PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LEVANTEM A CABEÇA!

LEVANTEM A CABEÇA!

Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima (Lc 21, 28)
28 de novembro de 2019.
Nessa semana, estamos lendo o capítulo 21 do evangelho de São Lucas. A propósito do tema de sua volta gloriosa no fim dos tempos, Jesus nos orienta como devemos nos comportar nas pequenas e grandes crises de nossa vida ou da história: pondo nossa confiança em Deus, testemunhando nossa fé e perseverando nas provações.
O povo de Deus viveu muitas e grandes crises, verdadeiros fins de mundo. Uma dessas crises foi o exílio, quando os exércitos babilônicos destruíram Jerusalém e deportaram muita gente. Jesus mesmo viveu próximo de uma crise que se deu quarenta anos depois de sua morte: a destruição de Jerusalém e do Templo pelos romanos.
No texto de hoje, Jesus, primeiro, refere-se à destruição de Jerusalém. Serão dias de muito sofrimento e humilhação. A leitura que Jesus faz é que o que acontecerá à cidade santa e ao seu povo será uma consequência do seu pecado. Os romanos pagãos seriam instrumentos de Deus para o julgamento de Jerusalém. Dá para compreender bem essa palavra de Jesus: “Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete”.
Na outra parte do texto de hoje, Jesus fala de sua volta, no meio de uma grande teofania. Vou explicar melhor. Sempre que se narra a presença ou a chegada de Deus, o povo do Antigo Testamento descreve uma verdadeira revolução na natureza (terremoto, trovões, raios, sinais no sol, na lua e nas estrelas...). É o que chamamos de teofania, isto é uma forma de passar a grandiosidade, a majestade de Deus que se revela. Então, essa revolução na natureza de que Jesus está falando, com imagens do Antigo Testamento, é uma forma de passar a grandeza desse momento em que ele estará de volta com poder e glória. Será a grande avaliação da humanidade. Mas, para o povo santo de Deus, não há razões para medo e pânico. Pelo contrário, para os discípulos, esse é o dia da completa realização.
Guardando a mensagem
A grande crise da destruição do Templo e de Jerusalém anunciada por Jesus virou uma espécie de molde de toda crise enfrentada pelo povo de Deus na história. A destruição é uma consequência do pecado. É como se fora o julgamento de Deus sobre a cidade, executado pelos pagãos romanos. Você mesmo tem experiência e conhece alguém que contraiu uma doença grave em consequência do vício de fumar, de se embriagar, de consumir drogas, por exemplo. A grande crise de sua enfermidade é uma consequência dos seus atos, não é verdade? É a mesma lógica. O texto também fala da volta de Jesus. A sua  vinda, narrada no meio de uma teofania, não é razão de apreensão e medo para nós. Pelo contrário, na sua volta, aparecerá claramente nossa condição de filhos de Deus. Será o coroamento de sua obra redentora.
Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima (Lc 21, 28)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
No meio dos problemas, dificuldades e crises desse mundo, tu nos ensinas a nos portarmos com destemor, com esperança e confiança em Deus. Tu nos lembras, todavia, que a destruição é uma consequência do pecado, dos nossos erros. De fato, Senhor, o projeto família, por exemplo, pode ir à falência pela infidelidade, pela falta de diálogo, pela falta de perdão. Educa-nos, Senhor, a aguardar a tua volta, em vigilante atitude de conversão e vida nova. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Um exame de consciência cairia bem, no dia de hoje. Exame de consciência é parar e se perguntar: o que a graça de Deus precisa consertar em minha vida?
Pe. João Carlos Ribeiro – 28 de novembro de 2019

23 comentários:

  1. O senhor é meu pastor nada me faltará Maria Emilia

    ResponderExcluir
  2. DEUS TENHA PIEDADES DE TODOS NOS QUE SOMOS PECADORES livra as pessoas dos vicios cubra de bencao as familias e nos de cada dia mais entendimentos eu peco muito em minhas oracoes para afastar tudo o que vem de ruim a minha familia e ao mundo inteiro que nos proteja abencoa amem.

    ResponderExcluir
  3. Deus misericórdia de nós e do mundo inteiro perdoa nossos pecados e abençoe minha família precisamos de ti Senhor nos livre do mal e nos proteja Amém

    ResponderExcluir
  4. Deus misericordioso! Obrigada por essa palavra,por esse dia que se inicia e cubra Amim e minha família de suas bênçãos e sabedoria pra viver sempre debaixo da sua unção e alcançar a vida eterna.Obrigada pela saúde.Amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos! Eternamente grata pelas mensagens que recebo diariamente. Oo Sr. realmente é uma bênção em nossas vidas. Amo a sua voz e as suas canções.. Obrigada por tudo!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos! Eternamente grata pelas mensagens que recebo diariamente. Oo Sr. realmente é uma bênção em nossas vidas. Amo a sua voz e as suas canções.. Obrigada por tudo!!

    ResponderExcluir
  7. Glória a ti Senhor!Palavra da salvação.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada padre por suas mensagens , que nos leva a refletir todos os dias.Que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe a sua vida, saúde e paz é o queremos Senhor para todos nós! Amém ��

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Senhor Jesus por me conceder mais um dia de vida, seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  11. Senhor, obg por está palavra, as consequências dos meus pecados, me levam a viver num deserto interior. Vai comigo até os momentos, onde te liguei, quando sentir sozinha e ñ tive fé e esperança. Q eu possa fazer um exame de consciência e me arrependa dos meus erros.

    ResponderExcluir
  12. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez e faz para a humanidade. Entretanto, me ensine orar e fazer preces com fé, confiança, amor e perseverança. Me ensine evitar o pecado. Me ensine alcançar a salvação e a libertação. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine servi-Lo com fidelidade. Me ensine ser amigo do meu anjo da guarda. Me ensine aproveitar melhor a VOSSA proteção. Me ensine encontrar a verdadeira paz. Me ensine respeitá-Lo, amá-Lo, adorá-Lo, bendizê-Lo, louvá-Lo, glorificá-Lo e obedecê-Lo diuturnamente. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Precisamos antes de tudo nos reconhecer necessitados de teu amor, Senhor. Proteja-nos de todo mal. Livra-nos de todo pecado e nos dê sua paz. Amem!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia paz e bem 🕊️🙏 obrigado

    ResponderExcluir
  15. AMÉM padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe,.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos, obrigado Padre, pelas meditações. Senhor, nó meio dás dificuldade, me ajude a ter paciência e esperança, não posso ficar desanimada, tenho que levantar a cabeça e esperar o tempo de Jesus. Jesus te abençoe Padre João Carlos, o Senhor é uma bênção.🙌🙌🛐🤗

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Padre João Carlos. Que a graça de Deus desça sobre Padre João Carlos neste momento para que ele possa continuar firme na sua caminhada missionária que faz tanto bem para toda humanidade.
    NNo meio dos problemas, dificuldades e crises deste mundo devemos levantar a cabeça e seguir em frente com paciência e confiando em Deus. O Senhor é meu Pastor,tenho certeza que nada vai me gastar...Vou confiar em DEUS,pois Ele é misericordioso... Obrigado, Padre João Carlos por existir em nossas vidas, sempre nos falando de Deus. Que Deus o abençoe sempre...Fica com Deus. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Senhor por todas as Graças que Tu tens derramado em minha vida!

    ResponderExcluir
  19. A paz de Jesus esteja sempre com o sr. obrigada pela meditação enviada,sua bênção.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada minha mãe dó céu por tantas bênção deramadas sobre mim e minha família mim em sine lê o evangelho é saber refretir meu bem Deus

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos meu pai era devoto de nossa senhora da Conceição faz nove anos que ele faleceu agora estou indo no lugar dele e muito enosamante sentir apresse a de Maria quando chego no Morro vera Lúcia de Alberto Maia Camaragibe pe sua bênçã

    ResponderExcluir
  22. Por favor me mandar a oração todos os dias do padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS