PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SEGUNDO SINAL DE JESUS

O SEGUNDO SINAL DE JESUS

Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

23 de março de 2020


Vamos começar a semana com uma passagem do evangelho que nos ensina a confiar em Deus e a ajudar nossa família a viver na fé. 

O evangelista disse que foi o segundo sinal de Jesus. O primeiro foi nas bodas de Caná, a água transformada em vinho. Agora, é contado o segundo sinal: Um pai intercedeu pelo filho doente junto a Jesus e foi atendido. Vou logo lhe explicando que o evangelista João registrou, em seu evangelho, sete sinais na ação de Jesus. Os sinais são ações maravilhosas de Jesus que revelam a sua pessoa e o seu projeto missionário, que é o Reino de Deus. Por esses sinais, a comunidade pode reconhecer quem é Jesus e o que ele veio fazer. Por que sete? Porque sete é o número da obra perfeita. a exemplo da obra da criação, que foi em sete dias.

Vou contar com sua curiosidade e já vou escutando sua pergunta: quais seriam os sete sinais de Jesus, no evangelho de São João? Posso lhe dizer agora (vá fazendo a conta): Jesus transforma a água em vinho – cura o filho do funcionário real – cura o enfermo na piscina de Siloé – multiplica os pães – caminha sobre as águas - cura o cego de nascença – ressuscita Lázaro. Quantos sinais? Isso, sete. É a obra perfeita de Jesus, pela qual podemos conhecê-lo na sua compaixão pelos sofredores e na realização da missão que o Pai lhe confiou.

Bom, voltemos ao evangelho de hoje. É o segundo sinal. Jesus chegou de novo em Caná da Galileia. E veio um homem de Cafarnaum pedir por seu filho que estava doente. Cafarnaum devia ficar a uns 30 km de Caná, segundo os estudiosos. Aquele pai aflito pediu a Jesus para ele ir a Cafarnaum curar o seu filhinho que estava morrendo. Olha o que ele disse: “Senhor, desce a Cafarnaum, antes que meu filho morra!”. Jesus lhe respondeu: “Você pode ir, seu filho está vivo”. O homem entendeu o que Jesus lhe disse: que ele podia voltar pra casa, que a situação já estava resolvida. E ele acreditou. E voltou pra casa, em Cafarnaum. Antes que chegasse em casa, seus empregados o encontraram para avisá-lo da melhora do filho. Procurou saber a que horas o menino tinha ficado bom. E constatou que foi mesmo na hora em que Jesus tinha dito ‘pode ir, seu filho está vivo”. 

Aquele pai procurou Jesus numa hora de aflição. E acreditou na sua palavra. E, ao receber a graça da cura do seu filho, cheio de reconhecimento, abraçou a fé, junto com sua família. Isto quer dizer: eles tornaram-se discípulos, membros da comunidade de Jesus. Muita gente pede ao Senhor pelas necessidades e dramas de seus filhos, de seus pais, parentes e amigos. Pede, até com insistência. E está muito bem. Precisamos mesmo recorrer ao Senhor, em nossas aflições, com humildade e fé. Agora, segundo a passagem de hoje, faltam ainda dois passos a serem dados: reconhecer a obra de Deus naqueles pelos quais intercedemos: a saúde, o livramento, a libertação. E abraçar a fé, isto é, tornar-se discípulo do Senhor, membro de sua comunidade. 

Guardando a mensagem

Nós estamos sempre apresentando a Deus nossas situações de sofrimento e aflição, pedindo a sua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. A história do pai que intercedeu por seu filho está nos ensinando também que, ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. Este evangelho está nos ensinando ainda que a nossa conversão é uma porta que se abre para a salvação de nossa família. 

Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

Rezando a palavra

Como o pai do evangelho de hoje, com fé e humildade, peçamos a intercessão da Virgem Maria nesta luta contra o coronavírus.

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animados, pois, de igual confiança, a Vós, recorremos ó Virgem Santíssima; de vós nos valemos, gemendo sob o peso dos nossos pecados e nos prostramos a vossos pés. Não desprezeis nossas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de nos alcançar o que vos rogamos: a proteção de nossas famílias, neste tempo de quarentena contra este novo vírus. Amém.

Vivendo a palavra

Pedindo uma graça e alcançando-a, não esqueça de reconhecer a obra de Deus e de renovar seu compromisso de viver na fé da Igreja, junto com sua família.

Para proteção de sua família, faça a novena extraordinária a Nossa Senhora Auxiliadora, cujo link estou lhe enviando, junto com o texto da Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





NOVENA EXTRAORDINÁRIA 

A NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Motivado pela disseminação do coronavírus, a Congregação Salesiana propõe a NOVENA EXTRAORDINÁRIA A NOSSA SENHORA AUXILIADORA, de 15 a 23 de março. Participe!


Em vista da disseminação do coronavírus em vários países, o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, convida os Salesianos, os membros da Família Salesiana e os jovens a renovar sua confiança em Maria Auxiliadora, seguindo o exemplo de Dom Bosco em circunstâncias semelhantes. Por esse motivo, ele propõe viver uma novena extraordinária de 15 a 23 de março e concluí-la no dia 24, comemoração mensal de Maria Auxiliadora, com uma oração de entrega.


NOVENA E ENTREGA A MARIA AUXILIADORA

Recitar durante nove dias consecutivos:

- Três Pai-nossos, Ave-marias e Glórias, ao Santíssimo Sacramento, com a prece:

Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento;

Três Salve-Rainhas a Maria SS. Auxiliadora, com a invocação:

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados, e me prostro a vossos pés. Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Oração para livrar-nos do ‘coronavírus’

Deus todo-poderoso e eterno, de quem todo o universo recebe força, existência e vida, vimos até vós para invocar a vossa misericórdia, pois que também hoje experimentamos a fragilidade da condição humana na experiência de uma nova pandemia.

Cremos que sois Vós a guiar o curso da história humana e que o vosso Amor pode mudar para melhor o nosso destino, qualquer que seja a nossa condição humana. Por isso vos confiamos os doentes e suas famílias: pelo Mistério Pascal do vosso Filho, dai salvação e alívio a seu corpo e espírito.

Ajudai cada membro da sociedade a cumprir sua tarefa, fortalecendo o espírito de mútua solidariedade. Amparai os médicos e os agentes sanitários, os educadores e os assistentes sociais na prestação do seu serviço.

Vós que na fadiga sois conforto e apoio na fraqueza, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos médicos e patronos da saúde, afastai de nós todo o mal e contaminação.

Livrai-nos desta epidemia que nos aflige, a fim de que possamos voltar serenamente às nossas ocupações habituais e vos louvar agradecidos com sempre renovado coração.

Em Vós confiamos, ó Pai, e a Vós elevamos a nossa súplica, por Jesus Cristo vosso Filho e Nosso Senhor. Amém.


CONSAGRAÇÃO DO MUNDO A MARIA SS. AUXILIADORA 
[24 de março]

Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe nossa terníssima e poderoso Auxílio dos Cristãos, nós nos consagramos inteiramente a Vós, para que nos conduzais a Deus. Consagramos-vos a mente com seus pensamentos, o coração com seus afetos, o corpo com seus sentimentos e todas as suas forças; e vos prometemos trabalhar sempre para a maior glória de Deus e a salvação das almas.

E vós, entretanto, ó Virgem incomparável, que sempre fostes a Mãe da Igreja e o Auxílio dos Cristãos, continuai a mostrar-vos tal especialmente nestes dias.

Iluminai e fortalecei os bispos e os sacerdotes, mantendo-os sempre unidos e obedientes ao Papa, Mestre infalível; aumentai as vocações religiosas e sacerdotais para que, também por meio delas, o reino de Jesus Cristo se preserve entre nós e se estenda até aos confins da terra.

Pedimos-vos novamente, ó Mãe querida, que mantenhais o vosso olhar amoroso sobre os jovens, tão expostos sempre a tantos perigos; e sobre os pobres pecadores e moribundos.

Sede para todos, ó Maria, doce Esperança, Mãe de misericórdia e Porta do Céu. Mas também por nós Vos suplicamos, ó grande Mãe de Deus. Ensinai-nos a copiar em nós as vossas virtudes, especialmente a angélica modéstia, a humildade profunda e a ardente caridade.

Fazei, ó Maria Auxiliadora, que todos nos acolhamos sob o vosso manto de Mãe.

Fazei que nas tentações vos invoquemos logo com confiança: que o pensamento de que sois tão boa, amorosa e querida, que a lembrança do amor que dedicais aos vossos devotos nos sejam de tal conforto que sejamos vitoriosos contra os inimigos da nossa alma, na vida e na morte, e possamos um dia ser vossa Coroa de Glória no Céu. 
Amém.

18 comentários:

  1. O senhor é meu pastor nada me faltará

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela meditação e oração sinto muitissimo bem e faze la todos dias. Padre muito obrigado Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela meditação é muito ouvir a palavra de Deus nos fortifica, que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Que Jesus fortaleça nossa fé, para que sejamos verdadeiros cristãos.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia. obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nossa senhora auxiliadora nós livres de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! Que Jesus nos fortifica na Fé para que podemos passar neste periodo do Corona aqui no Brasil e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos Obrigado pelas palavras lindas e que Nossa Senhora Auxiliadora nos livre de todo o mal amém.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, graças a DEUS está tudo bem com o sr. Muito obrigada por esse evangelho, para nos confortar, nossas preces sempre por aqui à todos vocês, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena os guarde,obrigada pelo sr. ser tão especial em nossas vidas, e obrigada também por sua bênção todos os dias sobre nós.

    ResponderExcluir
  9. Que Nossa Senhora AUXILIADORA passa na frente e comanda todo este trabalho limpando nosso caminho e cuidando de seus filhos. Sua benção Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós que recorremos a vós. Protegei nossos filhos ,nossa família sob vosso manto de proteção. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos,o senhor Jesus esteja com o senhor e todos nós nos guardando de todo mal. Padre João Carlos o senhor é o Ministro de Cristo que ele nos mandou neste tempo de calamidade para nos exortar a nos aproximarmos de Deus pela oração a leitura e meditação do santo evangelho. DEUS NOSSO PAI a quem nós amamos ele é o rei do céu e da terra não deixa seus filhos sem consolação já que não podemos ir à igreja mais tem os meios de comunicação dirigido pelos seus santos pastores que Jesus Cristo ilumine conceda saúde e perseverança que sempre tenham esta boa vontade de trazernos a palavra de Deus. Muito obrigada Socorro Martins

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Pe. João Carlos,pelas reflexões maravilhosas da palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  13. Jesus tu és o meu porto seguro

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos. Agradeço a maravilhosa reflexão da palavra de DEUS. Nós estamos sempre apresentando a Deus nossas situações de sofrimento e aflição, pedindo a sua intervenção. Ó Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco, peço-lhes que ajudem a padre João Carlos para que ele possa cumprir suas tarefas na caminhada missionária e evangelizadora...Que toda equipe da AMA tenha uma ótima semana com muita saúde e muita. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  15. Meu Pai, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez e faz para o seu povo. Entretanto, me conceda a graça de viver cheio de alegria. Me conceda a graça de viver com dignidade. Me conceda a graça de valorizar todos os profetas. Me conceda a graça, curando as pessoas que estão sofrendo com o coronavírus. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança na VOSSA palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. R BOA NOITE PADRE JOÃO CARLOS SUAS
    ORAÇÕES TEM ME FEITO TÃO BEM: TEM REMOVADO MINHA FÉ E FORTALECIDO MINHA ESPERANÇA PARA CONSEGUIR CARREGAR MINHA CRUZ ATÉ O FIM DOS MEUS DIAS ;POIS MUITAS VEZES PENSEI EM DESISTIR ! DEPOIS QUE MEU ESPOSO FALECEU, ME SENTE MUITO SÓ E ENTREI EM DEPRESSÃO '" AGORA COM MUITAS ORAÇÕES ESTOU MELHOR. SUAS HOMILIA DO EVANGELHO É MARAVILHOSA E TOCA FUNDO O CORAÇÃO .OBRIGADO DEUS LHE PAGUE. !!!+++

    ResponderExcluir
  17. SOU MARIA DA GLORIA FERREIRA. DE SANTOS DUMONT M G

    ResponderExcluir
  18. Bom dia paz e bem queria receber a palavra todos os dia ser.posivel estava no grupo da Praça q partlhava e agora como estamos en cada nao tenho mais asesor por favor humildemente peço sou catequista e gosto muito de orar obrigado esteja todos com Deus🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS