PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMEÇANDO O MÊS MISSIONÁRIO

COMEÇANDO O MÊS MISSIONÁRIO

Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? (Lc 9, 54)
01 de outubro de 2019.
No primeiro dia deste mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, nos deparamos com um problema no início da peregrinação de Jesus para a páscoa. Como também nós temos cá os nossos problemas no serviço missionário, vamos ver como Jesus se saiu nessa situação. Ele estava indo em peregrinação a Jerusalém. Na verdade, estava iniciando uma longa jornada que o levaria à cruz. O clima não era dos melhores, por isso os próprios discípulos estavam com medo e aconselhavam Jesus a desistir, a não enfrentar possíveis hostilidades por parte das lideranças do seu povo. Mas, Jesus estava decidido. E prosseguia a viagem.
Claro, durante a caminhada, precisavam pousar, a cada noite, em algum lugar. Assim faziam os peregrinos que iam a pé. Paravam em grandes grupos em praças, em bosques perto de cidades, em paradas conhecidas. Todo ano se repetia essa grande romaria da Páscoa. Normalmente, teriam que atravessar o território da Samaria. Muita gente preferia dar uma volta maior, mas não entrar em contato com esse povo considerado impuro, essa terra de gente que não partilhava da mesma religião do povo de Israel. Os samaritanos tinham seu Templo no Monte Garizim e, claro, por nada participavam de uma peregrinação a Jerusalém, a cidade santa dos judeus. Vocês se lembram daquele diálogo entre Jesus e uma mulher samaritana... só o fato de Jesus falar com ela já causou admiração aos próprios discípulos.
Então, a primeira coisa a considerar no texto é que Jesus e os seus discípulos estavam atravessando o território dos samaritanos e pretendiam pernoitar em algum lugar por ali. Esse fato nos faz perceber como Jesus agia sem preconceitos e sempre com muito respeito em relação às pessoas que pensavam de modo diferente dele.  Anteriormente, um discípulo queria proibir um cidadão que estava expulsando demônios em nome dele, mas não fazia parte do grupo deles. Jesus não permitiu que o proibissem. ‘Quem não está contra, já está a favor’. Olha, que sabedoria!

Bom, mas os samaritanos não gostaram daquela pretensão de Jesus pernoitar em suas terras. Não o receberam. Ficou todo mundo com raiva, menos Jesus.  Vamos respeitar essa posição deles. Tudo bem. A resposta de dois discípulos tão próximos de Jesus mostra que eles tinham entendido pouco da pregação de Jesus até ali. Pedro e Tiago queriam mandar descer fogo do céu para acabar com tudo, queriam amaldiçoar aquela gente que fechou as portas pra Jesus. Jesus, sempre manso e humilde de coração, os repreendeu e seguiu viagem procurando rancho em outro canto.
Guardando a mensagem
Os samaritanos, daquela aldeia, negaram hospedagem a Jesus e aos seus discípulos, que estavam indo em peregrinação a Jerusalém. Os discípulos queriam adotar uma atitude de vingança e retaliação. Jesus não permitiu. Tirou por menos. Você já pegou a mensagem de hoje... Nada de intolerância, de hostilidade, de sentimento de vingança contra quem não gosta da gente.  No tempo de Jesus, eram judeus e samaritanos. Hoje, temos evangélicos e católicos; cristãos e religiões de matriz africana ou espíritas... E existe até disputas e agressões entre grupos dentro da própria Igreja. A atitude de Jesus, que hoje contemplamos no evangelho, nos fala de tolerância, de respeito a pontos de vista diferentes, de abertura ao diálogo, de convivência respeitosa... Com Jesus, aprendemos a ser mansos e humildes de coração.
Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? (Lc 9, 54)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Que belo exemplo nos deste. Os samaritanos foram abusados. Eles não te receberam, só porque ias com os teus discípulos em peregrinação ao Templo de Jerusalém. Os discípulos queriam mandar descer fogo do céu para destruí-los. Tu não o permitiste. E partiste para outro povoado. Facilmente, nos irritamos com quem não pensa igual a nós e queremos responder na mesma altura a quem nos contraria. Dá-nos, Senhor, a mansidão do teu coração para enfrentarmos com humildade e verdade todas as situações difíceis e para não sermos nunca elementos de discórdia e desunião dentro da tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Outubro, Mês das Missões, é também o Mês do Rosário. Oração e Missão estão juntas. O Papa Francisco disse que “a oração é o coração da missão”. Esta é uma boa motivação pra você começar o Mês do Rosário, com a oração do Terço de Nossa Senhora.
Não se lembrando como se contemplam os mistérios, clique neste link: http://bit.ly/rezaroterço
Voltamos a nos encontrar às dez da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 01 de outubro de 2019.

21 comentários:

  1. Ide e anunciai a todas as nações
    Fazei discípulos em todos os povos
    Obrigado Jesus
    Desejas transformar nossos corações

    Santa Terezinha do Menino Jesus... rogai por nós

    ResponderExcluir
  2. Obrigada padre,por suas palavras

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, obrigada por mandar essas homilias todos os dias, leio todas.amém ,Santa Terezinha rogai por nós!

    ResponderExcluir
  4. Sua benção padre João Carlos! Muito boa sua colocação hoje, nos ensinou muito a como vivenciar este mês das missões passo a passo.

    ResponderExcluir
  5. Bom exemplo de Jesus. Manda e humilde de coração. Senhor fazei meu coração semelhante ao vosso

    ResponderExcluir
  6. Agradecida Padre João Carlos ,ouço todos os dias a palavra e só temos agradecer sempre .Que possamos ouvir e coloca_las em prática em nossas vidas.Amém Jesus manço e humilde de coração , fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

    ResponderExcluir
  7. Sua Bênção,padre João Carlos!Obrigado por nos levar à oração nesse inicio de mês missionario, dia de Santa Tetezinha,santa jovem padroeira dos missionários,que Ela rogue por nós!

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA! padre João Carlos que o mês missionário extraordinário seja repleto das bençãos de DEUS nesse acampamento TEMPO de PAZ, estamos em oração por vocês aí.PAZ e BEM. obrigada por mais essa meditação.

    ResponderExcluir
  9. Senhor que preste atenção no seu concelho de paz Mari

    ResponderExcluir
  10. Padre que Jesus Cristo e nossa senhora ilumine os vossos caminhos com todos esses conhecimentos e habilidades e competências e sabedoria levado Seja Deus. Josimar

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus ensina a ser humilde de coração amém.

    Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  12. Amén,que possamos seguir com amor,paz e sentimentos pelos nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  13. DO tenho a Agradecer a DEUS pelo dom da sua vida Padre que o Divino Espirito Santo o Ilumine sempre mais e mais

    ResponderExcluir
  14. Santa Terezinha intercedei por nós nesse mês missionário. 🙏🙌🙌🙏

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos sou devota de Santa Terezinha do menino Jesus todos os dias eu rezo o terço

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre .adorei sua pregação

    ResponderExcluir
  17. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço por todas as santas da VOSSA igreja. No entanto, me conceda a graça de orar na VOSSA presença. Me conceda a graça de visitá-Lo com amor. Me conceda a graça ficando comigo para sempre. Me conceda a graça de ser VOSSO mensageiro. Me conceda a graça de ser hospitaleiro. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de perdoar com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Padre João Carlos, perdão só agora estou ouvindo, peço a Jesus sempre que ilumine sua Missão. Reze por mim Padre, depois que fui hospitalizada, fiquei um pouco parada com meus trabalhos. Sua benção 🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS