PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEM ÓDIO NO CORAÇÃO

SEM ÓDIO NO CORAÇÃO

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44). 


07 de março de 2020.

Neste 11º dia da Quaresma, um passo exigente no terreno da caridade. Prepare o coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. 

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho. 

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo for nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, mandou Jesus. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E é nessa via que nós caminhamos, porque o Pai é perfeito. ‘Sejam perfeitos como o Pai do céu é perfeito’. Jesus foi claro: ‘tornem-se filhos do Pai que faz nascer o sol sobre maus e bons e manda chuva para justos e injustos’. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos. 

Olha que interessante essa palavra de Jesus: “Tornem-se filhos do seu Pai que está nos céus”. O dom da filiação divina nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “tornem-se filhos do seu Pai”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Ele falou e fez. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida. 

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente pecadoras desse mundo. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata. 

Guardando a mensagem 

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração. 

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44). 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os mesmos sentimentos teus, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar esse alguém. 

07 de março de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Obrigada pela palavra padre. Boa noite.

    ResponderExcluir
  2. meu nome é ornilda soares de areia de Recife Bom dia padre João Carlos sua bença hoje e o meu aniversário o meu presente vou li pedir oração pra mim e minha família sempre pesso saúde e paz para mim e minha família e pra todos mundo e também que o senhor Cantá se umas da sua músicas com essa voz a bemsuada que Deus li deu e a minha resposta de hoje que Deus que nosso coração pra amar e perdurar obrigado padre João Carlos por todos os dias mim em sina a palavras do nosso .Pai muita saúde pra o senhor é sua família amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Ótima mensagem padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Amém tenha todos um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.padreJoao Carlos,e que o Senhor Jesus Cristo te abençoe sempre Amém.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (MT5,44) SENHOR JESUS, amar a Deus e amar ao próximo é o MANDAMENTO do amor. SENHOR, da-me força para que eu possa, com a tua graça, saber perdoar e querer somente o bem de quem nos ofende. Desejo um final de semana muito feliz repleto de muita saúde e das melhores bênçãos de Deus,para padre João Carlos e toda equipe da AMA.

    ResponderExcluir
  7. Maria Emília, senhor pra mim e eu acho muito difícil, amar meu inimigos vou conseguir. Porque eu não sou muito digna. e senhor me ama do jeito que eu sou.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos, bom dia. Obrigada por essa reflexão.

    ResponderExcluir
  9. Senhor daí né a graça de perdoar meus inimigos.

    ResponderExcluir
  10. Abençoado seja o seu sábado Padre João Carlos e de todos por ai, obrigada por essa meditação enviada, PAZ e Bem.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos foi muito importante a meditação do santo evangelho que tão bem o senhor nos transmitiu. Temos que refletir sempre sobre este santo evangelho que Jesus nos manda perdoar os nossos irmãos que nos fazem mal,e não é fácil mais temos que perdoar pelo o amor a Deus e também por que queremos que Deus nos perdoe também. Eu não tenho muita dificuldade em perdoar só fico com raiva na hora logo passa, tenho mais dificuldade em esquecer,mais peço ao bom Jesus que me ajude pensando que também posso ter prejudicado ao meu irmão e quero que ele me perdoe e temos que viver contrito com os nossos irmãos porque á nossa vida é incerta á qualquer hora Deus nos chama e eu devo sair dessa terra sabendo que perdoei a todos meus irmãos que me tenham me feito mal para que Deus também me perdoe. Padre João Carlos dezejolhe muita felicidade que Jesus lhe abençoe.Socorro Martins.

    ResponderExcluir
  12. Bom tarde padre João Carlos eu hoje em dia tenho facilidade de
    Perdoar guando mais jovem não . mais tem uma coisa perdoei mais não quero que essa pessoa chegue perto de mim.Que Deus tenha misericórdia de mim 😢💙

    ResponderExcluir
  13. Abençoa Senhor as pessoas que me fizeram mal pois eles são Cristão e precisão da tua benção.


    Boa tarde Padre João Carlos Deus esteja contigo hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  14. Precisamos de reforço. A coisa jogou melhor do que nós.

    ResponderExcluir
  15. O perdão é à melhor decisão que podemos ter. Perdoa e rezar sempre acalma o coração.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS