PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OUVIR, CRER, SEGUIR

OUVIR, CRER, SEGUIR

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)


06 de maio de 2020.

Palavras preciosas de Jesus, ditas à multidão: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar”. 

Há, de verdade, uma realidade de descrença, de gente que não escuta Jesus e não o segue; não integra o seu rebanho, não faz parte de suas ovelhas. Pela fé, nos aproximamos de Jesus. A fé é um dom de Deus. Mas, um dom, um presente pode não ser recebido, pode ser rejeitado. É que fomos criados na liberdade. Sem liberdade, não há amor. Sem liberdade, não se pode crer, porque crer é uma acolhida incondicional, uma entrega pessoal. Não se pode crer, nem amar por obrigação. Crer é um ato de liberdade.

Há quem realmente não creia. E há muita gente que, mesmo crendo, não permite que sua fé oriente a sua vida. É uma espécie de ateísmo prático. Até crê, mas a fé não é a luz que ilumina os seus passos. Vive como quem não crê, como quem não tem esperança, como quem não conheceu Jesus. Em Jesus, ficamos sabendo que Deus nos ama e o enviou para nos resgatar, nos conduzir para a vida plena. E, sobre isso, não podemos ficar indiferentes. Essa novidade pode mudar a nossa vida, pode ser uma revolução em nossa existência.

Não basta que Jesus seja o bom pastor e nos conheça e dê sua vida por nós. É necessário que nós, em resposta a esse amor do bom pastor escutemos a sua voz e, na fé, o sigamos. Ele disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz”. É preciso ouvir a sua voz. A oração diária do povo de Jesus incluía uma passagem do livro do Deuteronômio: “Ouve, Israel, o Senhor teu Deus é o único Senhor”. Ouve, Israel. É preciso escutar. A fé é a nossa resposta ao que ouvimos. O salmo 94 traz uma chamada de atenção: “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”. A palavra nos pede para não fechar o coração como o povo antigo que tanto entristeceu o Senhor por sua desobediência. “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”.

Guardando a mensagem

Escutar a voz do bom pastor é reconhecê-lo como orientação da própria vida, crer nele, assumindo sua palavra como guia de sua existência. Foi exatamente isso que Maria disse aos serventes nas Bodas de Caná: “Façam tudo o que ele lhes disser”. O que Jesus diz, precisamos escutar, acolher, praticar. Crer é a nossa resposta à sua palavra, pela qual nos revela o amor de Deus por nós.

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Infelizmente, hoje, como no teu tempo, há muita gente que não te escuta de verdade. Uns permanecem indiferentes à tua voz, à tua Palavra; não a distinguem no meio de tantas vozes do mundo de hoje. Outros te escutam com ouvido de mercador: não te levam em conta, não te ouvem com seriedade; não se deixam conquistar pelo amor de Deus que tu anuncias. Mas, que bom que muitos te escutam e te seguem. Peço-te, Senhor, que eu e minha casa estejamos sempre no número dos que te ouvem, te conhecem e te seguem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Minha sugestão é que você transcreva e reze a oração que Jesus rezava todo dia: Deuteronômio 6, 4-9. Ela começa convidando o povo de Deus a escutar, a ouvir uma coisa muito importante.

A gente se reencontra às 22 horas, na live da Oração da Noite, nas redes sociais: youtube, facebook, instagram e no aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb.

20 comentários:

  1. Anônimo6/5/20 07:13

    Amém, Pé João Carlos a sua bênção.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João carlos. Sou do estado da Bahia com o nome de Euclides da Cunha Bahia. Peço oração pela minha familia especialmente pelo meu neto que tem vicios.

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe o senhor te dando muita saúde fé no seu ministério de padre

    ResponderExcluir
  4. Eu e minha há casa serviremos ao Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Pai, dai-me sempre a graça de ouvir tua voz e seguir teu direcionamento! Envolve-me com teu amor e fortalece ainda mais minha fé.Obrigada padre por suas mensagens edificantes.Deus abençoe você ❤️❤️🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/5/20 08:35

    Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento. Agradeço a linda mensagem que nos transmite a MEDITAÇÃO E a linda reflexão do Evangelho.
    É pela fé que nos aproximamos de Jesus. Que pela fé possamos ouvir, crer e seguir JESUS. O que Jesus diz, precisamos escutar, acolher, praticar.
    Crer é a nossa resposta à sua palavra, pela qual nos revela o amor de DEUS por nós.
    SENHOR, que eu e minha casa estejamos no número dos que te ouvem, conhecem e te seguem. Bendito seja Deus acima de tudo e de todos.
    SENHOR JESUS, peço-te que abençoe e cubra de muitas graças , Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos, sou Teresinha Oliveira, Morro no sítio escondido a cidade é Farias Brito no Ceará, te esculto por a rádio padre Cícero.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal amei obg Jesus abençoe SEMPRE nos todos paz e bem amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma quinta feira
    abençoada que papai do céu te proteja e te ilumine 🙋😇😇🌷💕
    Senhor Jesus,sem a tua presença, minha vida séria vazia e fútil.
    Contudo às vezes quero tomar as coisas em minhas próprias mãos e consertar tudo sozinha.
    Ajuda me, porém, a lembrar de que tu és o senhor maravilhoso do universo que tem todas as respostas de que preciso.
    Quero que me ensine e me guies,
    Ajuda me a manter me concentrada em ti,tu diriges o show
    Por mim mesma, nada posso fazer
    🙋🌷💕💓

    ResponderExcluir
  10. Eu creio em Deus PAI FILHO ESPÍRITO SANTO AMÉM

    ResponderExcluir
  11. MEU DEUS MEU DEUS EU CREIO
    MAS AUMENTAI À MINHA FÉ
    À MINHA ESPERANÇA E O MEU AMOR. AMÉM

    ResponderExcluir
  12. JESUS AJUDA À TUA FILHA ALINE ANA DA COSTA SAIR DOS VICIOS DAS DROGAS .SENHOR EU CREIO NAS TUAS PROMESSA .AMÉM

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos bom dia, muito obrigada pelas suas palavras exclarecedoras do santo evangelho neste dia de hoje ouvi o vidio e a meditação da palavra de Deus devemos sempre ouvir a palavra de Deus e procurar por em prática fazendo com que tenhamos mais fé quê só Jesus tem palavras de vida eterna. SOCORRO MARTINS moro em Fortaleza Ceará.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos, sua benção. Que Jesus lhe proteja sempre, o Sr é um pastor de grande valia. A reflexão da palavra belíssima. Tudo o que Jesus quer de nós é o seguimento dos seus ensinamentos.Aparecida, resido em Tamandaré/PE.

    ResponderExcluir
  15. Deus abençoe o seu sacerdócio! Jesus é o meu Pastor. Jesus eu creio, mais aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  16. Como eu faço pra receber a palavra todos Os dias no meu zap?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS