PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A TENTAÇAO DO PODER-PRESTÍGIO

A TENTAÇAO DO PODER-PRESTÍGIO


Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27) 


25 de julho de 2020. 

A mãe de dois discípulos – Tiago e João – fez um pedido a Jesus: quando ele estivesse no poder, reservasse uma posição de destaque no seu governo para os seus dois filhos. Um à sua direita e outro à sua esquerda. Apesar do exemplo de Jesus, os seus colaboradores mais próximos, os apóstolos, estavam também tentados pela sede de poder. E já começavam a disputar cargos, posição, prestígio. Nem eles estavam entendendo a proposta de Jesus, nem a família deles. Pretendiam uma posição privilegiada (um à direita e outro à esquerda) ao lado de Jesus e, claro, acima dos outros. 

Logo essa pretensão dos dois discípulos espalhou um mal-estar na comunidade dos apóstolos. O poder como prestígio, irmão gêmeo do enriquecimento duvidoso, semeia logo a discórdia, a desunião, a inveja e a competição doentia. É que ele agride gravemente o espírito comunitário. Essa tentação do poder-prestígio é um perigo para um cristão, pois o faz renunciar ao que aprendeu no Evangelho: o amor solidário, o respeito pela dignidade do outro, o espírito de serviço. 

Você pode até pensar: esse negócio de poder não tem nada a ver comigo. É um assunto para quem ocupa altos cargos na Igreja ou para os políticos de Brasília. É aí que você se engana. Todo mundo tem uma relação com o poder. Mesmo que não esteja em uma função de comando, está numa relação com quem comanda. E aí se mostra qual é a sua concepção de poder: o poder-prestígio ou o poder-serviço. O poder no mundo chega a ser um ídolo. Uns se fazem de deuses e outros de seus adoradores. Para cada mandão, na República como na Capela, há sempre um séquito de pessoas subservientes e bajuladoras. 

Os discípulos tinham diante de si o exemplo de Jesus e o modelo da própria sociedade. O mau exemplo vinha dos fariseus, da turma do Templo, do próprio ambiente religioso. E nisso, é claro, imitava-se as disputas de poder da classe dominante, da corte de Herodes, do Sinédrio. Jesus, no jejum do deserto, tinha enfrentado essa tentação. O diabo tinha oferecido o poder sobre todos os reinos do mundo a Jesus, se o adorasse. Jesus reagiu. Submeter-se só à vontade de Deus. Nada de aliança com o mal. O poder-prestígio é sustentado por alianças perigosas e concessões à falcatrua, à propina, à troca de favores. 

O exemplo de Jesus foi bem outro. Ele deu exemplo com sua vida, suas escolhas e deixou esse precioso ensinamento: eu não vim para ser servido, mas para servir. O exercício do poder em Jesus não afastava as pessoas de si e nem o isolava dos outros. Como Mestre no seu grupo de discípulos, puxava o diálogo, responsabilizava cada um e, para admiração de todos, chegou a lavar os seus pés como um empregado fazia. Servir - essa palavra deve marcar a vida de um cristão em cargos de liderança ou em postos de comando. Servir. Não ser servido. Colocar-se a serviço dos outros, do bem, da justiça, diferentemente do poder-prestígio que se serve dos outros, que busca o seu benefício pessoal, que quer ser o maior. 

Guardando a mensagem 

A tentação do poder-prestígio estava presente também no grupo dos discípulos de Jesus. Jesus exerceu o poder-serviço. E o ensinou claramente. Não veio para ser servido, mas para servir. E disse mais: Vejam como o poder é exercido na sociedade, percebam a opressão dos grandes. Entre vocês, não deve ser assim. 

Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Somos a tua Igreja e nossa presença na sociedade precisa ser pautada pelo espírito de serviço. Animados por teu evangelho, queremos fomentar a fraternidade em nosso ambiente de trabalho, de conivência, em nossas famílias, pois, servir é a marca do cristão. Ajuda-nos, Senhor, a não incorporar na Igreja a tentação do poder-prestígio do mundo. Antes, levemos para a sociedade nossa experiência de poder-serviço vivido na comunidade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

No seu caderno espiritual, anote essa frase de Jesus e escreva o que você entendeu dela: “Entre vocês não deverá ser assim” (Mt 20, 26). 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Reflexão maravilhosa. Todo cuidado é pouco.O "vírus" da vaidade, do orgulho, do desejo do poder já nasce com a gente e é muito bem explorado pelo inimigo de Jesus. Todos nós devemos rezar diariamente pedindo ao Pai "o poder". Não o poder de mando, mas o poder servir, o poder ser útil ao próximo, poder participar na construção do Reino. O poder do cristão vem do serviço, da ação para a comunidade, do servir à Deus, com responsabilidade, respeito e principalmente humildade, reconhecendo que tudo vem do alto. LSNSJC

    ResponderExcluir
  2. Fazendo uma reflexão sobre a opinião do Pe. João podemos vislumbrar que nas suas palavras ele nos leva a refletir sobre o comportamento e a missão na vida de cada um de nós.
    Devemos entender que ao servir a Deus estamos cumprindo o nosso mister espiritual.
    A vida é uma missão espiritual que precisamos executar como está escrita nos dez mandamos, eles são o azimute da bússola da vida que devemos cumprir nesse mundo.
    Parabéns Pe João Carlos pela mensagem, uma ótima lição.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Todo Poderoso acompanhe seus passos por onde você andar...
    Senhor, ajuda-me a ficar sempre unida a ti pela fé e pela esperança sem nunca desanimar na minha vida espiritual. Aumenta a minha fé, Senhor.
    Que Deus abençoe o nosso final de semana, dando-nos força, saúde e sabedoria...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Jesus tirai de mim a pretensão que querer melhor lugar na igreja , Padre obgda pela reflexão 🔥🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Que Nosso Senhor Jesus Cristo me faça de anzol para que cada pessoa que precisar de mim, saiba pescar seu peixe. Amém

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio25/7/20 08:27

    Que tenhamos, quando exigidos, sabedoria para lidar com o poder, através de atitudes justas, éticas e íntegras, e sobretudo humanas.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Primeiro gostaria de agradecer ao colega de trabalho Josias(ISGH) no Ceará que nos apresentou. Sou profissional de saúde (enfermeira) e nesse tempo estamos todos muito necessitados de uma palavra de conforto e de sustentabilidade da fé. Como tudo é no tempo de Deus, sua chegada foi essencial nesse momento. Que Deus o proteja e obrigado pelas reflexões que tem ajudado a vivenciar a palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus e a virgem Maria sejam a sua força e dos seus amigos de trabalho, nesse momento tão difícil dessa pandemia. Abraço Jeane Araújo.

      Excluir
  8. Muito bom o sermão do Pé.Joao Carlos.
    Temos que servir,sem pretensões de ser beneficiado.
    E orarmos para que esses nossos políticos mudem suas intensões,sirvam ao povo sem corrupção.amem.

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe o seu trabalho,Jeane Araújo e o de todos os profissionais de saúde.

    ResponderExcluir
  10. Na reflexão do Padre João Carlos aprendemos muitas coisas, pois suas palavras são muito claras, Deus te abençoe Padre, obrigado por nos proporcionar essa bênção todos os dias......

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meus irmãos em Cristo!Paz e Bem!!
    Sou ACS, (agente comunitário de) de Montalvânia MG.
    Parabéns pé. João Carlos, pelas lindas reflexões diárias.
    Essa reflexão de hoje, me fez fortalecer mais,a prestar mais atenção e mais serviços a nossa igreja e em nossa comunidade. Jesus o filho de Deus poderia muito bem, deixar tudo e ser o superior sobre todos os reinados e não passar pelo o sofrimento do calvário que Deus tinha predestinado a ele. Mas ele não quis ele preferiu passar por tudo isso ,para nos deixar de exemplo, o "filho de Deus veio para servir, não para ser servido ". Então em cima dessa frase é onde nós como filhos de Deus, aumentamos nossa fé e dobramos nossos joelhos e pedirmos força a Deus, para continuarmos a serviço da igreja e de todos que necessitam de nossa ajuda. Assim tenhamos certeza que um dia todos nós encontraremos no paraíso que um dia será nossa morada, ao lado de Jesus. Amém!🙏

    ResponderExcluir
  12. Gratidão Senhor Deus Gratidão. Amém

    ResponderExcluir
  13. Temos que ser o exemplo do Amor de Deus, Deus nos Amou e entregando a vida de seu Filho por nós, Jesus Servio a todos os povos!!!
    Resumindo o meu entendimento: Quem não Nasceu para Servi, Não Servi para Viver 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que Jesus na sua infinita bondade de proteja.🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que eu seja uma discípula missionária para servir meus irmãos.
    Abre minhas mãos para dar bondade e dá testemunhos da tua palavra,e mostrar como tú és bom na minha vida, como tua palavra transformar vida.
    Senhor Jesus me acolhe quero ficar sempre junto a ti.🙌👏🌹💕
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  15. "Entre vocês não pode ser assim!",em hipótese nenhuma tirem vantagem quendo ocupamos uma posição de destaque,pois quando fordes escolhidos tenham em mente: estarei aqui para sirvir nunca jamais tirar sejam é o únicotiranos.Esse é o único caminho que deve ser extento nas nossas ações em qualquer setor social.Serdes livres da escravidão,vaidade nunca usem o poder para oprimir seus semelhantes."Eu vir para servir não para ser servido".Ele foi e continua sendo o mais importante e pôs na condição de escravo para compartilhar as dores dos que estão sem nenhuma vantagem.Porque "se pôr no lugar do outro faz o mundo o lugar de todos".

    ResponderExcluir
  16. Que texto de grande importância para todos nós

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, Criador de todas as coisas, eu LHE agradeço pela solenidade de São Tiago. No entanto, me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de vencer a aflição, o sofrimento e a perseguição. Me conceda a graça de ser sustentado pela fé e a esperança. Me conceda a graça de crer na ressurreição. Me conceda a graça de glorificá-Lo e adorá-Lo com amor. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de evitar o pecado da irritação e da opressão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. O Sr.disse..Com vocês não pode ser assim. Vejamos que os seus discípulos e Apóstolos além de estarem com Ele,já foram ensinados por Ele..Obrigado Pdr.Joao Carlos pelas instrutivas mensagens que me envia todos os dias.Deus O abençoe sempre..

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas mensagens e REFLEXÕES tão bela. Ajuda-me Jesus está sempre atenta para servir, às vezes queremos só sermos servidos, só faz alguma coisa pelo dinheiro, pela fama, pelo primeiro lugar, mais Jesus nos ensina sermos servidores, e tudo que formos fazer que seja pelo AMOR, não pelo primeiro lugar. Deus te abençoe sempre Padre, para continuar guiando seu rebanho que Jesus lhe CONFIO.🙏🙏🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Padre
    Pelas suas reflexões, que possamos sempre servi com amor e gratidão.
    Ser humilde e amorosos como Jesus nos ensinou.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS