PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS PARÁBOLAS DE JESUS

AS PARÁBOLAS DE JESUS


Jesus perguntou: Vocês compreenderam tudo isso?” Eles responderam: “Sim” (Mt 13, 51)


30 de julho de 2020

Jesus anunciava o Reino de Deus. Era essa a mensagem que ele tinha a comunicar da parte de Deus. No evangelho de Mateus, que estamos lendo, ao invés de dizer Reino de Deus sempre se diz ‘Reino dos Céus’, seguindo o costume dos hebreus de não pronunciar o nome de Deus ou de fazer referência direta a ele, por temor e respeito. 

Sobre o Reino de Deus, Jesus falou de muitos modos, mas sobretudo, contou parábolas, pequenas histórias, cheias de significado. Contando uma parábola, ele provocava as pessoas a pensar e a tirar suas conclusões. As parábolas são portadoras de maravilhosos ensinamentos sobre o Reino de Deus. Através delas, Jesus ia conduzindo os seus ouvintes a se deixarem envolver no mistério do Reino de Deus.

No capítulo 13 do evangelho de São Mateus, o evangelista reuniu sete parábolas sobre o Reino de Deus: a do semeador, a do joio e do trigo, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido, a da pérola preciosa e a da rede de pescar. O texto de hoje retoma esta sétima parábola, a da rede de pescar, fechando essa série de parábolas ditas à beira mar, ele sentado na barca de Simão. Certamente, ele não contou tudo de uma vez.

A gente pode imaginar ele falando, pausadamente, com voz tranquila, contando essas histórias. Quando termina de contar uma parábola, fica olhando para as pessoas e espera a reação, pacientemente. E as pessoas começam a conversar entre si, comentando alguma coisa que tenha chamado sua atenção. “Mas, que agricultor bobo... foi semear num terreno cheio de espinhos, trabalho perdido, bem empregado”. “Ah, eu já acho esse agricultor muito simpático, ele queria todo o seu terreno bem aproveitado, não desprezou nenhum terreno”. “Você viu que teve lugar que deu 30%? Só 30%?”. E a conversa vai esquentando... Jesus fica olhando, sorrindo... quando o converseiro diminui, ele começa a contar outra parábola... “Ah, o Reino de Deus, que coisa maravilhosa, minha gente! É do jeito de um agricultor que passou a vida cavando a terra, dando duro, ganhando pouco, no sol quente o dia todo... mas, um dia, um dia, quando a enxada bateu no chão, ele sentiu um som diferente...parou... (todo mundo prende a respiração). Desceu a enxada de novo, com força... tem um negócio diferente aqui... e começou a cavar com cuidado... ele foi tirando a terra, cavando mais... não acreditou no que viu... (suspense) uma botija... (e o povo: oh, oh, uma botija), um tesouro escondido bem ali, um baú cheio de moedas de ouro ... E nem bem terminava a parábola, o povo já estava conversando, trocando ideias, rindo... e começando a entender... nós estamos descobrindo a botija de Jesus, o Reino de Deus. E a alegria ia tomando conta dos corações.

Acho que era assim. Ninguém mais esquecia uma história daquela. Quando chegava em casa, já ia contando pra quem não tivesse ido escutar o novo profeta. E já ia aplicando a sua mensagem. Com certeza, sempre inventava mais um pedaço, porque quem conta um conto, aumento um ponto. As parábolas envolviam, atraíam as pessoas para dentro do mistério do Reino. Jesus não falava como se estivesse fazendo uma palestra ou dando uma aula. Não, ele coloca o povo nas histórias, fazia deles personagens das parábolas. São eles o agricultor que semeou a semente, o pescador que estava pescando, o criador de ovelhas que perdeu uma, o comerciante que estava atrás de uma pérola especial, a dona de casa que fez o pão. Eles e a vida deles estão dentro das parábolas.

Guardando a mensagem

Nas sete parábolas do capítulo 13 do evangelho de São Mateus, podemos adentrar no mistério do Reino revelado aos simples e humildes. Nelas, estão luzes que iluminam profundamente a realidade da vida. Nelas, está um anúncio maravilhoso sobre o Reino. Podemos aprender que Deus quer a salvação de todos e que cada um precisa acolher a palavra de Deus como um bom terreno (parábola do semeador); que não se trata de fazer guetos de gente pura e santa, mas viver santamente no meio dos pecadores (parábola do joio e do trigo). Ninguém se iluda com grandeza, a semente pequenininha dá uma grande árvore (a parábola do grão de mostarda). Ninguém se intimide com maioria, cristão é fermento, não é massa (parábola do fermento). Quando você descobrir a beleza e a riqueza do amor de Deus, você vai investir tudo nisso, vai redirecionar toda a sua vida para ele (parábolas do tesouro escondido e da pérola preciosa). Quem encontrou o Reino de Deus, faz-se testemunha e anunciador dele para os outros, pescadores de gente (parábola da rede de pescar). 

Jesus perguntou: Vocês compreenderam tudo isso?” Eles responderam: “Sim” (Mt 13, 51)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,
Com que amor estavas no meio do teu povo, ensinando, curando, libertando. Contar parábolas para falar das coisas de Deus foi um gesto de carinho e de delicadeza para com aquele povo sofrido. Não só te fizeste entender, mas despertaste pessoas para pensar, analisar, tirar conclusões. Acordaste sonhos, comunicaste amor, devolveste a alegria de viver. Não só o Reino estava sendo anunciado, o Reino estava sendo vivido como experiência de amor, de inclusão, de esperança. Ajuda-nos, Senhor, a realizar a obra da evangelização com grande amor e compromisso com o bem, a justiça, a verdade, expressões do reinado de Deus entre nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Abra sua Bíblia em Mateus, capítulo 13. Escolha uma das sete parábolas e a leia atentamente. 



Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

39 comentários:

  1. Jesus vai na frente é ele que é dono de tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém bom dia mais uma meditação maravilhosa que Deus nós abençoe

      Excluir
    2. Maravilhosa Meditação OBRIGADA Meu Neto Pedro Vitor e minha GRATIDÃO e a sua BênçãoPadre João Carlos

      Excluir
  2. Bom dia,grata por me aprofundar nesssas reflexões

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença tenham um lindo dia hoje e sempre mande oração prá mim e minha família sua bença

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Gratidão pela bela reflexão! Hoje...Completa 3 meses da passagem da nossa amada mãezinha, Valdelice Saraiva da Cruz. Deus a tenha! Agora tenho duas mãezinha no Céu. Zelando pela nossa família. Saudades eterna!😍

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que seu dia seja feliz e abençoado!!!
    Gratidão pela vida; fé na caminhada, paz na alma e amor no coração...
    Ajuda-nos, Senhor,a realizar a obra da evangelização com grande amor e compromisso com o bem, a justiça, a verdade, expressões do Reino de Deus entre nós.
    Que o nosso coração seja sempre iluminado e abençoado pela fé, pelo infinito amor de nosso Criador.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Com muito carinho e amor só temos que lhe agradecer e que Deus o abençoe, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Preciosas e edificantes mensagens têm sido nos apresentada. Quanta inteligência e sabedoria em seu Comando Santo Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  10. Que o programa de benção é bom

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Querido Jesus, quero que me ensinem e me guies,a viver na palavra e santidade.
    Que meu coração reflita a sua santidade.
    Que eu diga o teu exemplo e passe minha vida alcançando outras pessoas.
    Obrigada,pai, pelo fato de o teu amor não ser como o amor humano,teu amor vê o meu pecado e,ainda assim me ama.
    Acolhe me junto a ti.🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Pe. João Carlos!
    Todas as manhãs, tomo o meu café ouvindo as suas palavras, que têm me transformado numa pessoa melhor!
    Sei que ainda falta muito, mas já queria lhe agradecer pela semente plantada em mim!
    Que o Divino Espírito Santo lhe irradie sempre!🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos paz e bem e saúde a todos. Todos os dias leio e escuto a meditação do Evangelho...tem me ajudado muito a entender interpretar a leitura do Evangelho nas reuniões da pastoral familiar onde eu e minha esposa somos coordenadores aqui na PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS CANINDEZINHO, padre Henrique Bezerra nosso pároco. Obrigado por todo esse amor.

    ResponderExcluir
  14. Boa dia Padre João Carlos essa passagem do livro sagrado pra mim tem um significado profundo, são palavras sábias como realmente Jesus é no meio de nós obrigado pela palavra que todo dia recebo para começar o meu dia iluminado por Jesus fica na paz de Jesus e no amor de Maria....

    ResponderExcluir
  15. Amém assim seja obrigado padre João Carlos Deus abençoe por todos os dias está rezando por nós amém

    ResponderExcluir
  16. Senhor tende piedade do mundo e do Brasil. Vos tendes o poder e a glória e tudo podes. Amém

    ResponderExcluir
  17. Sou muito grata por fazer me aprofundar cada vez mais nas maravilhas de Deus.
    Essas reflexões nos deixa viciados na Palavra de Deus, só tenho a agradecer...

    ResponderExcluir
  18. AMÉM 🙏🙏🙏 Obrigada meu Deus por essas Santas Palavras 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos, suas palavras são como a parábola do Semeador e traz uma emoção forte toda vez que escuto. O Senhor continue te abençoando Hoje é Sempre.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada meu Deus por ter a oportunidade entender melhor a tua palavra

    ResponderExcluir
  21. Oi padre tudo bem obg por nus proporcionar esse momento, e nus mostrar a importância de lê a bliblia todos os dias

    ResponderExcluir
  22. Amém, muito bom ouvir a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  23. Padre João Carlos. As suas meditações são de uma pessoa realmente iluminada pelo Espírito Santo de Deus. Peça, e nós também peçamos a Deus, para que jamais caia na tentação de se envaidecer por esse dom, e assim, livre de qualquer amarra, continue nos ajudando nesta nossa caminhada rumo ao Pai.

    ResponderExcluir
  24. Palavras preciosas nós enrgizam para alcançarmos o amor verdadeiro protegido seja o padre mensageiro das sábias palavras amem

    ResponderExcluir
  25. Ó Pai todo poderoso, eu LHE agradeço por ter um anjo da guarda. Entretanto, me ensine obedecê-Lo com amor. Me ensine ser um bom barro e um bom peixe na mão do meu SALVADOR. Me ensine ser justo e fiel. Me ensine ser um bom discípulo do Reino dos Céus. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Padre João Carlos boa noite ouvi o santo evangelho e à explicação que o srn nos dá muito importante peço a Jesus e Maria Santisma e ao Divino Espírito Santo que me ilumine para eu seguir ouvindo a palavra de Deus e pondo em prática. Meu senhor Jesus eu creio maís almentai a minha fé. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  27. Linda meditação amo ouvir a palavra de Deus. Paz e bem!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS