PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONFIAR EM DEUS

CONFIAR EM DEUS

Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados (Lc 21, 9)
26 de novembro de 2019.
Esse evangelho foi lido dois domingos atrás. Ele volta no clima do final do ano litúrgico. O quadro descrito por Jesus é, no mínimo, preocupante. Jesus anuncia guerras, revoluções, terremotos, perseguições. E, ainda assim, nos tranquiliza.
A destruição do Templo de Jerusalém é uma representação de toda situação de crise. “Não ficará pedra sobre pedra”, disse Jesus a quem estava admirando a grandeza e a beleza do Templo de Herodes. Viria tudo abaixo. Coisa que não se poderia esperar, nunca. O Templo de Jerusalém não era só o símbolo da nação judaica, sede do Sinédrio, meta de peregrinações... Era a casa de Deus, onde ele recebia as oferendas e sacrifícios do seu povo, onde estava a arca com as tábuas da Lei, lugar de sua presença poderosa. Quarenta anos depois dessas palavras de Jesus, vieram os romanos e queimaram, saquearam, destruíram o Templo e a cidade. A crise atingiu todos os níveis: o desmantelamento das instituições, o desencanto com a fé, a dispersão do povo.  A destruição do Templo de Jerusalém é o modelo de toda crise.
Crises, os discípulos e a comunidade enfrentariam, sempre. Então, Jesus descreveu três níveis de crise, que, na verdade, nunca faltaram na história: guerras, desastres naturais e perseguição.  Guerras e revoluções, seguidas de fome e pestes. Cataclismos naturais como terremotos e outros. E perseguição e prisão dos discípulos, movidas até pelos próprios familiares.
Jesus não somente descreve as situações de crise, mas nos orienta como nos comportar nesses momentos. Assim, no evangelho de hoje, podemos recolher três dos seus ensinamentos.
O primeiro ensinamento é este: não confiar em grandiosidades humanas. O Templo de Jerusalém causava admiração por sua beleza, seu esplendor e sua riqueza. Jesus disse claro: não ficará pedra sobre pedra. E olha que ele, com certeza, falava assim com o coração partido. Como judeu piedoso, ele amava o Templo de Deus e o visitava regularmente como peregrino. Mas, tudo seria destruído, como de fato aconteceu quarenta anos mais tarde, na guerra entre judeus e romanos. Aqui nesse mundo, é em vão por a confiança em instituições humanas, por mais sólidas que elas pareçam. Elas passam, caducam, desmoronam. Por a confiança em Deus. Não confiar em grandiosidades humanas.
O segundo ensinamento é este: não se deixar enganar. Jesus alertou que muitos se apresentariam em seu nome. Não devemos segui-los. Sempre existiram falsos profetas e falsos pastores, que se aproveitam da credulidade dos ingênuos ou do medo dos fracos. Seguir Jesus, não se deixar enganar pelos falsos profetas.
O terceiro ensinamento é este: não se apavorar. São sinais, não é o fim ainda. De fato, basta pensar nas guerras mundiais, que fim-de-mundo não foram... Na hora das crises, manter a calma, a serenidade, não se apavorar; manter a tranquilidade de quem se sabe orientado e assistido por Deus, mesmo no meio das tormentas.
Guardando a mensagem
Crises existem. Crises, nós vivemos hoje, em vários níveis, na família, na Igreja, na sociedade. Há sempre crises na história, situações difíceis, guerras, fome, terremotos... Não é de agora que isso acontece. Jesus, no evangelho de hoje, está nos deixando orientações preciosas para as horas de crise: não se fiar em grandiosidade, nem se deixar enganar por falsos profetas e manter sempre a calma. Em horas de crise, aparece todo tipo de falsos profetas e videntes sem noção. A orientação de Jesus: não se deixar levar por eles. Confiemos em Deus que assiste e conduz sua Igreja por meio dos nossos pastores. Amemos e confiemos em sua liderança. O Senhor continua a nos instruir e orientar por sua santa Palavra. Busquemos e pratiquemos a Palavra do Senhor, que a Tradição Apostólica nos oferece como alimento e luz para nossa caminhada.
Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados (Lc 21, 9)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O medo pode nos paralisar e nos fazer ver o mundo com pessimismo. Só a serenidade de quem se sente amado e protegido por Deus nos liberta para agir e transformar a realidade. Tens razão, Senhor, a exagerada confiança na grandiosidade e no poderio das instituições humanas, na ciência, na tecnologia podem nos levar a dispensar a confiança em Deus. É assim que o Templo toma o lugar de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de pôr nossa confiança unicamente em Deus, de seguir-te como nosso único Mestre e de permanecer serenos nas dificuldades e crises desta vida. Nós te rendemos graças também, Senhor, pelo êxito da viagem apostólica do Papa à Tailândia e ao Japão. Ele é uma voz profética a serviço da vida e da esperança. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, faça uma lista das crises pelas quais você já passou. Dá para reconhecer a presença de Deus, ao seu lado, em todas essas situações?

Pe. João Carlos Ribeiro – 26 de novembro de 2019

26 comentários:

  1. Boa noite Padre João Carlos, baixei, já estou ouvindo a Rádio tempo de Paz, ouvindo música do Senhor.🙌🙌🤗💟😍

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos muito grata evangelização através da Rádio, meditação, etc... muita saúde para continuar essa missao que Deus te chamou e enviou a qual o Senhor realiza com muito amor e disponibilidade. .

    ResponderExcluir
  3. Lembro sempre do nosso querido Padre Ivan que Deus o chamou tão cedo, ele está com Deus intercedendo por todos os missionários que estão na luta do dia a dia. Saudades eternas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre que Deus te abençoe sua bença

    ResponderExcluir
  5. Cicera de Camaragibe Pe .
    Bom dia Padre Joao Carlos Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir
  6. Que o seu dia padre João Carlos seja repleto das graças de DEUS,obrigada por essa rica meditação,para fortalecer nossa fé.sua bênção.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos!
    Peço sua bênção, pra mim eminha família.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Verdade o Senhor me deu grandes vitórias, apesar das crises.
    Entre elas a cura de um câncer de mama.
    Glórias e louvores a ti Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus Cristo, ajuda me na saúde de minha esposa e em sua completa recuperação. E na Vida de meus 2 filhos: ANGELO MOTA e MATHEUS FELIPE. E me ajude a cuidar melhor de minha Esposa e sempre a cada dia Ama-la e respeita-la até que nossa ida até ti Amém Aleluia Senhor OBRIGADO MEU DEUS. ABENÇOE NOSSO LAR E TODOS QUE NOS RODEIAM.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre ! Que Deus esteja presente em todas as horas.

    ResponderExcluir
  11. Gloria a vós Senhor! ! DEUS esteja sempre presente ns minha vida.

    ResponderExcluir
  12. Que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos por toda a eternidade 😇😇😇

    ResponderExcluir
  13. AMÉM bom dia Padre João Carlos, que Deus na sua infinita bondade nós abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom Padre,ouvir suas palavrpalavra

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amiga obrigada linda mensagem muito especial Té o evangelho de padre João Carlos obrigada por tão se tão gentil deus abençoe grandemente sua vida amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Receba, Padre, a bênção do Criador neste momento para que você possa continuar firme na FÉ e na sua caminhada missionária. Quando se ouve falar de guerras e revoluções, quem não fica apavorado? O ser humano é muito frágil; todos nós temos que confiar em DEUS acima de tudo e de todos, porque somente Ele pode livrar o homem do desespero. É difícil esperar, mas Deus tem o tempo pra agir, só é preciso confiar... Fique com Deus, Padre João Carlos e todos da AMA. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Socorro Martins Bom dia Pe João Carlos agradeço muito as suas mensagens diárias me faz cada vez mais confiar em Deus. Eu nunca confiei em falsos profetas, Eu só acredito na Igreja Católica Apostólica em todos os seus pastores consagrados a Deus que tanto nos orientao para a nossa salvação. Muito obrigada pe João Carlos. O snr é um Ministro de Deus enviado para nos guiar em seus caminhos. ✡🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Padre João Carlos, tão bom...ouvir a Rádio tempo de Paz.🤗😍👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos que as Santas Chagas de nosso senhor Jesus Cristo tome conta de sua vida agradeço muito a Deus pelas as suas mensagens e palavras de Deus as suas mensagens dearias mim faz cada vezes mais mim aproximar de Deus é cada vez mais confia em Jesus nosso Salvador obrigado padre João Carlos agradeço muito pelas as palavras abençoada que Deus abençoe Deus abençoe sempre 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Padre, peço sua benção para minha vida.
    Amém!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Padre João Carlos, já passei pôr tantas tribulações, mais Jesus sempre presente, nunca me deixou sozinha, eu só não tinha conseguido, não me canso de agradecer. Obrigado Padre João pelas meditações. Estou gostando muito de ouvir a Rádio tempo de Paz, linda essa música, AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA. JESUS E A VIRGEM MARIA CONTINUEM ABENÇOANDO O SENHOR Padre.🙌🙌🛐🤗

    ResponderExcluir
  22. Ó Deus, Pai de bondade, eu LHE agradeço por ter uma família. Contudo, me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude, se for VOSSA vontade, ter bons sonhos e boas interpretações. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fugir dos falsos profetas. Me ajude está preparado e vigilante, como um bom cristão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado Senhor por nunca me abandonarem

    ResponderExcluir
  24. Boa noite.O evangelho de hoje é muito realista.Amei o seu comentário,e como enfrentarão dia a dia os problemas ,colocando Deus acima de tudo.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre João Carlos gratidão por tudo que bom escutar o Evangelho e as refeições o Evangelho de é muito Importante obrigado pelas meditações Deus abençoe sempre 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS