PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A REGRA DE OURO

A REGRA DE OURO

Tudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).
23 de junho de 2020. 


Jesus disse que ‘fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam’ realiza o núcleo da Lei e dos Profetas. ‘A Lei e os Profetas’ – é uma forma de falar da própria Palavra de Deus, da Bíblia. Fazer o bem aos outros é uma forma de realizar integralmente a palavra de Deus.


"Faça aos outros aquilo que você deseja que lhe façam" é outra forma de dizer "ame o seu próximo como a si mesmo". Faço ao outro aquilo que eu quero que façam a mim. Como eu acho que sou merecedor de atenção, de respeito, de consideração, assim devo tratar os outros, com atenção, respeito, consideração, em qualquer circunstância.


Na verdade, por trás de uma pessoa que humilha, menospreza ou desdenha do seu semelhante há uma pessoa mal resolvida. Uma pessoa que age com rispidez e ignorância com os outros revela alguém com déficit de humanidade. Sua ação grosseira e ferina reflete seu estado interior depauperado.


Fazer aos outros o que nós queremos que façam conosco. Não é fazer com os outros o que fazem conosco. Fazer o queremos que façam conosco. Isso quer dizer que mesmo que alguém me maltrate, me trate com indiferença, eu preciso tratá-la(lo) como eu gostaria de ser tratado. E isso não é fácil, e nem parece muito natural. Normal seria responder com a mesma moeda, no mesmo tom de voz, jogar com as mesmas armas. Mas não é o que Jesus falou. Ele disse pra gente tratar os outros como nós merecemos ser tratados. Responder a um tratamento ríspido, descortês, grosseiro com um tratamento educado, respeitoso, cordial. É assim que gostaríamos de ser tratados. Então, é assim que temos que responder.


E por que isso? O cristão tem várias motivações para seguir esse conselho de Jesus. Primeiro, porque o outro é uma pessoa humana, merecedora de respeito e consideração em qualquer situação. Pode ser questionado, repreendido, corrigido, mas sempre com educação, com cordialidade, com o respeito que merece uma pessoa humana. Segundo, porque nele eu posso identificar a semelhança de Deus que toda pessoa humana carrega. Ele nos fez à sua imagem e semelhança. Menosprezando um irmão ou uma irmã, eu estou desonrando o próprio Deus criador. Terceiro, porque Jesus se identificou com o outro, especialmente com o mais abandonado e sofrido (o faminto, o doente, o prisioneiro). Ele disse: o que você fez a um desses irmãos fez a mim.


Guardando a mensagem


Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é a regra de ouro. Humaniza nossas relações. Estende a boa imagem que faço de mim mesmo, de minha dignidade, de meus direitos aos outros. Faz-me dar o primeiro passo, como construtor de relacionamentos respeitosos e humanizadores. Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é uma forma de realizar o mandamento do amor ao próximo. Agindo assim dou testemunho do meu amor a Cristo Jesus que assumiu nossa humanidade e se fez solidário com os últimos e os pecadores.


Tudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).


Rezando a palavra


Senhor Jesus,
Tratavas todo mundo bem. Não fazias acepção de pessoas. Aliás, aos que a sociedade menos considerava, a eles tu te dirigias com maior deferência e atenção. Dá-nos, Senhor, a graça de tratar a todos com o reconhecimento da grandeza de sua dignidade, vendo em cada um a imagem e semelhante do nosso Criador e Pai e honrando a tua própria presença neles, sobretudo nos mais humildes e discriminados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Como todos os dias, hoje, você pode encontrar alguém que trate você com indiferença, desatenção ou falta de consideração. Seu esforço vai ser tratar bem, como gostaria de ser tratado.

Só para lembrar: amanhã é a nossa live musical solidária. E eu faço questão de sua audiência. Se ainda não o fez, inscreva-se no meu canal de youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Nunca se teve tanta informação como temos na atualidade requer tempo para construir conhecimento; Paciência, meditações constante umpum de desenvolvimento da humanidade, urge a todos sem distinção de pessoas; um tratamento universal de ética, cidadania onde as luz do ser reluz um saber: tratar bem a todos é uma norma de convivência social, que aproxima os seres humanos da humanização,isso ter noção básica da vida ou seja, considerado o maior ensinamen:tratar bem requer muito de cada um, porém quando como critério social e respeito as vidas. Foi isso que Jesus Cristo viveu pregando aqui mostrou a perfeição,em meio aos menos favorecidos aprender, praticar de forma discreta sensibilisando a todos sobe o uso contínuo de tais práticas da lei universo:"Tratar teu semelhante como as te mesmo", é excelente caminho para superar nossas fragilidades aproximando a humanidade de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos obrigada pela reflexão do Evangelho. Devemos amar a todos somos todos irmãos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença que todos nós tenha um bom dia amém 🙌🙌🙌🙌🙌 orem por mim e minha família

    ResponderExcluir
  4. Tratar bem ao próximo é um ensinamento do Mestre dos Mestres, do Mestre do Amor,Ele só nós ensina o que bom então, seguimamos os ensinamento dele, mesmo que o próximo não retribua, mas o que importa é fazermos nossa parte como filho e filha de Deus.
    Que o nosso bom Deus nos abençoe.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pe.João Carlos!peço sua bênção.Desejo um bom dia para o Senhor. Graças e Paz.

    ResponderExcluir
  6. A paz de Cristo é o amor de Maria Amém

    ResponderExcluir
  7. Amém Jesus glória a vós senhor!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos jacinta peço nossa bênçãos nesses dias de hoje ainda encontramos gente que faz a mesmas coisas e tão difícil mais tudo com Deus e ótimo que encontro Deus em sua vida tudo da certo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos muita linda a reflexão de hoje temos que fazer pelos os nossos irmãos o que gostaríamos que fizessem por nós.. amém.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Padre João Carlos,A paz do SENHOR JESUS. Reflexão de hoje devemos amar o nosso irmão com a si mesmo. Bençãos sem medidas p todos nós. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor obrigada por todo q me destes nesta vida. Amém

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pé.João Carlos.
    Deus nos conceda a graça do amor sem medidas.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Que nosso Bondoso Deus derrame bênçãos em sua vida, hoje e sempre.
    SENHOR JESUS, dá-me a graça de poder tratar bem a todos como eu gostaria de ser tratada; e que eu possa ver e em cada ser humano principalmente nos mais humildes e desprezados nos sofredores, a imagem e semelhança de DEUS nosso Criador e Pai.
    Que nosso Bondoso Deus nos abençoe...
    Bom dia a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, isso mesmo, devemos todos nós amar um aí outro, como Deus nos tem amado. Peço em suas orações pela minha família e principalmente pela minha mãe de 95 anos e por mim que cuido dela com muita saúde, obrigado Pe pelos suas meditações, que lhe ilumine sempre. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Bom dia agradeço a Deus por todos os evangelizadores por nós permitir a honra de acordar com a palavra de Deus, obgda padre João Carlos, amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom diaaaaa!!
    Estou vivenciando uma nova bifa, novos conhecimentos que ainda falta tempo para gerir tantos saberes
    Minha palavra de *gratidão* pois busco vivenciar dentro dos meus limites.
    Suas meditações me ilumina o meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  17. Senhor tende a do Brasil e do mundo. Amém

    ResponderExcluir
  18. Bom dia
    Lenilda de Salgadinho,Olinda
    Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe nossos pecados,amém

    ResponderExcluir
  19. Hoje haverá aula de yoga?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um maravilhoso dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Amém a Deus,amando o seu próximo tanto quanto a si mesmo
    Procure viver igualmente a todos,e você verá que sua vida se transformará num paraísos de amor e felicidades.
    Seja inteligente, perdoe e esqueça, para ser feliz 👏🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  21. Senhor tem de mizericordia do meu município e do mundo inteiro.desta pandemia

    ResponderExcluir
  22. É muito bom acordar e ouvir o Evangelho do dia e receber benção de Deus.Obrigado que Deus os abençoe sempre.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por todas as pessoas que foram curadas da COVID 19. Entretanto, me ensine orar com fé e confiança. Me ensine fugir do pecado. Me ensine servi-Lo com humildade e amor. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine valorizar o que é sagrado. Me ensine fazer somente o bem. Me ensine entrar pela porta estreita. Me ensine seguir pelo caminho da salvação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. A ingratidão é a melhor de todas as colheitas, porque devemos sim, praticar o bem sem olhar a quem, sabendo que o Pai está observando todas as nossas atitudes, através de nossos corações Cristãos. Amar o próximo como a si mesmo deveria ser escrito em todas as constituições de todos os países, quem sabe o ser humano, não seria melhor?

    ResponderExcluir
  25. Quero receber do os dias

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS