PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA LIÇÃO SURPREENDENTE

UMA LIÇÃO SURPREENDENTE

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)


22 de setembro de 2019


Jesus contou uma história onde o patrão elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Não aprovou a desonestidade dele. Mas, louvou a sua esperteza, isto é, a maneira sabida com que soube se safar de uma grande dificuldade. Foi demitido e, antes de deixar o cargo, encontrou uma forma de não ficar desemparado. Bom, vamos explicar melhor. O empregado foi acusado de esbanjar os bens do patrão e o patrão pediu contas da administração e o demitiu. Portanto, era um sujeito desonesto. E, em vias de ser demitido, ainda arrumou um jeito de se dar bem. Negociou débitos de credores com a empresa, dando-lhes um bom desconto. Assim, saindo, haveria sempre alguém que poderia lhe dar um emprego ou algum amigo a quem recorrer. Jesus chamou a atenção sobre a sagacidade desse mau empregado. Soube se sair bem, o sujeito.

O que queria Jesus com essa observação? Chamar a atenção dos filhos de Deus para sermos igualmente criativos e estratégicos, na hora de enfrentar as dificuldades. Sermos igualmente capazes de dar a volta por cima nos desafios da vida, com inteligência, com jogo de cintura.  Evidentemente, Jesus não nos quer desonestos, corruptos, fraudulentos como aquele sujeito da parábola. Mas, está nos estimulando a sermos propositivos, a não ficarmos esperando que o pior nos aconteça. Ele nos quer gente esperta, construindo saídas, fazendo boas parcerias, planejando novas estratégias. Nada mais triste do que ver cristãos paralisados diante de uma dificuldade, acovardados diante de um problema. É pra gente não se deixar vencer pelos problemas, mas agir com confiança, dando a volta por cima.

Jesus disse: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’. E será que podemos aprender alguma coisa  com os filhos deste mundo? Parece que sim. Por exemplo, eles parecem planejar bem suas ações e encontram um jeito de financiar os seus pro. É claro que não é para nós imitarmos o modo como eles conseguem recursos, mas podemos ser mais organizados e mais sérios na área financeira. Eles fazem aliança entre si e se protegem. Precisamos ser mais unidos, fazer mais parcerias, trabalhar juntos, nos apoiar mutuamente. Eles planejam o mal contra a família, contra a vida, contra a dignidade humana. O bem também precisa ser planejado, precisamos agir com projetos, com metas, com organização.

Guardando a mensagem

Jesus elogiou a esperteza do administrador desonesto. Não aprovou a sua desonestidade, mas a sua esperteza. Fez uma constatação: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’ (Lc 16, 8). Ele está dizendo isso para os filhos da luz se tocarem. Olhando para os espertos deste mundo, algumas coisas nós poderíamos aprender deles, sem ser a sua desonestidade. Ser bons não significa ser bobos e desorganizados. Nós podemos ser mais espertos, mais organizados e mais propositivos... É assim, que com a graça de Deus, o bem vai triunfar.

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus,

Olhando ao nosso redor, notamos que as coisas poderiam andar melhor em nossa sociedade, se os bons fossem mais unidos; se as pessoas de bem agissem mais em conjunto, de maneira mais organizada; se os cristãos renunciassem ao ciúme, às queixas de uns contra os outros, ao isolamento de cada grupo para atuarmos em conjunto. Tu tens razão, Senhor, se a gente não se junta, não se organiza, não se mexe... os maus tomam conta, decidem, destroem. Culpa nossa. Falta-nos, Senhor, conversão: conversão ao teu amor, compromisso com a paz, com a família, com a vida, com a justiça, com a fraternidade. Tua palavra, hoje, Senhor, nos inspira, nos alerta, nos impulsiona... Ajuda-nos, pelo teu Santo Espírito, a pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje em sua Bíblia: Lucas 16, 1-13. A palavra está nos chamando a sair de nossa posição isolada e acomodada. Qual será sua resposta?

Pe. João Carlos Ribeiro – 22 de setembro de 2019.

25 comentários:

  1. Bom dia estou lendo Lucas como foi sugerido no mes de setembro estou no capitulo 16 mas nao entendo muito bem o que leio mas estou lendo obrigado

    ResponderExcluir
  2. Jesus, disse administrador infiel este foi denunciado. Por ter discipado os seus bens.nao foi honesto.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre o brigada por está reflexão eu sou uma pessoa assim parada eu tenho um pequeno terreno e o meu estremante está mentirando . más com está mensagem vou atrás com Jesus na minha frente obrigada senhor obrigada padre que Deus te abençoe sempre.

      Excluir
  4. Esta Esta Leitura de hoje é muinto Rica

    ResponderExcluir
  5. O administrador desonesto encontrou uma forma de desviar futuros obstáculos, agiu como se fosse a’gua, esta desvia qualquer obstáculo que encontra a sua frente e segue seu rumo, DEUS nos ensina como desviar obstáculos e não sermos desonestos, mas sermos eficazes em nossos momentos de dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! Que Deus me dê sabedoria e discernimento para os meu problemas a serem resolvidos no amor e na confiança conforme seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  7. Belíssima pregação! Pai dai-me a graça de por em prática tua palavra com sabedoria, para agir diante de cada situação da vida, em cada dificuldade encontrada com retidão e organização e assim, usar a inteligência para o bem e a justiça triunfar em nosso meio! Bom dia a todos! Deus abençoe você padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos, bom dia ,eu estou lendo o evangelho de Lucas,estou terminando.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Que aprendamos a vivenciar a Justiça a prática a sabedoria através de e.tua Palavr para construção de um mundo melhor onde o amor e o respeito ao próximo e fundamental.

    ResponderExcluir
  10. Que o Senhor nos ajude a usar o dinheiro para compartilhar e ajudar aos mais necessitados.Por Jesus nosso Senhor amém!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Esse Evangelho diário, tem sido um manancial de Bençãos...
    Deus o abençoe .

    ResponderExcluir
  12. que o Espírito Santo de DEUS me oriente com toda sabedoria para que eu possa sempre por em prática seus ensinamentos Um domingo abençoado para o sr.e seus familiares.fique com nossas preces,faça uma boa viagem de volta estamos com saudades,Edsa também está te mandando abraços. obrigada por esta rica meditação DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Que o Espirito Santo de Deus me oriente com toda sabedoria e dircinemento...Amém

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente lindo e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  15. Que Deus me conceda sabedoria,para me desviar dos caminhos que não o agrada,que eu possa sempre ter uma saída,para meus problemas sem precisar lesar e nem derrubar o meu irmão.

    ResponderExcluir
  16. Que o Senhor todo poderoso me livre de todo o mau que existe nesse mundo tão violento.
    AMÉM

    ResponderExcluir
  17. Olá Padre João Carlos saudações e votos de paz alegria e muita saúde nesta missão de anunciador das BOAS NOVAS👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Amooo A Meditação Da Palavra Do Senhor.
    Muitooo Obgda! Pe. João Carlos . Por Seus Ensinamentos Diários.
    Q Deus Lhe Livre De Todo Mal.
    AMÉM

    ResponderExcluir
  19. Deus nos ilumine e oriente as nossas ações em prol dos mais necessitados.E jamais sejamos desviadores de suas palavras e com sua orientação e bençãos para o Senhor.

    ResponderExcluir
  20. bom li versículo entendi que Jesus condenou desonesto do empregado e pediu que aguardamos sim a riqueza mas não do homem e sim dos céus por isso que sempre devemos continuar firmes porque só Deus conhecê nossa fé amem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS