PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARTA E O CAMINHO DA FÉ

MARTA E O CAMINHO DA FÉ


Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa ( Jo 11, 20).


29 de julho de 2020

Na Igreja, hoje estamos festejando a discípula de Jesus de nome Marta. Marta é a figura de uma cristã cheia de fé, especialmente nos momentos de maior dificuldade e sofrimento. O caminho de fé de Marta é o caminho de fé da comunidade cristã e de cada um de nós.

Marta - você lembra dela - é a irmã de Maria e de Lázaro, amigos de Jesus que moravam em Betânia. Maria é aquela que ficou sentada aos pés de Jesus, escutando seu ensinamento, enquanto Marta ocupava-se dos afazeres da casa, lembra?! Na cena de hoje, Marta foi ao encontro de Jesus quando ele estava chegando e Maria ficou em casa, sentada. 



Bom, tinha acontecido uma coisa muito triste. Lázaro tinha morrido. Elas, suas irmãs, tinham mandado chamar Jesus quando ele ainda estava gravemente enfermo. Mas, Jesus não apareceu. Quando ele veio chegar, Lázaro já estava morto há quatro dias. A cena é essa: Jesus está chegando... Marta vai ao encontro dele, antes dele visitar o túmulo do amigo.

Vamos prestar atenção nas quatro coisas que Marta disse a Jesus:

A primeira palavra de Marta foi essa: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Na verdade, isso é uma queixa, porque Jesus demorou a ir ver o seu amigo. Elas contavam que Jesus o curasse da doença. Nós também passamos por momentos de muita dificuldade. Clamamos por Deus. Às vezes, parece que ele não vem nos socorrer. Nossa oração toma então um tom de reclamação.

Vamos à segunda palavra de Marta: “Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Uma palavra que mostra sua confiança no poder de Deus que opera em Jesus. Seu coração está aberto à ação de Deus. Mesmo não sendo prontamente atendidos como pretendíamos, manifestamos ao Senhor nossa confiança. Confiamos nele. Não entendemos os seus planos, mas confiamos nele.

A terceira palavra de Marta no diálogo com Jesus foi essa: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Ela tem a crença que boa parte do seu povo tem: no último dia, haverá a ressurreição dos mortos. Sabe que Deus agirá no tempo dele. Nós também temos uma fé como a de Marta. Acreditamos que Deus é Senhor de tudo e, lá no fim da história, vai realizar todas as suas promessas.

A quarta e última palavra de Marta foi impressionante. “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. É uma bela afirmação de sua fé. Reconhece que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o prometido. Ela está dizendo que crê em Jesus que está ali presente, a revelação plena do Pai. Jesus tinha lhe dito: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”. Ela confessa sua fé em Jesus, que está ali diante dela. O dom de Deus é não só para o final de nossa jornada. O dom de Deus, em Cristo, é já para hoje. Ele é a ressurreição e a vida.


Marta fez o caminho da fé, os quatro passos. Está pronta para o sinal da ressurreição do seu irmão Lázaro.

Guardando a mensagem 

Marta é uma discípula de Jesus. O seu caminho de fé é também o caminho de cada cristão, o nosso caminho. No seu caminho de fé, ela deu quatro passos no seu encontro com Jesus: passou da queixa para a confiança nele; e de uma fé genérica para uma fé pessoal em Jesus Salvador. Que bom que você possa percorrer esse mesmo itinerário: da queixa passar à confiança em Jesus; da fé genérica passar para uma adesão pessoal a Jesus Salvador. Nele, manifestou-se a vida de Deus. 

Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa ( Jo 11, 20).

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Como Marta, que perdeu seu irmão Lázaro, muitos de nós estão passando pela perda de um ente querido. É uma dor profunda, uma tristeza muito grande que se experimenta, sobretudo se se tratar de um pai, de uma mãe ou de um filho ou filha. Em muitas situações, rogou-se ardorosamente pela cura daquela pessoa e o milagre aparentemente não aconteceu. Perdoa, Senhor, se não compreendemos os teus desígnios. Essa vida biológica que nos deste se esgota com o tempo. Mas, a vida que nos deste não termina na morte do corpo. Olhamos para ti, Jesus, e contemplamos a tua ressurreição. Cremos que venceste a morte e estás vivo e ressuscitado. Cremos na ressurreição da carne. Como tu, seremos ressuscitados para vivermos sempre contigo, na comunhão do Pai e do Santo Espírito. Sabemos, na fé, que a ressurreição será plena e total, quando chegar o dia da ressurreição da carne, na tua volta. Queremos viver, Senhor, nessa fé. E acompanhar, na oração, os que partiram. Recebe a todos eles na tua santa morada. E conforta os corações sofridos pela ausência dos seus entes queridos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos seus falecidos. E, aparecendo oportunidade conforte alguém enlutado com as palavras da fé.

Amanhã, quinta-feira eucarística, celebro a Santa Missa, com transmissão pelas redes sociais, às 11 horas da manhã. Você pode me acompanhar pelo youtube, pelo facebook ou pelo aplicativo Tempo de Paz. Nessas redes, procure Padre João Carlos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

50 comentários:

  1. Amém 🙏 amém 🙏 amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Essa palavra tocou meu coração. Perdi meu irmão há quinze dias. Perdeu a luta para o covid19.
    Creio sim na ressureição e embora muito triste por essa grande perda, acredito na Misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Pe. João Carlos pelas belas reflexões diárias, ajudam muito!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Eu gosto muito desta reflexão ela SÓ almenta mais a minha fe para poder pasar esta palavra maravilhosa de Deus que padre João

      Excluir
    2. Padre João q Deus esteja com vc, amei sempre alimenta a nossa alma. Perdoe de covid19 3 pessoas muito queridas. Obrigado PadreJoao. AMÉM!

      Excluir
    3. Obrigada padre João...AMÉM..

      Excluir
  5. Bom dia padre João Carlos obrigado por ter a palavra do meu Deus todos dia amém 🙌🙌 🙌

    ResponderExcluir
  6. Obrigado padre João Carlos.Amém

    ResponderExcluir
  7. Como é bom acordar cedo ,com uma msg de amor,carinho ,compaixão há Deus, Deus abençoe todos nois amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,obrigada por essa linda reflexão

    ResponderExcluir
  9. Gratidão pela reflexão da Palavra do Nosso Pai Celestial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre peço sua benção que jesus Cristo nos livre deste mal

      Excluir
    2. Eu tenho a Felicidade de receber de meu Neto Pedro Vitor todos os dias A Meditação nas suas Palavras padre João Carlos e têm me feito muito Bem !

      Deus Abençoe o Senhor Padre e meu Neto

      Excluir
  10. Amém Deus o abençoe pelas palavras conduzidas pelo Espírito Santo de Deus e que na MISERICÓRDIA do SENHOR ainda avançamos mesmo enlutados mas assim como Marta crendo no enviado o MESSIAS. JESUS CRISTO É O NOSSO AMADORISMO SENHOR.

    ResponderExcluir
  11. José Lúcio29/7/20 07:20

    Na ressurreição de Lázaro Jesus nos mostra que quando cremos, mesmo "cheirando mal", temos o Mestre nos socorrendo no nosso a dia a dia, proporcionando uma nova vida.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre por está sempre presente nos nossos dias, que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  13. quero pedir oração pelo nosso irmão Onildo que se encontra hospitalizado com o corona vírus

    ResponderExcluir
  14. Amém padre João Carlos bom dia., obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Padre!Muito boa essa reflexão!Amém!Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia,Padre!Muito boa essa reflexão.Amém!Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quarta feira abençoada e iluminada
    Que nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, Tú és tudo para mim, quero encher o meu dia dê ti, que eu me tranquilize nas tuas respostas e soluções para minha vida.
    Meu Senhor,o Senhor é capaz de fazer,dar, socorrer,salvar, manter
    e amortecer.
    E amortecer é isso meu Jesus que eu estou precisando.
    Nenhum problema que eu enfrento é sem importância para ti, elimina toda dúvida e temor da minha mente.
    Eu te louvo porque és meu fiel Senhor.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  18. Hoje acordei amargurada,com muita saudade do meu filho que Deus recolheu 12 anos de vida terrena,hoje estaria com 24 anos. Alguns dizem que o tempo ajuda a esquecer mas eu vejo que não é assim dói como se fosse hoje.E aí o que me aparece na tela do celular é está mensagem parece que foi exatamente pra mim.Peço a Deus que me de força pra aquentar "mas um dia" ou "menos um. dia".

    ResponderExcluir
  19. Aprendo muito com a reflexão do padre João Carlos , preciso aprender mas.Deus vai mi. Ajudar eu creio

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos. Paz, amor e harmonia para sua vida no caminho da FÉ.
    Que Deus com sua infinita bondade tome a frente do nosso dia, fazendo com que aconteça o melhor em nossa vida, pois Deus é amor, verdade e vida. Quando fazemos nossos pedidos, devemos sempre orar com fé para que a vontade de Deus seja feita. Deus nos AMA e ouve todas as nossas orações. Esteja sempre comigo, meu amado Deus. Quero viver contigo na FÉ,Senhor, na comunhão do Pai e do Santo Espírito.
    Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção parabéns pela meditação que recebo todos dias são palavras que confortam e nos dão ânimo Deus abençoe a todos Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos agradeço a Deus pelas suas meditações que estou recebendo todos os dias. Hoje a noite na sua meditação peço oração para meu neto Júlio César que esta aniversariando hoje 29 julho

      Excluir
  23. Marta no momento de profunda tristeza recorreu ao seu amigo;Se tu estivesse aqui não tinha acontecido!! Jesus esculta sabiamente;Eu sou a ressurreição e a vida.Esse diálogo nos mostra duas situações necessário entre uma sociedade que quer seguir os princípios cristãos:diálogo/esculta nós precisamos conversar sobre tudo e Marta falou de sua perda,um desabafo que não é diferente na atualidade requer confiança ao ouvir isso é Divino Jesus Cristo viveu sua sua vida feliz porque ouviu e aprendeu a escutar dande palavras de conforto. Mestre?Tudo aquilo que perdides em teu nome nos será concedido,que exemplo de amizade mesmo diante de uma aflição não esqueceu dos ensinamentos!E Jesus faz sua parte operou um milagre e todos creram e viram.Ela se felicita e segue sua missão sim Senhor.Eu acredito.Que tenhamos disciplina de Marta nos momentos de aflição recorrer a fé nunca esquecendo do que aprender requer exercícios contínuo.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. Ontem fez dois meses que minha mãezinha foi para junto de Deus. É muito triste sem ela, a casa ficou sem alegria. Mas a cada dia Deus nos fortalece e estamos seguindo no barco. Graças a Deus que no nosso barquinho está Jesus de Nazaré. Obrigada por todas as palavras. Hj iremos na missa na intenção dela para agradecer mais ainda a Deus. O nome dela é Maria Gobato Lopes. Se for possível orem por ela. Agradeço de todo coração.

    ResponderExcluir
  25. Amém. Confiemos na graça de Deus, sempre nos atenderá. Obrigada Pe. João Carlos, pelas suas palavras e mensagem de conforto e confiança.

    ResponderExcluir
  26. Louvado seja Deus para sempre!!

    ResponderExcluir
  27. Minha sobrinha foi carbonuzada no proprio carro oelo seu
    Ex-marido. Peco a Deus que transforme toda o desespero, aflição e dor em perdão pra minha sobrinha de apenas 28a, que deixou 2 filhos. Acredito na justica de Deus. Obgd. Pelas palavras de conforto querido Pde.João Deus te proteja e ilumine sempre...

    ResponderExcluir
  28. Maria da Conceição Ferreira Souza29/7/20 14:30

    Amém!A ele toda glória!

    ResponderExcluir
  29. Amém assim seja Deus abençoe padre João Carlos muito lindo a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  30. Amem , foi uma linda reflexão

    ResponderExcluir
  31. padre João Carlos reze pela vida e saúde da minha mãe Silvani de Jesus, ela testou positivo para o Corona vírus e está na UTI no hospital de campanha na Arena fonte Nova Salvador Bahia.
    padre interceda ao nosso senhor Jesus Cristo e a virgem Maria ao nosso Deus pai misericordioso pela vida e saúde da minha mãe pra que ela possa voltar para casa san e salva com muita saúde.

    ResponderExcluir
  32. Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ajude amar todas as pessoas. Me ajude perdoando o VOSSO povo. Me ajude com os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude testemunhar o Evangelho. Me ajude proclamar a VOSSA palavra. Me ajude ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude ressuscitar para uma vida nova. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  33. Que,texto lindo tocou muito meu coração, no momento mim sinto fora de mim fiquei muito mexida com está pandemia às vezes fico muito confusa más Deus sempre faz com que eu volte a razão novamente senhor tenha misericórdia de nós senhor, neste momento que estamos passando amém bom dia

    ResponderExcluir
  34. Marta O recebeu em sua casa ,mais Maria assentou aos pés de Jesus ,para ouvir sua palavra .
    Marta se preocupava com afazeres , Maria se preocupava com a melhor parte.
    Mais importante do que fazer as coisas, é fazê-las de modo novo.
    Para isso é preciso ouvir a palavra de Deus,de Jesus que nos mostra o que fazer e como fazer.
    Precisamos ser como Maria.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Padre João Carlos.Me abençoe.Me chamo Maria Elionete e Moro em Fortaleza. Sou ouvinte do seu programa de rádio todos os dias. Sou também muito grata por receber todos os dias o Evangelho comentado pelo áudio. É muito abençoada as suas palavras, realmente é inspirada pelo Espírito Santo. Muito obrigado.
    Estou triste por que hoje está fazendo 2 dias que não vem. E eu envio para muitas pessoas e grupos e eles estão me cobrando. Se possível me enviar agradeço muito de todo coração. Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS