PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O LEPROSO É VOCÊ!

O LEPROSO É VOCÊ!

Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)
10 de janeiro e 2020.
Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você é o leproso da história do Evangelho. Então, você é o leproso dessa história, combinado?  Então, vamos lá. O leproso se aproxima de Jesus, se ajoelha aos seus pés e pede para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede o que precisa como deve. Vou me explicar.
Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Buscar Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na escuta de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus.  Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro.
Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus.  Em todas as religiões, ajoelhar-se é um ato de adoração, de profunda reverência. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.
Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da tua vontade.  É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus atendeu você. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.
Guardando a mensagem
Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Mas, pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Lições importantes que aprendemos com o leproso do evangelho: aproximar-se, ajoelhar-se e pedir com humildade e espírito de obediência.
Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos  que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, lembrando que você é o leproso, a leprosa, escreva uma breve oração a Jesus.
10 de janeiro de 2020.
Pe. João Carlos Ribeiro, SDB



11 comentários:

  1. Jesus eu quero ser curada, Amem

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus que eu seja obediente a sua palavra e que a tua vontade seja feita em minha vida!

    ResponderExcluir
  3. Senhor tende piedade de mim. Purifica-me Senhor dos meus pecados . Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Senhor nos purifica, tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro. Cura o teu povo, os governantes da terra.

    ResponderExcluir
  5. Jesus eu quero sê curadae te imploro por todos os leprosos que sejam purificadas com uma minúscula gotinha do teu sangue preciosismo amém

    ResponderExcluir
  6. Abençoado seja o seu dia e de todos seus familiares,obrigada pela palavra do SENHOR para hoje. sua bênção

    ResponderExcluir
  7. Meu senhor e meu Deus curainos de todos os mal e perdoa os nossos pecados.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: "Eu quero, fica purificado" ( Lc 5,13 ) Dá-nos,SENHOR,a graça de não esquecermos que a ti e à tua devemos a vida nova e a comunhão que temos com Deus nosso Pai.Que em todas as nossas necessidades nós nos aproximamos de Ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor,desejos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus nosso pai. Desejo, saúde, paz e sabedoria para padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que todas as palavras de bênção cai sobre todos enfermos que todos os leprosos sejam purificados que uma gota do preciosismo sangue de nosso senhor Jesus Cristo recaia sobre todos. Purifica senhor Jesus Cristo todos os leprosos e todos enfermos Amém que Deus em sua Infinita bondade derrame muitas bênção na sua vida padre João Carlos o senhor é uma Benção de Deus em nossas vidas Deus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

  11. Ó Deus, Criador de todas as coisas, eu LHE agradeço por ser católico. No entanto, me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo, para que eu possa dar o meu testemunho cristão. Me ajude alcançar a vida eterna. Me ajude adorá-Lo com humildade. Me ajude purificando o VOSSO povo. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude orar da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS