PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PAI NOSSO

O PAI NOSSO


Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

03 de março de 2020.
Nossa caminhada quaresmal chega hoje ao sétimo dia. E o tema para nosso crescimento hoje é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor.


A primeira característica é que é feita com INTIMIDADE e CONFIANÇA EM DEUS. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto. Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. INTIMIDADE E CONFIANÇA EM DEUS. É a primeira característica.

A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, A GLÓRIA DE DEUS. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a GLÓRIA DE DEUS. É a segunda característica.

A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo NOSSO BEM temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança... São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A BUSCA DO NOSSO BEM é a terceira característica.

A quarta característica da oração cristã é o COMPROMISSO. Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. COMPROMISSO é a quarta característica.

Guardando a mensagem

Em nossa caminhada quaresmal, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem, e o compromisso em realizar a sua vontade. 

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Rezando a palavra

Rezemos como Jesus nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.

Amém.


Vamos viver a palavra



A dica de hoje está evidente: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você. 



03 de março de 2020.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Padre João Carlos BOM DIA!!!!! para o sr. que seja iluminado pelo dom do ESPÍRITO SANTO, uma semana repleta das graças de DEUS em sua vida e na vida de sua família. obrigada, por esse evangelho enviado. DEUS te guarde e te abençoe com saúde e alegria.PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/3/20 22:15

    Padre João Carlos franquinha falo de cacaia estou lendo sua mensagem

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pe João Carlos! Sua mensagem de hoje teve o efeito de uma brisa naquele momento de calor intenso; refrescou minha alma. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre sua benção,

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.Obrigada padre.O Senhor é uma benção em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Padre Joãozinho Deus o abençoe e obrigada pela maravilhosa reflexao pela oração do Pai Nosso.🌾

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos. Rezarei o pai nosso,por todos clero em especial pela Obra da AMA.

    ResponderExcluir
  8. Boa e abençoado dia a todos os que se dispõe para levar a palavra de Deus a todos os ouvintes e seguidores obrigado senhor Jesus Cristo por nós encimar como testar o Pai nosso .

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Paz e bem. O Senhor te abençoe e Nossa Senhora esteja sempre a tua frente. O Senhor é um ser iluminado.
    Próximo sábado dia 7 vamos fazer a celebração do Pai Nosso. Sua reflexão nos ajudará muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Rezarei o Pai Nosso com muita reflexão.
    Suplicando ao Senhor misericórdia para o seu povo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos ,obrigada por esta palavra, me alertou muito sobre a grande oração do Pai Nosso de hoje , que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe a minha família minha esposa Larissa é meu filho Thomaz

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos o Evangelho de hoje é belíssimo. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos. Que o Todo Poderoso derrame bênçãos sem medida sem medida em sua vida hoje e sempre... Obrigado, padre João Carlos,pela linda MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje, que tem como tema a ORAÇÃO,o que é muito importante para o nosso crescimento espiritual. O Pai Nosso é mais do que uma oração na nossa caminhada quaresma. Somos instruídos por Jesus sobre a ORAÇÃO. Vocês devem rezar assim ( Mt 6,9 ) Rezemos a ORAÇÃO que Jesus nos: PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS..... À padre João Carlos e todos da AMA,Boa tarde. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  15. Amém padre João Carlos. Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos que Deus derrame sobre o senhor benção para um ser iluminado.senhor Jesus que através da oração eu esteja sempre no caminho do bem, amando a vós acima de tudo, perdoando os nossos inimigos e não deixe caí e tentação livrame do mau e dos perigos amém 🙌🙌💙👏🌹

    ResponderExcluir
  17. Deus Onipresente e Eterno, eu LHE agradeço por rezar diariamente o Pai Nosso. Entretanto, me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine aprender, viver e ensinar a VOSSA santa palavra. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine produzir bons frutos. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine rezar da melhor forma possível. Me ensine perdoar com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, padre João Carlos!
    Sou Cristina Maria Da Silva
    Tenho 19 anos
    Moro No Engenho Tabatinga
    Peço uma oração para mim arrumar um emprego, para ajudar meus pais, peço uma oração para minhas irmãs que estão desempregadas.
    Que Deus Lhe Abençoe, que Deus Derrame Chuva de benção em sua vida.
    Todos os dias firme e forte na presença do nosso senhor Jesus, nas suas meditação.
    Além 🙌🏼

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos sou jacinta Maria de Fortaleza,realmente uma reflexão muito explicado o nosso pai nosso e uma oração de puder acaso você deixe ser.voce e uma benção para todos nós

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS