PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONSULTÓRIO E CONFESSIONÁRIO - SAÚDE E PERDÃO

CONSULTÓRIO E CONFESSIONÁRIO - SAÚDE E PERDÃO

Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2, 5)
17 de janeiro de 2020
Ele chegou carregado por quatro homens. Deitado no leito, coitado. Tentaram entrar na casa onde Jesus estava. Lotada. Tiveram uma ideia. Subiram no terraço da casa e abriram uma brecha no teto de palha e barro e desceram o paralítico. Jesus interpretou aquele esforço todo como expressão de fé daqueles homens. E, como estava ensinando, aproveitou para uma grande lição. A grande obra é curar a alma, perdoar os pecados. E perdoou publicamente o paralítico dos seus pecados. Claro, muita gente ali estranhou. Perdoar, só Deus. Curar o corpo, também. Assim, Jesus mandou o paralítico se levantar e ir pra casa.
O carregado saiu carregando. Ele entrou ali deitado no seu leito, carregado por quatro homens. Agora, estava de pé, carregando o seu leito. Foi liberto de seus pecados e de sua doença. Há um vínculo muito estreito entre a saúde da alma e a saúde do corpo. Quando a pessoa entra num quadro de sofrimento moral, de decepção, de saudade ou de tristeza, que são sofrimentos da alma, também o corpo se ressente. Nestas condições, facilmente, uma doença pode se desenvolver no seu organismo. Do mesmo modo, quando alguém cuida bem do seu corpo, com boa alimentação, caminhada, repouso suficiente, logo sua parte espiritual reage positivamente. A inteligência, a memória, o bom humor, a alegria, tudo isso melhora. A pessoa humana é corpo e alma, soma e psiquê.
Então, há um vínculo entre pecado e doença, entre perdão e saúde. No sacramento da Reconciliação, que a gente chama de Confissão, nós recebemos o perdão dos nossos pecados. A graça de Deus que nos vem com o seu perdão é uma força muito grande para enfrentarmos as dificuldades da vida e a doença do corpo. O sacramento da Unção dos Enfermos, que também perdoa os pecados, é administrado, para que a pessoa tenha conforto, paz, coragem, e sendo da vontade de Deus, se recupere, vença a doença. O perdão que nós precisamos dar a quem nos ofende ou pedi-lo a quem nós ofendemos é uma fonte de alívio, de alegria, de saúde. Da mesma forma, o rancor, o ressentimento, o ódio são portas abertas para gastrite, úlcera e outros probleminhas desagradáveis.
Claro que o texto bíblico é muito rico e por ele Deus nos diz muitas coisas importantes para nossa vida. Mas, hoje fiquemos com essa consideração da proximidade que há entre o perdão e a saúde. Não é à toa que Jesus tenha se preocupado tanto com os doentes, quando sua missão era tirar o pecado do mundo.
Guardando a mensagem
Jesus perdoou os pecados do paralítico. Fez isso em consideração à fé que ele viu nos homens que o carregavam e no próprio doente. Depois o curou de sua doença. Fez isso para que compreendessem que ele tinha autoridade para isso. Com essa cura do corpo e da alma, percebemos também como as duas coisas andam bastante juntas, uma vez que a pessoa humana é, numa só unidade, corpo e alma. Consultório e Confessionário, precisamos dos dois.
Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2, 5)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Quando curaste o paralítico, o mandaste ficar de pé, carregar o leito e ir para casa. Tu o devolveste perdoado e sadio à sua família. Essa é a graça de vivermos santa e sadiamente: fazermos alguma coisa para os outros, a começar pelos de nossa casa. A sogra de Simão que tu ajudaste a se levantar de sua febre pôs-se logo a serviço. Servir é o que dá sentido à vida do cristão com saúde no corpo e na alma. Rezamos, hoje, Senhor, pelos enfermos. Dá-lhes conversão, oportunidade para receberem o perdão dos seus pecados e saúde para estarem a serviço, em suas famílias e em suas comunidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Visite, hoje, um enfermo. Não sendo possível, mande uma mensagem, telefone. Mostre interesse pelo seu bem.
17 de janeiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Q texto lindo,obgd,consigo olhar vida d outro angulo,q deus nos abençoe...

    ResponderExcluir
  2. Linda meditação da palavra do Sr.vamos juntos rezar pelos infermos. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Maria Emília, só Jesus pra mim ver quando me sento ou me levanto. e conhece.meu sentimentos e meus pensamentos.

    ResponderExcluir
  4. Eu confio nas palavras do meu senhor e ele me libertará dos meus pecados assim como libertou este enfermo .Eu creio eu confio. Também quero perdoar a quem me ofendeu.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, que linda reflexão, em julho de 2019, tive hospitalizada, Jesus foi ao meu encontro e me curou, Jesus já me curou várias vezes, serei grata até o fim. Quando eu rezo, não rezo só pôr mim, rezo pelo mundo inteiro. Padre, peço orações pela Saúde do meu esposo Ivaldo, meu amigo dr Lélio, pôr minha coluna, Dona Mira, e pelo mundo inteiro. Que Jesus e a virgem Maria abençoem sua Missão, e muito obrigado pelas orações e meditações, que tem me ajudado muito. Sua benção Padre 🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos perdoei e não tenho nenhuma mágoa mais não consigo conviver perto dessa pessoa o meu perdão valeu

    ResponderExcluir
  7. Que Deus nos abençoe hoje e sempre.
    Amém

    ResponderExcluir
  8. Paz ,amor,perdão, foi isso que Jesus nos ensinou.,Orar e agradecer sempre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos.Paz,saúde e sabedoria para você, Padre João Carlos. No Evangelho de hoje,Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados" ( Mc 2,5 ) Senhor Jesus, me fortalece, renova em mim a Esperança, aumenta a minha Fé... Jesus, tu curaste e perdoaste os pecados do paralítico, cobre-me com tuas bênçãos, para que eu possa de coração aberto, fazer também alguma coisa para os outros, a começar pela minha casa. Servir é o que dar sentido à vida do cristão com saúde no corpo e na alma. À padre João Carlos e todos da AMA, o meu BOM DIA abençoado por DEUS.

    ResponderExcluir
  10. AILSON MAX SANTANA SILVA17/1/20 08:29

    Bom dia! Peço orações pela minha esposa Meire, pela sua saúde física, mental e espiritual e força para mim e toda minha familia para enfrentar todos os momentos de angústia e sofrimento que temos vivido.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia que linda reflexcao

    ResponderExcluir
  12. Cura Senhor cuida dos doentes fisícos e espírituais inclusive a minha pessoa.
    Peço a minha conversão para que eu possa ajudar os meus irmãos.

    ResponderExcluir
  13. Amém padre João Carlos, bom dia.obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  14. O senhor nos mostra a cada momento como é importante amar o próximo. Obrigado senhor pela vida por tudo.amem!

    ResponderExcluir
  15. Que mensagem linda padre que Deus me dê o dom de perdoar e esquecer as ofensas um abraço

    ResponderExcluir
  16. Amém���� Que Deus nos abençoe! Linda mensagem e reflexão, univo-nos Senhor!

    ResponderExcluir
  17. Meu Senhor e meu Deus eu acredito na ressureição mas almentai a minha fé.

    BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS QUE DEUS NOS ABENÇOE HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  18. Bom Dia Padre João Carlos, Obrigado por todos os dias o Senhor nos enviar e nos ensinar o que a palavra do Senhor deseja para nós.apesar de sermos pecadores, mas o Senhor nunca desiste de nós.
    Um Grande Abraço e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  19. Iluminado seja o seu dia Padre João Carlos,DEUS o abençoe,obrigada por esta meditação,fique com nossas preces.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos que Linda essa mensagem Jesus desse ao paralítico os seus pecados estão perduados é muito bom receber o perdão nós precisamos perdurar OS aos outros mais muitas vezes se deixamos o ódio tomar conta do nosso coração.Obrigado padre João Carlos por todos os dias fala com nosco através do Evangelho obr pôr tudo de maravilhoso o senhor é uma Benção de Deus em minha vida obrigado Deus abençoe 👏👏👏

    ResponderExcluir
  21. Glória savaldo baia linda reflexão que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  22. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os santos da VOSSA igreja. Todavia, me conceda a graça de seguir o caminho da salvação. Me conceda a graça de ser justo. Me conceda a graça de rezar com fé e confiança. Me conceda a graça de evitar a murmuração. Me conceda a graça de lutar contra a opressão. Me conceda a graça de evangelizar com sabedoria e autoridade. Me conceda a graça perdoando os meus pecados. Me conceda a graça de louvá-Lo, obedecê-Lo, adorá-Lo, bendizê-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. O perdão sincero faz bem para ambas as partes,alivia a alma,amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS