PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM DOMINGO DE RAMOS ESPECIAL

UM DOMINGO DE RAMOS ESPECIAL

As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21, 9)

05 de abril de 2020

Com certeza, você já participou de muitas romarias. Uma romaria ou uma peregrinação é uma experiência única, que desperta muitos sentimentos e nos deixa muitas saudades. Imagine-se participando da peregrinação anual da páscoa, indo a Jerusalém, com muitos peregrinos. Vamos lá... imaginação funcionando. Pronto?! Já estamos no meio dos peregrinos que estão indo à cidade santa de Jerusalém, na romaria da páscoa. Agora, não aja como turista. Nós somos desse povo. Vai todo mundo a pé, claro. Alguma família leva seu burrinho ou seu jumento com alguém montado e com provisões para a viagem. A páscoa é aquela festa em que se celebra a saída do Egito: Deus libertou nosso povo da escravidão do faraó. O povo que vem da Galileia, do norte do país, como nós, que é uma região mais baixa, diz sempre que está subindo a Jerusalém. Então, estamos subindo a Jerusalém, peregrinando para a festa da páscoa. 

À medida que se avança, mais gente vai se juntando na caminhada. Olha, não esqueça de saudar quem se aproxima ou responder à saudação que lhe fizerem: Shalom! Isso, Shalom. Olha, todo esse povo que vem da Galileia já ouviu falar de Jesus. Há três anos ele peregrina por todo o país, sobretudo pela Galileia, com suas pregações e seus milagres. Aliás, grande parte desse povo já o viu, já ouviu alguma pregação sua e todo mundo sabe contar coisas maravilhosas que ele fez. Jesus é um profeta querido desse povo simples. E como ele, como bom judeu que é, também participa das peregrinações a Jerusalém, é bem capaz de a gente encontra-lo por lá. 

Por lá, nada. Olha quem está ali na frente... ele, Jesus. Jesus de Nazaré. Vai ali na frente. Corre. Olha os discípulos dele, olha o povo que anda com ele... e eles estão parando. Estão trazendo um jumentinho pra ele montar. Escuta o que eles estão dizendo. Ouviu alguma coisa? Eles disseram que Jesus mandou pedir o jumentinho emprestado. Será que ele está cansado? Acho que não. Escuta o que nas Escrituras, livro do profeta Zacarias, está escrito que Jerusalém se alegrasse, porque o seu rei estava chegando montado num jumentinho. Ele sabe o texto de cor... “o teu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento. Ele vai dispensar os carros de guerra, os cavalos e as armas de guerra. Sua palavra é de paz para as nações”. (Zc 9,9). Quem sabe se o profeta de Nazaré não seja o filho de Davi que o povo está esperando, o rei que Deus prometeu! 

Olha que coisa! É como um rei que está chegando à sua capital. Não é um rei montado a cavalo, como os romanos ou como os grandes senhores. Ele não chega com a força de um exército. É um rei pobre, desarmado, cercado de gente simples, um rei de paz. Será que o povo está entendendo o significado de tudo isso? Acho que sim.. olha que o povo está fazendo. Está tirando a capa que é vestida sobre a túnica e formando um tapete para ele passar no seu jumentinho. E outros, estão cortando ramos de árvores para forrar o chão ou para saudá-lo... corre, chega mais perto, estão gritando alguma coisa. Dá para escutar? Alguma coisa com “Davi”. Estão gritando Hosana. O que é “hosana”? É uma palavra que está exprimindo a alegria que eles estão sentindo. Uns gritam uma coisa, outros gritam outra. Estão saudando o rei. “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” 

É, muita gente... E já estamos entrando na cidade santa. É uma emoção só. A emoção de entrar por esses portões sagrados e a emoção de estar caminhando com Jesus, esse homem de Deus tão surpreendente. E o povo da cidade está saindo das casas pra ver o que está acontecendo. O barulho está chamando a atenção. A mulher ali está perguntando: “Quem é este homem? Quem é este homem?” Responda você... certo.. “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”. Respondeu bem. 

A gente volta daqui. É só o começo de uma semana muito especial, aqui em Jerusalém. E na vida da gente também. Amanhã, a gente se encontra na casa de Lázaro. Sim, lá em Betânia. Obrigado pela companhia.

Guardando a mensagem

Estamos no Domingo de Ramos e da Paixão. Na Semana Santa, mergulhamos no mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor que nos trouxe a salvação. Lendo o evangelho, assistindo um filme p Paixão de Cristo, não tome isso como apenas como um teatro, um evento cultural. A caminhada de Ramos nos leva a Jerusalém, à celebração do mistério da nossa salvação em Cristo. Como os peregrinos daquela páscoa, estamos certos que ele, revestido de nossa fraqueza como servo sofredor, é a referência de nossa vida, o nosso rei, o nosso Deus e Senhor. 

As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21, 9)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Estamos começando a Semana Santa, a grande semana do nosso ano litúrgico. Queremos estar ao teu lado nesta tua entrada em Jerusalém e nos passos de tua paixão, que celebraremos nesta semana abençoada. Queremos estar junto com os teus discípulos em todos estes momentos, especialmente na Última ceia, no Calvário, na Vigília do sábado santo e na tua Ressurreição. Será um mergulho no mistério da nossa redenção. Na tua páscoa, queremos renovar nossa vida, não apenas nos livrar dessa pandemia. Queremos, com a tua graça, viver a vida nova que inauguraste na manhã do terceiro dia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra

Se ainda não o fez, ponha ramos na sua porta ou no seu portão, neste domingo. Que todos saibam que aí mora um cristão e que, com vírus ou sem vírus, vai viver santamente esta semana. Organize sua vida em família, de forma que sejam dias de recolhimento e comunhão com o Senhor, sem barulheira, sem comilança, nem bebedeira.

Depois do texto da Meditação, estou deixando um roteiro para a Oração em Família neste Domingo de Ramos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

SEMANA SANTA
EM CASA
Domingo de Ramos
MEMÓRIA DA ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

Esta oração pode ser feita individualmente ou em família. De Manhã ou à tarde. Cada pessoa recebe um ramo verde de qualquer planta.

1. ABERTURA
A celebração começa com este ou outro canto que a família conheça.
Hosana, Hei! Hosana, Ha!
Hosana, Hei! Hosana, Hei! Hosana, Ha! (bis)
- Ele é o santo, é o filho de Maria,
é o Deus de Israel, é o filho de Davi.
R.
- Santo é o seu nome,
é o Senhor Deus do universo.
Glória ao Deus de Israel, nosso rei e salvador!
R.

2. MOTIVAÇÃO
Com esta oração iniciamos a grande semana santa, o coração do ano litúrgico. Neste domingo lembramos a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, um pobre, montado num jumentinho aplaudido pelo povo como salvador. Vamos nós também erguer nossos ramos, lembrando-nos de todas as pessoas que neste momento tão difícil são sinais da páscoa de Jesus para a humanidade.
Momento para recordar

3. LEITURA BÍBLICA - Mateus 21,1-11
Alguém, faça pausadamente a leitura:
Leitura do Evangelho de Mateus.
Naquele tempo, Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: “Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei -os a mim! Se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá’ ”. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”. Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Fi- lho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus! “Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem? “E as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré́ da Gali- leia”. Palavra da Salvação.

4. MEDITAÇÃO
Os presentes podem dizer o que chamou à atenção no Evangelho. Em seguida, alguém lê o texto a seguir.
Quando pensamos em nossas vidas, quando as vemos pelo seu exterior, percebemos inúmeros fracassos. Mas, em segredo, podemos pressentir que estes fracassos, são, talvez, a nossa maior sorte. Porque através deles nos libertamos de nossas ilusões sobre nós mesmos. Para muitos, os fracassos os afundam num abismo de impotência e agressividade; para outros, ao contrário, os fracassos os convertem em seres incrivelmente sensíveis, compassivos, humildes... Os fracassos nos revelam aspectos novos de nós mesmos e nos ajudam a conhecer- nos mais. Oxalá a humanidade aprenda a mudar de rumo em seu caminho. [Pe Adroaldo Palaoro]

5. PRECES:
Invoquemos o Cristo, nosso salvador, repetindo com confiança: Nós te adoramos, ó Cristo.
Salvador do mundo, Jesus, Filho de Davi.
Nós te adoramos, ó Cristo.
Vencedor do pecado e da morte.
Nós te adoramos, ó Cristo.
Socorro dos pobres e desamparados. 

Nós te adoramos, ó Cristo.
Amigo dos pecadores e dos humildes. 

Nós te adoramos, ó Cristo.
Vida e ressurreição.
Nós te adoramos, ó Cristo.


6. PAI NOSSO
Que toda a nossa oração chegue a ti, em nome de Jesus por quem oramos com as palavras que ele nos ensinou: Pai nosso...

7. ORAÇÃO DE BÊNÇÃO
Ó Deus, crianças e pobres aclamaram Jesus quando ele entrou em Jerusalém. Junto com eles, nós te bendizemos com ramos nas mãos, sinal da vitória pascal do Cristo e te suplicamos. Abençoa nossa família e vizinhos, consola com a força do teu Espírito a humanidade inteira. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
− Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espírito
Santo.
Amém.
Terminando a oração, coloca-se os raminhos na porta de entrada ou na janela da casa, que ficará como sinal de fé na vitória de Cristo sobre o mal. 


22 comentários:

  1. Que Jerusalém seja as nossas casas neste Domingo de Ramos. Hosana, Hosana nas alturas !

    ResponderExcluir
  2. Amém glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  3. Que possamos viver a experiência de sermos realmente a Igreja doméstica. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. um feliz domingo de Ramos a todos

    ResponderExcluir
  5. Feliz e abençoado Domingo de Ramos a todos! Que a luz de Nosso Senhor Jesus Cristo cure todas as nossas fraquezas, medos e imperfeições. Fé em Deus amados!!

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos,que sua semana santa e de sua família seja iluminada e abençoada pelo amor de JESUS, um santo domingo de ramos,obrigada por esta meditação enviada, fique com nosso carinho e orações.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    Hoje é Domingo de Ramos. Entrada de Jesus em Jerusalém.
    Chegamos na Semana Santa. Vamos celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que nos trouxe a Salvação.
    SENHOR JESUS, como cristão, com a tua graça, desejo carregar o peso dessa vida no seguimento contigo... somos teus seguidores, JESUS, vencedor do pecado e da morte.
    Que o nosso domingo seja abençoado por Deus, com muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  8. Padre sua meditação de hoje foi ainda mais especial, muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Que Deus seja louvado hoje e sempre.Feliz Semana Santa a todos.Fiquemos em casa!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre João e tbm para tds os irmãos!
    Um formato belíssimo para apresentar o domingo de ramos! À tempos uma não sentia Jesus tão próximo à mim!
    Gratidão por td Padre!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos um feliz domingo de ramos para o snr. E úma santa e abençoada semana. Que recordando a entrada triunfal de JESUS em Jerusalém onde todos gritavam aplaudindo de rei e só ele sabia do sofrimento que iria passar e que este mesmo povo logo iam pedir sua condenação a cruz
    Meu senhor Jesus tem misericórdia de mim que sou uma pecadora quantas vezes vos fiz sofrer. Peço perdão por mim e pelo mundo todo. Que durante esta semana nos arrependemos para que o senhor volte para nós o seu olhar Misericordioso e tenha compaixão de todo o mundo inteiro acabando com esta praga que nos ameaça onde já levou tantas vidas de nossos irmãos e nos ameaça a todo instante. Meu Senhor e meu Deus só vós tens o poder de fazer voltar a nossa paz,misericórdia de todos nós senhor pela vossa paixão e morte de cruz.SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelas palavras que tocaram nosso coração. Bom domingo de Ramos. Amém.🙏

    ResponderExcluir
  13. Que esta Semana Santa seja para nós uma verdadeira passagem de transformação. Esta experiência vivida justamente na quaresma nos ajude a mudar de vida e repensar nossa existência humana, fragilizada e que só existe um Salvador. Que tenhamos uma Santa semana de recolhimento. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  14. Continuemos em Oração, agradecendo, louvando e Adorando Nosso Deus.

    ResponderExcluir
  15. Pai do Céu, eu LHE agradeço pela solenidade do domingo de ramos e da paixão. Contudo, me ensine confortar as pessoas abatidas. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine ser obediente e humilde. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ser animado, em todos os momentos da minha vida. Me ensine adorá-Lo e bendizê-Lo com sinceridade. Me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine segui-Lo com alegria e fidelidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Estou com saudades de ti Jesus! Mas a tua sabedoria, me faz compreender o qto me ama e eu te amo Senhor!Muita saudade Jesus!!! Eu te amo!🌻🌻🌻

    ResponderExcluir
  17. Viva Jesus em nossos corações. Obrigada pelas mensagens de conforto mediante o coronavirus. Que sejamos agraciadas/os no amor e comunhão fraterna.

    ResponderExcluir
  18. Bom noite Padre João Carlos, obrigado pela meditação. Uma colega me perguntou, quando terminar o quarentena, qual primeiro lugar que vc vai, respondi, vou correndo prá igreja, estou com muita saudade dos meus PAIS. Jesus te abençoe Padre João Carlos e te faça muito feliz. Sua benção.

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos ouvir o senhor é ser cateczado diariamente.Que Deus abençoe sua sabedoria. Tomas Martins de São Sebastião do Paraíso MG

    ResponderExcluir
  20. Obrigado por nos oferecer esta reflexão e esta celebração para o domingo de Ramos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS