PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EM NOME DE JESUS

EM NOME DE JESUS

Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará (Jo 16, 23)

23 de maio de 2020

Todo dia, a gente reza no Pai Nosso: “Santificado seja o vosso nome”. Este é o primeiro dos sete pedidos desta bela oração. Com esta palavra “Santificado seja o vosso nome”, estamos pedindo e nos comprometendo com a glorificação de Deus. “Nome” aqui não é um nome que Deus tenha. “Nome” é o próprio Deus, a sua santíssima pessoa, uma forma de falar dele mesmo. “Santificado seja o vosso nome” é quase como dizer “Que todos te glorifiquem, te bendigam, Senhor Deus”. Se você entendeu isso, entendeu o evangelho de hoje. 

Jesus disse aos discípulos: “Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará”. Você entende isso, claro. Mas, se você der uma chance ao Espírito Santo, você vai ter um entendimento ainda maior. É o Espírito Santo quem nos revela os mistérios de Deus.

Quando alguém nos diz “peça isso a fulano de tal em meu nome”, entendemos que vamos pedir alguma coisa invocando o prestígio ou a autoridade daquela pessoa que nos enviou. Não é assim? ‘Em meu nome’ seria, no nosso entendimento, a mandado dele ou no lugar dele. É isso? Mesmo que isso seja verdade no nosso linguajar, não é o sentido do texto bíblico, o que Jesus quis dizer. Olhando direitinho o que está escrito (e está escrito originalmente em grego), esse “em meu nome” quer dizer “em união comigo”. Lembre-se do Pai Nosso. “Santificado seja o vosso nome”. O “nome” é a pessoa de Deus. Jesus dizendo “em meu nome” quer dizer “em mim”, “comigo”. Está seguindo? “Em nome de Jesus” não é a mando de Jesus ou no lugar dele. É ‘com’ Jesus, nele. “Em meu nome” quer dizer “em união comigo”.

Você se lembra da parábola da videira? Ele disse: “Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês”. O raminho enxertado agarra-se à videira e se identifica com ela. Só assim alimenta-se de sua seiva e realiza a vocação da videira, produz muito fruto. O cristão está de tal forma unido a Cristo, que identifica-se com ele. Paulo escreveu naquela carta: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Essa identificação com Cristo é obra do Espírito em nós.

Quando pedimos alguma coisa “em nome de Jesus”, pedimos ‘unidos a Jesus’. Não somos mais ramos periféricos, somos um com a videira. Se estivermos unidos a Jesus, então quem pede mesmo é Jesus. Sendo assim, claro que o Pai atende. Aliás, como disse Jesus, “eu nem vou dizer que vou pedir por vocês, porque o Pai ama vocês porque vocês me amam e acreditam sinceramente que saí dele”. Jesus está de tal modo unido ao Pai, que se identifica com ele. “Eu e o Pai somos um”. E nós estamos de tal forma unidos a Jesus que nos identificamos com ele. “Permaneçam em mim, eu permaneço em vocês”.

Guardando a mensagem

“Em meu nome” quer dizer “em união comigo”. “Em nome de Jesus” quer dizer “em união com ele, identificados com ele”. A comunidade recebe todos os dons por meio de Jesus. Toda a sua comunicação com o Pai se faz em Jesus. Quando pedimos ao Pai, unidos a Cristo, o Pai nos atende. Desde que acolhemos a vida nova – no nosso novo nascimento celebrado no batismo – estamos unidos a Cristo, como o ramo na videira. Nossa oração ao Pai é sempre ‘em nome de Jesus’, isto é, com ele, unidos a ele. Ele reza conosco, como no Pai Nosso. O filho número 1 é ele mesmo. Ele é o primeiro a rezar com a comunidade e a pedir ao Pai: “Santificado seja o vosso nome”. O “nome” é Deus mesmo na grandeza do seu amor.

Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará (Jo 16, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Como é bela a prece com que abrimos nossas orações. Dizemos sempre, nos persignando: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. “Em nome” quer dizer “Em união, em comunhão”. É como dizer: “Em comunhão com o Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo”. Estamos em comunhão com o Pai, porque estamos unidos e identificados contigo, Jesus. Tu és a escada de Jacó. Vamos ao Pai por ti. E o Pai se comunica conosco em ti. E essa unidade com o Pai, por meio do Filho, só é possível pela atuação do Espírito Santo que nos une a ti. Assim somos introduzidos na presença do Deus uno e trino, em teu nome. “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Amém.

Vivendo a palavra

Para estar em sintonia com a Palavra, hoje, nas horas santas do dia (simbolicamente 06:00, 12:00 e 18:00 ou em qualquer outra hora igualmente santa), reze o “Em nome do Pai”, se persignando. Persignar-se é traçar sobre si o sinal da cruz. Vergonha, só tenha se não souber o que significam palavras e gestos tão preciosos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. .




    ✌️ *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!!!*

    A divulgação de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para nomes mais comuns!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*

    ��




    .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença obrigado por manddar todos o dia ensinamento da palavra de Deus muita saúde pra o senhor é sua família amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João! Sua benção! Não é tão fácil entender o evangelho de hoje ! Mas é algo maravilhoso saber que pelo Nome de Jesus tudo se torna possível! Se realmente o Espírito Santo agir em mim ou em qualquer outra pessoa, a nossa oração já é um milagre realizado! Eu fico cada vez mais admirada com seus ensinamentos! Mesmo que eu seja fraca no entendimento eu sei que o meu coração só quer uma única coisa: fazer comunhão com o coração de Jesus! Santica-lo por meio das minhas ações! Obrigada por me ensinar de como há poder no Nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe JOÃO CARLOS eu leio e passo além para que mais pessoas meditem obg

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João! Como é bom receber estás palavras ao amanhecer.🙏 Gratidão. E que seu dia seja de muitas bençãos. Gilse David

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos sua benção sou Damiana de Carvalho Vasconcelos de Recife.Todos os dias de 6 /30 da manhã encaminho a meditação da palavra pra todos os meus contatos,os meu parentes e amigos agradecemos Senhor por essa benção de todos os dias inclinarem as cabeças para receberem as bençãos do alto do céu.Jesus lhe abençoe dando-lhe Saúde e Paz.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que o Todo Poderoso te cubra de muitas graças...
    Pai Nosso que estais no Céu, "santificado seja o vosso nome". "Que todos te glorifiquem, te vendiam,SENHOR DEUS" e que todos fiquem unidos a ti, Jesus.
    Desejo que Deus me proporcione um dia iluminado com a luz do Espirito Santo, e repleto de muita saúde e muita paz.
    Deus abençoe a todos e um final de semana muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria para Padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo. O Evangelho de hoje foi maravilhoso, porém um pouco complexo...

    ResponderExcluir
  9. Amém!
    Palavras de salvação.

    ResponderExcluir
  10. José Lúcio23/5/20 10:06

    Obrigado, Padre João Carlos por mais um ensinamento bíblico. Vamos continuar pedindo ao Pai em nome de Jesus, isto é em comunhão com o Mestre, que nos abracemos todos com a FÉ nessa luta contra a pandemia.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, obrigado por enviar a palavra de Deus todos os dias, é muito confortante.
    Que Deus esteja sempre ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolver o o senhor no seu caminho 🙌😇🌹💕
    O espírito santo era, é e será sempre mencionado em seu lugar junto do pai e do filho.
    É vida e cria a vida.
    É luz e dá a luz.
    É bom e é a fonte da bondade.
    E elimina as faltas.
    Senhor Jesus, que minhas intenções, pensamentos, ações palavras gestos sejam unicamente a serviço e louvor de vós.
    Afaste de mim tudo o que não for segundo a vossa bondade.
    Possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo
    Pois Ele é o maior motivo da nossa existência
    O espírito santo vem a nós e nos livrar dessa pandemia 🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe você sempre é ilumine

    ResponderExcluir
  14. Deus da vida, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Contudo, me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ser eloqüente e versado nas Sagradas Escrituras. Me conceda a graça de ser instruído e de seguir o VOSSO caminho. Me conceda a graça de falar e de ensinar, com entusiasmo e exatidão, a respeito do Messias Prometido. Me conceda a graça de ser hospitaleiro e útil aos fiéis. Me conceda a graça de refutar vigorosamente as heresias. Me conceda a graça de pedir ao Pai, em nome de Jesus: com fé, confiança, humildade e perseverança. Me conceda a graça de ter uma alegria completa. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre. Joao carlos como o meu coracao fica leve. Ouvindo o vengelho. E. Com asua explica ainda fica mais calmo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS