranças. Vai encontrar Deus e receber dele a Lei para o seu povo. Como Moisés, Jesus sobe a montanha, com três discípulos. É a primeira revelação: JESUS É O NOVO MOISÉS, O LEGISLADOR DO REINO DE DEUS.

Na história do Sinai, quando Moisés desceu da montanha, estava com o rosto todo iluminado, o povo nem conseguia fita-lo. Os discípulos veem Jesus transfigurado, o rosto como sol, as roupas iluminadas. E ele conversando com Moisés e Elias. Estes dois homens de Deus de séculos passados eram tidos como representantes das Escrituras do antigo povo de Deus, que as descreviam como a Lei e os Profetas. A Palavra da Deus ilumina a pessoa de Jesus, nos diz quem é ele. É a segunda revelação: JESUS É O ENVIADO DE DEUS, O PROMETIDO NAS ESCRITURAS.

No Sinai, Deus falava a Moisés do meio de uma nuvem. Os discípulos viram-se no meio de uma nuvem e ouviram a voz de Deus: Este é o meu filho amado. Escutem-no! Deus mesmo lhes diz quem é Jesus. É a terceira revelação: JESUS É O FILHO AMADO DE DEUS. Ele o deu para nossa salvação.

O povo antigo recebeu a Lei de Deus na Montanha do Sinai. Todo dia, na oração em que recitavam os 10 mandamentos, o povo de Deus começava com as palavras “Shemá, Israel... Ouve, Israel”. Deus diz aos discípulos que ouçam Jesus. Escutem-no! É a quarta revelação: JESUS NÃO É SÓ PORTADOR DE UMA MENSAGEM DE DEUS, ELE É A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS. Precisamos escutá-lo. São João escreveu, no seu evangelho, que ele era o Verbo, a palavra, que se fez carne.

Guardando a mensagem

Na montanha, em oração, os três discípulos receberam uma revelação sobre quem é Jesus: Ele é o novo Moisés, que nos trouxe a Lei de Deus; Ele é o enviado, o prometido das Escrituras; Ele é o Filho amado de Deus; Ele é a própria palavra do Senhor, a comunicação perfeita de Deus a nós. Diante dessa revelação divina sobre quem é Jesus, aos discípulos cabe acolhê-lo, ouvi-lo, segui-lo. Esse momento de céu foi uma força para os discípulos que estavam apreensivos com o clima que precedeu a paixão de Jesus. A orientação que receberam foi de não contar nada a ninguém, até que ele ressuscitasse dos mortos. A ressurreição é a condição divina, gloriosa, vitoriosa de Jesus, o filho de Deus, sobre o pecado, o mal e a morte. 

E Jesus foi transfigurado diante deles. O seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz (Mt 17, 2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje, temos a oportunidade de tomar contato com este belo testemunho sobre a tua pessoa. Tu és o novo Moisés. Como ele, edificas o povo de Deus sobre o evangelho do Reino. Tu és o Messias, o enviado, a realização das promessas de Deus nas Escrituras. Tu és o filho de Deus, filho amado que o Pai enviou ao mundo para nossa salvação. Tu és a própria comunicação de Deus às suas criaturas e aos seus filhos. Dá-nos, Senhor, a graça de verdadeiramente nos deixar maravilhar por esta revelação de tua pessoa. Que pela graça do teu Santo Espírito, esse conhecimento da fé encha nossa vida de sentido e de alegria, para enfrentarmos o dia-a-dia com um novo olhar, com nova disposição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Jesus pode ser uma pessoa com quem você fala todo dia e não se dá conta de sua grandeza, de sua identidade divina. Contemple Jesus na cruz e fique imaginando esta cena da transfiguração.

Pe. João Carlos Ribeiro,sdb

29 comentários:

  1. Anônimo6/8/20 08:26

    Bom dia Padre João Carlos.
    Que Deus seja sempre o cento de tudo em sua caminhada pela vida à fora.
    JESUS É O FILHO AMADO DEUS. ELE O DEU PARA NOSSA SALVAÇÃO.
    Padre João Carlos, tenha uma quinta-feira iluminada por Deus e amparada por JESUS CRISTO, com Paz, Luz e muito AMOR.
    Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus pela vida e vocação do padre João Carlos. Seja sempre iluminando nas reflexões.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos tenha um dia repleto desta paz de DEUS que o sr. nos traz, muito obrigada por esta meditação,que só o sr. explica-nos tão maravilhosamente bem. conte sempre com nossas orações e o nosso carinho por aqui. sua bênção

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre! Peço orações pelo filho de um amigo, que está com pensamentos suicidas. Gratidão pela reflexão que o Sr traz todos os dias aos nossos lares

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pé João Carlos a sua bênção que sejamos transfigurados pela luz de Cristo Jesus tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro Deus abençoe a todos Francisco

    ResponderExcluir
  6. A essência de jesus é há todo momento uma transfiguração do rosto de Deus na na condição humana,suas ações são diferentes das visitas antes,seus amigos também percebiam sua divinida; hoje sendo revelado no evangelho para manter as ordem dos fatos.Um homem quando está com elo com Deus é transfigurado,se tivermos os olhos atentos encontramos pessaos com semelhança aquela transfiguração, que Jesus passou.Somos convidados há observar com mais atenção aos nossos irmãos,colegas.Assim faremos juntas um mundo de transformação onde todos podem aceitar a mudança de mentalidade como uma ação do Espírito Santo agindo e nos transformando em pessoas diferentes,novas.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, Deus seja louvado por essa reflexão tão linda.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia estou muito feliz em fazer parte dessa família tudo tem o seu dia obg ( SENHOR )

    ResponderExcluir
  9. Amem.Tenho repassado para 10 grupos diariamente,suas meditações.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado e nossa senhora cubra com seu manto sagrado.
    O senhor é essa pessoa iluminada que papai do céu colocou na minha vida, eu tenho certeza meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que o teu amor seja aperfeiçoado em mim.
    Senhor, Tú vieste a terra para dar a tua vida como resgate por
    todos nós não há agradecimentos, suficiente,mas podemos aceitar o teu presente de salvação.
    Sou profundamente grata pôr te lo perto de mim e também pô dás
    cada passo da minha jornada.
    Acolhe me te amo 🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  11. Sirlene Bragança Dias6/8/20 10:09

    Amo ouvir a palavra de Deus todos os dias, obrigada padre João Carlos.Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, padre João Carlos. Agradeço a bela homilia de hoje. Que presente de Deus!
    Que o Senhor Jesus o abençoe e o ilumine sempre com sua abundante graça para que, continuamente, nos revele a Palavra de Deus de forma tão simples e admirável, pois a "Semente" bem preparada germina melhor em nosso coração. Que estejamos sempre receptivos para que esta semente-palavra transfigurada, com a graça do Pai, produza muitos frutos.

    ResponderExcluir
  13. Que a luz do bem amado do Pai, Jesus, nos fortaleça na fé e renove os nossos corações no seguimento das santas Palavras de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Sua benção padre Carlos amei areflxicao é a primeira vez gue vejo espero encontrá-lo mas vêzes bom dia

    ResponderExcluir
  15. Amem linda palavra de Deus

    ResponderExcluir
  16. Amem linda palavra de Deus

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada Padre João Carlos,que narração belíssima enche nossos corações de amor in condiciona a nosso Jesus Cristo, estou muito feliz em poder ter a palavra do evangélico em minha vida- vilmajoao30@.com- se poder mande para mim a novena do DIA. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra .

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos seja louvado...

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos seja louvado...

    ResponderExcluir
  21. Obrigado padre João Carlos wue Deus te abençoe sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite... gosto muito de suas mensagens. Conheci-o através do Pe. Guimarães, de Mossoró. Ele é meu primo. É quem me envia a meditação diariamente. Gostaria de receber aqui no meu zap ou no meu e-mail: amavelmaria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Amo ouvir todos os dias o seu programa.Principalmente quando fala sobre o Colégio Salesiano .( lembro do meu amado pai, que foi interno lá.(foi um grande Amigo do Padre Belchior)Saudades !

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João Carlos a sua benção muito boa as suas medicações que Deus abençoe seu o nosso dia amém.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos, gostaria de receber diretamente no meu Whats sua meditação diária

    ResponderExcluir
  26. Muito bom Padre. Deus o aençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS