PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DEUS DA MOEDA

O DEUS DA MOEDA


E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição que estão nesta moeda?” (Mc 12, 16)

02 de junho de 2018

Mas, tem muita gente ruim nesse mundo! As autoridades fizeram um plano para destruir Jesus. Mandaram fariseus e partidários de Herodes para cavar uma acusação contra ele. E eles chegaram com aquela conversinha, chamando Jesus de ‘Mestre’ e fazendo-lhe altos elogios. Disseram que foram fazer-lhe uma consulta: ‘Dize-nos o que pensas: é lícito ou não pagar imposto a César?’. Ninguém se engane, não era uma dúvida. Era uma arapuca.


Jesus logo percebeu o jogo deles. O imposto do imperador era alvo de muita polêmica, revoltas da população e muita repressão por parte dos romanos. Se dissesse que estava de acordo, eles o acusariam diante do povo como traidor. Pagar o imposto seria reconhecer a dominação romana sobre o país. Se dissesse que não era para pagar, eles o denunciariam aos romanos como incitador do povo contra o império, como aliás o fizeram no processo da paixão. Jesus percebeu a maldade deles e começou desmascarando o grupo. Ele os chamou de hipócritas e disse que aquilo era, na verdade, uma armadilha.

Depois de desmascará-los, Jesus pediu para ver a moeda com que se pagava o imposto, a moeda romana, a dracma. Se Jesus pediu para ver a moeda, é porque Jesus não tinha a moeda, concordam? Mas, eles a tinham. E mostraram. O fato de terem a moeda já mostra como eles estavam integrados no sistema romano, não acha? Bom, fique atento à pergunta de Jesus. ‘De quem é a imagem e a inscrição desta moeda?’. Eles responderam que era de César. Então, havia uma imagem e uma inscrição. E eram de César, o imperador romano. Um judeu piedoso não suportava imagem, você sabe disso. Mas, esses tais carregavam no bolso, tranquilamente, a imagem do imperador.

O caso é que devia ser um problema muito sério para os judeus do tempo de Jesus. Na moeda, havia a imagem do imperador. E a inscrição dizia: ‘Tibério César Augusto, filho do divino Augusto’. Os imperadores romanos daquele período eram divinizados. O pai adotivo desse Tibério foi chamado de divino Augusto, reconhecido como um deus pelo senado romano. Havia um templo em Esmirna, onde esse imperador Tibério era cultuado. Então, era a moeda de um imperador divinizado... e isso será que vai bem com um judeu piedoso? Claro que não. O primeiro mandamento do decálogo (Ex 20) fala do único Deus a quem se deve adorar e prestar culto. E que não deve ser representado em imagem. Essa era uma regra sagrada para o judeu. Não vale exatamente para nós hoje, depois de mais vinte séculos, mas aí é outra história.

Bom, você está entendendo... nas mãos de Jesus, está a moeda do imposto. O que ela tem de especial? Ela é uma declaração do senhorio de um imperador divinizado. É a proclamação de um deus que não é o Deus de Israel. Um imperador com seu título de filho do divino Augusto e com sua imagem, uma agressão para o judeu do tempo de Jesus. Servir a outro Senhor é idolatria, é traição ao verdadeiro Deus.

Guardando a mensagem

As autoridades estavam decididas a eliminar Jesus. Levaram-lhe uma pergunta, na verdade, armaram-lhe uma armadilha. Esses ‘inocentes senhores’ queriam saber ‘se era certo pagar o imposto a César?’. Jesus começou desmascarando aquele grupo mal intencionado pela pergunta que fez e pelo tratamento que eles estavam dando ao imperador divinizado. Jesus não respondeu se era para pagar imposto ou não pagar imposto. Jesus denunciou que eles tinham embarcado no projeto do imperador que estava tomando o lugar do Deus vivo e verdadeiro. O Senhor de nossas vidas e de nossa história é Deus, o Deus que se revelou ao povo de Israel, que o libertou do cativeiro e o constituiu seu povo. Não é César. A Deus, devemos dar todo o nosso amor e toda a nossa adoração. A Deus, não a César. Nem a César, nem a qualquer outro senhorzinho de plantão.

E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição que estão nesta moeda?” (Mc 12, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

tua palavra é uma luz em nossa vida. Ela ilumina as situações que enfrentamos, mostrando suas ambiguidades. Nesse assunto do imposto ao império romano, percebeste que o problema não era pagar ou não pagar o imposto. O problema era fazer do imposto um ato de idolatria, de culto a um falso Deus. Ajuda-nos, Senhor, com a luz do teu Santo Espírito, a não elegermos falsos deuses em nossa vida, a quem sirvamos e nos sacrifiquemos. Só o Deus vivo e verdadeiro merece toda honra e toda glória. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amem.

Vivendo a palavra

É capaz de haver outro deus na sua vida. É bom ficar vigilante... Só o Deus vivo e verdadeiro merece todo o nosso amor e a nossa adoração. Ninguém pode tomar o lugar dele. Nem filho, nem marido, nem mulher; nem trabalho, nem dinheiro, nem o mercado. Deus está acima de tudo e de todos. Ele é o nosso amor maior, o nosso bem maior. No dia de hoje, verifique qual é a imagem que tem na sua ‘moeda’... qual é o deus que está se escondendo naquilo que você mais dá valor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Anônimo1/6/20 23:54

    .




    ✌️ *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!!!*

    A divulgação numerosa de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária.
    Muitas dezenas de compartilhamentos!

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para nomes mais comuns!

    Obs: Perfis de usuários sem alguma imagem no avatar não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*






    .

    ResponderExcluir
  2. Amém Padre João! Deus me ajude a ver quem e qual é o verdadeiro sentido da minha vida! Só deve haver um: Ele Próprio!🌹

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio2/6/20 05:50

    Que as faces da nossa moeda sejam amar a Deus e ao próximo.

    ResponderExcluir
  4. Amém glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  6. Deus estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas, hoje eu tenho esta certeza.Obrigada meu Deus.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre João Carlos por esta meditação, e por poder ouvir sua voz narrando este Evangelho, DEUS o proteja e abençoe. 2018???? foi no final dele,que ganhei este presente iluminado de DEUS para nossa vida aqui em casa. GRATIDÃO. sua bênção.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, muito obrigada pela meditação do evangelho diário! Tudo mudou depois que comecei a ouvir sua meditação todas manhãs! Te peço que me coloque em suas orações, e também peço orações para o meu pároco padre Júnior!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇😇🌹💓
    Tu és o senhor maravilhoso do universo quero que me guies, pois tu és o meu Deus.
    Pai celestial, quero que cada dia da minha vida seja um bom dia aos teus olhos.
    Dá me a força para te louvar e
    ser alegre por mais difícil que seja a provação que eu enfrentar.
    E a ser obediente aos teus mandamentos e dar ouvidos às tuas palavras.
    Mudar minha vida por tua graça
    🙋🌷👏💕

    ResponderExcluir
  10. Vem Espírito Santo de Deus!! Habite em nossos corações, restaure toda a face da para terra para honra e glória do Senhor Jesus Cristo!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/6/20 09:36

    Bom dia Padre João Carlos. Que a paz e a felicidade façam parte do seu dia...
    Só o Deus vivo e verdadeira merece todo o nosso amor e toda nossa adoração. Deus está acima de tudo e de todos... SENHOR JESUS, tua palavra é uma luz em nossa vida. Ela ilumina as situações que enfretamos no nosso dia a dia. Ajuda-nos, SENHOR, com a luz do teu Santo Espírito a fazermos sempre o bem... SENHOR, derrama tuas bênçãos em abundância sobre Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Que bom! Ouvir todas as manhãs sua meditação do evangelho. Nos traz forças, nos reanima e nos faz refletir sobre a maravilhosa existência de um Deus que está sempre ao nosso lado quando clamamos por Ele. Que Deus o ilumine sempre Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos,sua meditação nos ensina o caminho que devemos seguir, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Senhor, Pai Santo, Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço pelas missionárias franciscanas de santo Antônio. No entanto, me ensine viver no novo céu e na nova terra. Me ensine ter esperança, fé e amor. Me ensine viver uma vida pura, sem mancha e em paz. Me ensine fugir da impiedade e da hipocrisia. Me ensine crescer na graça e no conhecimento do meu REDENTOR. Me ensine glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ensine evangelizar com autoridade e sabedoria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Ouvindo a meditaçao da.palavra fico mais confiante em Deus. E. Tenho certeza. Q esse Deus. Q e pai vai me curar. Do cancer de mamã confio amém graça Queiroz de fortaleza boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS