PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COM JESUS, COMEÇOU O NOVO TEMPO

COM JESUS, COMEÇOU O NOVO TEMPO

E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade (Jo 1, 14)
31 de dezembro de 2019
Véspera de ano novo. Um dia de muitas tarefas e contatos. Uma noite longa, de muitas expectativas, a noite da virada de ano.
E eu vou aproveitar para lhe agradecer a acolhida diária da Meditação da Palavra, pedindo ao Senhor que, no novo ano, você continue a caminhar sob a luz de Cristo e sua Palavra. Quero também louvar a Deus pelo zelo com que você recebe e compartilha com outras pessoas a sua preciosa palavra de Salvação.
Vamos meditar a palavra de hoje na abertura do evangelho de São João. O prólogo, essa abertura solene do seu evangelho, começa com as mesmas palavras do início da Bíblia: “No princípio, era a Palavra”. A Bíblia, no livro do Gênesis, começa assim: “No princípio, Deus criou o céu e a terra”. Ao escrever assim, o evangelista está nos dizendo que, com Jesus, está começando um novo tempo. A criação, obra perfeita de Deus, teve seu ponto alto na criação do homem e da mulher. Mas, veio o pecado que desfigurou essa obra divina. Agora, chegou Jesus para levar à perfeição a obra do Criador. Ele veio nos reconciliar. A obra da redenção será a coroação da obra criadora do Pai.
Então, essa é a boa notícia, por excelência, na história da humanidade. Com Jesus, a história se acerta, é um novo começo. Essa boa notícia, que enche nossa história de esperança, já ressoou no natal. Deus mesmo veio morar com a gente. E em que isso faz a diferença? É que se há um ideal a ser seguido, ele não está mais nas nuvens, no além, nos livros, nas promessas. O ideal de humanidade ética, solidária, espiritualizada não é apenas um projeto. É uma pessoa. Os ideais de bondade, comunhão, fraternidade, justiça, verdade podem ser vistos, tocados na vida e na experiência de uma pessoa humana: Jesus de Nazaré, Deus e Homem a um só tempo. O verbo eterno que estava desde sempre ao lado do Pai entrou na história humana, solidário com todo ser humano, particularmente com o mais sofrido e desprezado.
Foi o que São João escreveu na abertura do seu evangelho: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade”. Jesus é essa verdade maravilhosa de Deus ao nosso alcance, Deus que veio a nós. O inefável que se deixou tocar. Essa é a boa notícia do natal jorrando luz para iluminar essa passagem de ano, o ano novo e toda a nossa história.
Guardando a mensagem
A novidade que revolucionou a história é a presença de Jesus entre nós. Deus se fez humano, entrou em nossa história. Agora, temos um modelo, um guia, um caminho para seguir. A certa altura de sua vida humana, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Agora, podemos saber como é que um filho de Deus nessa terra pode manter-se em comunhão com o Pai e com os seus irmãos, ser-lhes fiel, encontrar realização e felicidade em sintonia com a vontade divina. “Vem e segue-me”. É assim que ele continua nos convidando a viver como ele, a tê-lo como regra de vida, a imitá-lo em sua vida humana de filho de Deus. Por sua obra redentora, ele nos reconcilia com Deus  e nos põe em comunhão uns com os outros. Nele, realmente tudo pode ser novo, até esse ano velho.
E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade (Jo 1, 14)

Rezando a palavra
ORAÇÃO PARA A PASSAGEM DO ANO:

Deus e Senhor nosso, 
Senhor do tempo e da eternidade, a ti, toda honra e toda glória,
Agora e para sempre.

Nós te consagramos, Senhor, todos os dias deste novo ano,
colocando sob tua proteção todos os nossos passos, propósitos, projetos e sonhos. 

Derrama agora, Pai Santo, tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria sobre nós, nossas famílias e todos os que amamos.

Que 2020, com a tua graça, seja de paz, de crescimento na fé e  de prosperidade para todos nós, teus filhos e filhas. 

Que em nossa vida, nos 365 dias deste novo ano,
brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador.
A Virgem Maria, nossa mãe, diga conosco: Amém.

Vivendo a palavra
Durante este último dia do ano, reserve um tempinho para sua oração pessoal. Agradeça por todas as realizações deste ano, reconhecendo a mão de Deus em tudo na sua vida.
Outra sugestão é a oração da passagem de ano, que acabamos de rezar. Eu a estou enviando, à parte, para você voltar a rezá-la depois da meia noite ou no dia de ano. E compartilhá-la com os seus contatos. Se não a tiver recebido, você a encontra facilmente em www.padrejoaocarlos.com.
Pe. João Carlos Ribeiro – 31 de dezembro de 2019

24 comentários:

  1. Excelente catequese biblico-liturgica

    ResponderExcluir
  2. Amem Deus abençoe a todos meus familiares amigos e se eu tiver inimigos deus abençoe também

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano Novo para o senhor Pe João Carlos e seus familiares,que Deus abençoe e ilumine sempre, obrigada pelas meditações, durante todo ano de 2019, sou muito grata, pelas suas mensagens de louvor a Deus, que 2020, seja um ano repleto de muita Paz, realizações, alegria e felicidade para o nosso Brasil, amém.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre João Carlos,por mais um momento de oração da meditação da palavra,um feliz ano,para o senhor e seus familiares.Jesus conosco sempre

    ResponderExcluir
  5. Bendize, ó minha alma o senhor! Aleluia.msriaemilia

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos, que nesse ano novo Deus continui nos abençoado.

    ResponderExcluir
  7. Amém Pe.Joao Carlos.
    Que em 2020 o senhor continue nos presenteando com seus sábios comentários
    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  8. Que nesse amo que está acabando leve tudo que não deu certo.Mas pesso a Deus que esse que se inicia seja de paz, amor, felicidades Jesus nos abençoe e nos ilumine sempre a todos nossos irmãos meus amigos e meus inimigos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Pe. João Carlos por suas meditações que enriquecem a minha vida. Um abençoado 2020 para o Senhor!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre e feliz ano novo pro senhor e sua família sua bença

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos obrigada por tudo , e que Deus abençoe o senhor e sua família E que este ano novo seja repleto de paz ,saúde e muitas bençãos FELIZ ANO NOVO OBrigada POR TUDO .

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos.
    Obrigada pelas mensagens lindas e pela palavra de Cristo diária.
    Feliz 2020 !! Que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  13. Amém 🙏 Jesus abençoe sempre minha família e amigos

    ResponderExcluir
  14. Meu bom dia , Padre João Carlos Obrigado pelas suas mensagens ,que nos ensina e nos leva a refletir. Feliz 2020. Que seu caminho seja de muita luz!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Está linda demais a MEDITAÇÃO E a e
    REFLEXÃO do Evangelho de hoje. Com Jesus, o caminho, a verdade e a vida, começou um novo tempo. A Bíblia, no livro dos gênesis, começa assim: "no princípio, Deus criou o céu e a terra"... É nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade ( Jo 1,14 ). O Ano Novo está chegando,e com ele a FÉ a Esperança e a certeza de que DEUS está cuidando de cada um de nós. E neste último dia do ano , quero fechar os olhos e dizer: obrigado,SENHOR! Por tudo que fizeste por mim em 2019. É maravilhoso ter tão pouco a pedir e tanto a agradecer!!! Abençoa, meu DEUS, O padre João Carlos, a toda equipe da AMA e o Ano de 2020... Bênçãos, paz felicidades, prosperidade, amor e harmonia para toda a humanidade...

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos minha eterna gratidão,por ser um presente de DEUS em minha vida, por me ajudar na caminhada diária,que ELE abençoe e te ilumine em sua missão,com muita saúde e paz, meu carinho e minhas orações pelo sr. FELIZ 2020.com DEUS, Nossa Senhora e Santa Filomena,caminhando conosco.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos te desejo um ano Novo com paz amor e felicidade que venha repleto de muitas bênçãos fé amor esperança mansidão humildade que seja Iluminado do Divino Espírito Santo muito Linda a meditação o Evangelho obrigado pela a Reflexão palavras abençoada obg por todos os dias o senhor entrar em minha casa. Obrigado pela oração Linda Deus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Obrigado padre João Carlos pelas lindas explicação q o senhor nos traz. A sua bênção para toda minha família

    ResponderExcluir
  19. Agradeço todos os dias de 2019. Que o 2020 nos fortaleça com saúde Paz,Alegrias com as bênçãos de Deus. 👏👏💞💙💚💛💜💖💓💕💤☺🙄😗

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pe João e que 2020 o senhor continue nos proporcionando essa ótimas reflexões.
    Que 2020 seja de mais paz para esta humanidade sofredora e pecadora e de menos fome para tantos que nada tem!!!!
    Que Deus o abençoe por todo 2020!
    Abracos fraternos.
    Irmã Iolanda Sotonyi.

    ResponderExcluir
  21. Estou precisando de oração, por favor orem por nós, eu e meu marido.

    ResponderExcluir
  22. Feliz Ano Novo!
    Que a palavra do Senhor,seja um balsámo em nossas vidas.
    Muitas bençãos a todos.

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus poderoso e fiel, eu LHE agradeço por mais um ano que passou. Todavia, me ensine fugir do anticristo. Me ensine permanecer na VOSSA igreja. Me ensine seguir o caminho da santificação. Me ensine conhecer a verdade. Me ensine dar testemunho da luz. Me ensine ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine contemplar a VOSSA glória. Me ensine viver cheio de graça. Me ensine cumprir a VOSSA lei. Me ensine viver na intimidade do Pai. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS