PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: É POR POUCO TEMPO - VAI PASSAR

É POR POUCO TEMPO - VAI PASSAR

Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20).
21 de maio de 2020


Nós sempre enfrentamos crises, não é verdade? Crises vão e vêm. Elas podem ser momentos de crescimento, de superação. Crises são oportunidades, se bem aproveitadas. Quando se está num momento de crise, ela parece durar uma eternidade. Quando passa, nos damos conta que o tempo não era tão longo assim. A crise dá qualidade ao tempo que segue, o novo tempo, o tempo da superação. 

“Pouco tempo”. Essa expressão domina o texto do evangelho de hoje. Se você contar direitinho, essa expressão se repete sete vezes no evangelho de hoje. É o tema da ausência de Jesus, de sua morte. E o tempo de sua nova presença, na condição de ressuscitado.

Vamos entender essa parte “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”. A paixão e morte de Jesus foi um tempo de desorientação para os discípulos, de desespero, de sofrimento. De repente, chegam os soldados, lá no Horto, e prendem Jesus e começa uma série triste de espancamento, interrogatório, julgamento e condenação; e a cruel execução de Jesus, acusado de tudo o que não presta, sem eles poderem fazer nada; e o sepultamento apressado; e o silêncio pesado daquele sábado. Um tempo de angústia, medo, desespero para os seus discípulos e discípulas. Uma crise sem precedentes. O desânimo tomou conta do grupo. Os dois de Emaús foram se embora. Judas se enforcou. O grupo se trancou, amedrontado, na casa que os acolhera para a última ceia. Esse é o pouco tempo da ausência de Jesus, um tempo que parecia uma eternidade, menos de três dias que transtornaram a vida dos discípulos. A ausência de Jesus foi uma morte para o grupo. “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”.

Vamos agora para a outra parte “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”. Pode ser entendido como “Mas, um pouco mais tarde, vocês me verão”. Na madrugada do primeiro dia da semana, eis que Jesus ressuscita e começa a se encontrar com as discípulas e os discípulos. A superação do tempo ruim foi tão surpreendente que quase não acreditavam no que estavam vendo e tocando: o crucificado deu a volta por cima, ressuscitou, trazendo perdão aos pecadores. A morte não foi o fim. Pela morte, ele se apresentou em reparação dos pecados da humanidade. O novo tempo chegou: tempo de alegria, tempo de vitória, tempo de ressurreição. “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”.

Numa de minhas canções, eu escrevi: “Não há tempestade sem bonança. Neste novo reino, em dor de parto, a esperança”. O poema traduz bem as palavras de Jesus no evangelho de hoje. Um tempo de ausência, pouco tempo, mesmo que parecesse uma eternidade. E em pouco tempo, o tempo da presença, da superação, da ressurreição. Essa experiência com a morte e ressurreição de Jesus é modelo agora para toda crise que cada um de nós tenha e das crises que a comunidade cristã também passe. A comunidade também caminha por momentos de crise e de superação, de ausência ou proximidade do Senhor.

Guardando a mensagem

Jesus estava preparando os discípulos para a grande crise que seria a sua ausência, pela morte de cruz. Em pouco tempo, chegaria essa hora dolorosa. Mas, em pouco tempo ela passaria e daria lugar a outro momento, uma nova forma dele estar presente ainda mais eficaz e duradoura. Ressuscitado, ele comunicaria o Espírito Santo que atualizaria permanentemente sua presença. Momentos de crise também são vividos na vida pessoal de cada seguidor de Jesus. Você também já viveu momentos de crise e momentos de superação, tempos de tempestade e tempos de bonança. Se o seu momento atual for de angústia e sofrimento, escute o que Jesus está dizendo hoje.

Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
“Quanto mais escura a noite, mais carrega em si a madrugada”, dizia Dom Hélder Câmara. Vez por outra, passamos por noites escuras, como neste momento da pandemia. Dá-nos, Senhor, não nos desesperarmos nesses momentos. Como disseste, é “pouco tempo”. Que não nos faltem paciência, humildade para revermos nossos erros e esperança para construirmos o novo momento que não tarda a chegar. E chegará, como bênção do alto, como madrugada depois de uma noite escura. Que tua morte e ressurreição, Senhor, seja a dinâmica a nos iluminar em nossas pequenas e grandes crises. Contigo, já somos mais que vencedores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Na oração, vem sempre primeiro os nossos problemas, os de nossa família... mas, precisamos também nos lembrar dos outros. Eles atravessam os mesmos dramas que nós ou até maiores. Hoje, reze por quem está vivendo dias muito difíceis nessa pandemia. Reze também para que, passada essa tormenta, voltemos à normalidade com um coração solidário e temente a Deus. Que, passada essa noite escura, venha um tempo de paz e de fraternidade para toda a humanidade. 

A gente se encontra às 22 horas, na Live da Oração da Noite, pelas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. >>



    Recebam diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações, missas on-line & artigos relacionados ao catolicismo, também estão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 / Jonas

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    "TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!"



    >>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É UM grande prazer receber às mensagens. Deus seja louvado.

      Excluir
  2. AMÉM!! LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. 🙏❤

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença louvado seja Jesus e padre e uma verdade temos que pedir pela nossa família e pelos outros também Samos todos irmãos amém

    ResponderExcluir
  4. José Lúcio21/5/20 06:08

    Parabéns Pe. João Carlos pela brilhante e oportuna mensagem lastreada nas palavras do Mestre. Crise, medo, tristeza são sentimentos dessa crise que estamos passando nesse tempo que parece realmente não ter fim. Tenhamos FÉ, paciência, pois o Novo Tempo está por vir, e com Vitória.

    ResponderExcluir
  5. Amém! Espero em Deus que tudo logo passará

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pa. João carlos. Aqui na minha cidade e muita chuva .pa estamos em oração pra que essa pandemia a cabe logo. Minha cidade só tem 6 caso mas todos estao em suas casa ninguém esta no hospital mas a gente ta mas em casa orando adeus pra chegar o fim. Peço oração pelo meu neto sobre os vicios das drogas. Deus abençoe oa senhor pa.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus abençoe todos nós,e que fortifique nossa fé...

    ResponderExcluir
  8. Palavras de vida e salvação.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que nossa senhora auxiliadora envolver o senhor no seu caminho 🙌😇😇💕🌹
    Querido Jesus quando o caminho da vida parecer incerto e ameaçador, que nós possamos manter o foco em ti e nas tuas
    Promessas de nós mostrar o caminho.
    Dizemos não ao medo e sim a fé em ti.
    Quero ajudar os corações ansioso cansados a encontrar descanso em ti.
    Jesus tu podes ajudar me a vencer as fortalezas presentes
    em minha vida.
    Obrigada por me livrar do peso desses fardos
    👏🙋🌹💕 In

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos.
    SENHOR JESUS, que não nos falte fé, paciência, humildade e esperança para construirmos um novo momento que não tarda a chegar como bênção do alto. Que tua morte e ressurreição, SENHOR, seja a dinâmica a nos iluminar em nossas crises. Que depois de passar essa pandemia, possamos voltar a uma vida normal com um coração solidário e temente a Deus. Que venha um tempo de paz e de fraternidade para toda a humanidade. SENHOR JESUS dai a Padre João Carlos e toda equipe da AMA, saúde, paz e sabedoria , para que possamos enfrentar essa pandemia avassaladora com muita Fé e serenidade.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos, muito obrigado padre por essa homilia. Que Deus abençoe todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos que Deus abençoe todos nós é livre de dessa pandemia

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos, sua benção, e muito gratificante ver a palavra que é vida e salvação, cada uma na sua época, mas sempre igual, e o humano esquece quem é o nosso soberano, e acham que quem comanda é o homem, e isso é muito triste, as pessoas acham que tudo isso não é nada, mas só passando para sentir que é Deus que comanda entre o céu e a terra, amém.
    Temos que ficar em oração, pois e isso que nós ajuda a vencer.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre Joao Carlos, que o Divino Espírito Santo continui lhe iluminando para tão bem nos evangelizar como um bom pastor. Esperamos que o Divino Espírito Santo venha nos iluminar e nos dá força para vencermos estes tempos tão difíceis onde estamos tendo tantas perdas de vizinhos pessoas ámigas quê estamos perdendo por causa desta pandemia. Vem Espírito Santo com à vossa luz e vossa força nos defender, e nos trazer a paz. Só vós Divino Espírito Santo podeis nos socorrer neste momento tão crocante. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre! Obrigada pelas palavras de conforto. Que Jesus nos proteja.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS