PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DE OLHO NOS SINAIS DOS TEMPOS

DE OLHO NOS SINAIS DOS TEMPOS

Vocês também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está perto (Lc 21, 31).
29 de novembro de 2019
Jesus falou pra gente aguçar a capacidade de discernimento dos sinais dos tempos. Ele partiu da experiência do povo do tempo dele. Vendo que estavam nascendo brotos na figueira e nas árvores, logo se concluía que o verão estava chegando. Da mesma forma, vendo os sinais da grande crise da história, especialmente a perseguição contra os cristãos, saibamos que o Reino de Deus está próximo. Tudo isso já é anúncio da manifestação final do Reino de Deus, do coroamento da história humana com a volta gloriosa de Jesus. Então, o Mestre está nos pedindo que fiquemos atentos aos sinais, que saibamos interpretá-los corretamente.
Nós precisamos usar sempre nossa capacidade de discernimento. Toda grande crise começa dando sinais. Se a gente souber entendê-los, captá-los, a gente pode fazer alguma coisa a tempo, antes que o desastre aconteça, não é verdade? Por exemplo, há situações em que dentro de casa estão sendo emitidos sinais de que os vínculos familiares estão se desfazendo, que o nó do matrimônio está se desatando.... é marido e mulher que não conversam mais, é filho que não dá mais notícia do que anda fazendo, é briguinhas sem quê nem pra quê.... São sinais da tormenta que está se formando. Daqui a pouco, o desmantelo está feito. Separação, droga na vida dos filhos, abandono da Igreja e muito mais. O desastre não chega de repente. Muitos sinais já vão sendo emitidos. Quem, como Jesus disse, tem a capacidade de ler os sinais da realidade, corre pra salvar a família enquanto há tempo. Depois, vai ficar mais difícil.
Você está entendendo?! Um temporal não chega de repente. É precedido por sinais: calor excessivo, vento forte, trovões, relâmpagos... Lendo esses sinais, entendendo o que vem por aí, a gente cuida logo de voltar pra casa, de fechar as janelas, tirar a roupa do varal ou procurar logo uma proteção. Sem ler os sinais dos tempos, o temporal nos pega de surpresa.
É preciso prestar atenção aos sinais. Jesus tinha falado de guerra, de fome, peste, terremoto, de perseguição por causa da fé... Isso tudo indica que a hora final está se aproximando. De fato, situações exatamente assim precederam as duas grandes guerras mundiais, que foi já um fim daquele mundo. A grande crise da  história, no dizer de Jesus, vai preceder a chegada, a manifestação final do Reino de Deus. Claro que será um momento de glória para os justos. Mas, será igualmente de desmascaramento e castigo para os maus. É o grande momento de avaliação. Temos que ficar atentos, para não sermos pegos de surpresa, como um aluno que chega na hora da prova sem ter estudado.

No Concílio Vaticano II, no documento sobre a Igreja no mundo contemporâneo (Gaudium et Spes), se lê: “Para levar a cabo a missão, é dever da Igreja investigar a todo o momento os sinais dos tempos, e interpretá-los à luz do Evangelho“. Como Jesus está nos dizendo hoje, fiquemos atentos aos sinais dos tempos. Por eles, poderemos perceber para onde as coisas estão caminhando e agir enquanto é tempo.






Guardando a mensagem
Jesus estava falando dos sinais que anunciam o final da história. E nos disse para estarmos atentos, com capacidade para ler os sinais dos tempos. Assim, poderemos nos preparar melhor, agir com maior incidência e investir no nosso futuro em Deus. Essa capacidade de leitura dos sinais precisa ser exercida em todas as nossas crises pessoais, familiares e sociais. Fique atento aos sinais que estão sendo emitidos em sua casa! Pode ser que um temporal esteja se preparando. Mexa-se, enquanto é tempo.
Vocês também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está perto (Lc 21, 31).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A gente vê muitos sinais em nossa sociedade: violência, corrupção, droga, miséria, suicídios... Tu estás nos instruindo para que saibamos ler esses sinais, o que eles apontam, aonde eles vão nos levar. Sem discernimento, não temos como enfrentá-los. Senhor, que a tua santa Palavra nos eduque a ler os sinais dos tempos, com os olhos da fé, para que sejamos sempre testemunhas do Reino da verdade, da justiça e do amor que um dia se manifestará como vitória de Deus e de seus justos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vamos vivenciar a palavra que meditamos
Arrume, hoje, um tempinho pra rezar por sua família.

Pe. João Carlos Ribeiro – 29 de novembro de 2019

22 comentários:

  1. Como sempre uma ótima reflexão que serve inclusive de apoio em.meus comentários na paróquia que sirvo
    Shalom

    ResponderExcluir
  2. Senhor, me ajude a perceber seus sinais, na minha família.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, linda reflexão, ajude-me Senhor eu enxergar os sinais na minha casa, preciso estar atenta, com os olhos bem abertos. Padre, reze pôr mim, PRECISO vender meus artesanatos, às coisas estão difíceis, mais eu não vou desistir,terminei agora de fazer o que Jesus me ensinou, meus artesanato. Agora com a internet, ficou mais fácil, olho coisas novas, precisamos renovar. Obrigado Padre João Carlos pelas meditações, a palavra de Jesus, é alívio para a alma. Deus e a virgem Maria, continuem abençoando sua Missão.🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos Obrigado por sua dedicação à palavra de Deus que Deus continue te abençoando e que Deus abençoe cada um de também dando nos sabedoria para entender os seus sinais e assim por em prática suas palavras amém

      Excluir
  5. Senhor sois minha herança minha fortaleza. Aonde eu posso me apoiar. Maria Emilia

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos,abençoado seja o seu dia, agradecemos pela meditação enviada, é ela que nos fortalece a cada dia no amor de DEUS, sua bênção .

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, agradeço a Deus pelo vosso dom, e por fazer a sua pregação chegar até nós

    ResponderExcluir
  8. Que o Senhor nos ilumine e nós dê sabedoria para enxergarmos o perigo em nossa volta e saber discernir os acontecimentos e nós prepararmos para sempre estarmos em vigilância e sejamos pregos de surpresa!

    ResponderExcluir
  9. Palavras da salvação.
    Glória a vós senhor.

    ResponderExcluir
  10. Gloria a vós Senhor! Senhor que eu creia sempre na sua palavra.

    ResponderExcluir
  11. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. No entanto, me ajude ser um bom cristão. Se for VOSSA vontade, me ajude entender os sonhos. Me ajude adorar o FILHO do HOMEM com o seu poder, glória e realeza. Me ajude servi-Lo diuturnamente. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Amem que saibamos ter esse dicernimento para perceber e entender o que esta nos acontecendo enquanto da tempo de reagir de forma diferente e entender que o fim está próximo, que Deus nos de sabedoria para tudo isso. Amem

    ResponderExcluir
  13. Vamos valorizar a vida... Bom dia Padre João Carlos. SENHOR Jesus, gratidão por receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR todos os dias e Pela REFLEXÃO com Padre João Carlos. SENHOR JESUS, daí a padre João Carlos força no perdão, amor nos desencontros, esperança nas batalhas da sua vida Evangélica... No Evangelho de hoje, Jesus fala de guerras,de fome, peste, terremoto, de perseguição por causa da Fé... SENHOR, que tua Santa palavra nos eduque a ler os sinais dos tempos, com os olhos da fé para que sejamos testemunhas do Reino da verdade,da justiça e do amor que Será a Vitória de DEUS. É hora de agradecer a Deus pela paz e pelo o amor que Ele nos dá... Que Deus abençoe nosso dia...Amem. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Agradecer pelas maravilhasque deus tem feito na minha vida e para pedir grade compreencao dos cinais do tempo para que eu conhesa os sinais de deus nas nosas vidas

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela explicação Deus te abençoe sempre.precisamos sempre dessas belas palavras. Amém

    ResponderExcluir
  16. Linda a reflexão q Deus te abençoe e te proteja pelas palavras linda. Boa noite

    ResponderExcluir
  17. Linda reflexão Padre João Carlos . Que Deus continue lhe abençoando e iluminando a sua missão de Evangelizar.Estamos com sede da Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  18. Linda reflexão q deus te abençoe coda dia. Mas amem

    ResponderExcluir
  19. Que bom que temos um padre como senhor explicando o Evangelho, com muita clareza gosto ,porque. Aprendo muito .. Deus abençoe, padre João Carlos , não pare ,continue, por favor , fique com Deus, meu nome e Marineusa,

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS