PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EU VENCI O MUNDO!

EU VENCI O MUNDO!

No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)
25 de maio de 2020



Estamos no final do diálogo de Jesus com os discípulos, ainda à mesa da ceia pascal, a última ceia. Embora os discípulos demonstrem adesão a Jesus e aos seus ensinamentos, a verdade é que na hora da paixão se dispersarão e Jesus vai estar sozinho. Foi o que Jesus comentou: “Eis que vem a hora – e já chegou – em que vocês se dispersarão, cada um para o seu lado, e me deixarão só”.

É nesse momento que Jesus reafirma sua total confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”, tinha dito em outra ocasião. E ele está certo do apoio do Pai, porque está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade. Ali, à mesa, ele disse uma coisa impressionante: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia naquela cruz. Mas também ali, ele está em oração. É uma oração que brota de suas dores físicas e de seu sentimento humano de quem se sente traído e injustiçado. Ele se sente só e abandonado. A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Na verdade, essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). Apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo sofredor e a confiança nele. A ressurreição foi a resposta do Pai à prece do seu filho. A ressurreição é a sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Jesus enfrentou tudo e venceu.

Esta confiança no Pai, Jesus quer passar para o seu rebanho. “No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo”. O discípulo, a discípula, mesmo enfrentando os dramas da vida, as crises que não faltam, olha para Jesus e se sente acompanhado, acompanhada. Ele não nos deixa sós. Ele está conosco. Sua ascensão, isto é sua condição de estar agora em Deus, lhe permite estar conosco de uma forma real e diferente de antes. O Espírito Santo é quem atualiza a sua palavra e a sua missão. Assim, ele, que passou por tanto sofrimento e venceu, nos oferece a sua experiência, a sua graça, a sua confiança em Deus. E mais: nos oferece a vitória que ele alcançou em nosso favor, o perdão, a reconciliação com Deus. Na ascensão, o contemplamos vitorioso. Nessa condição, ele continua nos animando a resistir nas adversidades, a lutar com esperança e a confiar em Deus. 

Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições, pandemia... Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição dele, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a sua vontade, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Você também pode ter os mesmos sentimentos de Jesus, como São Paulo nos recomendou. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, por causa do seu filho Jesus, ama você, é eternamente fiel e não lhe abandonará nunca.

No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na fé e fortes nas dificuldades. Naquela tempestade no mar, tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua presença redentora. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção e a grandeza do teu amor. Muito obrigado, Senhor. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Ontem, foi o Domingo da Ascensão, por isso a comemoração de N. Sra. Auxiliadora ficou para hoje. Assim, vamos invocar a bênção pelas mãos de nossa Mãe Auxiliadora:

A nossa proteção está no nome do Senhor.
Que fez o céu e a terra.

Ave Maria…

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.

Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
Rogai por nós.

E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre ti e permaneça para sempre.
Amém.


Vivendo a palavra



Certamente, há alguém que você conhece que está atravessando uma fase difícil em sua vida. Compartilhe essa palavra com essa pessoa e reze por ela. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Amém glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  2. Pa João carlos peço sua benção para meu neto E e familia. Peco oracao pelo meu outro neto que esta com uma audiência no enesse por problama de saude que deus abençoe ele

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana na proteção de nossa senhora auxiliadora que Ela envolve o senhor no seu caminho. 🙌😇🌹💕
    Deus está sempre ao nosso lado, nunca nos abandona, todas as tempestade passam.
    E se soubermos recebe Las com serenidade, nenhum mal nos causarão.
    Recorra ao mestre Divino, para que as tempestade se acalmem a seu lado, não perca seu equilíbrio interno.
    Por maior que seja a tempestade
    que o envolver.
    Todas as tempestade passam.
    Seja qual for o seu desespero.
    🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia e lhe conceda uma semana tranquila com muita saúde e muita paz.
    SENHOR JESUS, a tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na FÉ e fortes nos momentos difíceis da vida. Muito obrigado SENHOR. Em nossas dificuldades, enche-nos de confiança, em nossas noites escuras, reveste-nos da Fé... Pai de bondade, daí à padre João Carlos e toda equipe da AMA uma ótima semana com muita saúde e muita paz. Um dia muito feliz a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Todos os dias aguardo o alimento da Palavra de Deus através da sua leitura.
    Agradeço muito.
    Que DEUS abençoe abundantemente a nossa semana.
    Que essa pandemia logo vá embora.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito obrigado em nome de deus amém!

    ResponderExcluir
  7. Uma benção a todos da minha família, famíliares e meus amigos!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua vida e sua Missão, tenha uma ótima semana. Senhor, eu creio mais aumenta minha FÉ, estamos passando esse momento dá pandemia preocupados mais não podemos ficarmos Triste, sabemos que não estamos sozinhos, o Senhor e a virgem Maria estão conosco, o Senhor venceu nós juntos com o SENHOR, venceremos, agora temos que rezar, JUNTOS SOMOS MAIS SEPARADOS SOMOS MENOS. sua benção Padre João Carlos. Obrigado pelas meditações e orações.

    ResponderExcluir
  9. Que Maria Auxiliadora passe na frente e nos proteja de todos perigo, Amém.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pe João Carlos, a mensagem do Evangelho foi muito oportuna para mim,pois estou necessitando de coragem pra acompanhar uma irmã com doenças psicossomáticas sérias, porisso preciso de paciência e sabedoria pra administrar essa situação.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre Joao Carlos Jesus e Maria Santisma lhe abençoe e o envolvam com o seu manto maternal. Meu Jesus eu vos peço não me deixais sozinha nestes momentos difíceis hoje estou adoentada peço a Jesus e Maria Santisma que nesta hora venham me socorrer com a minha saúde peço ao senhor padre Joao Carlos que interceda a Jesus pela a minha saúde. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Padre João Carlos lendo aqui o evangelho.
    A meditação de hoje nos fala que em meio a tribulação precisamos ser forte na fé e está sempre em oração . Porque temos um Deus fiel que nos abandona.Ele faz acalma toda a tempestade. Não tenhamos medo. Jesus nos faz companhia por onde caminhamos
    dia é noite ele está ao nosso lado.
    Um abraço Padre João Carlos.👏👏

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre joao carlos sou graça. Queiro. De fortaleza. Pesso oraçao por mim padre estou com o cancer de mamã ka fiz retirada da mamã estou. Fazendo as seções de quimioterapia todo ascisto seu progama mais muita saidades das misças dos uovintes na. D bosco q. O senhor vem celebra pendindo q corvid tenha um fim

    ResponderExcluir
  14. Ó Meu Pai! Ó Pai Celeste! Eu LHE agradeço pela solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. No entanto, me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude receber o Espírito Santo. Me ajude viver a minha fé e o meu batismo. Me ajude na minha conversão. Me ajude falar em línguas e a profetizar. Me ajude falar sobre o VOSSO REINO. Me ajude ser fiel ao meu REDENTOR. Me ajude vencer as tribulações com coragem e paz. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!gostaria de saber como faço para receber a meditação todos os dias? A de hoje ainda não saiu.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS