PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O FERMENTO NA MASSA

O FERMENTO NA MASSA


O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Mt 13, 33)

27 de julho de 2020. 

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo. Uma coisa forte, visível, que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, vêm em nossa imaginação os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia. 

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, nasce, cresce e produz frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que se torna um belo arbusto. É como uma bela plantação, onde o inimigo semeou o joio. Só pra ficar nas comparações na área da agricultura. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo. 

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus. 

Uma primeira indicação é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequenininho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos lançados na terra. 

Uma segunda afirmação é a seguinte: O Reino não é obra nossa, é obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Mesmo que seja o agricultor a plantar a semente, a germinação é um segredo do Criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação. 

Uma terceira afirmação é esta: o Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas, cuja farinha nos fornecerá um delicioso pão. O grão de mostarda será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor. 

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. 

Guardando a mensagem 

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, Deus está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino já está entre nós. Enfim, na colheita do que plantarmos, o Reino aparecerá pleno, surpreendente. 

O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Mt 13, 33) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Tu estás entre nós, estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

No seu caderno espiritual, escreva uma oração começando com o que rezamos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso reino”. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. O Reino do céu está acontecendo ?♥️ Na medida em que aceitamos a verdadeira essência da vida eterna.O Evangelho vai crescendo mais,as vidas se transformam tudo muda, diante da mudança é percebido a necessidade de ir acrescentando outras pessoas que na caminhada vão se adequando ao modelo surgerido por Jesus Cristo.A figura da mulher mais uma vez é citado para compartilhar a palavra encontrada nas escrituras:As mãos santas delas fazem uma junção de deferentes ingredientes"pessoas*e dará um resultado surpreendente! Construir é o ato constate utilizado por proceJesus.No processo evolutivo da Vida em comunhão, ele cita palavras de motivadora;" Reino do céu já está entre vós". Nesse momento nós ja sabemos da vida eterna e da presença do Santo Espírito de Deus está no nosso meio.Justiça e paz se encontrarão somos nós que devemos exertar continuamente dentro da sociedade o dispertar da germinação desses sentimentos esseciais,na pequenas ações que encontramos resultado, pois a semente de mortarda que é apresentado nas palavras Santas de jesus simboliza pequenas ações que podem transformar o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João a paz de de Jesus e maria

      Excluir
    2. Verdade, o Reino de Deus, na nossa vida, o construimos com a nossa vivência pelo bem comum, cumprindo os mandamentos e rezando muito pelos nossos inimigos e pela conversão dos pecadores, inclusive eu. Sua bênção Padre João Carlos!

      Excluir
  2. Muito boa a reflexão. Nos ajudando na compreensão do mistério do reino de Deus. É preciso acreditar na força da semente e do poder do fermento.

    ResponderExcluir
  3. Seguindo as parabolas de jesus com sabedoria com fé conseguimos entender seus ensinamentos e seguir adiante Amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença a paz e a saúde pra todos nós

    ResponderExcluir
  5. Amém. Louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio27/7/20 08:12

    Que nossas sementes sejam plantadas consistentemente a fim de obtermos o maior dos frutos: o Reino Celestial.

    ResponderExcluir
  7. Já penso que,como seria o paraíso se fossemos todos obedientes:Ñ roubando, ñ matamos, não mentimos, não invejamo,não fizéssemos nem um tipo de desobediência q prejudicasse o próximo, como o mundo seria melhor. Ñ íamos precisar de presídio, e,em vez de guerra seria só paz,alegria e muito Amor. Como seria bom. AMÉM!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos.
    Que o DEUS misericordioso nos abençoe, nos proteja de todo mal, nos dê sabedoria, Força, coragem, fé e uma
    Linda semana...
    SENHOR, o Reino que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, nos guiando no caminho da justiça e da Paz.
    Jesus, abençoa Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. louvado seja Deus hoje e sempre amém!

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja o nome de Jesus amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada
    E a proteção de Deus esteja presente em sua vida 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor venha a nós o vosso reino
    Essa é minha esperança e meu anseio.
    Que eu viva para fazer algo grandioso para ti,da tua santidade e pureza, honrar e amar meus irmãos, cada um do seu jeito e fazer o bem.
    Aquele que crê em ti viverão contigo para sempre no céu, alí não haverá mais morte,nem tristeza,nem choro e nem dor.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus venha a nos o vosso reino. Dá Senhor a paz em nosso pais,protege Senhor aqueles que estão no leito de um hospital lutando contra esta terrível pandemia. Obrigada Senhor pela cura do nosso presidente e proteja minha familia. Amém

    ResponderExcluir
  13. Amém, louvado seja o nome de Jesus hoje e sempre amém.

    Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  14. Senhor, continue abencoando, o Padre João Carlos, todos envolvidos no tratamento da convid 19, pelos enfermos, presidiários, e doentes químicos.
    Por toda a sua equipe.
    Pela.minha família, uma excelente semana na presença de Deus vivo.
    Pedro Souza.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Venha a nós o Vosso Reino, o Vosso Amor e os Dons do Espírito Santo. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Amém prá sempre seja louvado!!

    ResponderExcluir
  17. Seja feita a vossa vontade! Amém!

    ResponderExcluir
  18. Seja feita a vossa vontade! Amém!

    ResponderExcluir
  19. Pai,venha a nòs o teu reino é nòs livre de todo mal.Amėm

    ResponderExcluir
  20. Este padre é de Qual paróquia?

    ResponderExcluir
  21. Ó Pai, Santo, Deus do Céu, Senhor da terra, eu LHE agradeço por todos os amigos e amigas do facebook. Todavia, me ensine obedecê-Lo. Me ensine fugir do pecado da soberba, da maldade e da idolatria. Me ensine ouvir, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine viver unido a SANTÍSSMA TRINDADE. Me ensine honrá-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo com amor. Me ensine trabalhar na construção do VOSSO REINO. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Pai, venha a nós o vosso reino, abraçando seus filhos atribulados! Sua benção padre João Carlos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS