PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PÃO DE DEUS

O PÃO DE DEUS

O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (Jo 6, 33)

28 de abril de 2020



Quando peregrinava pelo deserto, o povo de Deus enfrentou muitas dificuldades: falta de água, falta de comida, insegurança, descrença... E Deus sempre paciente, presente, providente. Depois de uma grave crise de alimento, Deus mandou o maná. Pela manhã, eles colhiam uns floquinhos que caíam na madrugada, como se fosse neve. Era um alimento forte, sustentando o povo na marcha durante o dia. Um pão que vinha do céu, das mãos providentes do Senhor Deus.



Jesus utilizou essa experiência do povo peregrino no deserto, no seu duro caminho para a terra prometida, para fazer-se entender sobre o alimento que ele daria. O maná foi dado por Deus, por meio de Moisés. Isso foi já uma preparação para o verdadeiro pão que seria dado depois. No tempo certo, Deus nos deu o verdadeiro pão do céu. O pão descido do céu é o próprio Jesus, que com sua palavra, seu amor e sua vida nos alimenta e nos sustenta na travessia desta vida. 

Essa explicação que Jesus está dando, no capítulo 6 do evangelho de São João, é ao povo que participou da multiplicação dos pães. Jesus alimentou aquele povo, como Deus alimentou os israelitas com o maná, no tempo antigo. E Jesus o alimentou de duas formas: a primeira, foi a Palavra de Deus que ele anunciou; a segunda, o pão de cevada e os peixes com que ele saciou a sua fome. Isso, nos outros três evangelhos, fica ainda mais claro. Ele ensina o povo e o alimenta com o pão.

Na Missa, a ceia do Senhor, são postas as duas mesas: a da Palavra e a da Eucaristia. Jesus se dá como alimento nas duas mesas. Ele é o verbo, a palavra. Ele é o pão vivo descido do céu. Como ensinou o Concílio Vaticano II em sua Constituição Sacrosanctum Concilium, “estão tão intimamente ligadas entre si as duas partes de que se compõe, de algum modo, a missa - a liturgia da Palavra e a liturgia Eucarística - que formam um só ato de culto”.

Diz o mesmo texto conciliar: “O nosso Salvador instituiu na última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até Ele voltar, o Sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade (36), banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é concedido o penhor da glória futura (37).”

No Pai Nosso, o Senhor nos ensinou a pedir ao Pai o pão de cada dia: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”. Esse pão nosso que é, em primeiro lugar, o pão da sobrevivência, não deixa de ser também o pão da Palavra e o Pão da Eucaristia de que precisamos para nossa caminhada nesta vida.

Guardando a mensagem

No deserto, Deus alimentou o seu povo em marcha com o maná. O maná é uma imagem da Eucaristia. No caminho da vida, agora o Senhor nos alimenta com o pão vivo descido do céu, que é o próprio Jesus. Na Santa Missa, refeição do povo em caminho, somos alimentados nas duas mesas: a da Palavra e a da Eucaristia. No Pai Nosso, pedimos o pão de cada dia: o da sobrevivência, o da Palavra, o da Eucaristia. 

O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (Jo 6, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Deus mandou o maná para alimentar o povo que estava atravessando o deserto, esfomeado e já sem forças. Foi uma linda experiência: toda manhã, recolhiam aquela bênção que caía do céu. Foi o tempo da Antiga Aliança. Agora, nesse novo tempo, o Pai nos enviou o seu filho amado, tu, Senhor Jesus. Tu és o pão verdadeiro descido do céu, o pão que verdadeiramente nos sustenta na caminhada desta vida. Como o povo daquela reunião, te pedimos: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”: o pão-palavra de Deus que tu nos anuncias; o pão-amor misericordioso com que nos abraças; o pão da vida, tu mesmo que te dás em alimento na santa Eucaristia. Senhor, dá-nos sempre deste pão. Amém.

Vivendo a palavra

A oração para a comunhão espiritual escrita por Santo Afonso tem sido rezada frequentemente pelo Papa Francisco na missa que ele preside todas as manhãs na Casa Santa Marta.  O texto, simples e de profundo significado, foi escrito por Santo Afonso como uma forma de união ao Corpo de Cristo quando não é possível receber o sacramento. 

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”. 

A gente se encontra às dez da noite, na live da Oração da Noite, no facebook, no youtube e no aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Peço a Deus que o seu dia seja abençoado e repleto do amor de DEUS...
    SENHOR JESUS, Tu és o pão verdadeiro decido do céu, o pão que verdadeiramente nos sustenta na caminhada desta vida. "SENHOR, dá-nos sempre deste pão".
    Um bom dia à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Gloria a vós Senhor! !

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Pa.joao carlos sua benção padre peço oracao pela minha familia especialmente pelo meu neto que da muito trabalho os pais por causa dos vicios peco ao senhor que coloque ele todos os dia em suas orações .deus abençoe o sehor e linda sua apregacao amo muito.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre Carlos Deus te Abençoe nesta camiada de leva o seu rebanho a convenção amem

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio28/4/20 08:12

    Que o Pão da Palavra entre nos lares dos necessitados e fortaleça a Fé para que o pão da sobrevivência não falte nas suas mesas.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, que Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua MISSÃO, para que o Senhor todos os dias me Abençoe com a palavra de Jesus, muito bem explicada, o Senhor é um escolhido pôr Jesus para dá forças aos seus FILHOS ESPIRITUAIS, muito Obrigado Jesus pôr mais um dia, e obrigado Padre pelas orações. Peço a Jesus que entre todos os dias em minha morada que é o meu coração, me alimentando, sem seu alimento sou igual ao saco seco, que não consegue ficar em PÉ, depois que recebo o alimento que vêm do céu, eu sou outro pessoa forte e cheio de esperança e amor.🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia obrigado senhor por mais um dia!

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos, DEUS proteja o sr, sua família e todos ai, GRATIDÃO sempre por tê-lo por perto, através da palavra de DEUS, nossas orações por todos.PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma terça feira abençoada e iluminada e nossa senhora cubra com seu manto 🙋😇🌹💕
    Senhor Jesus com suas palavras, seu ama e sua vida nos alimenta na multiplicação dos pães.
    O pão que alimentará será aquele que tu partilhaste com o faminto.
    Senhor Jesus tu realiza-se a multiplicações dos pães e do peixes, multiplica minha fé e minha força.
    Agradeço por me preencheres completamente com teu amor.
    🙌🌷👏💕🌹

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Senhor,pelo Pão de cada.
    Fica conosco Senhor! Já é tarde e a noite já vem!
    Fica conosco Senhor! Somos seus seguidores também!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Bomdia Obg Pe João Carlos
    Pela mensagem.
    Santa Fé do Araguaia TO

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre peço oração pra minha família meus filhos netos mãe. Que Jesus cuide dos idosos e leve essa pandemia. Sou sua fã 😍🌺

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos boa tarde , hoje todos da nossa paróquia nossa Sra das Graças em Carapicuíba estamos em festa pelo aniversário de nosso saudoso Padre Paulo Link que temos um grande carinho por ele , peço uma benção eespecial para ele e que Deus nos proteja todos de nossas famílias e comunidades que a graça e a paz esteja com todos

    ResponderExcluir
  15. Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os mártires da VOSSA igreja. Entretanto, me conceda a graça de ser dócil e cheio do Espírito Santo. Me conceda a graça de ouvir e obedecer os VOSSOS profetas. Me conceda a graça de anunciar a VOSSA palavra com amor. Me conceda a graça de evitar o pecado e de observar a VOSSA Lei. Me conceda a graça de glorificá-Lo com alegria. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Me conceda a graça de perdoar com sinceridade. Me conceda a graça de comer o verdadeiro pão do Céu. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite parde João Carlos sua bênção peço oração pela saúde de família obrigado senhor Jesus Cristo ilumine seu caminho para sempre Amém peço oração para essa doença embora logo de nosso mundo do nosso planeta que está deixando muitas muitos gente preocupada muitas pessoas morrendo muitas pessoas infectadas que Deus mande essa doença embora logo que Deus nos proteja e nos guarde boa noite paz meu nome é Maria do Carmo Claudino mora em Recife

    ResponderExcluir
  17. 28 200 20
    Oração da paz para todos mundo família toda tinha fé que Deus abençoai família também

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pd João Carlos pelas orações, me preparando p ser cada dia melhor, que o Senhor Jesus nos dê forças e perseverança

    ResponderExcluir
  19. Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra da boca de Deus, eu creio....assim seja!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS