PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A COISA NECESSÁRIA

A COISA NECESSÁRIA

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)
08 de outubro de 2019.
Normalmente, vivemos ocupados e preocupados com muita coisa. Imaginamos que estamos fazendo muita coisa pela família, pelos outros e até mesmo para Deus. Talvez sua família precise de mais atenção do que de coisas. Com certeza, mais importante do que sua frenética ação é a direção do que você faz.
Jesus entrou num povoado e hospedou-se na casa de Marta. Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava sua palavra. Marta, ocupada com muitos afazeres, reclamou porque sua irmã não a estava ajudando no serviço da casa. Jesus observou que Marta estava muito ocupada com tanta coisa, quando uma só coisa é necessária.
Marta mostrou-se muito trabalhadora, muito preocupada com os afazeres da casa, super atarefada, tudo para receber bem o Senhor. Uma excelente anfitriã. Maria sentou-se aos pés de Jesus, como faziam os discípulos nas escolas dos rabinos. Estava escutando a sua palavra. Como discípula, estava aprendendo, atenta, interessada nos ensinamentos do Mestre. Ouvir a palavra do Senhor é fundamental para encontrar o sentido e a direção do que precisamos fazer. Na palavra do Senhor, o discípulo encontra a orientação de sua ação. Maria é modelo de discípula.
Jesus corrigiu Marta. ‘Uma coisa só é necessária, Marta. Você se preocupa e anda agitada com tanta coisa!’.  O que será essa coisa necessária? A coisa necessária foi a que Maria escolheu. Podemos pensar assim: Marta está se ocupando com muitas coisas. Maria está se ocupando de Jesus. Marta atira para todos os lados, nos seus compromissos de dona de casa. Maria, escutando Jesus, está acolhendo uma direção para sua existência e para os seus compromissos.
De verdade, a gente, normalmente, faz muita coisa, corre muito, e sempre há mais o que fazer. O mais importante não é fazer muitas coisas, mesmo que seja para Deus. O necessário mesmo é ocupar-se de Deus, curtir a sua presença, acolher a sua palavra. E assim, encontrar um sentido e uma direção para sua vida e para suas atividades.
Guardando a mensagem
Marta foi uma boa anfitriã, fazendo coisas pra Jesus, ocupada com tantos afazeres na preparação da casa e do almoço. Maria foi uma discípula exemplar, ocupando-se de Jesus, atenta à sua pessoa, à sua palavra. Como estamos na Semana da Criança, podemos aplicar isso também aos pais. O principal não é fazer coisas para a criança, por mais necessário que pareça, como é trabalhar, fazer a feira, arrumar a casa, levar o filho para a escola. O mais importante não é fazer coisas pelos filhos ou enchê-los de presentes. É estar ao seu lado, participar de sua vida e do seu crescimento, curtir a sua presença, estar com eles. Estar presente. Isso é o mais importante. Marta se ocupa com muito trabalho. Precisa fazer como Maria: ocupar-se de Jesus.
Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
É muito nobre a ação, como também o compromisso do trabalho e o exercício da missão. É santo o tempo da oração, da escuta amorosa da tua palavra, para encontrar sentido para a ação, pra gente não virar escravo do trabalho, mas sermos sempre operários de tua vinha. Sem a oração, Senhor, nossa correria fica estéril. Fazemos muito e colhemos pouco. Com a oração, nosso esforço ganha luz e sentido. Fazemos menos e colhemos mais. Senhor, dá-nos um pouco de Maria, porque de Marta já temos bastante. Tranquiliza-nos aos teus pés, orienta-nos com tua palavra, conduze-nos com a tua luz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual (espero que já o tenha), responda: o que eu tenho de Marta? O que eu tenho de Maria?
Estou lhe enviando o clipe de minha nova música ESSAS PALAVRAS. A letra da canção está (aqui) no meu blog, logo após o texto desta Meditação.
A gente se encontra, às dez da noite, no facebook https://www.facebook.com/PadreJoaoCarlos).
Pe. João Carlos Ribeiro – 08 de outubro de 2019

ESSAS PALAVRAS

E todas essas palavras,
e todas essas palavras
E todas essas palavras,
Maria guardava no coração (Lc 2, 51)

Ave, gratia plena
A Deus nada é impossível.
Vence o teu temor
A Deus nada é impossível.
O Filho vais gerar
A Deus nada é impossível.
do Altíssimo Senhor
A Deus nada é impossível.

A estéril concebeu.
A Deus nada é impossível.
e mãe feliz será
A Deus nada é impossível.
Bendita entre as mulheres
A Deus nada é impossível
Bendito o fruto teu
A Deus nada é impossível.
Pe. João Carlos Ribeiro sdb

22 comentários:

  1. Senhor que o trabalho e a correria não. Seja motivo de serviços inútil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia abençoado padre joão carlos,me prodto aos pés de jesus como parecemos com marta,não que deuxemos de sermos tbm maria,mas o corre corre de uma casa não é fácil e reconheço e procuro pedi perdão a Deus ,mas não deixo de ajoelhar-me e rezar meu terço ou o risário ,o Oficio do luvro de Maria.E a penitência a de longinquas horas e sempre com minha velinha acessa.Maus me sinto coração dispurar e aquela sensação que não estou sozinha ,começou com o vinde Espírito Santo que enche o coração de nós fiéis e me fortalece tanto e agradeço ao Senhor por tudo que ele medeu e dá e mesmo que leve meu filho(falecidoà 13 anos e neus paus e vários da família e amigos queridos de maneiras terrivéis ,sei que estão numa vida melhir que a nossa e tenho ainha um filho maus velho e um neto sem o pai fícanente mas no Espírito eles se amam e uma neta de 13 anos linda que amo tbm e me vonforta a perda é que estão com o Senhor Deus e Maria .E a vida continua e meu amir e carinho ais que estão precisabdo de meu auxílio e orações e viditas a hospitais ,casa à todos que estamis presentes com a Legião de Maria para leitura do Ofício das Almas juntos com padtorais e o Apostolado da Oração.Deus lhe abençõ em seus caminhos missionários.Amém

      Excluir
  2. Senhor! Na maioria das vezes me vejo como Marta, preocupada em servir e atender à necessidade do outro. Ajuda-me Jesus a aproximar-me daquilo que é mais importante sempre!

    ResponderExcluir
  3. Após essa meditação, me dei conta que tenho me comportado mais como Marta e menos como Maria no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por me fazer compreender o sentido do vazio dentro de mim por mais que trabalhe preciso deixar de ser como Marta para preencher minha vida como Maria

    ResponderExcluir
  5. Tenho muito de Marta, preciso resgatar Maria para a minha caminhada!

    ResponderExcluir
  6. Vivi Marta intensamente mas ainda tenho tempo pra ser igual a Maria e assim farei

    ResponderExcluir
  7. Vivo Marta intensamente e peço a Deus todo poderoso que me ensine a viver mais Maria amém

    ResponderExcluir
  8. Precisamos trabalhar, pois temos contas a pagar, alimentação, educação, despesas do dia a dia!
    Más,que tudo isso não sirva de desculpa para nos afastar de Jesus.
    Pois só Deus basta, ele é o centro de tudo a luz que nos guia, o ar que respiramos,nele existe tudo tudo que é necessário para nossa existência.
    Ele sim deve ser o sentido de nossas, pois é nele que temos esperança de vida plena, é nele que e temos certeza do que mais precisamos,vá certeza da salvação!
    Louvado seja o santo nome do senhor...!
    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  9. Estás palavras de hoje foi muito importante ,para nós reparar nossos erros e nossas atitudes somos sementinha que precisamos está regando todos os dias dos dias 🌱

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras de fé. Eu tenho um pouco de Marta é um pouco de Maria.que Deus lhe abençoe na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João
    eu já sou como Marta preocupada com os afazeres de casa.

    ResponderExcluir
  12. Preciso sequi o exemplo de Maria pq como Marta , n podemos continuar .temos quer ter Deus em primeiro lugar .e os tbhs em segunda opção.

    ResponderExcluir
  13. Padre João carlos tenho asistido a palavra de Deus é por isso q tô de pé até hj é o q vem mim sustentando , pois o senhor entra em minha cs tds os dias .

    ResponderExcluir
  14. Gloria a vós Senhor! Tenho muito de Marta mas todos os dias peço a força de Maria para que meu coração e meu viver seja de Maria.

    ResponderExcluir
  15. FOI UMA GRANDE GRAÇA VER E MEDITAR TODOS OS DEPOIMENTOS.OBRIGADA MEU GLORIOSO JESUS E AO PADRE JOAO CARLOS.Amem
    !.

    ResponderExcluir
  16. canção linda, padre João Carlos que o ESPÍRITO SANTO sempre te inspire nessa evangelização, para todo nosso conhecimento na palavra de DEUS,sua bênção. Obrigada por colocar a letra dessa canção.bom descanso. e até amanhã.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Padre João Carlos, às vezes sou Marta, preocupada, com minhas tarefas de casa, já não tenho ânimo como antes, aí fico agitada. Mais tem momentos que sou Maria, me produto aos PÉS de Jesus, choro, agradeço, peço perdão, peço a Jesus que ajude-me, ser como Maria, colocar em primeiro lugar, Jesus Cristo, o resto vêm depois. Sua benção e foi lindo demais o 2• Acampamento em Gravatá. No próximo ANO darei meu testemunho se Deus quiser.🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Criador inefável, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Entretanto, me ensine evangelizar da melhor forma possível. Me ensine obedecê-Lo com amor. Me ensine ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine fazer bons jejuns e boas penitências. Me ensine rezar com humildade. Me ensine fugir do mau e do pecado. Me ensine fazer uma boa conversão. Me ensine corresponder ao VOSSO perdão. Me ensine escutar a VOSSA palavra. Me ensine escolher a melhor parte. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS