PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O VERDADEIRO TEMPLO

O VERDADEIRO TEMPLO



Destruí este Templo, e em três dias o levantarei (Jo 2, 19)

09 de novembro de 2019.

Hoje, a Igreja está celebrando o aniversário de dedicação da Catedral de Roma, a Basílica do Latrão. A dedicação de uma Igreja é sempre uma festa. Unge-se o altar com óleo e as paredes da Igreja também. A igreja-de-pedra é uma representação da igreja-comunidade, templo de Deus. De fato, na carta de São Pedro, está escrito: “quais outras pedras vivas, vocês também se tornam os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo" (1 Pr 2, 5). Os fieis em Cristo são pedras vivas desse Templo espiritual, um sacerdócio santo para oferecer sacrifícios do agrado de Deus. A igreja é o templo vivo de Deus.

Jesus estava chegando para celebrar a páscoa em Jerusalém. Nesta páscoa, ele seria imolado em sacrifício, na cruz. Ele entrou no Templo. E viu um bocado de coisa errada. O Templo de Deus, o único templo erguido em Israel, foi construído para ser um sinal da presença de Deus no meio do seu povo e para ser um local de encontro do povo fiel com o seu Deus. No Templo, o povo, em sinal de gratidão e adoração, oferecia sacrifícios e louvores. Aquele povo tinha uma história com Deus. Tinha sido libertado por ele do cativeiro do Egito, celebrado uma aliança com o Senhor, caminhado por 40 anos no deserto sob sua proteção e tomado posse da terra que ele prometera aos pais. O Templo era o testemunho de tudo isso. E a páscoa era a grande festa para lembrar aquele gesto maravilhoso que Deus tinha realizado em favor daquele povo: tirá-lo da escravidão e constituí-lo um povo livre, naquela terra.

E o que Jesus viu no Templo? Jesus viu o Templo entregue aos interesses de uma elite manipuladora, que instrumentaliza o Templo em favor dos seus interesses econômicos e políticos. A sede do Sinédrio que o condenou era lá. Lá, mandavam os saduceus, beneficiados pela dominação romana em seus negócios e em sua liderança. Jesus viu um Templo que perdeu a razão para a qual existia: ser um lugar de encontro da comunidade de Israel com o Deus dos seus pais, o Deus de sua história.

Como Jesus reagiu? Primeiro, ele expulsou os comerciantes que vendiam animais para os sacrifícios ou faziam o câmbio das moedas, no interior do Templo. Foi uma forma de reagir à má utilização que os líderes estavam fazendo do Templo. Segundo, ele disse, com todas as letras que ele é quem era o Templo de verdade. De fato, em Jesus encontramos e honramos o Pai que o enviou. É no seu corpo entregue e no seu sangue derramado, o único sacrifício que agora conta, que somos reconciliados com Deus. É só por meio dele que chegamos ao Pai. Ele é o Templo de verdade. Foi assim que ele disse: “Destruam esse Templo e eu o construirei em três dias”. De fato, foi isso que aconteceu. Eles destruíram o templo do seu corpo, pela cruel morte de cruz, mas Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Mas, isto, claro, ninguém ali na hora entendeu.

Guardando a mensagem

Celebramos hoje o aniversário de dedicação da Catedral de Roma. Como é o Templo que representa todos os outros templos do cristianismo, todos nos alegramos nessa festa. E recordamos que o verdadeiro templo é a comunidade dos fiéis, o povo batizado, a Igreja. O templo-de-pedra representa a comunidade-povo-de-Deus. E nos lembramos de Jesus que, no tempo da páscoa, entrou no grande Templo de Jerusalém e, depois de ter expulsado os vendedores de animais e os cambistas, apresentou-se como o verdadeiro Templo. Ele é o sacerdote que oferece o sacrifício de sua própria vida, sacrifício que, de verdade, agrada a Deus e com ele nos reconcilia. Jesus é o templo de verdade.

Destruí este Templo, e em três dias o levantarei (Jo 2, 19)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Gostamos muito de nossas igrejas, de nossos templos. Nem sempre nos lembramos que mais importante do que as paredes de pedra são as pessoas que formam a igreja viva, a comunidade santa, o povo de Deus. Claro, Senhor, precisamos zelar por nossas igrejas-templo, para que elas estejam sempre limpas, bonitas, acolhedoras. Mas, mais amor e maior cuidado precisamos ter com a comunidade dos cristãos que ali se reúne. E somos templo porque estamos unidos a ti, Templo vivo de Deus, pedra que os construtores rejeitaram, mas que tornou-se a pedra angular. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Se você tiver oportunidade hoje de passar por uma igreja, seja uma capelinha ou uma matriz, entre e sente um minutinho. E pense no evangelho de hoje... Você também é uma pedra viva do maravilhoso templo que é Cristo e sua Igreja.

Pe. João Carlos Ribeiro – 09 de novembro de 2019

21 comentários:

  1. "Somos Templos do Espírito Santo"

    Obrigado Senhor, embora sejamos pequeninos, Deus nos cria à sua Imagem e Semelhança.....nos concede a Graça de sermos morada do Espírito Santo que é Amor.....e podermos receber o Corpo, Sangue e Divindade de Jesus em cada missa que participamos

    Que o Templo que somos seja sempre Santo

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia PADRE JOÃO CARLOS. MUITO BONITA A EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO DE HOJE. AGRADEÇO DE CORAÇÃO ESSAS MEDITAÇÕES QUE ME AJUDAM MUITO EM MINHA CAMINHADA DO DIA A DIA.
    QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO A SUA PESSOA PARA QUE POSSAS ILUMINAR OUTRAS TANTAS PESSOAS.
    BOM FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos ,bom dia.obrigada por essa reflexão que manda todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, abençoado seja o seu dia e o de sua família, PAZ e BEM. sua bênção.

    ResponderExcluir
  5. Senhor misericórdia pelo Brasil. O Brasil é o maior templo vivo mundial da fé cristã. Amém 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém a nós todos! Obrigada por nós dar essa graça todos os dias. Estou sentindo falta dos áudios.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que o Espirito Santo de DEUS lhe visite neste momento...e derrame chuva de bênçãos sobre sua vida. Maravilhosa a sua explicação do Evangelho de hoje. Que eu possa ser uma pedra viva da Igreja católica apostólica romana. Abençoa sempre o Padre João Carlos, senhor, dando a ele força e dedicação no seu lindo trabalho missionário... Para Padre João Carlos e seus seguidores , desejo um final de semana muito feliz repleto de muita saúde e muita paz. Para LITHA também...Fiquem com Deus. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Que o Santissimo Diguinissimo Sacramento nos dê Paz Fé Humildade pra enfrentar os desafios da Vida e nos torne Pedra pra continuarmos resistentes nos ensinamentos do Evangelho.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pe. João Carlos por está sempre nos orientando a palavra de Deus,muita saúde e iluminação para o sr
    .

    ResponderExcluir
  10. Bela e luminosa reflexão! !!
    Gratidão, pe. João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!! Padre João Carlos que a Luz do Divino Espírito Santo te Ilumine com muita paz e bênção obrigado pelo Evangelho pela meditação e palavras abençoada que Deus abençoe sempre o senhor Lovado seja a Deus pela suas pregações Linda e abençoada que Deus esteja sempre todos os dias com o senhor amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Glória a vós senhor obrigada padre pelo Evangelho que bela Reflexão

    ResponderExcluir
  13. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço por todos os alimentos que são concedidos ao VOSSO povo. Contudo, me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça da saúde do corpo e da alma. Me conceda a graça de ser zeloso com a VOSSA igreja. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de acreditar na Sagrada Escritura. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Pe João Carlos muito obrigada pela a mensagem do evangelho que o sr.me. manda todos os dias cada vez que leio sua mensagem reflito e digo Meu Deus eu creio mais aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  15. Todos os dias eu recebo o evangelho gosto muito de suas explicações
    Q Deus continue no comando lhe abençoando com muita sabedoria e serenidade

    ResponderExcluir
  16. Bom.dia padre J Carlos muito obrigada por mi mandar todos os dia a meditação da palavra o senhor esplica diretinho eu sinto uma paz inorme quando ousso a sua palavra.que Deus.abençoe sempre o senhor com muitapaz e saude paracontinuar sempre nos evangeisando

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS