PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS CUIDA DE NÓS

JESUS CUIDA DE NÓS



Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)

29 de abril de 2020

Jesus diz ao povo que o Pai tinha lhe confiado muita gente para ele cuidar. E que veio exatamente para fazer a vontade do Pai que o enviou. Ele descreve a vontade do Pai de três formas: que ele, o Filho, não perca nenhum dos que o Pai lhe deu; que aquele que crê no Filho receba a vida eterna; e que o Filho o ressuscite no último dia.

Qual é o projeto de Deus, isto é, qual é a vontade de Deus? A vontade de Deus se manifesta em relação a Jesus e em relação a nós. E qual foi a tarefa que Jesus recebeu do Pai? O Pai o enviou a nós, nos confiou a ele, pediu que ele não perdesse nenhum de nós e nos ressuscitasse no último dia. O que Jesus finalmente tem para nos dar, para nos comunicar é a vida em plenitude. Um dia ele falou disso: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Essa ‘vida em plenitude’ está dita de várias formas no evangelho de hoje: pão para saciar a fome, água para matar a sede, vida eterna, ressurreição no último dia. São formas de dizer ‘Deus quer dar a vocês a vida em plenitude’. E é isso que Jesus tem para nós.


E qual é a vontade de Deus a nosso respeito, isto é, o que Deus nos pede? O Pai nos pede para ir a Cristo, para crer nele. É assim que podemos ser cuidados por ele, alimentados por ele, conduzidos por ele. É crendo nele, acolhendo-o em nossa vida como nosso Deus e Senhor, que podemos receber o que ele tem para nos dar: a vida em plenitude.


Nós existimos porque Deus pensou em nós, nos chamou à existência. Nossa vida tem um propósito. Não nascemos por acaso. E foi o Pai que nos aproximou de Jesus, seu Filho. O Pai nos confiou a Jesus. É nele que encontramos o modelo acabado do ser humano, em sintonia perfeita com o Pai e em comunhão solidária com seus irmãos de humanidade. E não só nos deu Jesus como modelo-caminho-exemplo, mas no-lo deu também como guia de nossa humanidade. Pela ressurreição, Jesus tornou-se o nosso líder, o nosso mestre. Pedro, no dia de Pentecostes, disse à multidão: “Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vocês crucificaram”.

Guardando a mensagem

Não estamos sozinhos neste mundo. Não estamos abandonados aos nossos próprios limites biológicos ou sociais. Deus nos deu um pastor, para nos acompanhar, para cuidar de nós. Jesus vem buscar a ovelha perdida e levá-la de volta ao redil, carregando-a nos ombros. Ele nos defende do lobo voraz, pondo em risco a própria vida. Ele dá a vida por suas ovelhas. Ele nos comunica a vida plena, a vida de Deus. Em Cristo, somos herdeiros de Deus. Viver bem é crer nele, amá-lo e segui-lo.

Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

O Pai nos confiou a ti. Ele espera que nós nos aproximemos de ti, que creiamos em ti, que te acolhamos como nosso pastor e guia. Dá-nos, Senhor, que te reconheçamos na fé e te sigamos com perseverança e amor. Também nós temos pessoas que o Pai nos confiou para cuidar, para acompanhar. Nós te pedimos por elas. Nós queremos conduzi-las a ti, pois só em ti a verdade, a graça, a salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nesse momento difícil que estamos atravessando, com uma elevação do número de óbitos pelo coronavírus em nosso país, nos dirijamos cheios de confiança à Virgem Maria, pedindo a sua intercessão junto ao Pai e ao seu filho Jesus. Como sugestão, deixo a oração que o Papa Francisco nos enviou com a carta sobre o mês de maio. Para quem recebe a Meditação pelos aplicativos, a oração está no final do texto da Meditação. É só clicar no link que enviei. Para quem só acompanha pelo Rádio ou por outros meios, acesse a oração em www.padrejoaocarlos.com. 

A gente se encontra às 22 horas, na live da Oração da Noite, no facebook, no youtube e no aplicativo Tempo de Paz. 

ORAÇÃO PEDINDO A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA 

Mãe de Deus e nossa Mãe, 
alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.

Mãe amadíssima, 
fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração. 

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, 
abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. 
Amém. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Me faz muito bem ao ouvir as suas mensagens.

    ResponderExcluir
  2. Em Deus espero um milagre, e somente a Ele entrego o meu viver.
    Esse meio de evangelização tem me ajudado a esperar.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela oração que nossa senhora passe a frente do nosso dia e do Brasil inteiro

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, sua meditação da palavra de Deus é um bálsamo em nossas vidas. Obrigada e q Deus o abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palavra de Deus tenhe mim dado muitas forças

      Excluir
  5. meu nome e ornilda soares da estaciae sua bençab padre João Carlos que essa corona vírus vá embora logo para a gente ter paz e levar a nossas vidas normal mim a cordo ja pra le a palavra do meu senhor mim sinto muito bem ter a palavra do meu Deus padre ore pôr mim e a minha família tenham um lindo dia o senhor é sua famifam sempre um abraço bem forte no senhor amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!! Obrigado por termos oportunidades de comungar da palavra de Deus nesses tempos! Que Maria passe a frente nós ajudando a vencer essa batalha!

    ResponderExcluir
  7. ROSITANIA29/4/20 07:46

    Deus nos proteja!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Que Jesus e Maria em sua infinita misericórdia nos proteja e nos livre de todos os males e ponha um fim nessa pandemia.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre por entrar em minha casa todos os dias abençoando e se for possível peço oração para minha saúde e situação

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sou jacinta Maria hoje foi tudo de melhor na vida pessoal sabe vou tentar transmitir para mais pessoas que toque tambem Deus e Deus e mais ninguém obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Amém Jesus e nossa senhora te peço para pedir a Deus o fim dessa pendemia

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos.
    Tudo que acontece na vida do ser humano é vontade de Deus. Temos que crê em DEUS , pela nossa Fé e devemos segui-Lo com perseverança e muito amor.
    Padre João Carlos, agradeço a linda oração para pedir proteção à Nossa Senhora...
    Desejo que Deus te conceda bênçãos para sua vida com muita saúde e muita paz. Saúde e muita paz também para toda equipe da AMA.
    Estr de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Sua mensagem diária é muito confortadora, gratidão a Deus por tudo 🙏

    ResponderExcluir
  14. Pa. João carlos peço sua benção para meus familiares. Peco que nssa senhora passe na frente desse covid de19 com misericórdia .

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado e agradeço a Deus por ele ter colocado o senhor na minha vida.Ele confiou no senhor o homem santo para cuidar e me conduzir no caminho da evangelização que Deus te ilumine meu anjo 😇😇🙌💕🌹😘
    Senhor Jesus,tu vieste a terra por mim,tu abandonaste o esplendor do céu por mim.tu caminhaste pelas estradas poerentas da vida humana por mim.Tu morreste na cruz por mim, eu te agradeço e te louvo
    A vontade do meu pai é que todos tenham vida eterna.
    Olhe para o filho de Deus e creia, Jesus eu te amo 🙌🙌👏👏🌹💕

    ResponderExcluir
  16. Todos os dias pela manhã ouço suas palavras e é o que me dá disposição pra passar mais um dia com essa pandemônia que está nos matando. Que Deus nos abençoe! Obrigado padre por isso! Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia! Padre João Carlos.
    Todos os dias antes de levantar escuto a palavra e repasso, se caso eu esquecer de alguém, me passam o Watts Zap e já me cobram e fora os testemunhos que as minhas amigas e amigos me relatam que eu passei na hora certa, que a palavra daquele dia foi para mim, que fortalece a vida e fé minha e deles.
    Obrigada mesmo.
    Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  18. BOM Dia padre João Carlos,obrigada por este Santo Evangelho,que todos os dias nos envia para nos ajudar na caminhada. DEUS o abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, padre JOÃO !SUA MEDITAÇÃO DIARIA É UMA FORÇA UM BÁLSAMO BENDITO PARA MINHA VIDA :POIS DDE

    ResponderExcluir
  20. POIS DEPOIS QUE QUE MEU ESPOSO FALECEU ME SINTO MUITO SÓ UMA SOLIDÃO IMENSA TOMOU CONTA DE MIM PERTE TODA A ALEGRIA DDE VIVER FORAM 58 ANOS JUNTOS DE VIDA PLENA .!!++

    ResponderExcluir
  21. MARIA DA GLORIA FERREIRA .SUA FIEL SEGUIDORA

    ResponderExcluir
  22. Muito confortante a Oração a Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre!Mim chamo Solange Roque! Obrigado por nós levar através de Maria ao seu filho Jesus.

    ResponderExcluir
  24. Amém Padre João!Tenho certeza que a misericórdia divina nos proporcionará muitas transformações para uma vida nova já aqui na terra!

    ResponderExcluir
  25. Ó Deus, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por todos os doutores da igreja. Contudo, me ensine vencer a perseguição e o sofrimento. Me ensine viver o meu apostolado. Me ensine ser piedoso e virtuoso. Me ensine pregar a VOSSA palavra. Me ensine segui-Lo com sinceridade. Me ensine fazer o bem e expulsar o que não presta. Me ensine orar pelos doentes. Me ensine fazer boas comunhões. Me ensine procurá-Lo com fidelidade. Me ensine ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Presado padre João Carlos uma boa e santa noite se olharmos como lá no passado ocorreu e como Deus agiu com bondade e misericórdia por causa de uma pequena família temos fé que Deus também está aí nosso lado

    Pedimos a intercessão da Virgem Maria nossa mãe Santíssima que nos ajude a ser perseverantes na fé e confiantes como ela assim seja amém

    ResponderExcluir
  27. Boa noite padre João Carlos que Jesus e Maria lhe abençoe com saúde felicidade .Osanto evangelho de hoje nos dá muita confiança na palavra de Deus que o pai o mandou vir ao mundo para resgatar a humanidade do pecado e para que todos nós sejamos salvos eu confio em Deus e em sua santíssima mãe e nossa a virgem Maria Santissima que vai nos libertar desta pandemia que tanto nos assusta e faz sofrer. O meu filho contaminouse com este viros eu fiquei muito aflita fui chorando aos pés de Jesus e Maria SANTÍSSIMA intercedendo por ele e graças a Deus já está quase bom foi um milagre que Jesus e Maria fizeram na vida dele e na minha eu sou viúva idosa enxergo muito pouco,dependo abaixo de Deus dele. Sou muito agradecida a Jesus e Maria por toda a minha vida milagres acontecem quando nos entregamos a Deus. Se eu já tenho tanto amor por Jesus e Maria vou fazer tudo para lhes agradar e viver o resto da minha vida bendizendo e agradecendo todo dia e toda hora e também não esquecendo meus irmãos sofredores rezando por eles e ajudando no que eu puder. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  28. E muito bom ouvir suas mensagens de otimismo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS