PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DEUS É PAI

DEUS É PAI


Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8) 

09 de maio de 2020.

Foi o pedido do apóstolo Felipe. Jesus tinha avisado que estava indo para o Pai. Nós todos também queremos ir para o Pai: lá é o nosso endereço definitivo, o lugar da plenitude de nossa vida humana divinizada. E como chegar lá? Tomando o caminho certo. E que caminho é esse? É o próprio Jesus. Ele nos disse “eu sou o caminho, a verdade, a vida. Ninguém vai ao Pai, a não ser por mim”. Foi aí que Felipe fez esse pedido: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.

De fato, Jesus nos revela o Pai, nos diz quem é ele, como ele nos ama, nos espera, nos perdoa, como o Pai do filho pródigo. Conhecer o Pai é antever o nosso futuro nele, é reconhecer que na comunhão com ele se realizam todos os nossos sonhos de felicidade, de imortalidade, de amor e liberdade. Só em Deus, saciamos por inteiro nossa sede de felicidade e plenitude. Se o encontramos, encontramos a fonte da vida, dele nós viemos. Encontrando-o, caminhamos com mais firmeza ao seu encontro. E o encontro com ele já é aqui e o será pleno e total na eternidade.

Jesus revelou que o Deus da Aliança é Pai. Não é só o criador. Ele é eternamente Pai em relação a seu Filho único. E o Filho é eternamente filho em sua relação com o Pai. Jesus revelou o Pai. O Pai se revelou em Jesus. Na compaixão de Jesus pelos sofredores e pelos pecadores, vemos o amor do Pai pelos seus filhos. O Pai nos amou com o coração de Jesus.

Jesus, caminho, verdade e vida, revela o Pai. Jesus está unido a ele, fala com ele diante de nós como um filho carinhoso e amado, ele nos leva ao Pai. Na parábola do filho pródigo, Jesus nos mostrou um pai respeitoso da nossa liberdade, paciente à espera de nossa volta, cheio de compaixão e amor ao correr para nos encontrar e abraçar ainda no caminho, generoso no perdão, festejando nossa volta e tentando convencer o irmão mais santo a nos acolher, mesmo tendo-lhe dado as costas.

Na oração que Jesus ensinou aos discípulos está uma relação amorosa e filial com Deus. Ele é o nosso Pai, a quem amamos de todo o coração. Ele conhece todas as nossas necessidades, ainda assim nós as apresentamos com toda confiança, já em ação de graças por sua proteção e por sua providência.

Guardando a mensagem 

O pedido do apóstolo Felipe foi verdadeiro. Conhecer a Deus é tudo o que queremos. Deus é amor. Fomos criados por amor. Salvos por amor. Somos conduzidos pelo amor. Essa experiência de Deus misericordioso, amoroso muda a nossa vida. Jesus esclareceu a Felipe e nos esclarece hoje. Em suas palavras, em suas ações, em sua compaixão pelos sofredores podemos experimentar o Pai que nos fala, que cuida de nós, que nos ama. “Quem me viu, viu o Pai”.

Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8)

Rezando a palavra 

Pai nosso que estás nos céus, 
santificado seja o Vosso nome. 
Venha a nós o Vosso Reino. 
Seja feita a Vossa vontade, 
assim na terra como no céu. 

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. 
Perdoai as nossas ofensas, 
assim como nós perdoamos 
a quem nos tem ofendido. 
E não nos deixeis cair em tentação, 
mas livrai-nos do mal. 

Amém.

Vivendo a palavra

Planeje bem o seu final de semana. Reserve o melhor horário para a Santa Missa dominical pelos meios de comunicação ou pelas redes sociais. Dê preferência, claro, à Missa de sua Paróquia ou Comunidade, mesmo que ela não tenha a melhor transmissão. Amanhã, dedique uma oração especial por sua mãe, viva ou falecida. O seu amor e a sua oração são o melhor presente para sua mãe. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Bom dia Padre, mto obrigada pela partilha, peço que ore por mim, pois estou doente. A paz do senhor. ( Deolinda Delgado--Angola/ Luanda)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre joão Carlos ,eterno filho de Deus,sei queNossa Maezinha do Céu cobre esse filho amado e Santo de Deus.Oro pelo Senhor e um abençoado final de semana e domingo com sua mãe viva na terra e no Céu .Amém

    ResponderExcluir
  3. Estás santas palavras estão dando me conforto no momento em que perdi um ente querido meu marido peço suas Dimas orações.leonor Albuquerque orobó Pernambuco.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos muito obrigada por nos presentear todas as manhãs c essas lindas meditações q nos dá força pra seguimos a caminhada em Cristo Jesus, peço bençãos para minha mãe e toda minha família e q o Deus abençõe o senhor padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um final de semana abençoado e que sua mãezinha do céu e da terra esteja sempre te
    envolvendo com seu amor
    Um dia iluminado para o senhor
    🙌🌹👏💕😇
    Deus fecho os meus olhos e entrego tudo da minha vida para ser instrumento de construção desse Reino de Deus.
    Teu amor leal é a minha esperança,na tua presença encontrarei alegria.
    O amor de Cristo esteja presente no coração de todos 🙌👏🌹💕😍

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Amém Jesus Cristo assim seja

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas lindas palavras de conforto. Oremos para que Deus possa iluminar nossos cientistas para que descubram a cura para esse mal que assola o mundo. Oremos por toda família que Deus as abençoe e proteja. Para todas as mães que seu dia será lembrado em especial amanhã. Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/5/20 08:42

    Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia e lhe conceda muita saúde e muita paz.
    Que a MEDITAÇÃO E a linda reflexão do Evangelho de hoje traga conforto espiritual para que eu possa viver um dia iluminado com muita saúde e na Santa paz...
    SENHOR, mostra-nos o Pai (Jo14,8 )
    Jesus em suas palavras, em suas ações, em sua compaixão pelos sofredores, podemos ter certeza que Ele cuida de nós e que Ele nos ama. Que este momento turbulento que estamos vivendo não abale nossa Fé.
    Jesus é o nosso Pai a quem amamos de todo coração. Jesus eu confio em vós!!!
    Um abençoado final de semana com muita saúde e muita paz para padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Jesus eu confio em vós.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor Jesus Cristo nos cubra com o seu manto sagrado é nos livre de todos os mal principalmente desse vírus que tá no mundo inteiro, senhor proteja todos aqueles que necessitam da vossa misericórdia . Amém...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos! Obrigada por essa especial meditação de hoje. Todos queremos ver o Pai! Assim seja. Que a saúde, a paz e o amor de Jesus Cristo esteja presente nesse domingo dedicado às mamães. FELIZ DIA DAS MÃES! Doralice, a minha mãe, que está no Céu, peço a sua benção Mamãe! Descanse em paz meu anjo e interceda ao Pai por esse planeta por ele criado, e tão massacrado por nós que aqui habitamos...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos que Nosso Senhor Jesus Cristo junto com Nossa Senhora o abençoe muito e também a nós pois estamos precisando muito de proteção nesse período nebuloso em que estamos vivendo. Obrigada por suas palavras elas são como um bálsamo em nossas vidas nesse tempo de pandemia. Um ótimo final de semana para o Senhor.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos sou Maria Emilia fe Parangaba Fortaleza. Muito feliz.Entrei no grupo recentemente.Desejo Felz dia das mâes para o Senhor; e todas as mâes.agradeço pelas l

    ResponderExcluir
  14. bom dia padre ... bom dia a todos que Deus nos abençoe.... que Deus abençoe nosso final de semana que Deus abençoe a todas as mães... e que a nossa humanidade passe o quanto antes por essa epidemia chamada covid 19... sejamos fortes🙌🇧🇷🙏

    ResponderExcluir
  15. Desculpe vou completar a mensagem; agradeço pela1s meditações ouço; leio e lhe acompanho todos os dias 9h e 18h pela D. BOSCO. QUE N. Sra o abencõe.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João carlos que o senhor jesus te cubra de bênção e nos livre do mal desses viros que prefiro chama-la com.vida20

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos! Obrigada por nos evangelizar, Deus lhe pague 🙏🙌🤝! Tenha um feliz e abençoado fim de semana🙏!

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus poderoso e fiel, eu LHE agradeço por mais uma semana. No entanto, me ensine ouvir e anunciar a VOSSA palavra. Me ensine evitar o pecado da inveja e da blasfêmia. Me ensine ser luz para o próximo. Me ensine glorificá-Lo com amor e fé. Me ensine vencer a perseguição. Me ensine viver o meu apostolado. Me ensine viver cheio de alegria e do Espírito Santo. Me ensine conhecê-Lo com o coração cheio de virtudes. Me ensine produzir boas obras. Me ensine pedir com confiança, humildade e perseverança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!padre João, lhe agradeço pelas mensagens enviadas diariamente, estamos passando por momentos de muitas incertezas. Peço que o senhor reze por mim, para acalmar meu coração temoroso, que este domingo seja cheio da presença de Deus no coração das mães, em especial da minha mãezinha que tanto amo. Deus continue nos abençoando com sua sua presença paterna. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Verdade Padre o amor e às orações são o melhor presente para oferecer a Mamãe. Parabéns prá sua mãezinha, Deus abençoe vocês.🙌🙌 Minha mãezinha nunca vi NEM MESMO PÔR FOTOS, Meus Pais faleceram eu era pequena, minha tia não quis ficar comigo e minha irmã, então entregou para uma família, e sumiu até hoje nunca apareceu.😢😢

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS