PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE ESTÁ CONOSCO

ELE ESTÁ CONOSCO

No meio de vocês, está alguém que vocês não conhecem (Jo 1, 26)
02 de janeiro de 2020
E já estamos no ano novo. Tudo bem com você? Passou bem o final de ano? Como disse o apóstolo: “Por tudo, dai graças ao Senhor”. Pois é, o ano começou. Vamos à luta! A roda já está girando. Depois da celebração do natal, agora já está no nosso horizonte a festa da epifania, popularmente chamada festa de reis. Esta é mais uma celebração a nos falar da pessoa de Jesus. Pela encarnação, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho, nasceu humano, do  ventre de Maria Virgem. O verbo se fez carne. Esse é o grande mistério do natal. Ele veio para estar conosco. É o Emanuel.
O evangelho de hoje nos ajuda a continuar meditando este mistério da presença de Jesus entre nós. João Batista está pregando no deserto e atrai a atenção de muita gente. De Jerusalém, a capital, chega uma comissão. Quer saber se ele, João, é o Messias. É o tipo da comissão que vem só para incriminar. Não havia boa vontade em que os enviou. No fim, querem saber com qual autoridade o profeta está batizando o povo. João aproveita para anunciar que ele é pequeno e está preparando o caminho de alguém muito maior. Esse, sim, renovará o povo. João se declara menos que um servo, nem merece descalçar suas sandálias. E mais: o enviado já está no meio do povo, “já está entre vocês”.
Quando falamos de João Batista, todos nos lembramos, ele preparou os caminhos de Jesus, preparou o povo para sua chegada. E sabemos: nessa preparação ele chamava o povo à conversão e o batizava nas águas do rio Jordão, em sinal de penitência. Mas, precisamos integrar mais alguma coisa nessa compreensão. Quando um catequista prepara um grupo de crianças para a primeira comunhão, qual é o momento mais importante? Depois de ter percorrido um caminho de encontros e atividades de preparação, durante um bom tempo, finalmente chega o dia da primeira eucaristia. O catequista prepara as crianças para o encontro com Jesus na Eucaristia e a sua tarefa se conclui bem quando as crianças encontram Jesus neste sacramento. Voltemos a João Batista. O mais importante de sua missão foi o momento em que o povo se encontrou com Jesus. Todo o seu trabalho de preparação chegou ao ponto mais alto no dia em que ele pode revelar Jesus ali presente.
Jesus já estava presente, seja porque já tinha nascido, seja porque estava entre os peregrinos que vinham a João. Graças ao trabalho evangelizador do profeta, muita gente pode entender quando ele apontou Jesus como o ‘cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’. Tanto isto é verdade que dois dos seus discípulos começaram a seguir Jesus, a partir dali.



Guardando a mensagem
A verdade do natal não é apenas que Jesus nasceu.  A grande verdade do natal é que Deus se tornou humano, fez-se Emanuel, caminha conosco. Viveu sua vida humana cheia de sabedoria e caridade e morreu condenado numa cruz. Venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia. Por sua morte e ressurreição, alcançou a nossa reconciliação com Deus, o Pai. Voltando ao seio da Trindade, agora com o seu corpo humano, como Deus permanece conosco. Sua presença entre nós é real, em expressões diversas, na sua Palavra, no Sacramento da Ceia, no seu povo reunido em assembleia, no pobre e no sofredor e de tantas maneiras mais. Ele está presente. Ele está conosco. Foi esta a grande tarefa de João Batista: revelar Jesus que já estava presente.
No meio de vocês, está alguém que vocês não conhecem (Jo 1, 26)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Começou o novo ano. A certeza que enche o nosso coração de esperança é a tua presença entre nós. Pela tua encarnação, caminhaste conosco fisicamente, vivendo a nossa vida humana. E mesmo agora, na glória divina, assentado à direita do Pai, estás conosco. Tu és o Emanuel, estás conosco como prometeste: “Eis que estarei com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos”. Assim, começamos a caminhada deste ano novo que acabou de começar com esperança, certos de que contigo enfrentaremos e venceremos tudo o que se opuser à nossa dignidade de filhos de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A tarefa de João Batista pode ser a nossa também. Podemos ajudar outras pessoas a descobrir a presença de Jesus em suas vidas.  Se você ainda não o faz, hoje, compartilhe a Meditação com outras pessoas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 02.02.2020

23 comentários:

  1. Amém Padre João! Deus abencoe e ilumine imensamente a sua vida, sua missão neste novo ano! Passei bem graças a Deus! Estou me recuperando de uma infeção bacteriana! Mas estou bem melhor! Sua benção e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Pe João Carlos, passei bem o Ano Novo ao lado de minha mãe com saúde. Hoje é um dia especial para mim é o dia do meu aniversário, que Deus mim abençoe com saúde para cuidar de minha mãe,que 2020 traga dias melhores, que Deus abençoe o senhor em sua linda missão de Padre, passando para nós as medições de conforto e muita Paz, obrigada, amém

    ResponderExcluir
  3. Bom DIAAAAA Padre João Carlos por todos os dias receber estas bençãos,me sinto muito gratificada, que DEUS te abençoe sempre com essas palavras de vidas. Tenha um ano Santo e abençoado, muita paz saúde e bênçãos, um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhh que bela lição de João Batista. Senhor que eu diminua e que o senhor a praça. Maria Emilia

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Um ano cheio de paz, sabedoria,saúde e fé.
    Peço ao Senhor minha conversão e que liberte das minhas misérias, para que eu possa ser exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Deus fez um milagre na vida de mamãe e SÓ tenho que agradecer.

    ResponderExcluir
  7. Senhor eu quero ser como João Batista, ajuda-me, para que eu como catequista possa mostrar aos meus catequisandos, Jesus, o Cordeiro de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Feliz 2020 para o padre João carlos e todos catequistas. Também a todo povo de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos, abençoado seja esta quinta feira de ano novo, para o sr. e todos os seus colaboradores,obrigada por continuar a nos evangelizar,e permanecer conosco nos iluminando com a luz de DEUS que o sr. irradia em nossa vida. obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Deus abencoe este novo ano que se inicia que o Senhor Jesus traga paz saude e alegria a todos Deus abencoe o sr Pe Joao Carlos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, obrigada pelos esclarecimentos sobre o evangelho. Graças passei bem a entrada de novo ano. Para o Sr e colaboradores saúde e muitas bênçãos para dar continuidade a sua missão de evangeliza. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  12. Meu Pai, eu LHE agradeço pelas chuvas que estão caindo no nordeste. Contudo, me conceda a graça de fugir da mentira, das seitas e do anticristo. Me conceda a graça de viver o evangelho. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Me conceda a graça de viver conforme a unção do meu SALVADOR. Me conceda a graça de permanecer em Cristo. Me conceda a graça de ter fé e confiança. Me conceda a graça de dar um bom testemunho. Me conceda a graça de ser uma voz profética. Me conceda a graça de viver o meu batismo com humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão do Menino Jesus, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Começou o novo ano. A certeza que enche nosso coração de esperança e tua presença entre nós. Ó Deus, assim começamos a caminhada deste ano Novo que começa com esperança, certos de que contigo enfrentarmos e venceremos tudo o que se opuser à nossa dignidade de filhos de DEUS. Padre João Carlos, que Deus acima de tudo te abençoe sempre por nós transmitir todos os dia essas palavras de vida, através da MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo Salvador de toda humanidade. Desejo que Deus te conceda um ano abençoado, repleto de paz , saúde , sabedoria , prosperidade e tranqüilidade ,conquistas e vitórias no decorrer do Ano de 2020. Desejo também à toda equipe da AMA: Paz , saúde,sabedoria, prosperidade e tranqüilidade.Que Deus abençoe a toda equipe da AMA.

    ResponderExcluir
  14. Belas palavras Padre João, Deus nos conceda a graças de vivermos firmes na fé, na humildade,na caridade e com certeza no Amor de Cristo. Respeitando e amando o próximo com a te.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos Ribeiro, sdb. Gostei muito do seu comentário de hoje dá meditação do Evangelho e enfim de tudo o que aconteceu. Os Judeus sempre provocando João Batista, para saber se ele era o Messias. Não ele está passando entre nós e vocês não o conhece. Como eu querido amigo primo, conversando com você e vc não sabe quem eu sou: eu sou Ir Mariana Maria Pereira, Medianeira dá PAZ. Nós somos Família Salesianas pela graça de Deus!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos foi maravilhoso graças a Deus vamos começar o ano vivendo em paz firme na fé vivermos com a presença de Deus em cada dias das vidas e temos a certeza de que começarmos a nossa caminhada neste ano novo que começa com a esperança, certa que contigo enfrentamos e venceremos tudo com nosso senhor Jesus Cristo. Obrigado pelo Evangelho Deus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Amem muito obgd pimeiro à DEUS NOSSO PAI E AO SEU FILHO AMADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E AO PADRE JOÃO QUE TENHAMOS UM ANO BOM CHEIO DE BENÇÃOS E DE MISÉRICORDIA DE DEUS NOSSO SENHOR MUITISSIMO OBRIGADO SENHOR MEU DEUS PELOS MEUS FILHOS ESPOSO E MEUS IRMÃOS PELAS GRAÇAS E BENÇÃOS

    ResponderExcluir
  18. Glória a vós senhor obrigada padre pelo Evangelho

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos, feliz 2020, para o Senhor e sua família. Eu graças a Deus passei o ano bem, fui a Santa Missa e depois fui prá casa dá minha família, outros longe dos olhos e perto do coração. Comecei o ANO com esperança, já comecei minhas caminhadas. Peço oração pela Saúde do meu esposo Ivaldo, tá com DORES NA COLUNA, pelo meu amigo DR Lélio, pôr mim, para que eu siga firme na caminhada, e agradeço a Deus Pôr te o Senhor junto de nós, seus filhos espirituais, que tanto ama o Senhor.🙌🙌😍👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  20. Obrigado padre pelo evangelho e também pela pessoa que manda o evangelho p mim q Deus abençoa vcs infinitamente eu estou melhor graça a Deus e a vcs. Eu estou com depressão e artrite artrose fibromialgia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS