PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EU SOU CRISTÃO, GRAÇAS A DEUS!

EU SOU CRISTÃO, GRAÇAS A DEUS!

Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele (Mt 3, 16)

12 de janeiro de 2020

E este é o domingo do Batismo do Senhor. Uma bela oportunidade para nos darmos conta da beleza e da grandeza do nosso batismo. Somos batizados, temos parte com Jesus, somos filhos de Deus, membros da Igreja, habitados pelo Santo Espírito. Que grande graça sermos batizados!

Falando em batismo, grosso modo, podemos identificar quatro grupos entre nós. Os que são de família católica e não foram batizados. Os que foram batizados e não vivem na comunhão da Igreja. Os que foram batizados e migraram para outras igrejas. E os que foram batizados e vivem na fé católica. Será que você consegue se localizar em algum desses grupos?

No batismo de Jesus, ficamos sabendo quem ele é. Ele é o SERVO DE DEUS. Sobre ele, repousa o Santo Espírito. Sua missão é refazer a aliança com o povo, guiar as nações no caminho da justiça, libertar os oprimidos, ser uma luz para as nações. É o que está escrito no Profeta Isaías, no primeiro cântico do Servo de Javé (Isaías 42). Jesus é o SERVO DE DEUS.

Ele é o UNGIDO PELO ESPÍRITO. Ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder, ele andou por toda parte fazendo o bem e libertando as pessoas da dominação do mal. Ele é o Cristo, o Senhor de todos, não só de Israel. É o que Pedro disse na casa de Cornélio, em Cesareia, como está no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10). Jesus é o UNGIDO PELO ESPÍRITO.

Ele é o FILHO AMADO. Depois do batismo no Rio Jordão, depois que saiu das águas, ele vê o Espírito Santo vindo sobre ele como pomba. Nesse momento, ouve-se a voz do Pai dizendo que ele é o seu Filho amado. Ele é o Emanuel, Deus encarnado, convivendo conosco. É o que está em Mateus, o evangelho de hoje (Mateus 3). Jesus é o FILHO AMADO.

No batismo, você fica sabendo quem você é, quem somos nós. Nós somos SERVOS DE DEUS. Maria, a primeira discípula de Jesus, nos dá o exemplo. Ela se colocou inteiramente a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor”. Nós somos os administradores,  a quem o Senhor confiou o cuidado de sua casa e de sua família, em sua ausência.  SERVO DE DEUS, SERVA DE DEUS é o que você é.

Nós somos UNGIDOS PELO ESPÍRITO. A palavra Cristo quer dizer ungido. Por isso, nos chamam de cristãos, somos ungidos por Deus com o seu Espírito, como Jesus. Ungidos para participar com ele de sua missão. Participamos do senhorio de Jesus, fazendo a nossa parte na manifestação do Reino neste mundo.  Como Jesus, nós temos a missão de iluminar o mundo com a luz de Deus e fermentá-lo com o evangelho. Pelo batismo, temos parte com Jesus sacerdote, profeta e rei. UNGIDO PELO ESPÍRITO, UNGIDA PELO ESPÍRITO é o que você é.

Nós somos FILHOS AMADOS. Também no nosso batismo, o Pai nos disse que somos seus filhos amados. Pela ação do Santo Espírito, recebemos a adoção filial. Somos filhos adotivos, filhos no Filho, filhos amados. É assim que somos irmãos no Senhor e nos comprometemos com a fraternidade neste mundo. Pelo batismo, somos membros do único Corpo de Cristo, a sua Igreja. FILHO AMADO, FILHA AMADA é o que você é. 

Guardando a mensagem

Muita gente desconhece a grandeza e a dignidade que o batismo lhe conferiu. O batismo de Jesus no Jordão revela a sua identidade e a sua missão. Ele é o servo de Deus, o ungido pelo Espírito, o Filho amado do Pai. O sacramento do batismo também revela a nossa identidade e nossa missão de cristãos. Nós somos servos de Deus, ungidos pelo Espírito, filhos amados do Pai. 

Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele (Mt 3, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Hoje queremos te pedir, de maneira especial, pelos que não conhecem a beleza e a graça do santo batismo. Uns porque, mesmo sendo de famílias católicas, não se batizaram e outros porque, mesmo batizados, não vivem na fé, não participam da vida da Igreja. Senhor, não nos permitas que desistamos deles. Antes, dá-nos espírito missionário, paciência e perseverança para testemunharmos a todos como é maravilhoso te conhecer, te amar e te seguir como servos de Deus, ungidos pelo Espírito e filhos amados do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Na celebração deste domingo, após a homilia, costuma haver a renovação das promessas do batismo. Vá se preparando para confirmar sua adesão a Cristo Jesus, ao seu evangelho e à sua Igreja. Não tendo jeito de participar da Santa Missa hoje, reze o ‘Creio em Deus Pai’, bem rezado.  

Na semana que vem, vamos festejar o aniversário do nosso programa de rádio, Tempo de Paz. Participe desse momento, enviando o seu pedido de oração para a nossa Missa de Ação de Graças. Para fazê-lo, use o link que estou lhe enviando junto com esta Meditação.

12 de janeiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



16 comentários:

  1. Deus abençoe todos com a graça de Jesus nosso salvador,que o batismo seja de pessoas sabiá pois assim seja a graça de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bom Deus
    Escolhes a mim, pobre servidor para ser filho de Deus no Filho Amado, Jesus Cristo
    Grande é minha alegria

    ResponderExcluir
  3. Peço oração por Nely Melo, está hospitalizada no IMIP, e está fazendo quimioterapia. Por todos da sua família que estão sofrendo muito.

    ResponderExcluir
  4. A oração nos ensina a sermos humildes e saber que Deus é Deus. É tudo conforme ele determina. Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir
  5. Vou confiar em Deus .Vou me valer de Deus e haja o q houver, venha o na vier em Deus eu vencerem. Amem 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Em DEUS e no Batismo iremos vencer pai, filho, pírito Santo AMÉM

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Senhor Jesus por me amar tanto. Abençoe a todos nós principalmente minha família .Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, eu me coloco no quarto grupo dos Cristãos que fui batizada recebi os outros sacramentos da igreja e frequento a igreja católica na medida do possível pela dificuldade da minha saúde,mais na minha casa estou sempre em oração o Ministro da Eucaristia vem toda semana me trazer a Eucaristia e eu falo Jesus eu não sou digna mais como eu não posso ir sempre a vossa casa como era minha grande alegria,meu senhor Jesus vem à minha casa. E eu não perco a esperança que minha saúde melhora e eu continuo a frequentar a Santa Missa Dominical. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos,um abençoado domingo para o sr. e sua família, na paz de JESUS e no amor de NOSSA SENHORA de FÁTIMA e SANTA FILOMENA.BOM DIA!!!!!! sua bênção.

    ResponderExcluir
  10. Batiza me Senhor com seu espiríto.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos Eu sou cristão, com a graça de Deus! MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR em Mateus 3,13-17 Então o céu e Jesus viu o espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele ( Mt 3,16 ) SENHOR, dá-nos espírito missionário,paciência e perseverança para testemunhamos a todos como é maravilhoso te conhecer, te amar e te seguir como servos de Deus, ungidos pelo espírito e filhos amados do Pai.Desejo uma ótima tarde de domingo, para padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  12. Há exatamente 62 anos, um domingo 12 de janeiro incorporei a vida cristã através do batismo. Hoje no dia do batismo de Jesus fiz a minha renovação. José Lúcio

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos eu sou cristão. Sou Batizata graças a Deus nós Batizato somos filhos de Deus nós somos servos de Deus frequento a Igreja católica em Cristo nós venceremos tudo em Deus e nosso senhor Jesus Cristo e no Batismo nós venceremos obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, eu LHE agradeço pela solenidade do santo batismo do meu REDENTOR. Contudo, me ensine servi-Lo com humildade e amor. Me ensine ser fiel ao Espírito Santo. Me ensine defender a verdade e a paz. Me ensine evangelizar com sabedoria e fidelidade. Me ensine seguir a luz das nações. Me ensine lutar pela libertação dos oprimidos. Me ensine ter o santo temor e a praticar a justiça. Me ensine viver como um bom filho. Me ensine expulsar o mal. Me ensine fazer o bem. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Pe.João Carlos eu sou batizada, crismada, e tenho muito orgulho em ser católica, eu depois de minha crisma me entreguei muito mais a Jesus! Sendo que em um momento de minha vida eu me afastei e logo fui tentada pelos inimigos pra quem eu deixasse minha fé e de servir a Deus,mais o sr. Jesus me conhece e me chamou pelo meu nome pois sou como sua ovelhas eu voltei correndo, então tudo começou a se endireitar na minha vida, oh glória! Eu tenho 2 filhos lindos que já estão rapazes,eu os criei na igreja foram batizados e fizeram a primeira Eucaristia, foram corpinhos e tudo por alguns anos(5anos e meio)mais quando eu me mudei e voltei a morar com minha mãe pra poder voltar a trabalhar e criar meus filhos dignamente(sou pãe)eles só iam de vez em quando a igreja comigo, se afastaram aos poucos e eu não podia forçar pois estavam adolescentes e aí foi onde o perigo chegou e os cercou (o seu falsos amigos os levaram pra longe de Deus e pra perto do erro...o vício da maconha, eu lutei muito contra mais é muito difícil eu sozinha,não tive apoio pra dividir esse problema com ninguém é hoje infelizmente um deles está prezo no costela um mês por causa do vício e falsos amigos,(está sendo acusado de roubo de carro)sendo que ele não roubou mais andou no carro roubado e até que prove o contrário ele é culpado, mais tudo começou pelo vício e eu estou aqui pedindo me ajude padre, me oriente no que fazer pra ajudar meu filho, o outro ainda continua fumando mais tá morando com uma menina e tá mais tranquilo!orem por mim e restaure meus filhos senhor, amém!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS