PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PEÇA DIREITO

PEÇA DIREITO


Peçam e receberão. Busquem e acharão. Batam e lhes será aberto ( Lc 11, 9) 

10 de outubro de 2019 

Pois, quem pede, recebe; quem procura, encontra; e para quem bate, se abrirá.

Quando rezamos, costumamos pedir muito. E nem sempre sabemos pedir bem. O ensinamento de Jesus, hoje, vem em nosso auxílio. É certo que a nossa oração não pode ser só “de pedidos”, precisa ser também de louvação, de reparação e, sobretudo, de escuta da palavra de Deus. Mas, podemos pedir também. Neste caso, é bom aprender com ele.

No “Pai nosso”, que vem um pouco antes desse texto do Evangelho que estamos meditando, Jesus ensinou que a primeira coisa a pedir, na oração, é a glorificação do nome de Deus e a realização de sua vontade: “Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino”. Depois vêm os pedidos, a começar pelo pão de cada dia, mas também o pedido de perdão pelos nossos pecados e a vitória sobre a tentação. No pedido do “pão de cada dia” está tudo o que é necessário para nossa sobrevivência com dignidade: o trabalho, a saúde, a superação dos problemas que ameaçam nossa integridade e nossa paz.

“Peçam, e receberão. Busquem, e acharão. Batam, e lhes será aberto”. É um convite a pedirmos a Deus com humildade, com confiança, com perseverança.

Peçam e receberão. Pedir é coisa de quem precisa. Quem precisa, pede. Assim, exercita a humildade. Está na condição de necessitado, reconhece que precisa do outro, que precisa de Deus. Pede, não manda. E está pedindo, não está cobrando. É um exercício de humildade.

Busquem e acharão. A gente busca, porque sabe que pode encontrar, e que pode receber. É um ato de confiança. O pedido, na oração, nos pede confiança. Pedimos a Deus porque confiamos nele, seguros que ele pode nos conceder, certos de que ele vai nos dar o que pedimos. Sabemos que não temos merecimento para alcançar o que pedimos, mas confiamos na sua misericórdia, no seu amor. Confiamos.

Batam e lhes será aberto. Na história que Jesus contou do homem que bateu à porta do amigo, tarde da noite, pedindo pão, aparece claramente a necessidade de perseverança. Se não for atendido por amizade, será por insistência, pela importunação, como no caso da história. Perseverar, insistir é uma forma de mostrar que realmente damos importância ao que estamos pedindo.

Guardando a mensagem

Jesus está nos ensinando a rezar bem. Se vamos pedir, é preciso fazê-lo com humildade (“Quem pede, recebe”), com confiança (“Quem procura, acha”) , e com perseverança (“A quem bate, lhe será aberto”). Humildade, confiança, perseverança. É assim que deve ser nossa oração de pedido a Deus.


Peçam e receberão. Busquem e acharão. Batam e lhes será aberto ( Lc 11, 9) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Aprendemos contigo a louvar o Pai pelo seu imenso amor, bendizê-lo por tudo que ele nos concede. E também pedir o pão de cada dia, o perdão dos nossos pecados e a libertação do mal. Pedir é o que nós mais sabemos fazer quando rezamos. Hoje, tu nos dás orientações importantes para nossa oração de pedido. Ajuda-nos, Senhor, com o teu santo Espírito a pedir com humildade, com confiança e com perseverança. Sendo uma coisa boa para nós, para nosso crescimento humano e espiritual, seremos atendidos, sobretudo se pedirmos em teu nome. Obrigado, Jesus. Tu és o nosso Mestre e Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Neste quarto dia de trabalho do Sínodo da Amazônia, faça um pedido a Deus, em sintonia com a toda a Igreja. Peça que o Espírito Santo nos conduza para sermos sempre mais uma igreja missionária, preocupada e comprometida com a evangelização de todos os filhos e filhas de Deus, especialmente dos mais pobres e sofredores.

A gente se vê, às dez da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 10 de outubro de 2019.

31 comentários:

  1. Palavra muito bonita quem cuida de nos e nossa senhora e Jesus

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre! Peço suas orações, estou passando por uma fase difícil em minha vida mais creio em Deus e com a interceçao da virgem Maria tudo vai dá certo. Sua benção

    ResponderExcluir
  3. Senhor abre a porta de serviço pra meu filho Patrick Neves de Paula da Silva.Amem....

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, padre João Carlos, sua benção. Grandes ensinamentos de Jesus tão bem meditados pelo Sr. Gratidão!! Gostei muito da música, fiquei com o desejo de escutá-la completamente. Qual o nome da música? Uma oração cantada belíssima. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Senhor que minha oração meu pedido Socorro. seja do seu jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Emilia, vosso pai celestial dará o espírito santo. aos que lhe pedirem LC 11, 13

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos! Graças e louvores por sua contribuição espíriitual na minha vida, através de suas pregações diárias! Hoje peço a Deus, que venha com seu santo espírito me auxiliar com a graça da perserverança na oração e que eu aprenda a orar com fé e confiança no meu pai que é o Deus das providências,Pai em tuas mãos entrego meu viver, pois só tu sabes o que é melhor pra mim! Amém 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  8. Sua benção padre João Carlos.
    Que através de suas orações sejam atendidas nossas preces.
    Amém!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre sua bença, peço oração pra todos da família Pereira, Santos e Ferreira. Que Deus le abençoe.

    ResponderExcluir
  10. Gloria a vós Senhor! ! Que a presença do Espirito Santo esteja sempre no meu coração. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre.Gratidao sempre pelos ensinamentos que tanto mim encoraja a seguir cada vez mais o caminho do Senhor.Busvando sempre a tua face.Obrigada. Sua musica lindissima.Deus abençoe o Senhor spre.

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos, bom dia ,peço oração pela minha família.que eu bata e a porta será aberta.obrigada pelas palavras de fé.

    ResponderExcluir
  13. abençoado seja o seu dia padre João Carlos e o de todos da AMA,obrigada por essa meditação,amei esta canção, nos trás uma imensa paz.seus ensinamentos a cada dia nos fortalece mais na FÉ. sua bênção.

    ResponderExcluir
  14. Temos que pedir sempre a Deus a graça da conversão, para que sejamos dignos do seu amor e da sua misericórdia!
    Pois ele nos quer santo como ele é!
    Más para isso temos que sermos perseverantes e obedientes.
    A misericórdia de Deus é para todos mas, ai de quem abusar dela!
    Que Deus olhe para nós, pecadores mortais e tenha piedade...
    Paz e bem a todos de boa vontade!

    ResponderExcluir
  15. Palavra abençoada. Deus grandioso🙌

    ResponderExcluir

  16. “Peçam, e receberão. Busquem, e acharão. Batam, e lhes será aberto”. É um convite a pedirmos a Deus com humildade, com confiança, com perseverança.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Deus fazei do meu coração a tua moradia amém.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado pelas meditações, que Jesus continue te abençoando, para todos os dias, o Senhor entrar na minha casa, para me ensinar seguir firme na fé. Peço a Jesus pelos desempregados, os NESSESITADOS, que não tem um pão na mesa para alimentar seus familiares, mais o importante é não parar de LUTAR, o dia a porta será aberta, só não podemos ficarmos parados. Agradeço a Jesus e a virgem Maria, rezei, pedia orações pelo meu Neto Phelipe, de 19 ANOS, só vivia na luta, procurando trabalho, precisando dás coisas, eu falava continue lutando, um dia a porta será aberta, em setembro Jesus abril a porta, Ele tá trabalhando, pela manhã e fazendo faculdade a noite, Ele ficou feliz quando recebeu o primeiro salário. Só tenho agradecer a Jesus e ao Senhor Padre que pedi muitas vezes orações. Jesus abençoe todos os desempregados, Nossa igreja, Os Sacerdotes, Os enfermos e o mundo inteiro.🛐

    ResponderExcluir
  19. Peco orações pra minha fzmilia ,modo particular Maria Glaucionita faz cirurgia

    ResponderExcluir
  20. Deus Onipotente e Eterno, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me conceda a graça de servi-Lo com amor. Me conceda a graça de observar os VOSSOS preceitos. Me conceda a graça de viver dignamente na VOSSA presença. Me conceda a graça de fugir da soberba, do mal e da impiedade. Me conceda a graça de viver o santo temor. Me conceda a graça de ser justo e de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de rezar com fé, confiança, perseverança e humildade. Me conceda a graça de ter os dons e os frutos do divino Espírito Santo. isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre sua benção amo esse Evangelho peço busco e bato aporta porque o coração de Jesus é cheio de compaixão

    ResponderExcluir
  22. Senhor que o senhor venha em meu socorro , salve meu filho das maos do inimigo. Amém

    ResponderExcluir
  23. Boa noite !
    A sua bença padre João carlos .É uma felicidade mt grande receber o senhor dentro de nossas cs ,pois transmite palavras q nos dar mts forças pra sequirmos em frente firme e forte na palavra de Deus 🙏🙌🙏 .obrigada meu senhor por td .

    ResponderExcluir
  24. Pode me mandar a palavra de Deus no meu watts app?

    ResponderExcluir
  25. A sua bênção padre João .Deus seja louvado amém !!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS