PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MENINO DE IZABEL

O MENINO DE IZABEL

Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).
24 de junho de 2020

Por causa da rotação da terra, o sol ilumina mais ou menos tempo, deixando o dia mais curto ou mais comprido. O inverno começa quando a noite fica maior do que o dia. É o solstício de inverno. Essa passagem anual de estação levou as populações nativas do continente americano a comemorarem essa data com muitas festas, segundo suas tradições. Com a chegada do cristianismo, quinhentos anos atrás, esses festejos de mudança de estação se juntaram com a mudança que Deus fez na história da humanidade, preparando a vinda de Jesus. Desse casamento entre tradições nativas do continente e o cristianismo nasceu a festa de São João.

A festa de São João celebra os acontecimentos em torno do nascimento do profeta João Batista, que preparou a chegada do Salvador, dando início a um tempo novo. É por isso que a festa de São João é ligada ao mundo rural, com fogueira, comidas de milho e folguedos tradicionais da roça. Estamos no hemisfério sul. No hemisfério norte, o solstício de inverno é em dezembro, coincidindo com a festa de natal. 

O evangelho de Lucas dá notícia da admiração e da alegria que tomaram conta de vizinhos e parentes da família de Izabel e Zacarias pelo que Deus fez em favor deles e do seu povo. Um casal maduro, idosos, sem filhos, ela estéril... de repente, a mulher engravida e, no meio de muitos sinais do poder de Deus, dá à luz um menino que marca o início do novo tempo, o tempo do Messias que estava chegando. O menino, nascido de Izabel, seria o mensageiro que iria preparar a chegada do Salvador. 

Os sinais de Deus foram muitos. O anjo anunciou a Zacarias que sua mulher iria engravidar. O pai, sacerdote em função no Templo, achou muito difícil acontecer o que lhe fora anunciado, por isso ficou mudo. Sua mulher Izabel, idosa e estéril, engravidou. A boa notícia se espalhou pelos moradores das montanhas de Judá, onde eles moravam. Alguma coisa muito importante Deus estava preparando. A jovem Maria, prima de Izabel, chegou da Galileia e com ela uma alegria imensa inundou o coração de Izabel. Ela conheceu, pelo Espírito Santo, que Maria, sua parente, também estava grávida e que era ela a mãe do Messias. Foi quando o bebê de Izabel, no sexto mês de gestação, estremeceu de alegria no ventre de sua mãe. 

A idosa senhora deu à luz um menino. Que notícia boa para aquele casal sem filhos. Não havia pré-natal naquele tempo, então ninguém sabia se seria menino ou menina. Menino era garantia de continuação da família, segundo a organização do seu povo. Foi uma boa notícia. Deus estava mudando a vida daquela família, assegurando-lhe um futuro. Na hora de circuncidar o menino, aos oito dias, rito pelo qual a criança entrava em aliança com Deus como membro do povo eleito, outra surpresa. A tradição de colocar um nome de um parente foi quebrada. Deu-se um nome diferente, um nome novo. João. Essa criança é algo novo, em ruptura com os velhos tempos. A mãe queria assim. O pai confirmou, escrevendo numa tabuinha. Essa sintonia de Zacarias com o novo de Deus na vida de sua família restaurou sua comunhão com Deus. Voltou a falar. E glorificou a Deus, de uma maneira emocionada e feliz. Disse, com o coração cheio do Espírito Santo, que o seu filho, como profeta do Altíssimo, iria à frente do Messias, o Senhor que estava chegando, como sol nascente. 

Tudo isso se espalhou pela vizinhança... Maria, claro, estava presente nesses acontecimentos. Espalhou-se o sentimento que algo novo estava acontecendo, Deus estava cumprindo as promessas feitas ao seu povo. Estava começando um tempo novo. Razão de alegria e contentamento para aquela gente. 

Guardando a mensagem

O nascimento de João Batista foi um momento de grande alegria para parentes, vizinhos e amigos de Izabel e Zacarias. Eles entenderam que estava começando um novo tempo, por obra de Deus. Quando os cristãos plantaram a fé católica nas Américas, mesclaram essa alegria da chegada do profeta João Batista com as comemorações que os povos da terra faziam pela passagem do solstício, a mudança na natureza. Assim, na festa de São João temos uma festa com raízes rurais e com um grande sentimento de esperança. Enquanto, no coração do povo houver esperança e a certeza de que Deus está construindo um novo tempo, tem São João. 

Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras do sacerdote Zacarias, após a circuncisão do seu filho João: 

Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor 
para aplainar e preparar os seus caminhos, 
anunciando ao seu povo a salvação, 
que está na remissão de seus pecados;
pelo amor do coração de nosso Deus, 
sol nascente que nos veio visitar lá do alto 
como luz resplandecente a iluminar 
a quantos jazem entre as trevas 
e na sombra da morte estão sentados 
e para dirigir os nossos passos, 
guiando-nos no caminho da paz.

Vivendo a palavra

Havendo uma oportunidade, nesta semana, faça um gesto de atenção em relação a uma família pobre e suas crianças. 

Hoje é o dia de nossa live musical solidária. Vamos estar em meu canal no Youtube. É só procurar Padre João Carlos. Começaremos às 20 horas. Espero por você.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. O nascimento é um momento de muito preparação entre as famílias com Izabel e Zacarias no não foi diferente, pois pertenciam ao grupo de pessoas que alimentava as mesmas cultura existia também veículo de colocação entre eles:"Um anjo anuciou iria nascer um profeta bendito",sendo ele chamando João Batista",sendo bendito.Naquela época foi motivo de muita comemoração, pois era um povo de tradição rural comemoravam os festejos na roça comendo o que se produzia comemoração não faltava, daquela mulher de família muito humilde nasceu um grande homem isso é Divino pois todo nascimento é comemorado com muita alegria imaginemos que a parti daquele momento nasceu uma luz interior dentro do ceio familiar, a luz do mundo,um homem integra sábio cheio de Espírito Santo agindo sobre a humanidade esperando por todos.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas, Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que Deus ilumine seu caminho hoje e sempre.Hoje e dia de São João Batista.O primeiro profeta que veio preparar o caminho para a chegada de Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Deus te abençoe sempre vocês

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!!!
    Que Deus abençoe todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus tende piedade do Brasil e do mundo inteiro. Tende piedade de min Senhor e alivia minhas dores. Proteja, abençoe e guarde minha família . Amém

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, que as alegrias e as graças de DEUS permaneçam sempre no seu coração, que o sr. nunca deixe nos faltar esta LUZ DIVINA que lhe conduz, obrigada por ser este presente de DEUS todos os dias em nossa vida. até a noite em sua live musical solidária. sua bênção BOM DIA!!!.

    ResponderExcluir
  8. José Lúcio24/6/20 13:25

    "Enquanto, no coração do povo houver esperança e a certeza de que Deus está construindo um novo tempo, tem São João." Parabéns, Pe. Joao Carlos, pela força e determinação das suas palavras.

    ResponderExcluir
  9. Linda pregação Padre João Carlos.
    Deus abençoe sua missão e todos Nós.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre João Carlos. Paz, amor e sabedoria te desejo nesta vida.....
    Hoje é o dia do aniversário de São João Batista. Ele veio para nos ajudar e para dirigir os nossos passos, ajudando-nos no caminho da justiça e da Paz. Tenhamos fé e esperança na certeza de que Deus misericórdia vai nos proteger e nos livrar desse coronavirus que tanto nos aflige.
    Uma linda e abençoada tarde à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos, eu sou Aparecida, de Tamandaré/PE. Sempre estou acompanhando, o seu trabalho, e muito grata a Deus pelo meu aprendizado. Deus te abençoe grandemente. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos gostaria de me comunicar com você tenho muita çoiza para contar para você çoisas de Deus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS