PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CONHECER MELHOR A FÉ

CONHECER MELHOR A FÉ

Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência (Lc 11, 52)
17 de outubro de 2019.
Uma acusação muito forte, esta, feita por Jesus. “Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e ainda impediram os que queriam entrar”. Uma acusação contra os mestres da Lei. Quem eram os mestres da lei do tempo de Jesus? Gente que tinha estudado muito as Escrituras Sagradas; pessoas que tinham frequentado grandes mestres, como Paulo que estudou com um professor muito famoso chamado Gamaliel. Os mestres da lei, que afinal eram do grupo dos fariseus ou dos saduceus, tinham muita influência sobre as pessoas, pois conheciam bem os textos sagrados e instruíam o povo sobre como se devia praticar as tradições religiosas.
Jesus logo percebeu que aquela sabedoria toda daqueles homens era usada em vantagem própria: era fonte de muito prestígio para eles e de muito poder sobre o povo. Por isso, lhes fez várias críticas. Denunciou que eles exibiam santidade, mas por dentro eram violentos e interesseiros. Mais de uma vez, os chamou de sepulcros caiados. Jesus igualmente chamou a atenção dos seus discípulos para a vaidade e o exibicionismo de suas esmolas, de suas orações em público, de seus jejuns. Eles impunham um grande peso nas costas do povo, com tantas normas a serem cumpridas. Mas, eles mesmos nem de longe as praticavam.
Tanto conhecimento, tanta ciência.... mas, não em vantagem do Reino de Deus, do crescimento do povo, mas, sim, utilizados para manterem-se como uma elite, desfrutando privilégios e desclassificando os mais pobres.
Guardando a mensagem
Jesus bateu de frente com os mestres da Lei do seu tempo. Denunciou que, com o seu grande saber religioso, eles estavam não só se esquivando do anúncio do Reino de Deus, mas também obstruindo a adesão do povo. É necessário que os nossos ministros estudem e estudem muito para servir ao povo de Deus, com qualidade, com conhecimento, com a segurança da doutrina e a pedagogia de mestres de espírito. Mas, há sempre o perigo desse muito estudo acabar por constituir uma elite apartada da comunidade, disputando privilégios e fazendo desse conhecimento uma fonte de opressão sobre as pessoas. Pior ainda se, pelos títulos acadêmicos conseguidos, o evangelizador chegar a desprezar a fé dos simples e suas expressões religiosas. Aí realmente fica valendo esse “ai de vocês” profético de Jesus.
Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência (Lc 11, 52)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O teu compromisso com a boa notícia do amor de Deus e com os destinatários dessa boa nova te levaram a anunciar o Reino de Deus, especialmente pela proximidade das pessoas. Esse é o mistério da tua encarnação. Tu és o verbo de Deus que se abaixou para nos encontrar em nossa condição frágil e pecadora. Por isso, não querias que os teus missionários confiassem mais nas estratégias do que na força da mensagem. E denunciaste os pregadores que usavam de sua ciência e de seus muitos conhecimentos para reforçarem seus privilégios e desqualificarem o povo em sua condição de povo em aliança com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
O conhecimento da fé é um direito sagrado de todo cristão, não só de um pequeno grupo. Talvez você precise vencer certa passividade e procurar os meios disponíveis para o aprofundamento da fé cristã: catequese, leituras, colóquio, curso, retiro,... quem procura, acha. 
Para ler o texto da Meditação de hoje, acesse: www.padrejoaocarlos.com
A gente se encontra às dez da noite, no facebook. 
Pe. João Carlos Ribeiro – 17 de outubro de 2019

17 comentários:

  1. Padre João Carlos Bom dia louvando seja a Deus pela suas palavras Linda a suas pregações diariamente na minha vida é uma Benção gosto muito de escutar as suas pregações que Deus abençoe o Senhor pôr ser esse filho de Deus em nossas vidas eu mim sinto muito abençoada muito obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bebo as palavras e meditações do padre João Carlos.Tô procurando mais conhecimenti a partir de seus conselhos.Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Senhor que o espírito santo.esteja. a meu auxílio pra que eu não engane. Maia Emilia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço mais uma vez por me enviar a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR e pelo áudio de voz com tantas palavras emocionantes...Que Deus se faça presente em sua caminhada pela vida à fora...A humanidade precisa muitíssimo de orações para seguir em de cabeça erguida. Peço orações. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Desejo restaurar o meu amor do meu marido e que ele tbm sinta esse desejo amém

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos BOM DIA! obrigada por eu começar o dia abençoada por DEUS e ouvindo esta meditação.gratidão sempre.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos! Bom dia.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Como é gratificante todos os dias ter conosco esse lindo ensinamentos da reflexão da palavra... obrigado

    ResponderExcluir
  9. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por esse mês missionário extraordinário. No entanto, me ensine obedecer as VOSSAS leis e os VOSSOS profetas. Me ensine ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me ensine viver santamente com o VOSSO perdão. Me ensine ser purificado da melhor forma possível. Me ensine ser justo e misericordioso. Me ensine fazer boas obras. Me ensine fugir do pecado e da iniqüidade. Me ensine usar a chave da ciência, na construção do VOSSO REINO. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos a paz obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, Jesus te abençoe e te faça muito feliz.🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Lindo comentário P.estava precisando ouvir estás palavras

    ResponderExcluir
  13. Amém!Bela imterpretação!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS