PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SENHOR DOS VIVOS E DOS MORTOS

O SENHOR DOS VIVOS E DOS MORTOS


Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38) 

23 de novembro de 2019. 

Refletimos esse evangelho, dois domingos atrás. Ele integra temas que nos preparam para o último domingo do ano litúrgico, o de amanhã, quando se fala da volta de Jesus e do juízo final, o Domingo de Cristo Rei.

Um grupo de saduceus traz uma questão a Jesus, como se fazia nos debates dos rabinos. Até chamam Jesus de ‘Mestre’. Os saduceus eram uma espécie de partido religioso, com forte influência no Sinédrio. O Sinédrio era um plenário das lideranças do povo de Israel. Quem era saduceu? Saduceus eram os sumos-sacerdotes, escribas e os anciãos, representantes da aristocracia rural que faziam parte do Sinédrio. Os saduceus discordavam dos fariseus em vários pontos. Um deles era a ressurreição dos mortos. Para eles, gente rica e preocupada com a manutenção de sua condição social, a vida termina por aqui mesmo.

Trazem, então, uma questão, que com certeza, já tinham debatido com os fariseus. A Lei do Levirato do tempo de Moisés mandava o irmão se casar com a cunhada viúva, no caso de ela não ter filhos, isso para garantir a propriedade dos bens do falecido, uma vez que a mulher não tinha direito de posse. Mas isso, claro, não impedia desse irmão ter sua família. No caso inventado pelos saduceus, um irmão morreu, o outro teve se casar com a cunhada viúva. Morreu também esse, e lá foi o outro se casar com ela. Afinal, a mulher terminou se casando com os sete irmãos – olha que história! Se existir outra vida, pensavam, vai ser uma confusão: de quem essa mulher vai ser esposa? Isso prova, pensavam eles, que não existe outra vida depois da morte, não tem ressurreição coisa nenhuma.

Jesus explicou duas coisas: 1ª – Deus é Deus dos vivos. Há ressurreição, sim senhor. 2ª – Na ressurreição, não tem mais casamento. Estamos todos na casa do Pai, como irmãos.

Jesus foi explicando.... No episódio da sarça ardente, Deus falou com Moisés e se apresentou: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”. Ele não disse: eu fui o Deus de Abraão, não, ele disse “eu sou o Deus de Abraão”. Então, Abraão está vivo, embora tenha morrido há séculos. Deus é o Deus de Isaac, é o Deus de Jacó. Não foi o Deus deles quando eles estavam na terra. Eles estão vivos com Deus. Deus é o Senhor deles, o seu Deus. Então, existe ressurreição. Foi o que Jesus concluiu: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos”

Guardando a mensagem

Para aquela gente materialista (os saduceus), Jesus deu uma grande lição. A vida futura não é uma simples continuação da atual. É uma nova forma de viver, uma condição perfeita de existir. E é para esta vida em Deus que nos preparamos aqui. É para lá que nós estamos indo, se estivermos marchando no caminho certo. Então, é o caso de orientarmos nossa existência atual na direção da eternidade.

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Concede-nos, viver esta nossa vida humana como uma graça preciosa que de Deus recebemos. Não nos permitas que nos fixemos apenas nas coisas que a nossa vista alcança, pois os verdadeiros bens ainda estão por vir. Vivendo, estamos apenas a caminho da vida verdadeira e plena que concedes aos que creem. A nossa verdadeira casa é a tua, a casa do teu Pai, pela qual já ansiamos de coração inquieto. Dá-nos, Senhor, que não nos apeguemos demais às coisas dessa terra, pois nosso verdadeiro lar é contigo, por toda a eternidade, como filhos do único Deus e Pai, na grande festa do teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Amanhã é o domingo de Cristo Rei, último domingo do ano litúrgico. No outro domingo, já estaremos no tempo do advento, nos preparando para o natal. Hoje, programe-se para não faltar à Missa de amanhã, o domingo de Cristo Rei.
Pe. João Carlos Ribeiro – 23 de novembro de 2019.

17 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. GRATIDÃO pela vida!!! Que Deus abençoe o seu dia e lhe proporcione muita saúde, paz e alegria... GRATIDÃO também por ter chegado aqui a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR, e a REFLEXÃO com as palavras lindas do Padre João Carlos que nos deixam mais tranquilos para vivermos o dia na Paz do SENHOR JESUS. Deus não é dos mortos,mas dos vivos, pois todos vivem para ele ( Lc 20,38 ). Dai-me força, meu Deus! Para que eu viva no teu Amor... Que Deus continui abençoando Padre João Carlos para que ele possa viver ao longo dos anos pregando o Evangelho a toda gente com muito Amor!!!... Desejo um final de semana muito feliz repleto de muita saúde e muita paz para todos da AMA... Fiquem com Deus... Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos: Que Deus lhe de vida longa para que possamos Ouvirmos o Santo Evangelho todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Um lindo dia abençoado em nome de Jesus🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom DIA! padre João Carlos, gratidão por este rico evangelho que nos envia diariamente,PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua bênção para minha família

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente em nossas vidas hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua Missão. Peço forças, pra viver nos caminhos de Jesus, caminho dá Cruz, preciso de forças para carregar minhas Cruzes. Jesus é palavra de vida eterna. Sua benção Padre, e reze pôr mim.

    ResponderExcluir
  8. Padre, essa música quem me tocou, parece comigo, já perdi às contas quantas vezes, já ouvi. Quando estou desanimada, vou ouvir suas músicas. Ficou Linda demais, o Senhor e Elba Ramalho, quando o Senhor fala, ó filha minha, eu me coloco no lugar de Elba Ramalho. PARABÉNS PADRE, O SENHOR É LUZ.🙏🙏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos agradeço por tudo por todas palavras de muitas bênçãos que o senhor reflete e pelo Evangelho o senhor é uma Benção de Deus em nome de Jesus Cristo padre as suas músicas são muito Lindas sua voz é Linda parabéns padre João Carlos o senhor é Luz que Deus colocou em nossas vidas Deus abençoe sempre Amém 👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia. me ajude ser honesto, misericordioso e defensor da VOSSA igreja. Me ajude evitar todo tipo de pecado. Me ajude ser julgado digno da ressurreição. Me ajude participar da vida futura. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos Deus lhe abençoe com saúde e paz muita fé para sempre está nos orientando com a palavra de Deus. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  12. Obrigada padre João Carlos pelo. Comentário de hoje, Deus o abençoe sempre, maravilhoso, quem como Deus ninguém como DEUS.!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu escrevi acima meu nome e Marineusa

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Padre João Carlos
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre! Amei a reflexão desse evangelho.������❤️❤️❤️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS