PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEGUE-ME

SEGUE-ME

Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).
30 de junho de 2020


Depois da meditação de ontem, em torno dos apóstolos Pedro e Paulo, em que nos recordamos de nossa vocação de discípulos e missionários, o evangelho de hoje nos fala das exigências do seguimento de Cristo.

Nos evangelhos, encontramos textos maravilhosos em que aparece a generosidade de pessoas que foram chamadas a seguir Jesus e largaram tudo para atender ao seu convite. É Deus quem chama. Seguir Jesus é uma expressão para indicar a condição de ser seu discípulo, sua discípula. Caminhar com ele, ao lado dele, como muitos faziam, era uma espécie de escola, de tempo de formação e um modelo para toda a vida. Mesmo não andando com Jesus o tempo todo, o discípulo ou a discípula tinha sempre em mente estar caminhando com ele, seguindo os seus passos.

Generosos foram os primeiros discípulos, como narrado nos evangelhos. Aqueles pescadores largaram o barco, o mar, a família e passaram a acompanhar Jesus em suas andanças missionárias. Levi, sentado na coletoria de impostos, deixou tudo, ao ouvir o convite ‘Segue-me’. Mas, nem sempre a resposta foi pronta e generosa por parte de quem foi chamado. É assim que lemos, no texto de hoje, dois casos em que os convidados se mostraram reticentes e pouco generosos diante do convite para seguir Jesus.

A um que se apresentou para segui-lo, um mestre da Lei, Jesus, por alguma razão, disse-lhe: “As raposas têm tocas. Os pássaros têm ninhos. Mas, eu não tenho nem onde deitar a cabeça”. Está claro. O discípulo não está atrás de segurança e de comodidades. Deve acompanhar Jesus em seu despojamento. Esse tal, pela conversa de Jesus, não estava disposto à vida de andarilho e sem conforto que Jesus levava.

Outro discípulo arrumou logo uma desculpa para retardar o seu engajamento total no movimento de Jesus: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Isso quer dizer que ele adiaria o seu seguimento de Jesus para depois que o seu pai se fosse. Aí, sim, pensou ele, estaria livre, desimpedido... Não, meu amigo, o chamado é pra hoje. “Deixe que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Anunciar o Reino de Deus é comunicar ao povo uma boa nova, uma notícia maravilhosa. É anunciar a vitória da vida sobre a morte e o mal. O pai dele precisava exatamente desta boa notícia. Não de um coveiro.

O Reino de Deus pede prioridade e exclusividade. ‘Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus’, ensinava Jesus. 

Guardando a mensagem

Nos evangelhos, são narrados muitos exemplos de pessoas que, sentindo-se chamadas para o seguimento de Jesus, deixaram tudo e prontamente aderiram ao convite do Senhor. O evangelho de hoje, curiosamente, traz dois exemplos de convidados que não foram generosos e prontos na resposta. O primeiro estava preocupado com a segurança e as comodidades. Precisava entender o despojamento de Jesus e imitá-lo. O segundo condicionava sua adesão ao convite de Jesus ao final da vida do seu pai. Precisava entender que seguir Jesus é participar da experiência e do anúncio da vida nova, com plenitude e sentido. Esse era o bem maior a fazer ao seu pai.

Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Dom Hélder Câmara dizia com propriedade: “Começar é uma graça. Mas, graças das graças é perseverar”. Então, nós te pedimos, Senhor, essa graça das graças: não interrompermos o que começamos com tanto entusiasmo em nossa vida cristã, em nossa caminhada de batizados, mas ir contigo até o fim, como teus discípulos e missionários. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que alguma coisa está impedindo você de seguir Jesus com mais entusiasmo? Seria interessante você escrever alguma coisa sobre isso, no seu caderno espiritual.

Ontem, celebramos, na liturgia, São Pedro e São Paulo. Mas, em nosso calendário social, hoje é o dia de São Pedro. Na Itália e em outros países, a celebração dos apóstolos Pedro e Paulo, com o Dia do Papa, é hoje. Então, continuemos a rezar pelo Papa Francisco. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. O nosso papa Francisco que Jesus Cristo o abençoe na missão.

    ResponderExcluir
  2. As escrituras nos convida ao modelo de sociedade libertadora, isso a pricipio é assustador, "deixa tudo e me segue", sair da zana de conforto? É compromisso de todos nós que aderimos ao projeto de Jesus requer imensa determinação na escolha que embora naquela época Jesus mostrasse através da serenidade e exemplo de vida, nada fácil porém compredo que ainda estamos vivendo essa angustia da indecisão
    O modelo surgerido é do ser livre.Temos bastante resistência enquanto a nossa adesão,na atualidade queremo; paz, serenidade, sabedoria e muito mais as jamais largar tudo para viver o verdadeiro sentido a vida.Nada mais libertador do ser livre.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Papa Francisco! Que Deus o abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana que papai do céu te abençoe e te ilumine e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙌😇🌟🌟🌹
    Deus pai,coloco o teu plano a frente do meu, entrego minha vontade a tua, que eu seja uma embaixadora fiel da tua mensagem viva e salvadora.
    Quero que me guies, quero caminha ao vosso lado.
    Obrigada por teu amor gracioso, misericórdioso e paciente, que muda vidas para sempre.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, peço orações por Conceição de Maria, Conceição Pontes, Maria José, Mariinha Guerra, José Leonardo, Eliandra, Elisandra, por mim, todos meus subrinhos, meu Genro, minha neta toda minha família e a de todos, a sua família padre e de Todos sacerdotes...🙏❤🙏❤🌷🌹🌹🌷

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Padre João Carlos. Pelos cristãos,para que conheçam cada vez mais a palvra Deus ea ponham em pratica.rezamos.mostri-nos,senhor a vossa salvação. Amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre eu me toquei nessa leitura logo sou leiga Josefina eu gosto sabe é estudo e você fica mais com mais conhecimento de Jesus saber o caminho a direção que temos que ir.mais na nossa prática e trabalhar com crianças abondonada encontro delas.Isso estou pedindo para Deus mim ajuda .Foi ótimo leitura deve tocado em minutos. Deus abençoe sua caminhada lhe direciona muito mais em sua vida obrigada Jacinta -fortaleza.🙏💐💐💐💐

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Deus está acima de tudo e de todos... Que a paz do Senhor Jesus e nossa mãe Maria continuem abençoando sempre a nossa vida...
    Ó Deus, que nos concedeis a alegria de festejar hoje São Pedro e São Paulo concedei à Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos que nos deram as primícias da Fé... Daí, SENHOR, ao Papa Francisco muita paz, saúde e sabedoria para que ele possa continuar firme na FÉ e que ele tenha longos anos ... PARABÉNS para Papa Francisco.
    O SENHOR nos abençoe, nos livre de toda maldade e nos conceda uma semana feliz com muitas vitórias e conquistas.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sua benção e que o senhor Jesus abençoe a mim e Rita minha família que o senhor Jesus de ao Papa muita sabedoria,paz e saúde que o papa venha ter muitos anos de vida que o senhor Jesus nós conceda uma boa semana a todos nós Rosineide de Petrolina-pe.

    ResponderExcluir
  11. Senhor tende misericórdia de meu filho e minha nora . olhai Senhor por Marcelo. Protegei meus filhos, noras e netos Amém

    ResponderExcluir
  12. Senhor, proteja o papa Francisco, conserve a vida dele com saúde,força, coragem para conduzir as tuas ovelhas, principalmente as desagarradas,��!

    ResponderExcluir
  13. Senhor prote o papa Francisco. Aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Padre, obrigado pelas meditações, daí me força Senhor, preciso te seguir firme na FÉ. Que Jesus abençoe Padre João Carlos e ao Santo Papa Francisco, Dom Fernando e todos os Sacerdotes.🙌🙌

    ResponderExcluir
  15. Acho incrivel esse canal de evangelizaçao,rebebo em um grupo e compartilho em outro grupo. Que Deus lhe abençoe. Padre e ilumine sempre a sua vida,obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Que JESUS nos abençoe e nos de muita paz e saúde para todos nós. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS