PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MUITA CALMA NESSA HORA

MUITA CALMA NESSA HORA


Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados (Lc 21, 9)

17 de novembro de 2019.

O quadro descrito no evangelho de hoje (Lc 21, 5-19) é, no mínimo, preocupante. Jesus anuncia guerras, revoluções, terremotos, perseguições. E, ainda assim, nos tranquiliza.
A destruição do Templo de Jerusalém é o modelo de toda crise. “Não ficará pedra sobre pedra”, disse Jesus a quem estava admirando a grandeza e a beleza do Templo de Herodes. Viria tudo abaixo. Coisa que não se poderia esperar, nunca. O Templo de Jerusalém não era só o símbolo da nação judaica, sede do Sinédrio, meta de peregrinações... Era a casa de Deus, onde ele recebia as oferendas e sacrifícios do seu povo, onde estava a arca com as tábuas da Lei, lugar de sua presença poderosa. Quarenta anos depois dessas palavras de Jesus, vieram os romanos e queimaram, saquearam, destruíram o Templo e a cidade. A crise atingiu todos os níveis: o desmantelamento das instituições, o desencanto com a fé, a dispersão do povo.  A destruição do Templo de Jerusalém é o modelo de toda crise.

Crises, os discípulos e a comunidade enfrentariam, sempre. Então, Jesus descreveu três níveis de crise, que, na verdade, nunca faltaram na história: guerras, desastres naturais e perseguição.  Guerras e revoluções, seguidas de fome e pestes. Cataclismos naturais como terremotos e outros. E perseguição e prisão dos discípulos, movidas até pelos próprios familiares.

Jesus não somente descreve as situações de crise, mas nos orienta como nos comportar nesses momentos. Assim, no evangelho de hoje, podemos já recolher três dos seus ensinamentos.

O primeiro ensinamento é este: não confiar em grandiosidades humanas. O Templo de Jerusalém causava admiração por sua beleza, seu esplendor e sua riqueza. Jesus disse claro: não ficará pedra sobre pedra. E olha que ele, com certeza, falava assim com o coração partido. Como judeu piedoso, ele amava o Templo de Deus e o visitava regularmente como peregrino. Mas, tudo seria destruído, como de fato aconteceu quarenta anos mais tarde, na guerra entre judeus e romanos. Aqui nesse mundo, é em vão por a confiança em instituições humanas, por mais sólidas que elas pareçam. Elas passam, caducam, desmoronam. Por a confiança em Deus. Não confiar em grandiosidades humanas.

O segundo ensinamento é este: não se deixar enganar. Jesus alertou que muitos se apresentariam em seu nome. Não devemos segui-los. Sempre existiram falsos profetas e falsos pastores, que se aproveitam da credulidade dos ingênuos ou do medo dos fracos. Seguir Jesus, não se deixar enganar pelos falsos profetas.

O terceiro ensinamento é este: não se apavorar. São sinais, não é o fim ainda. De fato, basta pensar nas guerras mundiais, que fim-de-mundo não foram... Na hora das crises, manter a calma, a serenidade, não se apavorar; manter a tranquilidade de quem se sabe orientado e assistido por Deus, mesmo no meio das tormentas.






Guardando a mensagem

Crises existem. Crises, nós vivemos hoje, em vários níveis, na família, na Igreja, na sociedade. Há sempre crises na história, situações difíceis, guerras, fome, terremotos... Não é de agora que isso acontece. Jesus, no evangelho de hoje, está nos deixando orientações preciosas para as horas de crise: não se fiar em grandiosidade, nem se deixar enganar por falsos profetas e manter sempre a calma. Em horas de crise, aparece todo tipo de falsos profetas e videntes sem noção. A orientação de Jesus: não se deixar levar por eles. Confiemos em Deus que assiste e conduz sua Igreja por meio dos nossos pastores. Amemos e confiemos em sua liderança. O Senhor continua a nos instruir e orientar por sua santa Palavra. Busquemos e pratiquemos a Palavra do Senhor, que a Tradição Apostólica nos oferece como alimento e luz para nossa caminhada.

Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados (Lc 21, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O medo pode nos paralisar e nos fazer ver o mundo com pessimismo. Só a serenidade de quem se sente amado e protegido por Deus nos liberta para agir e transformar a realidade. Tens razão, Senhor, a exagerada confiança na grandiosidade e no poderio das instituições humanas, na ciência, na tecnologia podem nos levar a dispensar a confiança em Deus. É assim que o Templo toma o lugar de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de por nossa confiança unicamente em Deus, de seguir-te como nosso único Mestre e de permanecer serenos nas dificuldades e crises desta vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, faça uma lista das crises pelas quais você já passou. Dá para reconhecer a presença de Deus, ao seu lado, em todas essas situações?

Pe. João Carlos Ribeiro – 17 de novembro de 2019

28 comentários:

  1. Verdade padre muito lindo as palavras de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de receber e ter em mãos a interpretação, recebo, ás vezes, por meio de amigos.Assim, entendo e rezo com mais fervor.

      Excluir
    2. Gostaria de receber as mensagens no meu Watzap 986397483, assim compreendo melhor a revelação de. Deus a nós. Obrigada.

      Excluir
    3. Gratidão a Deus por sempre em momentos de crise estar vivo ao meu lado e da minha família.

      Excluir
    4. SENHOR JESUS o SENHOR me fortalece muito ao me dar essas dicas de como lidar com essas crise que as vezes passam despercebida por muitos. Pois vejo MUITA desigualdade neste Mundo em que vivemos pois os seres humanos sem a presença do Espírito Santo são pessoas sem sentimentos humanos querendo O MUNDO que TU criaste para todos e muitos não tem essa noção e até roubam o que é do próximo e ainda se acha que fez pouco. Mas no dia do JUÍZO FINAL eles passarão por muitos, apuros e muito arrependimento.

      Excluir
  2. Boa noite padre peço oração para minha filha Maria das dores Maria Vitória Maria Clara minha irmã edinalva edineide djane Edílson edison Francisca Pereira da Cruz Edmar caminho dos santos jucie Pereira da Cruz Maria Edilma Maria fenade Galvão do nascimento Maria margarida Lopes da Silva zefinha Maria Silva zefinha

    ResponderExcluir
  3. Várias crises tais como: fome, morte de meu irmão, pai e vó, todos em seguido.
    Mas Deus sempre conosco.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos! Hoje coloco meu nome,o nome dos meus filhos e todos os das minhas intenções em oração,por todas as crises que estamos enfrentando,(Deus sabe quais) peço ainda sabedoria para agir em todas as situações, conforme suas orientações, sempre com fé e confiança nEle, no Senhor de nossas vidas, o único digno de confiança! Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Peço a graça ao nosso Jesus de ficar em paz em meio às crises e dificuldades que a vida nos apresenta. Sem medo e muito confiante em Deus!!!!

    ResponderExcluir
  6. Peço por minha vocação

    ResponderExcluir
  7. Padre peço orações por mim e minha familia por que estamos vivendo um momento muito dificio de muita tormenta mais Deus ah de nus fortalecer e nus ajudar a sair deses momentos dificies amém

    ResponderExcluir
  8. Realmente Padre, confiança só em Deus. Tudo passa, menos o Amor de Deus por nos
    A Palavra de Deus é alimento para minha alma.
    Peço sua bênção, Padre.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Padre peço vossas orações pois a muito tempo vivo sofrendo com pensamentos negativos, que me atormentam e não me deixam viver a alegria de ser amada por Deus.

    ResponderExcluir
  10. Em 2016 me deparei com dois cânceres. Me joguei no colo de Jesus e pedi que ele cuidadasse de mim. Passei por duas cirurgias. Uma em dezembro e outra em janeiro. Jesus cuidou tanto de mim que que não precisei tomar nenhuma aplicação, apenas as cirurgias. Fui mais que vencedora em Cristo Jesus.
    Estou ótima e pedindo força para fazer apenas o que for da Sua vontade.
    Para mim nada tem sentido sem Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos, bom dia ,já passei por várias crises, desemprego foi uma delas .Obrigada por essa reflexão.

    ResponderExcluir
  12. Senhor. Obrigada pela minha vida, pelos meus filhos e netos. Amém

    ResponderExcluir
  13. Gratidão a ti Senhor Jesus,por nos yamar tanto,diante de tantos enfernidades na familia,sei que está presente no meio de nós. 🙏

    ResponderExcluir
  14. Senhor me ajude a superar essa crise pela qual estou passando sem perder a fé e o amor por ti meu Senhor e meu Pai!

    ResponderExcluir
  15. Senhor ajude a todos nós brasileiros e superar essa crise pela qual estamos passando sem perder a fé e o amor por ti meu pai e pela nossa mãe Maria Santíssima.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Ajuda-me Senhor, a CAMINHAR firme, na minha fé. Já passei muitas tribulações, mais Jesus sempre presente, hoje, sou uma VENCEDORA, sem Jesus não consigo CAMINHAR. JESUS E A VIRGEM MARIA, CONTINUEM ABENÇOANDO A MISSÃO DO SENHOR PADRE.🙏🙏🛐

    ResponderExcluir
  17. Senhor Jesus abençoe a minha família

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, bonitas palavras, para meditar e segui_las...

    ResponderExcluir
  19. Graças te dou,Oh! DEUS pela vida!!! Bom dia Padre João Carlos.Que Deus acima de tudo te proteja de todo mal e Ele continue abençoando sua vida e o seu lindo trabalho Missionário... No Evangelho de hoje,Jesus fala que no fim dos tempos haverá guerras e revoluções,pedra sobre pedra, crise, perseguição. É o fim do mundo... Temos que esperar e confiar, porque DEUS disse: Eu sou a PAZ e luz do mundo;sou o caminho, sou a lâmpada para guiar os passos de todos que amam o Senhor e seguem seus mandamentos. Portanto,temos que esperar e confiar em DEUS com muita FÉ e com muita calma. É tão difícil!!!... Agradeço a MEDITAÇÃO e a linda reflexão de hoje,Padre João Carlos.Tenha um domingo muito feliz repleto de muita saúde e muita paz. Também para LITHA e companhia...

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela meditação, ela nos dá força para prosseguir com fé a situação que vivemos no Brasil e toda A. Do Sul

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus e Pai, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Contudo, me ajude evitar o pecado da soberba, da ociosidade e da impiedade. Me ajude ter o santo temor. Me ajude trabalhar com dignidade. Me ajude fugir dos falsos profetas. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude testemunhar a minha fé. Me ajude pronunciar palavras acertadas, em todos os momentos da minha vida. Me ajude permanecer firme. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde padre João Carlos lhe agradeço muito pelas as palavras abençoada que Deus abençoe sempre eu gostaria muito de poder ajudar vocês mais um dia se Deus quiser eu vou ajudar e nome de Jesus Cristo eu creio senhor muito obrigado pelo Evangelho pela as suas pregações e suas palavras Linda e abençoada Deus abençoe o Senhor Amém 👏👏

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Pe João Carlos eu sou Socorro Martins assisto a santamissa pela TV Rede Vida e TV APARECIDA também pela rádio Dom Bosco reso o terço com o sr aqui em Fortaleza todos os dias sou muito agradecida pela as mensagens e meditações que o senhor me manda todas os dias pelo oAtisap.muito obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Peço a te senhor toma conta das tempestades que estamos passando na minha tem de piedade e peço que ela passe na paz

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS