PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ TAMBÉM RECEBEU 100 MOEDAS DE PRATA

VOCÊ TAMBÉM RECEBEU 100 MOEDAS DE PRATA

Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurem negociar até que eu volte’ (Lc 19, 13).
20 de novembro de 2019.
Você já ouviu a parábola dos talentos. O patrão entregou cinco talentos a um, dois a outro e um talento a um terceiro. Na volta de sua viagem, cada um prestou contas. O terceiro tinha enterrado o dinheiro e não tinha lucrado nada. Lembra dessa parábola? A parábola contada no evangelho de São Lucas, é parecida com esta, mas tem algumas diferenças. 
Na parábola de hoje, o patrão dá uma mesma quantia a cada um. Cada um recebeu 100 moedas de prata (o que equivale a uma mina).  Um dos servos lucrou dez vezes mais. Outro lucrou cinco vezes mais. E o terceiro guardou o dinheiro no lenço, amarrou-o bem e devolveu tal e qual no dia da prestação de contas. Claro, o patrão não gostou nada disso.
Vamos recolher algumas lições:
A primeira lição que podemos tirar é sobre a volta do Senhor: enquanto o aguardamos, é tempo de trabalho e realização.  Jesus é o senhor da história que foi ser coroado no exterior. Enquanto ele não volta, é tempo de trabalho, de compromisso. Cada um tem seus dons, suas capacidades, suas oportunidades e os deve colocar a serviço da vida, da fraternidade, da missão da Igreja. Uns podem conseguir mais, outro menos. Mas, todos podem contribuir, pois para isso receberam recursos (as moedas de prata). Enquanto o senhor não chega, é preciso trabalhar e muito. 
A segunda lição é sobre a prestação de contas: todos prestaremos contas do que conseguirmos realizar com os dons que ele nos deu para administrar.  Chegará o dia da avaliação, do balanço do que se conseguiu com os recursos que ele nos deixou. Será muito ruim se a gente se apresentar de mãos vazias, com a desculpa de ter tido medo do nível de exigência dele ou qualquer outra desculpa esfarrapada. Nessa parábola, todos receberam por igual -100 moedas de prata - embora tenham conseguido resultados diferentes. Todos serão cobrados.
A terceira lição é sobre o julgamento dos que trabalharam contra. Na história do evangelho de hoje, alguns fizeram forte oposição para que o senhor não fosse coroado rei. Mandaram até uma embaixada ao estrangeiro, tentando impedir a sua coroação. Mas, afinal o senhor voltou coroado rei. Jesus está falando de si mesmo. É ele que, depois de sua paixão e morte, voltou glorioso ao terceiro dia e retornará no final dos tempos como juiz dos vivos e dos mortos. Infelizmente, há também hoje muitas forças opondo-se à Igreja e ao Senhor Jesus. Eles também prestarão contas do que fizeram para impedir ou cercear o reinado de Cristo.
Guardando a mensagem
Nós somos os empregados que receberam os recursos para negociar e multiplicá-los. Com os dons que o Senhor nos confia, podemos contribuir para que tudo melhore ao nosso redor: a família, a comunidade, a escola, o bairro, o mundo... Não foram poucos os recursos que Deus nos deu: consciência, inteligência, saúde, família, amigos, oportunidades... E esses dons materiais e sociais são pequenos diante dos bens espirituais que ele nos concede: a fé, a esperança, a intercessão da Virgem Maria e dos santos, a Palavra, a Eucaristia... Não podemos apenas conservar esses dons num lenço ou mesmo enterrá-los. Temos que nos empenhar, como servos bons e fiéis, para que haja crescimento, para que apareçam frutos, para que tudo melhore ao nosso redor, para felicidade nossa, para o bem dos que nos cercam e para a glória do nosso Senhor e Deus.
Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurem negociar até que eu volte’. (Lc 19, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Sabemos que são teus os bens que estamos administrando e que deles vamos prestar contas. Sabemos que esta é a hora de empenho, de trabalho, de compromisso. Hora de confiar, de ousar e empreender. Queremos ouvir, no final, a tua aprovação: “Muito bem, servo bom”. Senhor, cuida hoje daqueles que estão se julgando inúteis e fracassados. Eles estão guardando num lenço os dons que receberam para construir o bem para si e para os outros. Senhor, enquanto aguardamos a tua chegada, ou a tua chamada, é tempo de crescimento, de superação, de conquista. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você já tem o seu caderno de anotações, o seu diário espiritual? Então, está na hora de conseguir um. A dica de hoje é essa: no seu caderno, copie esse versículo do evangelho de hoje: Lucas 19, 17.
Pe. João Carlos Ribeiro – 21 de novembro de 2019.

30 comentários:

  1. Suas meditações diárias São maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Oi padre joao Carlos bença padre, ore por mim e família amem padre e oro por vc também
    😘

    ResponderExcluir
  3. Padre sua benção, ore por mim pois tenho uma viagem a fazer com família e fraturei a perna.

    ResponderExcluir
  4. Sua bênção Padre João Carlos mt boa as pregações estou lendo todos os dias é um estudo ore por mim e minha família amém Deus abençoe Padre

    ResponderExcluir
  5. Padre quero te pedir oração por por. Meu filho Patrick Neves de Paula da Silva, vício d cigarro da libertação da depressão peço oração por minha mãe jaci Neves de Oliveira...

    ResponderExcluir
  6. BOM dia padre João Carlos que Bênção esse programa Deus colocou o senhor em nossas vidas eu gosto muito de ouvir a palavra de Deus obrigado pelo Evangelho e pela a Reflexão palavras Deus Ilumine os seus caminhos que Deus abençoe sempre 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Sua benção padre, o senhor é um anjo enviado por Deus.

    ResponderExcluir
  8. padre João Carlos, que o ESPÍRITO SANTO te acompanhe em sua missão, e que cada dia o sr. sempre nos oriente com esta meditação diária, muito obrigada, PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  9. Sua bênção padre João

    ResponderExcluir
  10. Escuto todos os dias os podcasts, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, padre. A paz do Senhor. Padre, pq não está mais aparecendo a opção de ouvir a mensagem no áudio?

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por nós fortalecer com a palavra todos os dias. Sinto falta dos áudios, pq não tá mais postando?

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a sua bênção padre,nos fortaleça e nos proteja e nos guarde todos os dias com a palavra do senhor Jesus, para que nenhum mal nunca chegue a nos ativo e porque vós és mais,eu creio e tenho fé nos unja com vosso bálsamo bendito de saúde paz amor União e prosperidade amém!!

    ResponderExcluir
  14. Amém O gloria no céu e todos nos pecadores na terra de receber este aprendizado do amor mais valioso de Deus pai filho espírito santo amém

    ResponderExcluir
  15. E bênção mando pro meus amigo O áudio pra muitos irmãos que não entende a palavra de Deus só bênçãos de entendimento do amor verdadeiro de Deus pra todos nos pecadores

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante, apesar de ser católico não sou praticante , mas o q li acima me fez refletir e muito, obrigado por uma amiga ter-me enviado , e ter me despertado as verdades do senhor 🙏

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Sr.pela oportunidade de ler o evangelho todos os dias com meu marido, que antes era totalmente avesso a orações, e hoje oramos juntos todos os dias.So gratidão.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Pé.João Carlos sua benção,
    são sempre maravilhosas as suas homilias aumentando cada vez mais a nossa fé, portanto peço a Deus que lhe abençoe e ilumine com muita saúde, paz e felicidades.
    Que suas palavras entre nos nossos lares para nós fortalecer em família e também a caminhada para honra e glória do senhor.
    Padre peço que coloque meu nome em suas orações, pós eu vou fazer uma cirurgia de cataratas no próximo dia 30/11.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Padre João Carlos. Deus abençoe sua tarde...O seu lema é EVANGELIZAR. Peça a Deus que Me abençoe... Não recebi as moedas de prata. Aquelas moedas que Jesus deu aos seus escravos significa a nossa Fé em Jesus, e que todo cristão deverá prestar contas dos frutos de sua fé. Que Deus abra as portas do céu e derrame sobre Padre João Carlos e sua família muitas bênçãos, paz, amor, saúde e sabedoria. Desejo Que Deus abençoe também LITHA Moraes e a toda equipe da AMA. ESTER de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre a sua benção Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  21. A sua bença padre João Carlos o senhor é um anjo q Deus colocou em nosso caminho.

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos a sua bênção eu sou Socorro Martins agradeço muito sua mensagem me esforço para administrar os talentos que Deus me confiou da maneira que posso já não é possível fazermuita coisa sou idosa e tenho pouca saúde
    me intrego mãos de Deus misericórdia snr Jesus.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Temos que cuidar, dos nossos talentos, que Jesus colocou em minhas mãos, um dia vou prestar contas de tudo,que nada é meu, tudo é do Pai. Jesus Cristo abençoe sua vida Padre, pra nos ajudarmos a seguirmos firmes na FÉ.o Senhor é um benção.🙏🙏🛐

    ResponderExcluir
  24. Como faço pra receber no meu Whatsapp os audios todos os dias?!

    ResponderExcluir
  25. Hoje, 21/Nov/2019, ainda não recebi a palavra do Pe. João Carlos. Por quê??? 😢

    ResponderExcluir
  26. Bom dia evangelista Pe. João Carlos hoje eu não recebi a mensagem e os meus amigos estão cobrando

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos,A dois dias não recebo a meditação do Evangelho do dia pelo watzap. Os grupos estão me cobrando,e olha que é muita gente!!Deus o abençoe todos os dias.
    A sua benção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS