PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PURIFICANDO A RELIGIÃO

PURIFICANDO A RELIGIÃO

Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)
22 de novembro de 2019.
Jesus expulsou os vendedores. Mas, os vendedores eram apenas funcionários de quem comandava o Templo. No evangelho de hoje são nomeados os que queriam matar Jesus: os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo (os anciãos). Eram esses que controlavam o Templo; eles é que eram os donos do comércio de animais para o sacrifício e do câmbio de moedas. Eram esses que se beneficiavam daquele dito “sacro comércio”.
E porque se fazia aquele comércio no Templo? Bom, os animais – bois, ovelhas e aves – serviam para os sacrifícios em honra de Deus. E o câmbio era porque o Templo tinha a própria moeda. E, quem chegasse com “dinheiro do mundo”, deveriam trocá-lo pela moeda do Templo, para poder fazer sua oferta e comprar os animais para o sacrifício. Assim, na mentalidade deles, as coisas santas não seriam contaminadas com coisas impuras, como dinheiro estrangeiro.
Olha o que Jesus disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vocês fizeram dela um antro de ladrões”. Por que Jesus disse isso? Quem eram os ladrões: os vendedores ou os donos daquele comércio? Bem, aquele grupo que estava na liderança do Templo estava mais interessado na busca dos seus próprios interesses do que na glória de Deus. O Templo de Deus devia ser a casa do povo de Deus. Mas, se tornara coisa deles. Digamos assim, que, em certa medida, eles sequestraram a casa do povo de Deus, fazendo dela uma propriedade sua, um modo de ganhar dinheiro e de manter o seu poder. Aquele estilo de religião tinha roubado o Templo do seu povo.
Mas, há ainda outra razão pela qual Jesus disse que eles tinham transformado o Templo num antro de ladrões. A vocação daquele grande Templo da nação judaica era ser casa de oração, casa de encontro com Deus. Pela oração, os filhos se reuniam com o seu pai, recordavam as grandes obras de Deus em seu favor, a começar pela libertação do poder do faraó, da entrada na terra da promessa vencendo os reis cananeus... A casa era um testemunho de todo a história da salvação desse povo. Uma casa de oração, de memória, de exaltação da glória do Deus fiel. Mas, Jesus disse que o transformaram num antro de ladrões. E o que será que esses ladrões estavam roubando? Eles transformaram o relacionamento do povo com Deus numa relação comercial. Parecia que os fiéis, com suas oferendas e sacrifícios, estavam comprando a benevolência de Deus, o seu perdão, a sua bênção. Aquele estilo de religião tinha roubado Deus do seu povo.
Guardando a mensagem
Os dirigentes do Templo eram representantes de grupos muito poderosos e influentes no país. Jesus denunciou que eles tinham feito da Casa de Deus um antro de ladrões. Ladrões eram eles, porque estavam tirando o Templo do próprio povo de Deus; e estavam transformando o relacionamento com Deus num balcão de negócios, tirando Deus do seu povo. Que coisa preciosa é a religião! Que coisa santa é um Templo! Mas, todo cuidado é pouco para que não se transforme a religião em mais uma fonte de exploração e de opressão, e, o pior, em nome de Deus.
Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tua ação no Templo de Jerusalém, expulsando os vendedores e denunciando os ladrões, valeu como uma purificação da religião de Israel e de toda religião. Temos que tomar cuidado para que a religião não se torne uma fonte de exploração, de enriquecimento e de controle das pessoas por gente poderosa e interesseira. Contigo aprendemos que a religião que praticamos em nossos Templos deve nos ajudar a viver em fraternidade, na comunhão com o Senhor nosso Deus e Pai. Sendo hoje o dia de nossa irmã mártir Santa Luzia, nós te pedimos que, por sua intercessão, nos concedas a graça da fidelidade à fé que professamos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Todo mundo tem a sua paróquia, uma comunidade eclesial à qual pertence e onde vive e celebra a fé. Em geral, é a que está mais perto da própria casa. No seu caderno espiritual, escreva o nome de sua paróquia, o nome do seu padroeiro ou padroeira e o nome do pároco. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 22 de novembro de 2019.

27 comentários:

  1. Obrigada
    Pela reflexão
    Neste dia que comemoramos Santa Cecilia . Padroeira dos músicos.
    Deus seja louvado por aqueles que nos ajudam cantar seus louvores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é dia da Mártir Santa Cecília! O dia de Santa Luzia é 13 de dezembro.

      Excluir
    2. bom dia!
      padre João o padroeiro da minha cidade é Santo Antônio de Pádua,pároco padre José Ronaldo, cidade de Piancó _PB

      Excluir
    3. Eu quero receber a palavra de Deus todos os dias.

      Tenho 13 anos

      Excluir
  2. Meu Senhor e meu Deus obrigado por mais um dia de vida e que o Senhor nunca me abandone amém.
    BOMNDIA padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Tudo do senhor e bom ele sempre em primeiro lugar na nossas vida Deus acima de tudo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre Glória vós senhor

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, Deus abençoe o Senhor sempre, que São Lucas, o PADROEIRO dá minha Paróquia de São Lucas,em Ouro Preto Olinda, rogue a Jesus, pôr todos nós! Obrigado Jesus pôr mais um dia, peço que me dê forças, para continuar evangelizando, pelo mundo, e primeiro na minha casa e familiares, que ás nossas casas, seja uma casa de oração, temos que colocar Jesus em primeiro lugar, tudo é do Pai, às vezes queremos fazer dá casa de Jesus, uma casa de exploração. O Senhor Padre João Carlos é uma bênção em nossas vidas.🙏🙏🛐🤗

    ResponderExcluir
  6. Bom dia adoro ler a palavra de Deus todos os dias ! Estou precisando que o Sr reze para milha filha que vai fazer um concurso dia 15 de dezembro que Deus e o divino espírito santo ilumine ela ! A sua benção !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos. Proteja Senhor Jesus Cristo o Brasil e o nosso presidente .Amém

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  9. Minha igreja Nossa Senhora de Fátima, padroeira Nossa Senhora de Fátima, Padre Luciano

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos, Deus te abençoe.
    Obrigada por suas sábias palavras.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Bom dia padre Deus abençoe, obrigado pela suas sábias palavras paróquia coração de Jesus Francisco Morato

      Excluir
  12. Bom dia a todos. Olhemos, guardemos e cuidemos da casa de oração, espaço de reflexão, de encontro e de oração. Muitas igrejas, hoje, estão mais preocupadas nas arrecadações, do que, na oração, evangelização e partilhada da fração do pão.

    ResponderExcluir
  13. Muita gente critica a igreja justamente porque não entende está palavra! Obrigada padre por suas explicações! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  14. Regina Lucia Carneiro Januzzi22/11/19 09:57

    Minha igreja é de Santa Cecília e a paróquia é N.S.Auxiliadora ,aqui tbm tenho uma PCF que chama Santa Cecília que nos reunimos de 15 em 15 dias .O nosso padre é José Sávio ,somos de Juiz de Fora ! Que ela nos abençoe sempre par exaltarmos o seu nome !

    ResponderExcluir
  15. Meu senhor e meu Deus sem te não samos nada entrego em tuas mãos a minha vida a minha família e todos aqueles que clamam por sua misericórdia amem

    ResponderExcluir
  16. O templo de Deus deve ser cuidado e respeitado assim como o nosso coração para que Jesus habite em nós.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos que a Luiz do Divino pai Eterno abençoe nossa final de semana obrigado pôr todas as palavras abençoada sem Deus nós não somos nada que Santa Cecília abençoe todos nós Jesus Cristo abençoe o Senhor a cada momento de sua vida 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  18. Amém!!! Obrigada senhor por tudo!

    ResponderExcluir
  19. Pe João Carlos obrigada pela a mensagem tão bem explicada fazendo a gente entender o que Deus quer nos dizer falando da porta porta estreita uma condição para entrarmos no reino de Deus. Meu Senhor e meu Deus me dě força para sempre fazer a vossa vo

    ResponderExcluir
  20. Deus de bondade infinita, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez e faz na minha vida, na vida da minha família, da igreja e da humanidade. Contudo, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine procurar a verdadeira purificação. Me ensine rezar com alegria, fé, confiança e perseverança. Me ensine viver como um verdadeiro consagrado. Me ensine valorizar os templos cristãos. Me ensine adorá-Lo, louvá-Lo, bendizê-Lo e amá-Lo com sinceridade. Me ensine ouvir e obedecer o meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Santa Cecília rogai por nós,e por todos os músicos. Padre João Carlos abençoado seja seu fim de semana e o de sua família.sua Bênção.

    ResponderExcluir
  22. Santa Cecília rogai por nós

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS