PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VER, OUVIR, ACOLHER

VER, OUVIR, ACOLHER


Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)

23 de julho de 2020.

O que será que eles estavam vendo e ouvindo? O que será que profetas e justos tanto desejaram ver e ouvir, e não conseguiram? Reposta: As coisas que estavam acontecendo com a presença de Jesus. O que Jesus estava anunciando: o Reino de Deus. O que eles estavam vendo? O Reino de Deus sendo inaugurando com a presença de Jesus. O que eles estavam ouvindo? A pregação do Evangelho do Reino.

E isso foi esperado por tanta gente, ao longo de séculos... Profetas e justos não conseguiram vê-lo. Mas, aquela gente estava presenciando o Reino de Deus que chegara. A boa notícia, o evangelho, é que o Reino chegou. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. Suas palavras, confirmadas por suas ações, estavam instaurando o reinado de Deus no meio do seu povo.

Como o povo do tempo de Jesus, nós também estamos tendo a chance de ver o Reino que está entre nós e de ouvir a pregação dessa boa notícia, o evangelho. E essa boa nova do Reino de Deus é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade ansiosamente estava esperando. É a presença e atuação do Messias que Israel acalentara em seus sonhos proféticos ao longo de séculos. É a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, bate à nossa porta. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, saúde, paz, perdão.

Não se pode ficar indiferente diante desse anúncio da chegada do Reino. Essa boa nova nos pede uma resposta, nos propõe adesão, acolhida, conversão. Lembra o que Jesus falou? “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. Conversão é mudar o foco e o rumo da própria vida, sintonizando-a com o Reino. Crer é acolher Jesus e o seu anúncio do Reino de Deus. Trata-se, então, de acolher Jesus, porque afinal a Palavra fez-se gente, o verbo se fez carne.

Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Foi o que Jesus falou. Quem tiver ouvidos para ouvir. Significa que existe alguém que tem ouvidos, mas não escuta. Como ele disse, tem olhos, mas não vê. É que é possível não querer ouvir, não querer ver, rejeitar a boa notícia do Reino que chegou como salvação. Deus, que nos criou livres, respeita a nossa liberdade. O Reino não é uma imposição que nos anula, uma nova ordem que nos é imposta. Resta a liberdade da escolha ou da rejeição. Como diz o livro santo: “Diante de ti estão a vida e a morte. Escolhe!”. Ao amor de Deus manifesto em Cristo, só podemos responder com a fé e o amor. E não existe amor obrigado, adesão compulsória. Só na liberdade, a pessoa humana pode responder adequadamente à pregação do Reino.

Guardando a mensagem

O Reino de Deus está acontecendo, hoje, pela presença de Jesus evangelizando, consolando, instruindo, libertando as pessoas do mal. E ele age em sua Igreja, que anuncia como ele o Reino de Deus.  O Reino é um dom de Deus, que precisa ser acolhido. E o Reino está entre nós, fazendo-se árvore, como na história da semente de mostarda; fermentando o mundo com a fraternidade; sendo comunicado aos pobres e sofredores, como esperança e paz. Apesar da realidade tão dura e sofrida desta pandemia, que nossos olhos vejam a ação transformadora de Deus, hoje, em nossa história; que nossos ouvidos ouçam sua palavra que nos conforta e encoraja. "Eis que faço novas todas as coisas". O Reino está entre nós.

Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que os nossos olhos vejam a tua obra redentora em processo em nossa vida e em nossa história. Que os nossos ouvidos ouçam teu Evangelho a nos anunciar o tempo da graça e da reconciliação. Que nossos olhos contemplem, na fé, esse mistério maravilhoso de tua presença redentora entre nós. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão, pela qual acolhemos o reinado de Deus em nossa vida e em nossa história. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, anote pelo menos três coisas boas que você está enxergando nesse tempo de pandemia. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

33 comentários:

  1. Por que não vemos?A falta de fé? Permanecer na zona de conforto?Perder os previlegios?Talve,a dependência do sistema também nos cega, são tantas cousas, ainda existem os que aceitam as mudanças,com muita alegria tomados de sabedoria conseguem viverem unidos a Cristo preticado a justiça sem nenhuma vantagem,"felizes os que vêem,os vêem", isso mesmo! Pessoas de coração aberto copreende a pedágogia de jesus: Inovação vamos somos capazes tudo depende da aceitação,exestem dois grupos humanos;os de cegueira e de visão.Em que grupo nós estamos?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença meu nome é ornilda soares de areias as tres coisa padre vou falar e vou a gradese muito a meu pai por pode lê a palavra do senhor e escuta a palavra do senhor e a gradese também a minha santa luzia que sou devota que e protetora dos nossos olhos amém 🙌🙌🙌🙌 mande orações pra mim e minha família tenham um lindo dia hoge e sempre amém 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que olhar a ouvir e orar e vigiar e ter muita fe e oque todos mos precisamos

      Excluir
  3. Bom dia padre sou joselma quero sua bênção hoje ainda tem gente que não ouve a palavra de Deus,que Jesus nós conforte na fé na esperança no amor em Cristo Jesus amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que Jesus Cristo te proteja e te guies para conduzir suas ovelhas.🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, sem tua presença minha vida séria vazia e fútil.
    Lembra de que tu és o senhor maravilhoso que tem todas as respostas de que preciso.
    Quero que me ensine e me guies.
    Jesus preciso, pôr meios de tua vida,nós mostrar como sermos compassivos.
    Tú nos ensina alcançar o pobre,e dentes,o feridos.
    🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre! obrigado Jesus por nós dar tanta graça nesse momento tão difícil.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre, peço sua benção e sua orações para minha família.As três coisas boas que vejo nessa pandemia : Soliriedade, compaixão e a valorização da vida! Tudo isso veio para que não haja distinção de raça, classe ou cor Somos todos iguais perante a lei de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Bom Padre .
    Sua benção.
    Como é gratificante ouvir o evangelho todos os dias com o Sr.
    Meu nome é Débora .
    Sou de Cachoeiro de Itapemirim ES.

    ResponderExcluir
  8. Um evangelho bem explicado nós ensina e ilumina a vida da gente ...Um bom dia e a sua bênção padre João

    ResponderExcluir
  9. Nós abençoe Pe.João Carlos, as tres coisas boas que agradeço à Deus (primeira)meu marido começou rezar o terço diariamente...(segunda)tem muita pessoas se voltando para Deus...(terceira)a piedade está de volta ao coração e ação de muitos...Que o Bom Deus continue nos abençoando...Reze por nós e que Deus lhe abençoe...e que a Virgem Santíssima esteja conosco em cada decisão..
    Um forte abraço com as bênçãos de Deus...

    ResponderExcluir
  10. Que Deus continue abençoando nossas vidas,nos proporcionando a cada dia mais o ver o sentir e o acolher de sua graças...Deus seja louvado sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado sempre em nossas vidas amém

      Excluir
  11. Bom dia Padre João Carlos . Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento dando-lhe força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida.
    Linda mensagem que nos transmite a MEDITAÇÃO E a REFLEXÃO do Evangelho de hoje : ver, ouvir, acolher
    Senhor Jesus, que nossos olhos vejam a tua obra redentora em nossa vida e em nossa história. Que nossos ouvidos ouçam teu Evangelho a nós anunciar o tempo da graça e da reconciliação. Que nosso olhos contemplem, na fé, a tua presença redentora entre nós.
    Dá-nos, Senhor, a graça da conversão, pela qual acolhemos o Reino de Deus em nossa vida e em nossa história.
    Abençoa, Senhor, nosso BRASIL e mundo inteiro , a humanidade agradece do fundo do coração.
    Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  13. Senhor proteja e cure nosso presidente. Senhor proteja e ilumine os caminhos de meus filhos noras e netos. Gratidão Senhor por tudo q me destes em minha vida e na vida de meus filhos e netos. Amém

    ResponderExcluir
  14. Senhor proteja e cure nosso presidente. Senhor proteja e ilumine os caminhos de meus filhos noras e netos. Gratidão Senhor por tudo q me destes em minha vida e na vida de meus filhos e netos. Amém

    ResponderExcluir
  15. Obrigada padre João, Carlos, por nos abrir os olhos e ouvidos, com sua sabedoria.
    Realmente Deus escolhe os mais simples, para revelar os seus segredos, e o senhor é um desses.
    Sua bênção. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos Obrigado pelas lindas palavras de hoje e que Deus esteja presente em nossas vidas hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre. Peço sua bênção para o José Antônio Braga, João Silvino, Antônio Silvino, minha família, parentes, amigos, todos os enfermes, pra Saúde, a Humanidade toda e o fim do Corana Vírus. Livra-nos de tudo de ruim e saímos muita saúde e vida longa com qualidade. Amém!🙏

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Senhor pelo vosso amor por nós, te louvor meu Senhor e meu Deus hoje e sempre. Amém?

    ResponderExcluir
  19. BOM DIA!!! padre João Carlos, gratidão por ser este presente de DEUS em nossa vida, nos abençoando e nos ajudando a caminhar com mais Fé. fique com nosso carinho e nossas orações por aqui. abraços de todos nós.

    ResponderExcluir
  20. Oração por minha família peço conversão para meus filhos pela saúde de Jéssica

    ResponderExcluir
  21. Não estou conseguindo ouvir

    ResponderExcluir
  22. Hoje eu sou uma nova criatura depois que passei a fazer parte dessas leituras

    ResponderExcluir
  23. Amém padre que deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  24. Neste tempo nasci de novo, faço voluntariado,ajudo os meus irmãos, mas ajudo me a crescer como pessoa e acima de tudo a crescer espiritualmente 🙏🙏🙏🔥🔥🔥 às meditação do Padre João Carlos, é uma ajuda diária 🙏🙏🙏❤️❤️❤️ bendito seja Deus 🙏🙏🙏 que Deus o abençoe sempre na sua missão Sr Padre João Carlos 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Toda ajuda espiritual nesse momento a de pandemia gratificante .obrigada por Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Pe JOÃO Carlos ouvir suas mensagens me faz bem !sou fa desuas músicas tambem que o sr Deus nos conforte neste periodo dificil ; a fe e nosso alimento perfeito eu sou de Caruaru PE

      Excluir
  26. Boa noite a sua benção padre tô observando sim coisas boas nesse tempo difícil consigo estar mais em contato com nosso Deus consigo ficar mais tempo com meus filhos quase não ficava
    Pessoas me pedem pra ensiná-las a rezar agora posso perguntar q dia e qual horário antes não tinha tempo
    Acho q o Sr ta nos fazendo viver tdo q ele nos alertava desde nossa infância atraves da palavra
    Entre pro seu quarto e ora
    Confiemos no Sr
    Tmb vejo a providência gloria a Deus
    Pequena humanamente falando mas mto confiante amém

    ResponderExcluir
  27. Benca. Padre. Bom. Dia o meu comentario e. Sobre. A palavra. Por me emcina ea enteder mas. E. Agradecer p0r ter o previlegio de receber todos os dias peco oracao pelos essa pandemia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS